sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ultima sessão do ano de 2010 na câmara municipal de Quixelô

WAGNER,SAMUEL RAUJO,RAIMUNDO GOMES,LEONOURA,ADIL VIEIRA,JOAQUIM ALVES,WELINGTON,CHICO CEZA,CHICO RIBEIRO.
Aconteceu hoje sexta feira dia 10/12/2010 a ultima sessão do ano de 2010 na câmara municipal de Quixelô, onde estiveram presentes os seguintes vereadores: Raimundo Gomes, Leonoura Leal, Samuel Araújo, Chico Ribeiro, Adil Vieira, Wellington Batista, Chico Ceza, e Wagner Vieira, faltou por motivo de saúde o presidente Joaquim Alves Neto que se encontra em Fortaleza realizando uns exames. A sessão foi presidida pelo vice presidente Adil vieira, que iniciou os trabalho passando o uso da palavra para o Vereador Chico ceza,onde o mesmo foi a tribuna,justificando a sua falta na ultima sessão do dia 03/12/2010 que por motivo também de saúde não compareceu aos trabalhos da câmara,e pediu desculpa a todos seu amigos vereadores,por sua ausência naquela data,ressaltando que é e será amigos de todos seus companheiros de trabalho e está ali para prestar seu trabalho a todos eleitores.falou também das estrada do sitio Riacho vermelho e outras comunidades de sua região que já estão concluída e agradeceu ao prefeito por atender seus pedidos, e em nomes dos amigos vereadores agradeceu o publico ali presente.O vereador Chico Ribeiro foi a tribuna e relatou de seus comentários na ultima sessão,também lembrou do problema que vem afetando os proprietários de transportes que traz a população dos sítios a cidade de Iguatu e pediu apoio a todos os vereadores para lutarem juntas para q esse problema venha ao fim.O vereador Raimundo Gomes também falou em seu discurso que achava isso uma grande humilhação para os pequenos,que são aqueles que vem do sitio com um porco,uma galinha,um saco de milho ou de feijão para ser vendido em iguatu e não pode mais levar seus produtos até a cidade onde pode ser comercializada.O vereador Wagner Vieira começou seu pronunciamento também tocando na mesma tecla,que é a perseguição aos proprietários de Ónibus,sabendo ele que é uma Lei estadual, e o mesmo pediu que todos vereadores,prefeito,deputados e governo visse esse problema e unidos pudessem resolver o mais rápido Possível. O vereador Samuel Araújo, também aderiu os mesmo comentários de seus amigos e falou que vão se unir para acabar de uma vez esse problema que vem perturbando os proprietários e passageiros que fazem a linha dos sítios a cidade.O vereador Adil Vieira passou o comando da Casa ao vereador Chico Ceza enquanto ia para tribuna fazer seu discurso,falou que não é contra as atitudes tomadas por seus amigos vereadores,e se é para o bem do povo ele estará junto nessa luta para facilitar a locomoção do povo dos sítios a cidade.o senhor Adil Vieira encerrou os trabalho pedindo paz,Harmonia,e que todas as famílias se unissem mais,e desejou um feliz Natal e um ano novo de muita paz a todos os Quixeloences,em seguida abriu mais duas sessão extra ordinária para aprovação dos projetos, começando pelo orçamento do ano de 2011,e outros projetos, que foram todos aprovados hoje nessa ultima sessão do ano de 2010.

Irmãos brigam até a morte em Iguatu


Nesta quinta-feira, 09, por volta das 16h40, um fato chocou a todos em Iguatu mais precisamente na Rua Tomé de Sousa, no Bairro Vila Neuma, onde dois irmãos haviam praticado homicídio simultaneamente.

As vítimas os peixeiros Francisco Reinaldo de Sousa, de 44 anos, e João Reinaldo de Sousa Neto, de 37 anos, ambos receberam vários golpes de faca após travarem uma luta corporal culminando nas mortes dos mesmos. Os dois irmãos que se encontravam em uma bebedeira.

