quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Candidato a vereador em Acopiara morre em acidente de trânsito


Um acidente de trânsito registrado por volta das 15 horas de hoje, no bairro Moreira, em Acopiara, vitimou fatalmente o ex-vereador e atual candidato, Vicente Ivard Ivo de Oliveira,74 anos.
Ele viajava em uma motocicleta broz quando foi colhido por um veículo de plana não anotada. Ivard chegou a ser socorrido ao hospital Júlia Barreto emorreu em seguida.
O corpo de Ivard ainda se encontra na unidade de saúde aguardando o rabecão.
Fonte: Lindomar Rodrigues

Pedreiro é morto com uma facada no peito em Iguatu


A arma utilizada no crime - foto - Alex Santana
Um homicídio a faca aconteceu na noite desta quinta-feira(9) na Vila DAER em Iguatu. A vítima Francisco de Alcântara Costa, 34, foi golpeado com uma faca na altura do peito pelo acusado Francisco Nilton Leandro Pinto Filho, 23, que após cometer o crime fugiu do local numa moto.
Segundo informações do SD Humberto(Ronda) já existia uma rixa entre os dois envolvidos e nesta noite o autor do homicídio falou algo para a esposa da vítima que disse ao mesmo e que após uma briga no Bar Arco-Íris golpeou o Francisco Alcântara com uma faca no peito esquerdo.
Os militares do Ronda do Quarteirão socorreram o pedreiro que ao chegar no Hospital Regional de Iguatu não sobreviveu.
Militares estão na busca do acusado.

STJ decide a favor da indústria do tabaco


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de indenização em ação movida por ex-fumante de São Paulo, em linha com a Jurisprudência dos Tribunais Estaduais.

A decisão unânime foi publicada na semana passada, afastando as pretensões indenizatórias da ex-fumante Maria Aparecida da Silva contra a fabricante de cigarros Souza Cruz, revertendo, assim, decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) que havia estipulado uma indenização superior a R$ 2,4 milhões.

O recurso apresentado pela empresa se baseou no fato de que é de amplo conhecimento público e notório os riscos associados ao consumo de cigarros. Os ministros do STJ, por sua vez, decidiram que as ações ajuizadas por fumantes independem de prova pericial por se tratar de “inequívoca a periculosidade inerente ao cigarro” e ”portanto, não haveria utilidade na produção dessa prova, já que não se trata de defeito do produto, mas de característica do produto”.

O ponto inovador da decisão foi a valoração das provas no caso concreto. Os Ministros entenderam que os juízes não devem fundamentar suas decisões em dados genéricos colhidos da internet para sustentar conclusão em sentido oposto ao da prova dos autos, o que não é permitido pela legislação brasileira.

Acidente de trânsito mata candidato a vereador em Acopiara


Um acidente de trânsito registrado por volta das 15 horas de hoje, no bairro Moreira, em Acopiara, vitimou fatalmente o ex-vereador e atual candidato, Vicente Ivard Ivo de Oliveira, 74 anos.

Ele viajava em uma motocicleta broz quando foi colhido por um veículo de placa não anotada. Ivard chegou a ser socorrido ao hospital Júlia Barreto e morreu em seguida.

Fonte: Blog do Lindomar Rodrigues

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Justiça anuncia o fim da propaganda eleitoral no centro de Iguatu


A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu realizou nesta terça-feira, 07, uma reunião com o juiz eleitoral, Josué de Souza Jr, o promotor eleitoral, Francisco das Chagas, candidatos a prefeito e representantes das coligações. O objetivo da assembleia foi para discutir a poluição sonora no centro de Iguatu, que vem incomodando os comerciantes, provocada pela propaganda eleitoral volante.
O encontro aconteceu no auditório da CDL e contou também com a participação de representantes da sociedade organizada de Iguatu. Durante a reunião o presidente da CDL, Ariosto Vale, apresentou uma solicitação da entidade onde pedia a proibição da propaganda eleitoral no centro da cidade, “No último sábado passamos por um enorme transtorno e após uma reunião, os nossos associados decidiram apresentar a justiça eleitoral de Iguatu a proibição total da propaganda no centro comercial que está prejudicando a todos os iguatuenses e visitantes que chegam ao nosso município”, disse.
O juiz e o promotor eleitoral aprovaram rapidamente o pedido da entidade. A CDL entregou à Justiça Eleitoral dois decibelímetros para o controle e fiscalização da propaganda eleitoral feita por carros de som mas que não estava sendo respeitada pelas coligações.

