quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Posto Ipiranga em Quixelô CE Inaugura sua loja de conveniência.

Quixelô- Na década de 90 surgiu em Quixelô o primeiro posto de combustível da cidade, nascendo à ideia do empresário Edmilson Araujo, nesta época este patrimônio funcionou com muito sucesso trazendo muitas facilidades para os proprietários de veículos automotivos como também para os agricultores da Bacia do Orós. Na época fui muito útil esse projeto por motivo do pouco desenvolvimento da nossa região, principalmente nas áreas agrícola que nesse tempo os agricultores aguavam suas vazantes na Base do Motor Bomba movidas a Óleo Diesel. Assim foi crescendo e se desenvolvendo a cada dia com mais nova visão. Depois de vário tempo o posto Quixelô que trazia esse nome na época passou por outros proprietários até chegar às mãos do senhor JADER MENDONÇA. Entre esses períodos de historias o posto QUIXELÔ ficou por muitos Anos desativados, até que agora no ano de 2013 esse patrimônio toma um novo rumo, com a Ideia dos dois filhos do empresário JADER MENDOÇA o antigo posto Quixelô nasce de novo, com uma cara nova, com um novo visual e uma nova modernidade em funcionamento, se Aliando a rede de postos IPIRANGA DO BRASIL. O Quixelô noticia foi convidado para conhecer essa nova instalação e conversou com um dos idealista desse novo projeto.O médico e empresário Jader Mendonça Filho,buscou a inovação, alem do posto você encontra loja de conveniência AM PM,Jet Oil e Jet Oil motos,visando sempre buscar o melhor para o cliente e seu carro.Com produtos de primeira qualidade,tanto na parte alimentícia como na parte de higiene pessoal,o POSTO QUIXELÔ IPIRANGA é o único posto da região centro sul com o selo de posto eco eficiente, contando com uma equipe qualificada na área do serviço para atender e dar cada vez mais suporte,confiança e credibilidade tanto aos cliente da sede de Quixelô como aqueles clientes quem vem de outras cidades que passam no posto Ipiranga de Quixelô.O empresário Jader Mendonça Filho e também seu irmão Diego Mendonça,trabalharam vários anos em busca de uma realização familiar,que era um sonho muito antigo de seu pai o SR. JADER MENDONÇA e hoje se torna uma realidade e gerando emprego em nossa região. ACOMPANHEM AS IMAGENS DA NOVA INSTALAÇÃO DA AM PM DO POSTO QUIXELÔ IPIRANGA.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Rádio Comunitária Lima Campos FM começa a funcionar em caráter experimental

Começou a operar em caráter experimental, nesta semana, a Rádio Comunitária Lima Campos FM, a primeira emissora radiofônica do distrito icoense de Lima Campos. Atuando na frequência 104,7 Mhz, a nova estação foi oficializada através da Portaria nº 175, de 21 de março de 2012, assinado pelo Ministério das Comunicações, através do ministro Paulo Bernardo Silva, e publicado no Diário Oficial da União [DOU] neste ano. No documento, o Ministério das Comunicações "resolve outorgar autorização as entidades abaixo relacionadas a executar, pelo prazo de dez anos, sem direito de exclusividade, serviço de radiodifusão comunitária". Uma delas diz respeito à Associação Comunitária Vida e Cidadania [ACVC], a qual recebeu a autorização deste serviço. NO AR A partir desta data, foram realizada as mobilizações necessárias para a oficialização de uma sede para a emissora, a construção da antena de transmissão e os equipamentos par o estúdio do veículo de comunicação, através da ACVC, do Promotor de Cedro, Dr. Leydomar Pereira, Área Pastoral e Irmãs Missionárias de Lima Campos. As ações tem o aporte do blogueiro Lacy Carvalho e do radialista Deusimar Oliveira.
No final de julho deste ano, foram realizados os procedimentos para a instalação da antena da Rádio Comunitária [acima]. Em agosto, foi a vez da montagem dos equipamentos do estúdio da Rádio [ao lado]. No ar em fase de testes, em breve será colocado um site para que seja ouvida pela internet e haverá a inauguração da Rádio Comunitária Lima Campos FM.