A terceira vítima, Cosmo Reinaldo da Silva, de 41 anos, segundo informações de populares o mesmo estava tentando acalmar os ânimos dos envolvidos quando foi lesionado no abdômen, sendo socorrido ao Hospital Regional de Iguatu, onde se encontra em observação.
fonte:iguatu.net

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Veja a lista das cidades onde serão realizadas novas provas do ENEM


O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta quinta-feira (09) edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que institui a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 15 de dezembro, das 13 horas às 17h30 (horário de Brasília).

As provas serão reaplicadas aos prejudicados no exame do dia 6 de novembro, com erros de impressão do caderno de prova da cor amarela.

Serão reaplicadas apenas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

Os participantes identificados poderão acessar o endereço eletrônico do Inep, utilizando-se do CPF e senha para verificar o local de prova.

Não será necessária nova inscrição. O edital traz a lista dos municípios onde serão reaplicadas as provas.

No Ceará, veja a lista das cidades onde a prova será realizada, segundo o Diário Oficial:

- Aquiraz
- Aracati
- Barbalha
- Barro
- Bela Cruz
- Brejo Santo
- Camocim
- Campos Sales
- Canindé
- Cascavel
- Caucaia
- Crateús
- Crato
- Cruz
- Eusébio
- Fortaleza
- Guaiúba
- Guaraciaba do Norte
- Iguatu
- Ipu
- Itaitinga
- Itapagé
- Juazeiro do Norte
- Maracanaú
- Maranguape
- Mauriti
- Monsenhor Tabosa
- Nova Olinda
- Pacajus
- Pacatuba
- Paracuru
- Parambu
- Pentecoste
- Pindoretama
- São Benedito
- Sobral
- Tabuleiro do Norte
- Tauá
- Tianguá
- Trairi
- Ubajara
- Várzea Alegre
- Viçosa do Ceará

Agência Estado

Funceme registra chuva em 42 municípios


A Região do Cariri, o Sertão Central, Centro Sul e a Região dos Inhamuns amanheceram sob chuva nesta quinta-feira (9). A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 42 municípios.

O maior volume foi no município de Aiuaba, onde choveu 97 milímetros. As precipitações também foram forte em Campos Sales (92 mm) e em Porteiras (80 mm).

Fora destas regiões, o boletim da Funceme também aponta pequenas precipitações em Maracanaú (0,6 mm), em Orós (2 mm) e em Jaguaretama (15,7 mm).

Duplo homicídio é registrado na tarde desta quinta-feira em Juazeiro do Norte


Um duplo homicídio a bala aconteceu na tarde desta quinta-feira (9) em Juazeiro do Norte, na região do Cariri. José Cícero Oliveira Bezerra, de 29 anos, e Caio Landim Silva, 27, foram mortos com vários tiros na rua Socorro Mota, no bairro Triangulo.

De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas chegaram em um comércio em uma pickup L-200 e, quando desciam do veículo, foram surpreendidos por dois homens que estavam em uma motocicleta Twister vermelha.

José Cícero morreu na hora com pelo menos cinco perfurações de bala pelo corpo, já Caio Landim foi socorrido para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia ainda não tem suspeitos do crime.

Jangadeiro Online

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

caminhão de distribuidora incendeia em Iguatu


Bombeiros controlam o fogo que atingiu grande parte do caminhão e da mercadoria
O caminhão da distribuidora GD7 que vinha da cidade do Crato e passava por Iguatu na manhã desta quarta-feira, 08, por volta das 9h30 pegou fogo na Rua Governador Plácido Castelo. O veículo tipo baú que estava carregado de produtos alimentícios (Cereais) ficou parcialmente destruído após incidente.

O condutor do caminhão CRH 9346 com inscrição na cidade de Eusébio-CE, era conduzido por José Anchieta Lima de 46 anos, o mesmo tentou conter o fogo com o extintor de Incêndio, não conseguindo dominar a magnitude das chamas, o motorista com ajuda de populares, acionou o Corpo de Bombeiros que imediatamente se deslocou ao local do ocorrido. “A agilidade dos bombeiros foi de fundamental importância, para que não ocorressem danos maiores”, agradeceu o motorista.

