sexta-feira, 2 de julho de 2010

Visita Realizada a Fruticultor na Comunidade de Caldeirão


A Secretária de Agricultura Marta Rocha e a Primeira Dama de Quixelô Francisca Josefa da Silva visitaram o produtor de goiaba Sr. João José da Silva na comunidade de Caldeirão. Na visita as duas ficaram encantadas com o pomar de apenas sete meses com plantas bem desenvolvidas e com produção para o início do próximo semestre.
“ Temos que incentivar a produção de frutas e hortaliças em nosso município pois temos um grande potencial de água e solos em nossa região e temos que aproveitá-los com culturas que tenham rentabilidade e economize os recursos naturais do nosso município.” Diz a Primeira Dama.
“Temos onze produtores de goiaba com 13 ha e pretendemos ampliar para 20 ha ainda este ano, além de incentivar os produtores de hortaliças com a implantação de unidades demonstrativas e duas Mandalas nas comunidades de Angicos I e Angicos II, uma parceria com o Governo do Estado através do projeto São José, que serão implantadas no próximo semestre.” Enfatiza a Secretária de Agricultura.

Ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Quixelô-CE na Fruticultura




O Prefeito Municipal de Quixelô Gilson José de Oliveira, através de Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Quixelô-CE enviou o Secretário Adjunto - José Vieira de Lima e o Agricultor Familiar - José Guedes da Silva para ExpoFruit 2010 em Mossoró rio Grande do Norte nos dias 10 e 11 de junho de 2010, com caravana do SEBRAE – Iguatu.Na Exposição os enviados pelo Prefeito, participaram de palestras, exposições de frutas, visita a unidade de produção e exportação de melão, participaram também da rodada de negócio com compradores de frutas de São Paulo e Rio Grande do Norte onde o Secretário Adjunto já pôde observar os possíveis mercados consumidores de frutas e as inovação tecnológicas para a fruticultura irrigada.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Encerramento dos festejos de são Pedro na comunidade do sitio mata-pasto




Aconteceu nesta terça feira dia 29 de junho dia de são Pedro padroeiro da comunidade do mata-pasto o encerramento dos festejos, onde as 16hs saiu uma multidão de fieis acompanhando a imagem de são Pedro e nossa senhora de Fátima pelas as águas do açude oros,Fies acompanharam o santo em barcos, canoas,o cortejo durou mais de 40 mm em passeatas pelas águas do oros e muitos pescadores felizes cantavam os ino de são protetor dos pescadores.em seguida a procissão chegou em terra firme e seguiram em direção da Capela do padroeiro, Vale ressaltar que a mesma foi inaugurada ontem de 29/06/2010 com uma missa solene celebrada pelo Bispo da diocese de Iguatu Dom João da Costa, e auxiliada pela padre Expedito. Hoje A comunidade do sitio Mata-pasto conta com mais uma capela da paróquia de Quixelô onde os fiés de são Pedro terão seu templo de oração, O padre Expedito agradeceu os fiés que ali se encontravam prestigiando aquele belíssimo evento.

A Secretária de Agricultura de Quixelô Marta Rocha acompanhou o técnico no preenchimento dos laudos do Garantia Safra




Na ultima sexta -feira dia 25/de Junho de 2010 A Secretária de Agricultura de Quixelô Marta Rocha acompanhou o técnico Antonio Ismak Bandeira silva no preenchimento dos laudos do Garantia Safra e pode ver de perto o percentual da perca da Safra 2010 do Município que foi superior a 60%. na ocasião os dois visitaram plantio de milho em algumas propriedades do municipio de Quixelo,e a secretária Marta Rocha sente a preocupação dos agricultores do municipio, com essa Grande perda.



terça-feira, 29 de junho de 2010

Polícia Militar Efetua Apreensões de Aparelhos Celulares no interior do presídio de Iguatu

Ontem segunda-feira, 28 por volta das 8h15 policiais militares desta OPM, ao realizar uma revista no Presídio de Iguatu, efetuaram as apreensões de cinco(05) aparelhos celulares; dois(02) carregadores e um fone de ouvido, os quais estavam escondidos no interior das celas do referido estabelecimento penal.

Participaram da diligência a guarnição do Presídio e a composição da VTR CP 2452, que efetuaram revistas nas celas e apreenderam os objetos referidos, os quais foram entregues ao Agente Prisional Jurandir Uchoa para serem tomados os devidos procedimentos inerentes à comunicação e remessa ao órgão judiciário competente.

Bandidos assaltam, trocam tiros com o Ronda em Iguatu e são presos



Acusados foram apresentados na Delegacia Regional de Iguatu

Na manhã desta segunda-feira, 28, a equipe da Polícia Civil de Iguatu apresentou dois meliantes que realizaram vários assaltos em Iguatu neste final de semana.

José Fábio Viana e Adriano Alves Pereira, ambos de Acopiara, roubaram uma moto de placa MQT-3810 e chegando a Iguatu cometeram vários assaltos seguidos sendo que no último que aconteceu na Avenida Cruzeiro do Sul foram localizados por uma equipe do Ronda do Quarteirão, no confronto houve troca de tiros e no momento os militares conseguiram prender o José Fábio além de recuperar a moto.

Em seguida a equipe da Polícia Civil de Iguatu com a ordem da Delegada Adjunta, Eduarda Queiroz, os militares Sergio, Primo e Arthur foram até o município de Acopiara e prenderam o segundo acusado, o Adriano Pereira que portava um revólver calibre 38 e com o mesmo foi encontrado vários pertences das vítimas dos assaltos. Ambos estão na Delegacia Regional de Iguatu.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A secretária de agricultura de Quixelô Marta Rocha participou da II Conferência Nacional da Economia Solidária em Brasilia DF




A secretária de agricultura de Quixelô Marta Rocha participou da II Conferência Nacional da Economia Solidária, na condição de Delegada, nos dias 15, 16,17 e 18 de junho em Brasília onde estiveram presentes 1.600 delegados de todo o Brasil, o lema debatido este ano foi “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável’’.
_ “ Foi um momento privilegiado de participação ativa da sociedade nos debates sobre temas e questões relevantes que dizem respeito à sociedade, oferecendo subsídios aos órgãos governamentais na formação e avaliação de políticas públicas.” Disse a Secretária.
Juntamente com Marta Rocha, estavam os Delegados dos Municípios de Jucás (Rosangela Teixeira) Iguatu (Marcos Jacinto, Erivaldo Barbosa e Maria da Conceição) e de Saboeiro (Mouser), ambos fazem parte do Território Centro Sul e Vale do Salgado e participaram desta Conferência com o intuito de aprofundar a ampliação e o fortalecimento da economia solidária na Região Centro Sul.





Ainda em Brasília os representantes participaram da VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo, que contou com um público de 150 mil pessoas e R$ 19 milhões de vendas. A Feira Nacional também foi o espaço para debates de caráter técnico sobre a execução de políticas públicas, tais como reunião Nacional de Colegiados Territoriais, reunião técnica de gestão e bacias hidrográficas e Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar).