sábado, 19 de fevereiro de 2011

Funceme prevê chuva acima da média


A previsão pode ser mantida com chuvas em torno da média no Ceará. Meses de março e abril são os mais chuvosos

Fortaleza. Desde a quinta-feira, técnicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), assim como órgãos meteorológicos dos outros Estados nordestinos, trabalham na atualização do prognóstico oficial de chuvas para os meses de fevereiro a maio.

"Observamos que há uma forte tendência de termos um índice de chuva acima da média devido às condições favoráveis tanto da atmosfera quanto dos oceanos, mas o documento oficial para o Ceará, com as porcentagens de cada categoria só será divulgado na segunda-feira, dia 21", adianta Antônio Geraldo Ferreira, gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme. A média histórica de chuvas no Estado no período chuvoso é de 750mm a 800mm.

Porém, de acordo com o gerente de meteorologia, a previsão para estação chuvosa no Ceará, durante o período de fevereiro a março deste ano é de 45% de probabilidade para a categoria normal, 40% para acima da normal e 15% para a categoria abaixo da normal.

Estes dados são baseados nas condições atmosféricas e oceânicas relativas ao mês de Janeiro. "No primeiro mês de 2011 tínhamos uma condição de La Niña que, ainda hoje, permanece no Oceano Pacífico e a previsão é de que ainda permaneça até maio ou junho deste ano. O que significa dizer que, quem vai definir a qualidade do período de chuva no Estado do Ceará é o Oceano Atlântico", explica.

Cientistas se reuniram em Natal (RN) para observar as análises climáticas de cada centro meteorológico, com objetivo de traçar um prognóstico mais preciso. Além dos Estados do Nordeste, pesquisadores do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). E do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) participam da reunião em Natal.

Geraldo Ferreira lembra que no dia 17 de janeiro, os mesmos órgãos apontaram 40% de probabilidade de chuvas em torno da média histórica no Estado, durante os meses de fevereiro, março, abril e maio. "Estes percentuais devem sofrer uma pequena mudança porque as condições oceânicas do Pacífico e do Atlântico foram alteradas", explica.

"Em janeiro deste ano, tínhamos uma condição de aquecimento no Atlântico Norte tendendo para normal. Agora, o Atlântico Sul está favorável para as chuvas porque a parte do Norte sofreu resfriamento e o Sul, aquecimento. Isso favorece a presença das zonas de convergências intertropical que causa chuvas aqui no Nordeste", completa o gerente.

Acumulado

Desde o início da quadra chuvosa no Ceará, 1º de fevereiro, até ontem, a precipitação acumulada é de 90,5 milímetros em todo o Estado. A média para estes 18 dias é de 97,8%, ou seja, choveu 7,4% menos que a média.

Entretanto, este não é um indício de que a quantidade de chuva será menor com relação ao mesmo período dos anos anteriores, conforme observa a Funceme.

"Devemos ressaltar que março e abril são, historicamente, os mais chuvosos", ressalta o meteorologista da Fundação, Geraldo Ferreira.

Tábua de chuvas

Reriutaba 67.8mm
Ipaumirim 67mm
Pires Ferreira 51mm
Russas 51mm
Umari 47mm
Iguatu 47mm
Granja 45mm
Santa Quitéria 41.8mm
lav. Mangabeira 38mm
Tauá 35mm

Fonte: Funceme

Açudes de Barro e Lavras da Mangabeira sangram


Na tarde desta quinta-feira (17), mais 2 açudes sangraram no Ceará: o Açude Prazeres, no município de Barro, Açude Rosário(foto), em Lavras da Mangabeira.

O Prazeres tem capacidade para 32.500.000m³ e o Rosário, 47.218.527m³. Os dois reservatórios pertencem à Bacia do Salgado.

Apenas um parou de sangrar

Este ano 4 açudes já registraram sangria, o Tijuquinha, que foi o primeiro, no município de Baturité, na Bacia Metropolitana e o Pau Preto, localizado em Potengi, na Bacia do Alto Jaguaribe.

Desses, apenas o Tijuquinha parou de sangrar, no dia 7 de fevereiro.