Segundo populares, o incêndio deu-se início após o caminhão ter entrado em contato com um fio de alta tensão, quando se deslocava nas imediações do bairro Cocobó. O caminhão permanece no local, aguardando a chegada da pericia, para que seja tomada as devidas providencias.

Veja o vídeo ande o motorista do caminhão e o Sargento do Corpo de Bombeiros Araujo relatam sobre o incidente.fonte:IGUATU.NET

Ednaldo Lavor, representa Agenor Neto em evento que premia os 100 Melhores Gestores do País


Ednaldo Lavor representando o Prefeito Agenor Neto, ao lado do Diretor de Pesquisa da UBD, Eduardo Cunha
Por Alex Santana, direto de Recife

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, foi agraciado com mais um prêmio, e está entre os 100 Melhores Gestores do País, de acordo com pesquisa da União Brasileira de Divulgação (UBD), localizada em Recife/PE. No Ceará o prefeito de Iguatu foi o primeiro colocado em pesquisa realizada pela entidade.

De acordo com o diretor de pesquisa, Eduardo Vieira da Cunha, os prefeitos classificados nas pesquisas foram apresentados no site www.ubd.com.br, adotando-se como critérios os índices de saúde, educação, infraestrutura, e qualidade total nos serviços municipais.

A pesquisa foi realizada em 3.700 municípios do País, para obter a classificação dos 100 melhores gestores com as melhores notas.

A UBD foi criada em 2001, com a finalidade de divulgar turismo e eventos das regiões brasileiras através de pesquisas interativas, destacando as melhores administrações municipais do Brasil.

Representando o gestor municipal, esteve presente no evento o Presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Lavor, que recebeu o troféu em homenagem a Iguatu que possui um dos 100 Melhores Prefeitos do Brasil. A premiação aconteceu nesta quarta-feira, 08 de dezembro, no Recife Palace Hotel.

“Desde que assumiu o seu mandato, o prefeito Agenor Neto, tem recebido vários prêmios, por motivos honrosos. É em relação ao meio ambiente, infra-estrutura, educação, saúde e somando a tudo isto posso dizer que é um combate a desigualdade social constante que possui na sua gestão. Estar entre os cem melhores prefeitos é uma honra imensa para o nosso município” disse Ednaldo Lavor.

Durante seu discurso que foi acompanhando por vários prefeitos premiados de todo o país, Ednaldo Lavor, destacou ações importantes do gestor municipal, “ Agenor Neto é um exemplo de grande administrador e possui um lado humano exemplar, esta união é que faz a diferença na sua gestão, estar com o povo, ouvir as suas necessidades e resolvê-las, é assim que atua Agenor. É um nome que está em destaque não apenas no Ceará, mas em todo o Brasil pelo alto índice de aprovação que possui pela população, mas também, pelas ações como a Cidade da Criança, Iguatu Natal de Luz, o Agente do Bem e o projeto da Cidade do Futuro que estará injetando na economia de Iguatu milhões em obras que possui a parceria com os governos Federal e Estadual. Definitivamente um exemplo a ser seguido por todos os presentes” afirmou o presidente da Câmara Municipal de Iguatu.

No final o mesmo foi ovacionado pelos presentes que ficaram impressionados com o discurso apresentando os trabalhos realizados pelo gestor municipal de Iguatu.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Feriado - Comarcas do Ceará não funcionam nesta quarta-feira



O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, através de sua presidência, enviou para todas as Comarcas do Ceará, Varas e Juizados, portaria informando que nesta quarta-feira (08), é feriado na Justiça Estadual, em virtude das comemorações alusivas ao "Dia da Justiça".

