quarta-feira, 28 de julho de 2010

Lúcio compara Cid a avestruz e ataca o Ronda


Ao comparar o gover-nador Cid Gomes (PSB) com um “avestruz” – animal que, segundo o imaginário popular, esconde a cabeça no buraco em situações de perigo –, o candidato do PR ao Executivo, Lúcio Alcântara, criticou ontem a demora de Cid em se manifestar sobre a morte do o adolescente Bruce Cristian de Souza, morto no último domingo, em Fortaleza, por um policial do Ronda do Quarteirão.

Ao ser indagado pelo O POVO, Lúcio disse que “isso demandava uma demonstração de condolências. Cid fez de conta que não foi com ele”. A declaração foi dada no fim da tarde de ontem, após caminhada no Conjunto Ceará. Até aquele momento, Cid ainda não havia falado em público sobre a morte do garoto. A primeira manifestação do governador ocorreu na noite de ontem.

Ponto central da fatalidade, o Ronda do Quarteirão também voltou a virar alvo dos ataques de Lúcio. Embora tenha garantido que, se eleito, irá manter e “aperfeiçoar” o programa, ele acusou o governador de ter criado uma “terceira polícia” no Estado. “Foi uma ideia desastrosa! Esse foi um erro fatal! Há uma desigualdade de tratamento entre os policiais militares. Ele (Cid) podia até ter falado de renovação, mas nunca desprezando a experiência, o conhecimento da Instituição, que é mais que centenária”, opinou.

Questionado sobre o que mudaria no Ronda, entretanto, Lúcio demonstrou não saber ao certo. “Não tenho soluções mágicas. Tenho um grupo, estamos discutindo, ouvindo opiniões. Um dos problemas foi esse: criar uma terceira polícia. Isso tem de estar vinculado às companhias”, analisou.

Raio fortalecido
Como proposta para reduzir os índices de violência no Ceará, Lúcio citou a ampliação do “Raio”, grupo da Polícia Militar criado em 2004, durante sua gestão no Governo, cujo símbolo é um policial, uma moto e o símbolo da caveira. Segundo o ex-governador, além de ser uma iniciativa barata, o Raio deu bons resultados e tornou-se “querido” pela população. “O atual governador privilegiou o marketing e a fachada, não a parte substantiva da Polícia”.

Ciro supera mágoa, encontra Dilma e até gravará para TV


Depois de dizer que o candidato do PSDB, José Serra, é o “mais preparado” para enfrentar qualquer crise nos próximos anos, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) vai se reconciliar com a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT). Dilma e Ciro vão almoçar juntos nesta quinta-feira (29), em Brasília. No cardápio está a participação dele na campanha petista. Com a ajuda do governador de Pernambuco, Eduardo Campos – que preside o PSB -, a equipe do PT convenceu Ciro a gravar um depoimento para o programa de TV de Dilma no horário eleitoral gratuito.

Desde que foi obrigado pela cúpula do PSB a desistir da disputa ao Palácio do Planalto, Ciro deu várias estocadas no PT, no presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em sua própria legenda. “Não me peçam para ir à TV declarar o meu voto, que eu não vou”, desabafou ele, em abril, após afirmar que Lula estava “navegando na maionese”.

No auge das alfinetadas, Ciro submergiu, furioso com o diagnóstico de Lula de que deveria haver apenas um candidato da base aliada para enfrentar Serra. Não apareceu nem no ato político do PSB, há nove dias, quando o partido entregou a Dilma as propostas para o programa de governo e declarou apoio a ela.

Técnicos Preparam Urnas Eletrônicas para Eleições


A Justiça Eleitoral do Ceará, está realizando os últimos preparativos para as eleições 2010, em Iguatu, o cartório eleitoral já está com 2.132 urnas eletrônicas, que pertencem a mais de 20 municípios do Centro-Sul e Cariri. Na verdade, as urnas nunca saíram de Iguatu, todas elas foram utilizadas nas últimas eleições e ficam armazenadas no depósito do cartório.

Periodicamente, dois técnicos de urnas do TSE, realizam a manutenção de todas as máquinas, estes técnicos são responsáveis pela preparação e suporte destes equipamentos, durante todo o processo eleitoral. São eles que cadastram as senhas de inicialização, ligam e inseminam (colocam os dados dos candidatos) as máquinas, dentre outros procedimentos necessários para o bom funcionamento destes aparelhos.

“A cada 45 dias, fazemos o que chamamos de RANIN, que é o ajuste de todas as urnas e uma forma de detectar os defeitos para que não possam atrapalhar a votação durante a eleição”, afirmou o técnico Antônio Cabral.

Os técnicos de pólo, por sua vez, executam as mesmas funções que os técnicos de urna, mas, exercem também função administrativa, gerenciando os equipamentos que se encontram nos pólos de urnas (cidades que armazenam urnas de cidades próximas) e monitorando os trabalhos dos técnicos de urna.

“Passamos por uma seleção que possui um certo rigor, mas, nós não possuímos a autorização para abrir a urna e realizar determinados consertos, nós identificamos o defeito e enviamos para os técnicos da empresa que fabricou as urnas para fazer a real manutenção. Esta é a orientação do TSE”, disse o outro técnico do TSE, Josenildo Oliveira.

