quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Homens explodem banco e atiram contra posto policial no Interior

Cerca de 10 homens explodiram uma agência do Banco do Brasil e atiraram contra o destacamento da Polícia Militar no município de Milhã, a 301 km de Fortaleza. O crime aconteceu por volta das 3h da madrugada desta quinta-feira (2).

Segundo informações da 2ª Companhia do 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Quixadá, após o crime, os homens se dividiram em dois grupos e abandonaram os três veículos utilizados na ação próximo ao município de Solonópole,a 275 km de Fortaleza. A Polícia acredita que alguns acusados fugiram para a zona rural de Milhã e outra parte do grupo para o município de Solonópole.

O automóvel de cor preta, modelo não identificado foi queimado, mas dentro do veículo foram encontradas dinamites, capas para celular e marcas de sangue. Uma motocicleta Honda Bros de cor laranja estava abandonada no local e um tênis com marcas de tiros.

O soldado ainda afirmou que os acusados teriam tomado de assalto uma caminhonete modelo Pajero no bairro José Walter, em Fortaleza, na noite da última quarta-feira,(1º). A Polícia foi informada de que cinco homens estariam no veículo fortemente armados.

A Polícia está em diligência e nenhum dos acusados foi preso.

STF rejeita que ação penal seja desmembrada


Fortaleza/ Brasília. A polêmica do primeiro dia do julgamento do mensalão ficou centrada no desmembramento do processo que conta com 38 réus.A questão de ordem formulada pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, advogado de um dos réus, tomou quase todo o tempo da primeira sessão.
A discussão do caso levou três horas e adiou o início do julgamento, previsto para ter a leitura do resumo do texto do relator e a fala do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que representa a acusação. Ele só fará a sustentação oral na sessão de hoje à tarde. Terá cinco horas para pedir a condenação dos 38 réus.

O atraso beneficia a defesa que prefere estender o julgamento até meados de setembro após a aposentadoria do ministro Cezar Peluso, Para Bastos, os demais 35 réus que não possuem prerrogativa de foro teriam de responder o processo perante instâncias judiciárias inferiores. O pedido, contudo, foi rejeitado por nove votos a dois, gerando um bate-boca entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, que são respectivamente o relator e o revisor da Ação Penal 470 (AP 470), o processo do mensalão.

Bate-boca

O revisor se alinhou à proposta da defesa e houve discussão com Joaquim Barbosa.

O relator questionou a postura de Lewandowski, dizendo que ele poderia ter apontado isso há dois anos, quando assumiu a revisão. Mas Lewandowski argumentou que o STF deveria seguir o que fez em ação semelhante e deixar que os réus sem prerrogativa de foro privilegiado fossem julgados pela primeira instância para terem o direito de recorrer.

"Preocupa-me o fato de que se o Supremo persistir no julgamento de réus sem foro, estará negando vigência ao pacto de São José da Costa Rica que lhes garante direito de recorrer no caso de eventual condenação à instância superior, o que pode ensejar reclamação à Corte Interamericana de Direitos Humanos", disse o revisor. Ele argumentou ainda que não traria prejuízos o envio do processo para a primeira instância, que seria mais rápida do que o colegiado.

"Dialogamos ao longo desse processo e me causa espécie Vossa Excelência se pronunciar pelo desmembramento agora quando poderia ter sido feito há sete meses. Poderia ter trazido em questão de ordem", disse. E completou: "É deslealdade".

O ministro revisor rebateu. "Eu como revisor ao longo do julgamento farei valer meu direito de me manifestar. É um termo um pouco forte que Vossa Excelência usou e já esta prenunciando que julgamento será tumultuado", disse Lewandowski.

Ao defender a competência do STF para julgar os 38 réus, Barbosa disse que isso já foi alvo de decisão da Corte. "Nós precisamos ter rigor em fazer as coisas nesse país. O mais alto tribunal do país já decidiu longamente essa questão. Não vejo razão. Parece irresponsável voltar a discutir essa questão", disse Joaquim Barbosa.

Após o desentendimento, Barbosa chegou a deixar o plenário por 25 minutos. O ministro Gilmar Mendes também não acompanhou parte do voto de Lewandowski, que levou cerca de uma hora e meia.

Avaliação

O jurista cearense Valmir Pontes discordou da proposta de Lewandowski sobre o desmembramento do processo. Segundo ele, embora o argumento do ministro seja consistente, o Supremo Tribunal Federal teve muitas outras oportunidades para se pronunciar sobre o assunto.