Portanto, as Comarcas deverão suspender as audiências previamente marcadas, funcionando apenas o plantão judiciário. Na quinta-feira (09), o expediente retorna normalmente.

fonte:Blog do Fabrício Moreira

1º FESTIVAL DO PEIXE DO SITIO ILHA GRANDE QUIXELÔ

Dr:Paulo Ladin,Marta secretária de agricultura,Maximiliano secretário de Aqüicultura e Pesca de Orós,Marceila Engenheira de Pesca.
Prefeito Gilson
O festival do Peixe de Quixelô foi criado objetivando uma confraternização entre os Grupos de Piscicultura e os parceiros que acreditaram no projeto. É uma bela iniciativa, idealizado pelo prefeito Gilson Machado e a Secretaria de Agricultura e meio Ambiente de Quixelô que desde Março de 2009 vem se empenhando em trazer este projeto para o nosso município.
A festa contou com presenças ilustres que fizeram a diferença para o festival. Gilson Machado e Marta Rocha deram um show de maestria e conduziram a festa de forma leve e agradável. Dentre os convidados que marcaram presença estiveram o Superintendente do Banco do Brasil Dr.Geraldo Sucupira, o Coordenador da Pesca do Estado (Codep) Maximiliano Dantas e o secretário de Aqüicultura e Pesca de Orós Dr. Paulo Roberto Cândido Landim, padrinho do projeto.
O projeto de Piscicultura do município de Quixelô começou no mês de Maio de 2010 e teve sua primeira despesca em novembro do mesmo ano. Os dois grupos juntos venderam mais de 10 toneladas de Tilapia. Segundo a responsável técnica pelo projeto a Engenheira de Pesca Marceila Bernardo, ”... o grande responsável pelo sucesso de vendas no primeiro lote foi à garra e o compromisso dos grupos. Em cinco meses e meio nossas tilapias já estavam na media de 1,2 kg, o peixe neste tamanho tem um valor comercial mais alto e conseguimos vender o quilo de tilápia entre R$ 4,50 a 5,00 trazendo assim, mais lucro para a comunidade. Segundo a secretária de Agricultura de Quixelô Marta Rocha “... Este projeto é sinônimo de desenvolvimento para as comunidades de Ilha grande e Boa vista do Jiqui que são as comunidades mais distantes da sede e por isso foram as mais esquecidas por gestões passadas e através de um pensamento do nosso Prefeito Gilson Machado em explorar nossos potenciais naturais apostamos em Piscicultura para esta região,pois a mesma e banhada pela águas do açudes Orós que hoje leva o apelido carinhoso de “nossa industria pesqueira”

.

Consumo cai em função da carestia


Também em feiras livres de Iguatu, consumidores estão insatisfeitos com a alta dos gêneros alimentícios
iguatu. Depois de dois meses de alta, o preço do quilo do feijão de corda, principal produto da cesta básica, sofreu uma redução de 10% na feira livre desta cidade. Assim como no Crato, também neste Município, o principal vilão dos consumidores é a carne bovina, que teve um reajuste nos últimos 20 dias, de 30%. Para os criadores, o milho permanece com preço elevado. A saca de 60 quilos do produto passou de R$ 25,00 para R$ 42,00.

A estiagem ocorrida neste ano contribuiu para o aumento de diversos produtos da cesta básica do cearense. No campo, a produção foi reduzida em face da frustração de safra. A dispensa dos agricultores está vazia, sem feijão, arroz e milho. É preciso comprar esses e outros gêneros na feira livre.

Reclamação geral

Foi o que fez a dona de casa, Aparecida Rodrigues que, ontem pela manhã, comprou um quilo de feijão verde por R$ 4,00 e a mesma quantidade de feijão de corda por R$ 4,50. "Já paguei de R$ 5,00", disse. "Melhorou um pouco, mas o preço ainda está alto". Reclamação é o que não falta entre os consumidores na feira livre.