No depósito estão armazenadas urnas que foram utilizadas nas eleições de 2000, 2004 e 2008. Questionamos os técnicos sobre a possibilidade da vinda de mais urnas para Iguatu, onde nos responderam: “não fomos informados, até o momento, sobre a vinda de novas urnas para estas eleições, e pelo andamento, isto não deverá acontecer” declarou Antônio Cabral

segunda-feira, 26 de julho de 2010

veja as imagens de jovem que foi morto por militares do Ronda do Quarteirão


Final de tarde triste para familiares e amigos do adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira, de apenas 14 anos. O estudante foi baleado na cabeça, durante abordagem do Ronda do Quarteirão. A ação aconteceu, neste domingo (25), entre a avenida Desembargador Moreira com a rua Padre Valdevino, no bairro Dionísio Torres.

O pai do adolescente, Francisco das Chagas de Oliveira, conduzia o filho em uma moto com placa de Maracanaú. Quando no cruzamento, policiais do Ronda teriam mandado os dois pararem. Francisco, que afirmou não ter ouvido o pedido, seguiu o trajeto.

De acordo com o responsável pelo disparo, soldado Silveira (da 1ª Companhia do 5º Batalhão), como o pedido não foi acatado, ele teria atirado. E detalhe: a bala que deveria ter acertado o pneu da moto, acabou pegando na cabeça do jovem, que mesmo usando capacete morreu ainda no local.

O policial acusado foi levado para o 2º Distrito Policial, no bairro Meireles, onde prestou esclarecimentos sobre o caso. De acordo com o major Valberto Melo da Polícia Militar, o acusado vai responder por homicídio doloso, ou seja, quando há intenção de matar. Valberto classificou a atuação como “desastrosa e infeliz”.
Policial do ronda mata Criança de 14 anos

Agenor Neto reúne uma multidão para receber o candidato Zezinho Albuquerque


Agenor Neto e o candidato Zezinho Albuquerque no evento
Nesta sexta-feira, 23, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, realizou uma reunião no Cocobó e apresentou oficialmente o seu candidato nestas eleições para o cargo de Deputado Estadual. O Zezinho Albuquerque falou para mais de três mil pessoas que acompanharam atentamente a sua fala e de várias personalidades que estavam presentes. Destaque para a presença do candidato a Vice-Governador pela chapa de Cid Gomes, o Deputado Domingos Filho, o Deputado José Ilo, além de várias lideranças de Iguatu e região.

“ Estamos felizes pela recepção da população e farei de tudo para merecer esta confiança deste povo” disse emocionado o Zezinho Albuquerque.

Para o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, esta será uma campanha onde os candidatos devem apresentar os seus projetos para Iguatu, “ a população deve se conscientizar sobre a sua responsabilidade com o futuro da nossa cidade, vamos debater programas de governo, idéias para a continuação do progresso para a nossa cidade e região e sei que o Zezinho Albuquerque é um candidato que possui este pensamento” disse.

Em seguida uma comitiva com o candidato Zezinho Albuquerque acompanhou a movimentação religiosa na Praça da Matriz onde está sendo comemorada a Festa de Senhora Sant’ Ana.
Um grande número de populares compareceram ao evento

Iguatu envia duas toneladas de donativos para os desabrigados de AL e PE


Militares do Corpo de Bombeiros colocam as doações no caminhão do Grupo Zenir
A Campanha ‘Gol de Solidariedade”, desencadeada em Iguatu por órgãos públicos, organizações não-governamentais, igreja católica e diversas entidades privadas, enviou nesta semana, 21, para os desabrigados dos dois estados, 2 toneladas de donativos, entre alimentos não perecíveis, cestas básicas, água mineral, roupas, calçados e material de limpeza.
A saída dos caminhões com doações, do Centro Diocesano, foi acompanhada pelos militares do Corpo de Bombeiros, “ foi uma campanha de sucesso onde em apenas uma semana o povo de Iguatu conseguiu arrecadar duas toneladas de donativos para as vítimas dos chuvas em Pernambuco e Alagoas, parabéns ao nosso povo que fez a sua parte” disse o Comandante do Corpo de Bombeiros,Major Freitas.
Os caminhões com os donativos foram encaminhados para Fortaleza onde todo o material foi entregue a Defesa Civil do Ceará que em seguida será encaminhado para a Cruz Vermelha em Pernambuco que fará a distribuição dos materiais, “ este foi o procedimento que nos foi repassado pelo comando da Defesa Civil, todas as doações estão passando pelo mesmo processo, já que fazer a entrega nos locais de risco é algo que está proibido devido aos saques que estão acontecendo” declarou o representante do Corpo de Bombeiros.
O empresário Zenir foi quem doou os caminhões para o transporte dos donativos, “ ficamos sabendo das dificuldades em levar as doações para os desabrigados e imediatamente colocamos a disposição os nossos caminhões para levar as doações até a Defesa Civil em Fortaleza, fico feliz em ver que o povo iguatuense mais uma vez demonstrou o bom coração que possui” afirmou.

Saibam mais detalhes sobre a campanha no Jornal O Popular que estará nas Bancas de Revistas em Iguatu, Orós, Icó, Acopiara, Solonopole e Juazeiro do Norte.