"Acho que a decisão da maioria foi correta do ponto de vista formal e também para eliminar o risco de prescrição dos crimes. Se os processos fossem desmembrados e alguns deles julgados em primeira instância, poderia haver demora no julgamento ou decisões conflitantes, o que geraria insegurança jurídica", avaliou o jurista.

Pontes diz acreditar que a pressão diante do julgamento não vai influenciar ou prejudicar a decisão dos ministros. "Todo julgamento é feito sob pressão, seja das partes envolvidas no processo ou da própria sociedade e os tribunais precisam estar isentos e acostumados quanto a isso. É legítimo que a sociedade reclame uma decisão rápida para isso. É mais que chegada a hora de o Supremo decidir esse caso".

Para ele, o fato de o processo ocorrer durante o período eleitoral também não pressiona a Corte para buscar maior celeridade. "O que importa é que o Supremo cumpra o seu dever. Quem sofreu as consequências merecerá as consequências", defendeu.

O jurista Djalma Pinto também condenou o posicionamento do revisor do processo. Para ele, o fato de o Supremo não ter acatado o desmembramento da ação evitou o que seria um mal- estar imenso na nação. "Após sucessivas manifestações que a reafirmaram a competência daquele tribunal, a Corte não poderia voltar atrás para dizer que não seria competente para o julgamento", afirmou.

Ele também avalia que se houvesse o desmembramento a maioria dos crimes estariam prescritos e "a impunidade estaria, mais uma vez, consagrada na República".

Encerramento

A primeira sessão foi encerrada com a leitura do relatório de Barbosa. Em quase uma hora, ele citou nominalmente todos réus, lembrando os crimes imputados a cada um. O Ministério Público Federal denunciou 24 por formação de quadrilha, 10 por corrupção ativa, 13 por crime de corrupção passiva, 35 são acusados de lavagem de dinheiro e quatro por gestão fraudulenta.

Barbosa lembrou que nessa ação são avaliados desvio de recursos da Câmara e do Banco do Brasil para irrigar o esquema de corrupção arquitetado pelo publicitário Marcos Valério, operador do mensalão, e que envolveu o PT e outros partidos aliados no governo Lula (2003-2010).

Apesar de ter sido cogitada, a participação do ministro Dias Toffoli no julgamento não foi questionada pelo procurador Roberto Gurgel. Amigo do ex-presidente Lula e do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, principal réu da ação penal, Toffoli votou a favor de manter o processo contra todos os 38 réus na Corte.

JULIANNA SAMPAIO
REPÓRTER
Com agências de notícias.

DF: Criança de 9 anos é estuprada pelo pai e pega DST

Policiais civis da 35ª DP prenderam, na tarde desta quarta-feira (01/08), Gaílson de Lima Barbosa, de 33 anos, acusado de estuprar os dois filhos: uma menina de nove anos e um menino de seis. Barbosa era foragido da Justiça de Goiás e foi preso em Sobradinho II, região administrativa do DF.

Os agentes chegaram até ele, a partir de uma denúncia feita na manhã desta quarta pela mãe das crianças, que denunciou os crimes na delegacia da Cidade Ocidental, cidade do entorno do DF.

Na delegacia, ele prestou depoimento e negou as acusações. Segundo o inquérito, ele teria abusado sexualmente da filha dos seis aos nove anos de idade. Exame de corpo de delito feito no IML (Instituto Médico Legal) comprovou que a criança foi mesmo penetrada.

A investigação apurou ainda que a menina teria contraído uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) do pai. O delegado da 35ª DP, Rogério Henrique Rezende, não soube informar qual doença o suposto estuprador teria transmitido para a filha.

Já o filho menor não teria sido penetrado, mas teria sido acariciado nas nádegas e na genitália. Os abusos contra o menino teriam começado recentemente. De acordo com o delegado, a mãe teve papel fundamental na prisão de Barbosa.

— É importante ressaltar a postura dessa mãe para a investigação desse caso, ela foi uma verdadeira guerreira.

O delegado contou ainda que a mulher descobriu os abusos, após a filha ter mostrado a ela a vagina dilatada. A partir daí, ela começou a reunir provas contra o marido. Quando já tinha elementos suficientes para confirmar os estupros, a mãe das crianças denunciou Barbosa à polícia.

— Quando ele percebeu que seria preso, o Gaílson deu uma surra na mulher e fugiu para esse local em Sobradinho II.

O acusado teria permanecido no local por 45 dias até ser preso. Autuado por estupro de vulneráveis, se for condenado, ele
pode pegar de oito a 15 anos de cadeia.

Em um caso semelhante, o motorista e instrutor de autoescola Maurício Belarmino de Araújo, de 49 anos, foi preso nesta terça-feira (31) acusado de abusar sexualmente da filha de cinco anos, no Recanto das Emas, região administrativa do Distrito Federal. A polícia chegou até ele por uma denúncia.