Homem é alvejado com quatro disparos de arma de fogo em Iguatu

Foto ilustrativa da internet) Uma tentativa de homicídio foi registrada pela polícia no Bairro Altiplano em Iguatu. O fato ocorrido na ‘Rua 5’ por volta das 14h, chamou a atenção dos moradores da localidade por ocorrer em via publica. Segundo a vítima, Francisco Guitieres da Silva Soares, o mesmo foi abordado por um casal em uma motocicleta. Quando o motorista do veículo perguntou se Francisco conhecia a garupeira, ao responder que sim, a vítima foi alvejada com cinco disparos de arma de fogo. A vítima foi atingida por quatro disparos dois deles no braço, peito e tórax. Populares socorreram o mesmo ao Hospital Regional de Iguatu, informações da unidade dão conta que o mesmo não corre risco de morte e encontra-se no processo cirúrgico. Segundo investigações da polícia o acusado de cometer o crime seria uma pessoa conhecida pelo nome de Breno morador do Bairro Arreias, “o acusado possui passagem pela polícia e tem envolvimento em um casa de homicídio. Pedimos a sociedade que qualquer informação sobre o Breno entrem em contato através do 190” pediu, SGT Adersom.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Motoqueiro é morto a tiro em Aquiraz

Um motoqueiro foi morto a tiro por volta das 18h30 desta terça-feira (5), em Aquiraz. Segundo o Ronda do Quarteirão do município, a vítima, que não foi identificada, foi socorrida para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, mas não resistiu. Ainda de acordo com o Ronda, um grupo de 4 homens em veículo Ranger abordou o motoqueiro, próximo à rotatória da Prainha, e disparou contra a vítima. Uma viatura da Força Tática de Apoio (FTA) que passava pelo local iniciou uma perseguição contra o veículo. O Ronda informou que dois dos suspeitos fugiram no veículo, enquanto os outros fugiram a pé em direção a um matagal. Segundo os policiais, a dupla conseguiu roubar uma motocicleta instantes depois. A Polícia continua investigando a ocorrência. Nenhum dos envolvidos foi capturado.

Estudante de 17 anos morre vítima de acidente de moto em Iguatu

O estudante David de Souza Menezes, 17 anos, não resistiu à gravidade dos ferimentos provocados por um acidente envolvendo motocicleta e morreu na madrugada desta terça-feira (5) por volta das 3h, a caminho de Fortaleza. De acordo com informações, o adolescente pilotava uma motocicleta pela Avenida Agenor Araújo, nas imediações do colégio Pólos, quando perdeu o controle do veículo e tombou na avenida. O acidente foi registrado por volta das 23h. David ainda foi socorrido para o Hospital Regional de Iguatu, mas devido ao agravamento do seu estado de saúde, teve que ser removido para Fortaleza, e próximo ao município de Solonópole veio a falecer. O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Iguatu para os procedimentos cabíveis. Nas redes sociais, os amigos do estudante lamentam a morte do mesmo e externaram seus sentimentos pela fatalidade. David era filho de uma professora que trabalha na Secretaria de Educação do município de Iguatu. O sepultamento do estudante será por volta das 17h30 de hoje. O corpo está sendo velado em sua residência, na Avenida Agenor Araújo, próximo ao bar de Chico Careca. Informação atualizada às 10h56min.

Marco Civil da Internet será discutido em comissão geral nesta quarta-feira

Proposta tramita em regime de urgência constitucional O Plenário se transforma em comissão geral nesta quarta-feira (6), a partir das 9 horas, para debater o marco civil da internet (PL 2126/11, do Executivo). O projeto tramita em regime de urgência constitucional e tranca a pauta das sessões ordinárias. A presidente Dilma Rousseff pediu urgência para o projeto depois das denúncias de espionagem do governo dos Estados Unidos contra empresas e autoridades brasileiras, inclusive ela mesma. O relator da matéria, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), defende a permanência no texto do conceito de neutralidade de rede, segundo o qual as operadoras de telecomunicações são impedidas de oferecer aos usuários pacotes com serviços diferenciados conforme o quanto se paga – por exemplo, só com e-mail, apenas com acesso a redes sociais ou incluindo acesso a vídeos. A votação estava prevista para a semana passada, mas o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, decidiu adiar a análise da matéria pelo Plenário para assegurar um tempo maior de discussão dos pontos mais polêmicos do relatório de Molon. A comissão geral desta quarta-feira faz parte desse esforço. Nesta terça-feira (5), os líderes partidários decidiram adiar novamente a votação da proposta. A intenção é votá-la na próxima semana. Com Agências