Homem embriagado faz sexo com jumenta e em seguida mata o animal


O caso bizarro, ao mesmo tempo em que, revoltante, foi registrado pela polícia nesta terça-feira (07) no sítio relâmpago, no município de Montanhas, no agreste potiguar.
De acordo com informações repassadas pela polícia militar, um homem conhecido como Aldo, foi até o destacamento policial da cidade, para informar que havia encontrado seu animal (jumenta), morto com sinais de violência. A polícia saiu em diligências e descobriu, através de um vizinho do proprietário do animal que, durante a madrugada um homem embriagado havia pedido hospedagem na sua residência e que, logo cedo, saiu em atitudes suspeitas. A polícia localizou o suspeito, identificado como, Evangelista Torres de Medeiros, de pouco mais de 35 anos de idade, e o conduziu para a delegacia onde confessou ter mantido relação sexual com o animal, inclusive detalhando que chegou ao orgasmo, mas disse não lembrar de ter matado o animal, pois estava embriagado.

O acusado foi conduzido para a Delegacia da cidade, onde foi ouvido e em seguida liberado para responder em liberdade um T.C.O.

Idoso é preso acusado de estuprar a própria neta de sete anos


Foi preso na noite desta terça-feira (7) o aposentado José Nunes Soares, de 71 anos. O homem é acusado de estuprar a própria neta, que hoje tem oito anos. O crime teria ocorrido na noite do dia 12 de abril, quando a menina tinha sete anos. Segundo o depoimento da mãe, ela precisou sair e deixou a criança aos cuidados do avô. O idoso aproveitou que ficou sozinho em casa com a neta para molestar a menina. Quando a mãe da menina chegou, a criança mostrou a genitália machucada e contou tudo o que aconteceu. A mãe então reuniu provas e denunciou o idoso à polícia. O homem foi preso em Santa Maria, região administrativa do DF, e encaminhado para a DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente). Em depoimento, ele negou as acusações, mas as justificativas não convenceram a polícia, porque criança passou por exames de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal), que comprovaram o abuso. Agora, ele vai responder por estupro de vulnerável e pode ficar até 15 anos na cadeia.

Tribunal de Contas dos Municípios é o tribunal dos “malas”


“O Tribunal de Contas é contra a lei do ficha limpa. Alguma coisa está acontecendo com esse tribunal. O ficha suja entra no tribunal e sai com sorriso no rosto. Isso é decepcionante”, disparou Ely Aguiar contra o TCM.

A Justiça Eleitoral está insatisfeita e o Ministério Público também. “Esses conselheiros não são concursados e ainda fazem política nas suas regiões onde continuam atuando”, disparou. Ely concluiu sua fala afirmando que “as quadrilhas e abutres vão continuar atuando por causa e conta do TCM”.

INSS antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas


Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão metade do décimo terceiro salário entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. A antecipação foi autorizada hoje por meio de decreto da presidente Dilma Rousseff publicado no Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, mais de 25,6 milhões de beneficiários terão o salário antecipado, o que soma R$ 11,2 bilhões a mais na economia. Não é cobrado Imposto de Renda sobre essa antecipação. O imposto será descontado na segunda parcela marcada para novembro.

Quem recebe amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família não tem direito ao décimo terceiro.

19 candidaturas são indeferidas pelo TRE-CE


Depois de terem os seus registros julgadas pelos juízes das zonas eleitorais, as candidaturas com recursos têm novo julgamento, agora no TRE
Passada a fase de julgamentos de registros de candidaturas por juízes nas zonas eleitorais, é chegada a vez de o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) colocar a mão na massa. Do último dia 25 até ontem, foram 27 julgamentos realizados pelo Pleno da Corte. Destes, 19 candidaturas foram indeferidas pelos desembargadores.