Na última sexta-feira (27), um homem foi preso em Águas Lindas, região do Entorno do DF, acusado de estuprar a própria filha de três anos de idade. Um laudo emitido pelo IML (Instituto Médico Legal) de Goiás comprovou que uma menina de três anos de idade foi vítima de abusos sexuais .

Fonte: 180 Graus

Sem CNH, jovem se envolve em acidente e deixa um morto


Um homem de 40 anos morreu e uma criança de 12 anos ficou ferida após a moto em que estavam colidir com uma caminhão no Bairro Vila Manoel Sátiro, na manhã desta quinta-feira (2), em Fortaleza. Segundo a Polícia Civil, um jovem de 18 anos e sem carteira de habilitação conduzia o caminhão. Ele fugiu sem prestar socorro.
De acordo com o relato de testemunhas à polícia, o jovem que dirigia o caminhão avançou a preferencial no cruzamento entre as Ruas Américo Rocha Lima e Major Montenegro. O veículo atingiu a moto onde estavam o homem e a criança e, logo em seguida, tentou fugir. Mas os moradores da área conheciam a vítima e perseguiram o caminhão até a CE-060, onde o pararam e chamaram a polícia.
Segundo o delegado do 19º Distrito Policial (DP), Aurélio Araújo, o fato de o jovem não ter habilitação e ter tentado fugir agravam a infração do condutor. “Isso ultrapassa a [pena] de dois a quatro anos”, disse o delegado, explicando que a pena impossibilita a saída sob fiança. O jovem está preso e a criança foi levada para o hospital.

Polícia Civil de Iguatu recupera material furtado de residência em Quixelô


Delegado Agenor Freitas de Queiróz apresenta o material recuperado
Uma residência foi furtada em Quixelô nesta quarta-feira, 01, e nesta ação os meliantes levaram do local uma TV de 40 polegadas, um Home Theater, roupas, joias e outros pertences.
Os moradores ao chegarem à casa se depararam com uma cena de destruição e acionaram rapidamente a PM que passaram o caso para a Delegacia Regional de Iguatu.
E após o recolhimento de informações o Delegado Agenor Freitas de Queiróz e sua equipe conseguiram apreender os responsáveis pelo furto. No total participaram quatro pessoas sendo destes dois menores.
“ Recebemos muitas informações sobre este caso e através da participação do povo conseguimos chegar aos autores do crime. Parte do material apreendido foi encontrado na residência de um pai dos menores acusados e a outra parte na casa de um dos amigos do grupo”, disse o delegado.
A recuperação de parte do material aconteceu na Rua José Adolfo nº 289. “ O menor com inicial H é bastante conhecido de Iguatu, ele agiu com dois maiores e outro menor e todos foram trazidos para a Delegacia Regional. Estamos entrando em contato com o Ministério Público para que esses menores infratores sejam levados para Fortaleza”, finalizou Agenor Freitas de Queiróz.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Mãe espanca filha de três anos com pedaço de madeira, em Manaus


Uma menina de três anos foi espancada pela mãe, de 17 anos, na quinta-feira (26), em Manaus. As cenas foram filmadas pelo padrastro da criança, de 25 anos, que afirmou que usaria o vídeo para chantagear a parceira. As imagens foram divulgadas, nesta segunda-feira (30), pelo Conselho Tutelar. No vídeo de dois minutos, a mãe aparece agredindo a menina com um pedaço de madeira, além de mordidas e empurrões. O material foi apresentado para conselheiros da infância e da juventude quando faziam uma operação na manhã de sexta-feira (27), em frente à Escola Estadual Vasco Vasques, Zona Leste de Manaus. Na ocasião, uma senhora que trabalha em uma mercearia próxima à escola foi até os conselheiros e mostrou o vídeo, que estava no celular dela. Ele, a adolescente e os filhos eram inquilinos da senhora, e o companheiro teria passado o vídeo para ela tentando chantagear a adolescente.

FATALIDADE - Casal de advogados e filha de um aninho de vida morre em acidente entre Paracatu e Patos de Minas



A família morreu quando saiu de Patos de Minas e seguia para Paracatu. Mãe e pai ficaram presos entre as ferragens e morreram na hora. A filha que ainda não havia completado o primeiro ano de idade chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O carro bateu de frente em um caminhão na BR040, a cerca de 70 quilômetros de Paracatu.
Ainda não se sabe o que teria provocado o acidente. Peritos da Polícia Civil estiveram no local para verificar as causas da batida. O Corolla Toyota da família ficou completamente destruído. O advogado e professor Márcio Mateus Barbosa Junior e a esposa, também advogada, Julianna Alves Lobo Barbosa, morreram no local.
A garotinha, filha do casal, foi levada para o hospital de Paracatu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois. O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas foi acionado para fazer o desencarceramento das vítimas. A família teria mudado para Paracatu há algum tempo e seguia de Patos de Minas onde teria passado o final de semana. O motorista do caminhão que transportava picolé não sofreu ferimentos graves.