Polícia Militar efetua prisão por embriaguez ao volante em Iguatu-CE

Por volta de 01h50min, de sábado (02), um homem foi preso pela Polícia Militar, através do Ronda do Quarteirão, na cidade de Iguatu. Os policiais Cb P Neto e os Sds Nonato e Ediglê realizavam o patrulhamento na RD 1239, na Avenida Carlos Roberto Costa, quando abordaram um motoqueiro que guiava uma moto Honda Bros, o qual apresentava sintomas de que estava sob efeito de bebida alcoólica, sendo o mesmo conduzido ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, onde foi submetido ao teste do bafômetro, com resultado positivo, e em seguida à Delegacia Regional de Iguatu, juntamente com a moto, para a lavratura do procedimento cabível.

Polícia Militar efetua prisão por poluição sonora em Acopiara-CE

Por volta das 02h30min de sábado (02), um homem foi preso pela Polícia Militar, na cidade de Acopiara. A prisão ocorreu em uma churrascaria daquela cidade, onde o acusado se encontrava com um “paredão” de som, ligado em alto volume, causando incômodo e transtornos à vizinhança, sendo o mesmo conduzido pelos policiais do Ronda do Quarteirão e do POG à Delegacia de Acopiara, juntamente com o “paredão” de som, para o procedimento de praxe.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CHUVAS COM VENTO CAUSAM ESTRAGOS EM IGUATÚ E SOBRAL