O maior número de casos de indeferimentos ocorreu pela falta de filiação partidária dos postulantes ou por dupla filiação. A candidata Francisca Érica de Moura Almeida, que concorre a uma vaga no Legislativo Municipal de Acopiara, não conseguiu comprovar filiação partidária e, por isso, teve o registro indeferido tanto pelo juiz eleitoral, quanto pelo Tribunal. O mesmo ocorreu com os registros de Francisca Raquel Uchoa Castelo e Maria Eliane da Silva Gomes, candidatas a vereadora em Tauá e Poranga, respectivamente, Francisco Rogério Leite, candidato a vereador em Mauriti, e José Carlos Alves, candidato a vereador em Acopiara.

José Artanio Barroso Leite (PSDB), candidato à Câmara Municipal de Mauriti, já havia tido o registro indeferido pelo juiz eleitoral por estar filiado a dois partidos, e tinha recorrido ao TRE, que confirmou a decisão do magistrado. Assim como Artanio, Cláudio Stelio Andrade Portela (PRB), candidato a vereador em Forquilha, e Edileuza Lopes da Silva Oliveira (PDT), candidata a vereadora em Quixadá, tinham dupla filiação.

O segundo motivo campeão em indeferimentos pelo TRE foi a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Por possuir contas desaprovadas, quando foi presidente da Câmara Municipal de Sobral, Francisco Adaldécio Linhares (PSB), teve o registro indeferido.

Estão na mesma situação os candidatos a vereador Carla Renata Gomes de Carvalho (PMDB), em Catarina, José Heládio de Oliveira Facundo (PMDB), em Jucás, José Ladislau Braga Vieira (PMDB), em Saboeiro e Luis Alves Neto (PMDB, em Tauá.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Para que uma candidatura passe pelo julgamento do TRE-CE, precisa ter sido questionada pelo Ministério Público ou por uma coligação, após a decisão do juiz da zona eleitoral, ou que o próprio candidato recorra.

Polícia continua cerco contra assaltantes de banco em Milhã


Quatro homens acusados de explodir o Banco de Brasil de Milhã, na última quinta-feira, 2, continuam foragidos, segundo informações do coronel Hervano Macedo, do Comando de Policiamento do Interior (CPI). Os acusados estão escondidos em um matagal, entre Solonópole e Banabuiú. As polícias Civil e Militar seguem nas buscas.

Segundo o coronel, na mata estão escondidos os assaltantes conhecidos como Marquinho Noé (considerado o chefe da quadrilha), “Val”, Felipe “Copada” e “Irmão”. “Marquinho foi baleado com um tiro no pé há cinco dias”, afirmou o coronel Macedo ao O POVO Online.

O cerco está sendo coordenado pelo coronel Macedo e pelo titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Romério Almeida. Até o momento, cinco pessoas foram presas, sendo uma mulher e quatro homens. Eles foram autuados em flagrante pela DRF. Todos já respondem por tráfico de drogas, sequestros e assaltos.

A ação criminosa contra o Banco do Brasil de Milhã aconteceu por volta de 2h30min do último dia 2. Os assaltantes utilizaram dinamites para explodir os caixas eletrônicos. A agência ficou totalmente destruída.

Redação O POVO Online

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Polícia apreende dois fuzis em poder de quadrilha que assaltava bancos


A Polícia Civil localizou na tarde desta terça-feira (7), dois fuzis com munição 556 que estavam em poder de Tatiana da Silva, 31 anos, mulher de Welington Matinas, conhecido como "Pequeno". O assaltante foi preso em uma operação da Polícia Federal que desarticulou uma quadrilha que assaltava bancos no Ceará no último domingo (5).

Delegado Romério Almeida, titular da Delegacia de Roubos e Furtos, mostra as armas e munições apreendidas. Foto: Kiko Silva / Agência Diário.