"Você viu o preço da carne?", indagou, ontem, o aposentado, Alderico Amorim. "Subiu demais". O consumidor tem razão. Nos últimos 15 dias, o quilo da carne de primeira qualidade no mercado público local passou de R$ 10,00 para R$ 13,00. Nos frigoríficos, o valor ainda é maior, chegando a R$ 15,00. Segundo os marchantes, a venda caiu nas duas últimas semanas, em média, 20%.

O preço dos produtos da cesta básica sobe e os consumidores reduzem a quantidade adquirida. A culpa mais uma vez é atribuída à seca. No campo, o gado está magro e há dificuldade de alimentar o rebanho. O milho, um dos principais componentes da alimentação do rebanho, sofreu uma alta de 70%. "Não houve safra", disse o feirante, José Pereira. "O produto está vindo de outros Estados". O frete encarece ainda mais.

Na feira livre que funciona diariamente no entorno do mercado público, no Centro da cidade, o preço do feijão de corda de primeira qualidade sofreu uma redução de R$ 5,00 para R$ 4,50, mas ainda há quem permanece com o preço mais alto.

"Não dá para reduzir porque comprei com o preço em alta", explica o feirante, Luís Bandeira. O produto neste ano chegou a ter o maior preço nos últimos cinco anos no Ceará.

Nas feiras do interior, a instabilidade entre oferta e demanda já começa a ser sentida, confirmando os prognósticos feitos por economistas, com relação a possível volta da inflação, o que poderá se confirmar ainda mais a partir do próximo ano
fonte:diario do nordeste

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Educação de Quixelô recebe menção honrosa por Projetos Realizados Contra o Trabalho Infantil


A Secretaria de Educação de Quixelô recebeu da Procuradoria Regional do Trabalho uma medalha de menção honrosa pelas ações realizadas de Combate ao Trabalho Infantil. Durante toda semana a Coordenadora Municipal,Elizangela Soares de Araujo, participou em Fortaleza do Encontro Estadual para Fortalecimento das Ações bem como participou de Oficinas que visam fortalecer as ações pedagógicas no Município.

Participaram do Evento ainda,FU Kei Lin, Coordenador do Portal Pró-Menino, que oferta cursos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente que enfatizou que os docentes do Ceará são a grande maioria dos inscritos no referido Curso e que o Estado do Ceará tem desenvolvido ações concretas no Combate a Exploração da Criança e do Adolescente.

acidente com vitima fatal na estrada Quixelô a Solonopóles



: A Polícia Militar através da VTR- RP 2432 composta pelos policiais ST. PM José Francivaldo de Macedo, SD PM Antônio Maurílio Alves Bezerra e SD PM José Barbosa de Lima Neto, foram informada por volta das 06h30min, do dia 06/12/2010, foi ao local do acidente e constatou o fato. O condutor do veículo Corsa, o senhor Francisco Carlos da Silva vinha em alta velocidade na CE 375 presisamente no Sítio garrota 2(dois) e colidiu em um Ônibus que era conduzido por Tiago Candido da Silva que fazia um manobra na pista, o Corsa bateu na lateral do Ônibus, que o condutor do Corsa veio a óbito, e o condutor do Ônibus se evadiu do local
VÍTIMA FATAL: FRANCISCO CARLOS DA SILVA, profissão funcionário do Banco do Brasil, casado, natural de Solonópoles-Ce, nascido aos 05/01/1983, filho de JOSÉ CIRINO DA SILVA e MARIA DA PURIFICAÇÃO DA SILVA, residente a Rua DA MATRIZ, nº 230, centro Orós-Ce.DADOS DO VEÍCULO 1: da vitima, CORSA CLASSIC, cor cinza, placa NUX-8396-SOLONÓPOLES-CE
DADOS DO VEÍCULO 2: ÔNIBUS placa BWD-1639-PARAIBUNA-SP.
DADOS DO PROPRIETÁRIO DO ÔNIBUS: JOÃO DEDÉ FILHO, agricultor, nascido aos 15/05/1947, casado residente no sítio Garrota 2, Quixelô-CE,