Sobral. Uma chuva torrencial surpreendeu a população de Sobral na tarde de ontem. De repente, por volta das 16 horas, começou uma grande chuva, com muito vento e raios. Já em Iguatu foram os ventos fortes que assustaram os moradores locais no início da noite. A forte ventania em Sobral foi responsável por uma queda de uma placa de sinalização localizada na estrada que liga Sobral a Groaíras. Com o incidente a via ficou interditada causando transtornos aos condutores Em Sobral durante mais de uma hora e meia a chuva banhou a cidade causando prejuízos, estragos e alagamentos em bairros e áreas. Desabamentos, inundações, dificuldades de transitar pelas ruas, falta de energia elétrica e transtornos. Com a ventania, a antena de uma rádio local, no bairro Alto Cristo, desabou e atingiu quatro residências. Há registros de quatro vítimas residentes nas casas. Três foram internadas e uma permaneceu em casa. O estado delas não é considerado grave. Outra antena de uma rádio local caiu, na BR 222, a 4km da cidade. A torre, veio ao chão com a forte ventania. Ninguém foi atingido e a emissora ficou fora do ar. Segundo o Corpo de Bombeiros caíram cerca de 30 árvores no Centro da cidade, em ruas e praças, causando dificuldades de circulação. Várias ruas foram interditadas. Parte do teto de um shopping da cidade desabou assustando freqüentadores que estavam no local. Eles viram o teto desabar com a pancada da chuva. Ninguém foi atingido no local. Houve prejuízos materiais: uma loja de colchões foi atingida. A estrada que liga Sobral a Groaíras ficou interditada devido à queda de uma placa de sinalização. Por isso, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Estadual interditaram a via a fim de evitar acidentes. Até o fechamento desta edição, a CE 178, que liga Sobral a Groaíras, continuava interditada. A previsão é que seja regularizada hoje. Já no município de Iguatu os ventos fortes podem ter ocasionado a queda brusca da cobertura do ginásio esportivo do Rotary Club.
Caos Sobral ficou sem energia elétrica em vários pontos desde as 17 horas, e até o fechamento desta edição continuava às escuras em muitos locais da cidade. Na Defesa Civil e Guarda Civil Municipal foram inúmeras as chamadas de populares informando sobre os transtornos e incidentes causados pela inesperada chuva. O Corpo de Bombeiros convocou os seus membros que estavam de folga e junto com o Samu e a Defesa Civil prestaram serviços de socorro à população, de remoção de árvores e organização do trânsito. Segundo o capitão Roberto Moraes, do Corpo de Bombeiros, dez homens da corporação se mantiveram em alerta, socorrendo as vítimas e atendendo diversos chamados. "A chuva foi forte e trouxe inúmeros problemas. Tivemos que atuar com rapidez no socorro às vítimas pela queda da antena e trabalhar na remoção das árvores, que prejudicaram o trânsito nas vias. As pistas escorregadias também traziam riscos de acidentes. Foi uma grande correria", ressaltou. Além da loja no shopping, outros tipos de comércio também registraram prejuízos na cidade. A grande incidência de raios fez com que um posto de gasolina desligasse as suas bombas de combustível durante a chuva. Duas agências bancárias foram inundadas. O prejuízo também chegou às residências. Em vários pontos da cidade muitas foram alagadas. No bairro Renato Parente, área nobre de Sobral, várias residências tiveram seus portões de alumínio arrancados devido ao forte vento. Muitas ficaram sem proteção. Iguatu O vento forte assustou também os moradores de Iguatu. No início da noite deste domingo por pouco não ocorreu uma tragédia na cidade. A cobertura do ginásio esportivo do Rotary Club desabou. No momento do incidente, aproximadamente às 17h30min, chovia fino e ventava. Meia hora antes, 86 crianças e adolescentes participavam de atividades da escolinha de futsal do projeto ´River Plate´. O servente de obras, Francisco Souza, disse que a queda veio logo depois de uma rajada de vento forte. "A cobertura caiu de uma vez e eu ia passando na hora e só ouvi o estrondo." O meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidrícos do Estado (Funceme), Leandro Valente Jacinto, destaca que a chuva intensa que ocorreu ontem em Sobral e algumas regiões do Ceará já era esperada e foi ocasionada pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que se formou no oceano atlântico e se deslocou ao continente atingindo, desta forma, algumas cidades cearenses. De acordo com Jacinto, a Funceme não teve com precisar ainda na noite de ontem a intensidade das chuvas registradas nos municípios atingidos por elas. Segundo ele, a quantidade de milímetros de água, nestes municípios, só será revelada hoje quando a Fundação divulga seu boletim diário, que é registrado das 7 horas da noite anterior às 7 horas da manhã do dia seguinte. Mais informações Funceme - Endereço: Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota, Fortaleza Telefones: (085) 3101.1117 ou 3101.1088

domingo, 3 de novembro de 2013

Movimentação intensa no dia de finados em Quixelô

No dia de finados dia 02 de novembro a cidade de Quixelô recebeu centenas de pessoas dos sítios e de outras cidades, que estiveram em Quixelô mais precisamente no cemitério desta cidade para velar e resarem ao túmulo de seus anti-queridos.Uma movimentação intensa se concentrava dentro e fora do cemitério.Mais o que mais chamou a tenção é o comercio que hoje se gera neste dias comemorativos, como dia de finado e semana santa.populares a aproveitas esses dias para explorar preço de intens. que são mais consumidos nestas datas.Ontem mesmo em Quixelo uma caixinha de velas chegava a mais de Três reais o preço esse que esta mas altos quer nas prateleiras dos comércios, sem contar que ate congeladores estavam implantados na porta do cemitério para vendas de cervejas, entre outros produtos como caldo flores e etc. Ainda Bem que essas datas se comemora um vez por ano,por que se fosse mensal a renda da cidade ficava La embaixo,citou o senhor João que ficou endiguinado com os preços e com uma venda de Bebidas alcoólica na porta do cemitério. Outra coisa preocupante é o axesso das pessoa para chegar ao cemitério,onde crianças,adultos e velhos se mistura com um trânsitos super perigoso capaz até de se machucarem por carros e motos que trafegam na mesma avenida.