As armas são de origem austríaca e americana, sendo de uso exclusivo das forças armadas.

Após a prisão de "Pequeno", a polícia iniciou um trabalho de investigação para localizar aonde a quadrilha guardava o forte armamento. As armas estavam em uma residência localizada no Castelo Encantado, em poder de Tatiana. "Vamos continuar nossas investigações com o intuito de localizar mais armas e tentar prender outras pessoas envolvidas com a quadrilha", destaca Romério Almeida, titular da Delegacia de Roubos e Furtos.

JUAZEIRO DO NORTE - Marido flagra esposa sem roupa e com um amante dentro de uma casa


Um marido enfurecido foi preso por volta das 18h30min desta segunda-feira (6) no Bairro Salesianos, após encontrar sua companheira nua dentro de casa com outro homem. Na área estavam muitos policiais em diligências para combater jogos de azar em Juazeiro do Norte quando souberam do atentado à faca e não foi difícil prender o acusado das lesões com a arma do crime.
De iniciais C. G. C. e 46 anos de idade, ele mora no bairro São Miguel e já desconfiava que sua companheira C de S. A., de 32 anos, estava traindo-o com um homem apelidado por “Paulista” quando se deslocou até esse imóvel do bairro Salesianos. Ao chegar tentou derrubar a porta e não conseguiu optando por pular a janela.
Ao flagrar sua companheira dentro da casa sem roupas, o homem sacou uma faca e a lesionou com uma perfuração nas costas. A vítima foi socorrida pelo GSU do Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional do Cariri e submetida a uma cirurgia estando fora de perigo, enquanto o acusado terminou sendo entregue à polícia após ser detido por populares.

Mega-Sena 'extra' acumula; próximo sorteio deve pagar R$ 4 mi


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.413 da Mega-Sena, sorteado na noite deste terça-feira (7). A expectativa é que o próximo sorteio, na quinta-feira (9), pague R$ 4 milhões para o bilhete ganhador.
Nesta semana, excepcionalmente, a Mega-Sena terá três concursos --o de hoje (7), o de quinta (9) e um que será sorteado no sábado (11). Tradicionalmente, os concursos ocorrem apenas às quartas e sábados.
Os números sorteados hoje (7) foram.

13 - 15 - 33 - 45 - 54 - 55

De acordo com a Caixa, 70 bilhetes acertaram a quina e vão receber R$ 12.672,64 cada um. A quadra vai pagar R$ 326,02 para cada uma das 3.887 apostas vencedoras.

Estátua de Padre Cícero está em processo de tombamento


Fortaleza - A estátua de Padre Cícero em Juazeiro do Norte, centro de peregrinação no Nordeste, está em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O mesmo Instituto abriu processo para registrar como bem imaterial as festas de Santo Antônio, em Barbalha, e as Romarias, em Juazeiro do Norte, ambas no Cariri cearense. Os três processos são acompanhados pelo Ministério Público Federal no Ceará. Neste sentido foi aberto um procedimento administrativo pelo procurador da República, Rafael Ribeiro Rayol.

Para o procurador existe a necessidade de conservar a Estátua de Padre Cícero, monumento, construído em homenagem a um dos ícones da religião e política do Nordeste brasileiro e leva anualmente milhares de romeiros ao alto da colina do Horto, onde está a estátua que mede 27 metros de altura.

Sobre às celebrações de cunho religioso, Rafael Rayol destaca que o decreto 3.551, de 4 de agosto de 2000, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial do Patrimônio Cultural Brasileiro. Este decreto determina que este atos religiosos podem ser registradas no Livro de Registro das Celebrações, em que são inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.

A previsão é que o Iphan conclua os processos até o final do primeiro semestre de 2013. O processo mais aguardado é do tombamento da estátua que prevê ainda a preservação da Casa dos Milagres, próximo à Capela do Socorro, onde Padre Cícero foi enterrado. O Iphan e a Universidade Federal do Ceará (UFC) estão fazendo levantamentos para fundamentar os tombamentos.

