sexta-feira, 5 de abril de 2019

Ceará pode ter chuvas intensas e ventos de até 60 km/h nesta sexta, alerta Inmet

O Ceará pode ter chuvas intensas com "perigo potencial" até esta sexta-feira (5), segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, segundo o instituto.

O aviso meteorológico também mostra ocorrência de ventos intensos, de 40 a 60 Km/h, mas com "baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas".

As chuvas desta quinta-feira (4) chegaram a 140 e 130 milímetros em Abaiara e Crato, respectivamente. Os municípios, ambos localizados na macrorregião do Cariri, registraram suas maiores chuvas do ano, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A terceira maior chuva desta quinta ocorreu em Brejo Santo, com 124 milímetros.

Já em Fortaleza choveu 84 milímetros. A capital enfrentou transtornos já habituais para o fortalezense em dias de chuva, como ruas alagadas, desabamentos, semáforos apagados e risco de inundações.

O relatório atualizado da Defesa Civil mostra 45 ocorrências em Fortaleza, sendo a maior parte delas de alagamentos. Na Avenida Tristão Gonçalves, no Centro, a fachada de um imóvel comercial desabou nesta tarde. O local estava desocupado e não houve vítimas.

Por G1 CE

Nível do Rio Coreaú sobe, e água começa a invadir ruas

O nível do Rio Coreaú, que corta a cidade de Granja, aumentou meio metro entre quarta e quinta-feira (3 e 4), e atingiu 3,60 metros de altura acima do normal. Com a elevação, a água começou a vazar e se espalhar pela cidade, através de fissuras na barragem e um canal, alagando bairros como Barrocão, Lagoa Grande e o Centro da cidade, que já estavam sob alerta. Se o nível atingir quatro metros, o município entra em situação de “calamidade”.
Alguns moradores de Granja, que residem mais próximo da barragem, começaram a retirar móveis e abandonar as próprias casas desde a última quarta-feira (3). O receio da população granjense era ainda maior por conta de um alagamento que ocorreu em 2009, na última vez que o rio atingiu o nível máximo e alagou várias casas e bairros do município. Essa situação em Granja ocorre por conta dos altos níveis de chuva registrados na região Norte do estado, durante os primeiros meses de 2019.
Além dos arredores que demandavam maior cautela, os bairros São Francisco e Alto da Brasília também foram atingidos pelo vazamento da água. Comunidades como Adrianópolis e Timonha também enfrentam dificuldades por conta das águas. O transtorno ainda pode ser presenciado na região de Córrego do Lino, onde o rio levou uma ponte. Outras dez comunidades nessa região estão prejudicadas com a situação.
fonte:pinheirinho.net

Cemitério de Aracati é encoberto pela água; Veja fotos

A comunidade denuncia que o equipamento está abandonado pelo poder público

O Cemitério Municipal São Pedro, em Aracati, Litoral Leste do Ceará, amanheceu alagado nesta quinta-feira (4). Além dos corredores, a água empoçou sobre os túmulos, alguns destruídos pelo abandono. Em alguns trechos do equipamento, a grama alta, complicava a situação.

A comunidade denuncia que o cemitério, considerado o principal do município, está abandonado pelo poder público. Ainda segundo moradores, algumas crateras já se abriram no local, aumentando o risco para visitantes. Devido ao problema, os moradores pedem que o Ministério Público do Ceará solicite a interdição do equipamento.O Cemitério Municipal São Pedro é administrado pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, que foi procurada durante a tarde pelo Cnews, mas nenhuma ligação foi atendida.
O boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que o município foi banhado com 44,6 milímetros durante esta quinta-feira (4). No acumulado do mês de abril, choveu 61.60 milímetros

Alunos de Assaré descem de ônibus e se arriscam em estrada alagada

Estudantes precisam caminhar por trecho complicado para estudar

Estudantes da rede municipal de Assaré, 520 km de Fortaleza, precisam fazer uma complicada travessia para conseguir estudar. As estradas de terra ficaram alagadas por conta das intensas chuvas e os alunos precisam descer do coletivo e caminhar com água até a cintura.
O problema foi denunciado por pais e estudantes que moram entre as comunidades Vila Andreza e Amaro, e necessitam passar pelo trecho para ir à escola. Ainda segundo os denunciantes, a situação se repete anualmente no período invernoso.
Conforme o boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), durante o mês de março, choveu 81 milímetros no município. Nas últimas 24 horas, o balanço aponta 21 milímetros para a região.
A Prefeitura de Assaré foi procurada para comentar o assunto, mas nenhuma ligação foi atendida.
Baturité
Esta semana, uma situação semelhante foi denunciada em Baturité, região serrana do Estado. Video encaminhado ao WhatsApp da TV Cidade mostra que estudantes precisam atravessar um rio segurando cordas para retornarem das aulas. De acordo com a Prefeitura de Baturité, foi um “caso esporádico, por conta do elevado volume de chuvas na região”. O Ministério Público, ciente do problema, pediu esclarecimentos ao município.
Itarema
A Prefeitura de Itarema decidiu antecipar as férias escolares da rede municipal. Previstas para o mês de julho, as férias começam nesta quarta-feira (3) e terminam em três de maio. A mudança acontece por conta das intensas chuvas na região, responsáveis pelo “rompimento de diversos trechos de estradas” e o “alagamento de equipamentos educacionais”. Anteriormente, as aulas já tinham sido suspensas.

Enxurrada mata 2, deixa mais de 40 feridos e destrói 30 casas no Piauí

forte chuva que atingiu o Piauí, na noite desta quinta-feira (4), causou ao menos duas mortes e deixou mais de 40 pessoas feridas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 30 casas também foram arrastadas pela força da água, depois que uma lagoa transbordou e um bueiro se rompeu.
“O bueiro rompeu e a água saiu arrastando tudo. Cerca de 100 casas foram atingidas e alguns veículos arrastados”, informou o tenente Juarez.
As vítimas fatais identificadas até o momento era uma idosa e uma criança de 2 anos, que estavam no Parque Rodoviário, Zona Sul de Teresina, capital do Estado.
Conforme a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), há desaparecidos e várias famílias estão desabrigadas.

“Alguns dias, por trás da rodoviária de Teresina vinha se formando uma lagoa com a água das chuvas por conta do terreno irregular. Essa água foi se acomodando no muro do Clube da Telemar, que não resistiu. Com o rompimento a água desceu rumo ao rio Poti e levou tudo que tinha pela frente”, informou a SEMCASPI.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, decretou situação de emergência devido ao aumento do volume dos rios Poti e Parnaíba.
“Nós teremos capacidade ajudar as famílias em situação de risco de forma mais ágil, repor o sistema viário que foi danificado de forma mais rápida. Isso tudo é agilizado com esse decreto”, declarou Firmino Filho, segundo o portal G1