Casal morre após ser esmagado por caminhão em Cruz das Armas


Um casal em uma moto foi morto após ser atropelado por um caminhão. De acordo com testemunhas, o casal vinha numa moto quanto bateu em um ônibus que estava parado pegando passageiros.
Após colidir com o ônibus, a moto caiu na faixa da esquerda e um caminhão que vinha atrás não conseguiu parar e passou por cima do casal. Caso aconteceu em Cruz das Armas - PB.
O caminhão esmagou as cabeças de Silvano Costa de Oliveira, 24 anos e de uma jovem não identificada que estava de carona. O Motorista do caminhão fugiu do local.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Carro da SEFAZ/Ceará se envolve em grave acidente de trânsito entre Iguatu e Icó


Um grave acidente de trânsito nesta segunda-feira, 30, deixou três vítimas feridas após dois veículos colidirem nas proximidades do Sítio Tatajuba, comunidade localizada entre as cidades de Iguatu e Icó.
O fato envolveu um veículo Hailux da Secretária da Fazenda do Estado do Ceará, que colidiu frontalmente com uma Saveiro pertencente à empresa ‘Jaguar Diesel’. A saveiro era conduzido por Leonardo da Costa Nogueira Junior, no carro seguia ainda o gerente da empresa Fernando Luis da Costa, ambos, devido a gravidade dos ferimentos foram encaminhados para o Hospital de Fraturas da Cidade de Juazeiro. Após a colisão os veículos incendiaram ficando completamente destruídos.
No veículo da SEFAZ seguia apenas o motorista, José Barbosa Filho ‘Donizete’ o mesmo sofreu escoriações na cabeça e hematomas no tórax. A vítima segue em observação no hospital de Iguatu , sem correr maiores riscos. As equipes de resgate e de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros, se deslocaram ao local onde realizaram os devidos procedimentos
Todas as vítimas primeiramente foram encaminhadas ao Hospital Regional de Iguatu. A reportagem do Portal de notícias esteve no local do fato

Foi durante uma festa - Jovem é morta com 7 facadas e acusado liga para polícia


A jovem Marcela Pereira de Sousa, 25 anos, foi morta com sete facadas no povoado Turuaçu, no município de Cajazeiras, interior do Piauí. O acusado é o ex-companheiro da vítima, Francisco Edmar Pereira Lima, que se entregou a polícia horas depois do crime. Marcela estava em uma festa com os amigos quando encontrou Francisco. Ele a chamou para conversar e os dois saíram do lugar onde a festa acontecia. Durante a conversa os dois tiveram um desentendimento, e o acusado sacou uma arma. Inicialmente, desferiu duas facadas, quanto a jovem conseguiu fugir. Ela foi perseguida, e Francisco continuou as agressões até que a jovem caiu, já morta. Populares que presenciaram o crime, partiram para cima de Francisco com socos e pontapés. O acusado conseguiu fugir do linchamento, mas horas depois acabou ligando ele mesmo para a polícia e se entregando. Preso, Francisco foi encaminhado para a delegacia regional de Oeiras, onde ficará à disposição da justiça. A jovem deixou uma filha de cinco anos, fruto do relacionamento com o acusado de tirar sua vida.

Estudante de medicina é encontrado morto em Icó


O estudante de medicina Luis Guilherme Vieira Ramalho Abath, 30 anos de idade, que cursava Medicina na FMJ de Juazeiro do Norte-CE, foi encontrado morto pelos seus pais no quarto de sua residência localizada a Rua Ilidio Sampaio, nº 1974, centro da cidade de Icó na tarde desse domingo (29). Abath como era conhecido por colegas de faculdade, estava sem vida em cima de uma cama.

O corpo do estudante apresentava manchas roxas na pele, e ao lado da cama, uma garrafa de vinho, refrigerante, energético, seringas, e medicamentos de nomes: wellbutrin, belcomplex, eferor xr e dordente. Todo material foi recolhido à Delegacia de Policia Civil daquela cidade, onde serão periciados.

Segundo informações, o jovem acadêmico estaria depressivo, e ultimamente estava tendo acompanhamento de psiquiatra. As família não se manifestou sobre o caso.

Iguatu Notícias