Eleitores de seis municípios voltam às urnas neste domingo

Novas eleições serão realizadas neste domingo em seis municípios de quatro Estados. Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 53 mil eleitores voltarão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos, porque o resultado das eleições de 2012 foi anulado. No Paraná, as eleições serão nos municípios de Santa Inês e Inácio Martins; no Rio Grande do Sul, em Dom Feliciano e Maximiliano de Almeida. Em Pernambuco, a Justiça Eleitoral marcou eleições em Água Preta. No Pará, novo prefeito será eleito em Palestina do Pará. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 59 cidades de 19 Estados realizaram novas eleições em 2013. Mais 12 pleitos estão marcados para o dia 1º de dezembro.

Bolsa Família já supera FPM em sete municípios do Ceará

A incapacidade de gerar arrecadação coloca as prefeituras cada vez mais subordinadas aos repasses da União Responsável pela entrada de quase R$ 3 bilhões no Ceará do início de 2012 até hoje, o Bolsa Família se tornou uma das principais fontes de transferência aos municípios. Neste ano, em pelo menos sete cidades cearenses, o montante do programa, que acaba de completar dez anos de implantação, supera a cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de sustentação das prefeituras, e o repasse de ICMS, imposto estadual. O cenário expõe a total dependência dessas cidades ao Governo Federal e a inabilidade em gerar receitas para a sobrevivência longe da União. O economista Carlos Eduardo Marino diz que a má distribuição dos recursos no País é um dos entraves à autonomia dos municípios Foto: Thiago Gaspar Em 2013, o Ceará foi o quarto Estado que mais recebeu recursos relacionados ao benefício, um total de R$ 1,3 bilhão. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo do último dia 26 de outubro, 457 cidades brasileiras já receberam mais verba do Bolsa Família do que da cota do FPM em 2013. No Ceará, estão nessa situação Acaraú, Guaraciaba do Norte, Icó, Ipu, Itapipoca, Tianguá e Viçosa do Ceará, conforme levantamento feito pelo Diário do Nordeste no Portal da Transparência do Governo Federal. Diferenças básicas separam a aplicação desses recursos: o Fundo de Participação dos Municípios integra a receita das prefeituras e, até ser convertido em serviço ao cidadão, enfrenta todos os trâmites burocráticos da administração pública, enquanto o Bolsa Família é depositado diretamente na conta dos beneficiários, gerando renda imediata à transferência. Outras receitas dos municípios, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), imposto que é repassada pelos estados às prefeituras, são facilmente superadas pelo valor do Bolsa Família. Em Tianguá, conforme o site do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), a arrecadação de ICMS soma R$ 6,6 milhões em 2013. Por sua vez, a cidade já recebeu, no mesmo período, mais de R$ 14,2 milhões do Bolsa Família, transferidos a mais de 12 mil pessoas, e apenas R$ 13,7 milhões do FPM. Em Acaraú, o FPM responde por R$ 12,6 milhões da receita do município neste ano, montante inferior aos R$ 13,3 milhões que a União repassou para o programa Bolsa Família na cidade, beneficiando aproximadamente 11.500 habitantes. No mesmo período, o ICMS representa R$ 4,5 milhões da verba que entrou no município. Discrepância Na cidade de Guaraciaba do Norte, os 7.700 beneficiários do Bolsa Família receberam, juntos, R$ 11,5 milhões em 2013. Já a Prefeitura Municipal teve acesso a R$ 10,3 milhões do Fundo de Participação. Icó também figura no rol de destaque do programa. Em 2013, já são R$ 15,2 milhões injetados no Bolsa Família, maior do que os R$ 13,7 milhões do FPM. Ainda de acordo com informações do Governo Federal, os gastos do Bolsa Família em Ipu já ultrapassam em R$ 164 mil a cota do FPM. Em Itapipoca, a discrepância é maior. O valor do Bolsa Família, que contempla 19 mil pessoas, é quase R$ 5 milhões maior do que o Fundo de Participação dos Municípios em 2013. Em Viçosa do Ceará, essa diferença é de R$ 2 milhões. O professor Carlos Manso, do Laboratório de Estudos da Pobreza da Universidade Federal do Ceará, afirma que o Bolsa Família é um programa transitório e não pode ser encarado como um substitutivo de políticas sociais. Ele aponta que, para aumentar a qualidade de vida da população, o poder público deve investir em