Fonte: Estadão

Prazo para solicitar 2ª via do título eleitoral termina nesta quarta


Os eleitores têm até amanhã (8) para requerer a segunda via do título em qualquer cartório eleitoral do país. Ao fazer a solicitação, o cidadão deve informar o local onde pretende receber o documento. As eleições municipais ocorrerão nos dias 7 e 28 de outubro – primeiro e segundo turnos respectivamente – em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Para obter a segunda via, o eleitor deve se dirigir à zona eleitoral na qual está inscrito ou à Unidade de Atendimento ao Eleitor dos tribunais regionais eleitorais. Se estiver fora do seu domicílio eleitoral, poderá requerer a segunda via ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito.

O interessado em obter a segunda via deve procurar a zona eleitoral com a carteira de identidade ou o documento emitido pelos órgãos profissionais. Se não tiver o documento, pode apresentar as certidões de nascimento ou casamento.

(Agência Brasil)

Padre é assaltado em frente à igreja minutos antes da missa


O padre Estevão Mitros, de nacionalidade estrangeira foi assaltado minutos antes de celebrar uma missa na igreja de Nossa Senhora das Dores no bairro Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI, nesta segunda-feira (06) por volta das 19h. O padre foi abordado por um elemento desconhecido armado com um revólver, que rendeu o sacerdote em frente à igreja, no momento em que este saia de seu automóvel para a celebração. O bandido levou uma carteira porta cédula com documentos e R$ 40,00 em espécie e fugiu em seguida adentrando em um matagal em frente à igreja. Policiais da Força Tática e do Ronda Cidadão estiveram no local realizando buscas, mas não obtiveram êxito. Moradores reclamam da falta de segurança naquele bairro e alegam que a igreja e várias residências já foram alvos de marginais desconhecidos.

Candidatos avaliam resultado da pesquisa


Iguatu. A pesquisa de opinião pública sobre a sucessão municipal realizada pelo Ibope e publicada, ontem, pelo Diário do Nordeste obteve ampla repercussão nesta cidade, na região Centro-Sul do Ceará. Os candidatos a prefeito de Iguatu avaliaram os números e demonstraram otimismo com o andamento da campanha, que praticamente começou há uma semana.

Por todo o dia de ontem, os moradores comentaram os resultados da pesquisa, e as emissoras de rádio e as redes sociais na Internet repercutiram amplamente a iniciativa do Diário do Nordeste. Houve intensa queima de fogos, já pela manhã cedo, e carros de propaganda volante repercutiram o resultado.

O candidato da situação, Aderilo Alcântara (PRB), lidera a pesquisa com 57% das intenções de votos em questionamento estimulado. É também o postulante que apresentou menor índice de rejeição: 16%. "Avalio como positiva a pesquisa, que reflete um trabalho de oito anos da atual administração que deu ênfase para obras de infraestrutura e para o social", disse.

Aderilo Alcântara defendeu a manutenção de uma campanha limpa, de apresentação de propostas e discussão de ideias. "Esperamos que a campanha continue nesse clima de paz, pois sempre marquei a minha vida política pelo diálogo entre as pessoas". O postulante disse que pretende intensificar mais o trabalho a partir da próxima semana. "Vamos continuar firmes, mostrando as nossas ideias, realizando visitas e reuniões para colhermos sugestões".

Crescer

Aderilo tem expectativa de crescer ainda mais junto ao eleitorado. "Temos a menor rejeição e, a partir do momento em que as pessoas conhecerem as nossas propostas, com certeza vão aderir à nossa candidatura", disse. "Vamos melhorar o atendimento de saúde, priorizar a agricultura, qualificar a mão de obra dos jovens com cursos profissionalizantes, apoiar a implantação de uma faculdade de medicina e dar continuidade às obras de infraestrutura", prometeu.

Relatório da Anatel afirma que TIM derruba sinal de propósito

Um relatório produzido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acusa a TIM de interromper, de propósito, chamadas feitas por clientes do plano Infinity, em que se cobra por ligação, e não por tempo.