Quixeramobim é o reservatório mais próximo de sangrar

Dos 134 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em parceria com o DNOCS, o acúmulo de água encontra-se com 11.073.814672m³, dos 18.147.205.325m³ da capacidade total do Estado.

O reservatório mais próximo de sangrar é o Quixeramobim, na Bacia do Banabuiú, que está com acúmulo de 94,10% da sua capacidade.

Verdes Mares

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Em Canindé, tentativa de homicídio dentro da Câmara

Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (18), uma tentativa de homicídio dentro da Câmara Municipal de Canindé, no Sertão Central cearense.

De acordo com as primeiras informações, um policial e ex-vereador da cidade efetuou disparos contra Antônio Carlos Lira, durante a sessão na Câmara.

A vítima foi socorrida e o estado de saúde dela ainda não foi divulgado.

Uece desenvolve 1ª vacina de origem vegetal no mundo combate ao vírus da dengue

Última Hora

Processo é pioneiro também no combate à dengue
NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/02/2011 09h54Aumenta o número de mortes por dengue no Ceará
16/02/2011 21h33Barbosa: 'Com a dengue não se pode comemorar nunca'
16/02/2011 12h28Uece receberá pedidos de taxa de isenção para inscrição no vestibular
14/02/2011 12h49Em Fortaleza, criança morre com suspeita de dengue hemorrágica
Veja Mais

A primeira vacina de origem vegetal no mundo é produzida por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Segundo a professora Isabel Guedes, bioquímica responsável pela pesquisa, o processo é totalmente pioneiro: “até o momento nenhuma vacina no mundo tinha sido produzida à base de planta”, ressalta.

Aliado a esse pioneirismo, a vacina busca atender uma necessidade cada vez maior da sociedade, que é o combate à dengue. Atualmente, a dengue é a arbovirose mais comum que atinge o homem, sendo responsável, segundo Organização Mundial de Saúde por cerca de 100 milhões de casos/ano em população de risco de 2,5 a 3 bilhões de seres humanos. Neste caso, a nova tecnologia, a primeira de origem vegetal, deverá combater os quatro tipos de manifestação do vírus, incluindo o hemorrágico.

O feijão de corda (vigna unguiculata) foi o vegetal utilizado no procedimento para produção de antígenos para combater o vírus da dengue. No processo, os cientistas injetaram genes do vírus na planta, a qual desenvolveu as proteínas anticorpos capazes de gerar as defesas do organismo. A partir daí, os antígenos foram isolados, podendo então ser aplicados em forma de vacina. De acordo com os pesquisadores, uma única planta pode gerar até 50 doses de vacina.

As vantagens da vacina desenvolvida pelos pesquisadores da Uece são inúmeras, dentre elas, o seu método inovador de produção, baixo custo e redução de reações alérgicas, comuns nas vacinas desenvolvidas em métodos tradicionais, que utilizam organismos vivos e vírus atenuados.

Teste foram positivos

Os resultados obtidos através de testes em camundongos foram positivos; os animais passaram a produzir anticorpos protetores contra a dengue. O próximo passo é iniciar testes clínicos em seres humanos.

Para Isabel Guedes, “é necessário desenvolver drogas eficientes no combate à dengue. Essa é uma preocupação mundial. Além disso, o custo de prevenção pode ser menor do que os tratamentos convencionais de pacientes infectados”, destaca.

A Uece protegeu a pesquisa por meio do seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), através de depósito de pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Neste momento, o NIT e a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE) estão trabalhando na transferência desta tecnologia para o mercado, a fim de que a vacina possa ser produzida em escala industrial e beneficiar, assim, a população

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Funceme atualizará novo prognóstico de chuvas


Iguatu. A Fundação Nacional de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulga, amanhã, atualização de prognóstico da estação chuvosa para os próximos três meses. As condições meteorológicas atuais indicam tendência de chuva acima da média histórica para o período, conforme previsão inicial. No campo, alheios aos cálculos de probabilidade, os produtores rurais mantêm a expectativa de um bom inverno.