ações estruturantes, nas áreas como saúde e educação. "Elas não têm como bancar sua saúde, educação e aspectos que podem prepará-las para a competição do mercado. Isso depende do poder público. Se elas tiverem sem a qualidade de serviço público, não podemos pensar numa redução da pobreza. Essas cidades dependem dessas transferências. Isso é preocupante, porque essas transferências devem ser transitórias", explica o especialista. Carlos Manso acrescenta que as prefeituras devem dinamizar a administração pública e buscar parcerias com universidades, Governo Federal, empresas privadas e organizações não governamentais com o intuito de potencializar o uso dos recursos. "A administração não pode ser hermética, fechada. Deve-se estimular a cultura empreendedora, o emprego está se modificando muito", pondera o economista. Alternativas Conforme o pesquisador, as cidades devem pensar alternativas para o desenvolvimento regional sem a dependência direta da União. "Uma preocupação que se tem muito grande é com o modelo de gestão das cidades e com esse modelo de gestão que deveria incluir formas de usar as potencialidades regionais para que haja atração de negócios para além das reduções fiscais, porque isso não é um modelo sustentável", esclarece. Para o doutor em Economia Carlos Eduardo Marino, que também integra o Laboratório de Estudos da Pobreza da UFC, dois problemas centrais geram dependência nas prefeituras: insuficiência e má distribuição de recursos. "Muitos municípios recebem valor per capita bem superior a outros. Não há uma racionalidade nisso", alerta. Carlos Eduardo Marino alerta que, além dos entraves no Pacto Federativo, que diz respeito à partilha de recursos, a precária arrecadação das prefeituras amplifica o cenário de dependência desses municípios. "Além da má distribuição, tem um hábito que é não cobrar imposto, negligenciar os impostos locais", pontua. Criação de cidades pode aumentar a dependência Se hoje a dependência das prefeituras é grande em relação ao Governo Federal, a expectativa é que a criação de novas cidades piore o cenário. Isso porque a emancipação de distritos não aumentará o valor do Fundo de Participação dos Municípios. O que muda é o rateio da verba. O Senado aprovou em outubro projeto que fixa diretrizes para a criação de municípios. No Ceará, 30 distritos haviam recebido autorização da Assembleia Legislativa para realizar plebiscito sobre a emancipação. Com as regras federais, mais rígidas do que a lei estadual, especula-se que esse número caia para 20. Para o economista Andrei Simonassi, professor da UFC, a criação de novas cidades no Estado deverá elevar a dependência de programas de assistência social. "Em relação ao repasse do Bolsa Família, só iria aumentar. Não me surpreende que os repasses sejam maiores no Nordeste. A criação vai reduzir a cota do FPM para os municípios que perderem distritos", diz. O professor ressalta que a maioria dos municípios não tem condições de sobreviver com receita própria. "Se fossem viver de arrecadação, sequer pagavam os vereadores. Nos município com autonomia, se o distrito se emancipa, prejudica o município-mãe. As pessoas falam que uma nova administração consegue identificar melhor as carências, mas eu não acho que justifica o custo financeiro", analisa. Simonassi defende o acompanhamento dos investimentos sociais para monitorar se as prefeituras estão conseguindo ofertar à sociedade políticas duradouras que complementem os programas transitórios. "A grande vantagem do Bolsa Família é a retirada de pessoas de extrema pobreza. O mérito é manter os filhos na escola, mas o resultado é a longo e médio prazo", diz. Saiba mais Receitas O FPM é composto por arrecadações do IPI, 85% do total, e do Imposto de Renda, 15% da verba. A porcentagem da arrecadação desses impostos no País que segue para o FPM é de 22,5% do total Dependentes da União, os municípios têm suas receitas prejudicadas quando o Governo Federal anuncia medidas para desonerar os impostos, como ocorreu com a redução do IPI Criação de municípios O Senado aprovou em outubro deste ano um projeto de lei que regulamenta a criação de municípios no País. Visando redutos eleitorais, muitos parlamentares aprovam a emancipação de distritos, mas a proposta gera divergências entre economistas, que apontam a geração de despesas nessas cidades. LORENA ALVES REPÓRTER