A agência monitorou todas as ligações entre março de 2009 e maio de 2012, em todo o Brasil, e comparou as quedas das ligações de usuários Infinity e de outros planos, concluindo que a TIM encerra de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity. O relatório ainda aponta que o índice de queda de ligações é quatro vezes superior no plano Infinity.

O relatório ainda faz um cálculo de quanto os usuários gastaram com as quedas de ligações em um dia, exemplificando que no dia 8 de março deste ano a operadora "derrubou" 8,1 milhões de ligações, o que gerou faturamento extra de R$ 4,3 milhões.

Proibição

A TIM foi impedida de comercializar chips no Ceará e em mais 18 estados no dia 21 de julho deste ano, sendo a quarta medida judicial ao longo dos últimos 18 meses. Da última vez, quem decretou a proibição foi a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A justificativa para a decisão foi a má qualidade dos serviços prestados, o que atingiu também as empresas Claro e OI. A primeira foi impedida de vender chips em seis estados e a segunda em três, porém, nenhum deles é o Ceará.

DN Online

Administração do prefeito Agenor Neto tem avaliação positiva de 82%, diz Ibope.


A pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Diário do Nordeste, que aponta a vantagem do candidato a prefeito Aderilo Filho (PRB) com 28 pontos à frente da segunda colocada, Mirian Sobreira (PSB), também quis saber como anda a avaliação de governo do prefeito Agenor Neto.

Segundo o Ibope, a administração de Agenor Neto é avaliada positivamente por 82% dos eleitores. 14% consideram a gestão regular e, apenas, 4% classificaram-na como ruim ou péssima.

Segundo a pesquisa IBOPE, divulgada na última segunda-feira (6), nove em cada dez eleitores aprovam a forma como ele administra a cidade.

Confira os números.

domingo, 5 de agosto de 2012

Quixelô finaliza o final de semana com violência no transito


Quixelô: Na noite deste sábado dia 04 um acidente foi registrado no Hospital municipal de Quixelô,Quando uma moto Biz foi colhida por um veiculo Gol de placa do Rio de Janeiro.Na moto Biz vinha três pessoas entre elas uma criança, que sofreu escoriações no rosto, e foi socorrida imediato para o Hospital de Quixelô juntamente com sua mãe que por muita sorte não sofreu nem um arranhão grave o pai da criança também não sofreu nem um ferimento.os condutores do veículos também não sofreram nem um dano,ficando assim só os dois veículos no local do acidente, o acidente aconteceu próximo a cidade de Quixelô mais precisamente no sitio coqueiros.
Quixelô: Já Hoje Domingo dia 05por volta das 20h30min o Hospital de Quixelô foi informado de um acidente que tinha acontecido, na rodovia que liga Quixelô a solonopoles. Segundo o informante do caso que veio comunicar o fato, tratava-se de três pessoas que estava exposta ao chão próximo a vila são José solonopoles, duas ambulância de Quixelô saiu rumo ao caso, mais ao chegar o local do acidente as vitimas já tinham sido socorridas para solonopoes, não sabemos ainda se ouve vitima fatal deste caso.
Quixelô: No mesmo momento deste acontecido, deu entrada no Hospital de Quixelô um jovem com ferimentos no corpo, também de um acidente de moto que aconteceu na Rua Luis Gomes de Araújo, quando duas motos se chocaram uma com a outra. A vitima foi socorrida urgente para o Hospital de Quixelô por populares que passava no local na hora do acontecido.

Registro de candidaturas: Em alguns municípios do CE, o indeferimento de candidatos a vice tem deixado prefeituráveis inaptos para a disputa

As candidaturas majoritárias, aquelas em que existem dois candidatos, um postulando a vaga de prefeito e outro a de vice-prefeito, são indeferidas, muitas vezes, não por conta de problemas envolvendo o prefeiturável, mas seu vice. Isso é que o que vem acontecendo em alguns municípios do Ceará, onde as candidaturas indeferidas acabam contaminando toda a chapa.

Um exemplo disso aconteceu no município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, quando a candidatura de Auri Costa Araripe (PR) foi prejudicada em razão do indeferimento do registro de seu vice, o empresário Francisco José Cunha Queiroz, que teve contas desaprovadas. A coligação formada por 11 partidos recorreu da decisão do juiz da 49ª Zona Eleitoral, Cláudio Augusto Marques Sales, que tem até hoje para apresentar outra sentença.

O mesmo aconteceu na cidade de Martinópole, onde o postulante a prefeito Francisco José Lopes (PSD) está com a candidatura indeferida por conta de sua vice, a pedagoga Alice Alves Monte, do PRP. Esta também teve contas desaprovadas, quando foi secretária de Educação daquela cidade.

Outras candidaturas foram indeferidas nesta semana em municípios da Grande Fortaleza. Em Horizonte, o candidato José Rocha Neto (PTB) teve sua postulação indeferida pelo juiz eleitoral daquela Zona. A sentença foi apresentada na tarde da última sexta-feira, e ainda será dado o veredicto da candidatura do atual prefeito do Município que tenta reeleição, Manoel Gomes de Farias Neto (PSDB), o "Nezinho".

Apta

Dos quatro candidatos a prefeito de Chorozinho, somente José Sinval Carvalho Lima (PSDC), que já foi gestor daquela cidade, teve registro de candidatura indeferido. Em Quixadá, a Justiça Eleitoral indeferiu o registro de Ilário Marques, do Partido dos Trabalhadores (PT), mas julgou apta a candidatura do vice do petista, o agricultor Airton Buriti Lima (PT).

No entanto, assim como problemas ou irregularidades nas candidaturas dos vices prejudicam toda a chapa, o mesmo acontece em relação ao candidato a prefeito. Por isso, Airton Buriti fica inapto até julgamento do recurso apresentado pelo candidato a prefeito Ilário Marques.

A postulante a prefeita de Aracati, Regina Cardoso Barbosa (PSB), também teve candidatura indeferida por contas desaprovadas pelo Tribunal Municipal de Contas (TCM) "em função de irregularidades insanáveis, as quais se configuram como ato doloso de improbidade administrativa, em relação às contas de gestão do fundo municipal de assistência social de Aracati, referentes a diversos exercícios financeiros", conforme decisão tomada pela juiza Ana Karyrena da Silva Freitas.

Inaptos
Em alguns municípios do Ceará, todos os candidatos a prefeito estão com candidaturas indeferidas, como é o caso de Nova Russas, Jaguaretama Morada Nova e Cedro, por exemplo. No município de Nova Russas, Luis Acácio de Sousa, do PSB, e Marcos Alberto Martins Torres, do PSC, estão com as candidaturas indeferidas. Em Morada Nova, Glauber Barbosa Castro (PMDB) e José Vanderley Nogueira (PT) também se encontram inaptos. Em Cedro, os dois prefeituráveis, Nilson Alves Diniz (PSB) e João Viana de Araújo (PP), tiveram suas candidaturas indeferidas.

No município de Jaguaretama, os candidatos Afonso Cunha Saldanha (PMDB) e Ariosvaldo Saldanha Saraiva (PSD) também tiveram registro de candidatura indeferidas pelo juiz eleitoral. Ao todo, até o momento, segundo dados divulgados no do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27 candidatos a prefeito estão inaptos para o pleito de outubro próximo. Todos, porém, ainda têm o direito de recorrer da decisão. Os candidatos nessa situação podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Caso a decisão seja desfavorável, ainda é possível recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Prazo

Termina hoje o prazo para que os juízes eleitorais julguem todos os pedidos de registro de candidaturas para as eleições deste ano, incluindo os registros que não foram alvo de questionamentos e aqueles que sofreram impugnação por parte do Ministério Público ou dos partidos.

Em todo o Estado do Ceará, mais de 600 candidatos tiveram seus registros indeferidos pelo juiz. O procurador regional eleitoral, Márcio Torres, já recebeu cerca de 100 casos para dar seu parecer em relação aos postulantes que entraram com recurso no TRE. Eles podem seguir a campanha até o julgamento em última instância.

DN