A segunda análise da Funceme acerca da quadra invernosa será feita em reunião com a participação de meteorologistas da região Nordeste, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmep), que será realizada por todo o dia de hoje, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Em janeiro passado, em todas as regiões do Ceará, as precipitações ficaram acima da média histórica, mas na primeira quinzena deste mês ocorreu o inverso para a maioria do Estado. A exceção foram as regiões do Cariri e Litoral de Fortaleza que mantiveram a pluviometria elevada.

A meteorologista da Funceme, Priscila Lima, explicou que na reunião técnica a ser realizada hoje, em Natal, haverá um consenso com base na análise de vários indicadores climáticos sobre a previsão para os meses de março, abril e maio. "As condições são favoráveis para que a quadra invernosa deste ano fique acima da média. Não podemos adiantar a atualização de prognóstico, mas, no momento, os dados indicam um cenário muito positivo", disse.

No encontro, um dos indicadores a serem analisados é a temperatura do Oceano Atlântico, na faixa Equatorial e nas regiões Sul e Norte. O Oceano Atlântico Sul mais aquecido favorece a ocorrência de precipitações no Nordeste. "Vamos verificar esses dados para uma definição mais exata", frisou Priscila Lima.

No Oceano Pacífico verifica-se a ocorrência do efeito La Niña, que é favorável para elevada pluviometria no Ceará. O efeito La Niña é oposto ao El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico próximo à Linha do Equador, contribuindo para ocorrência de estiagem no sertão nordestino.

A temperatura média para esta época do ano é de 26 graus Celsius e uma diferença de cerca de quatro graus para mais ou para menos caracteriza os fenômenos El Niño e La Niña. Portanto, a ocorrência deste último verifica-se um esfriamento das águas do Pacífico.

As chuvas verificadas em janeiro passado e nas duas primeiras semanas deste mês foram favoráveis para a recarga de vários açudes no Interior do Ceará. De acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dois reservatórios estão sangrando: Tijuquinha, no Município de Baturité, localizado na Bacia Metropolitana, e Pau Preto, em Potengi, no Cariri, na Bacia do Alto Jaguaribe. A Cogerh faz o gerenciamento de 134 açudes em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).

Outros seis encontram-se com volume superior a 90%: Açude Prazeres em Barro, com 98,90% (o mais próximo da sangria); Quixeramobim (Quixeramobim), 94,13%; São Pedro Timbaúba (Miraíma), 93,97%; Acaraú Mirim (Massapê) 93,65%; Gavião (Pacatuba), 91,37%; e Rosário, em Lavras da Mangabeira, 90,61%. O volume total de acúmulo em todo o Estado está em 60,84%

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Exclusivo: Aviões do Forró no BBB11

Confirmado! O Blog Bastidores do Forró divulga de primeira mão a noticia que todos os forrozeiros queriam ouvir.

O Aviões do Forró acaba de fechar sua participação na casa mais vigiada do Brasil, a Banda Cearense vai estar nesse sábado (19) no BBB11 junto com os Brothers que vão curtir ao vivo os grandes sucessos do fenômeno.

Durante a semana varias bandas fizeram uma campanha no twitter para tentar chamar a atenção do diretor do programa Boninho, mais a escolhida mesmo foi o Aviões do Forró.


Obs.pedimos aos colegas que divulgue a fonte, desde já agradecemos.

Fonte: Bastidoresdoforro.blogspot.com

Ceará ganhará fábrica de louças de 117 milhões


Segundo o Jornal O Povo, a empresa paulista Eternit fará um investimento da ordem de 117 milhões em um empreendimento fabril no complexo indutrial e portuário do Pecém, o empreendimento, do tipo multiprodutos, vai produzir dois tipos de telhas e louça sanitária.

A área do empreendimento que é de 40 hectares já foi adquirido e o protocolo de intenções assinado, e de acordo com Eduardo Neves, diretor de Infraestrutura da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) a companhia deve iniciar a construção ainda este semestre. "Logo acabem as chuvas, podem entrar com o serviço de terraplanagem. O cronograma deles prevê em torno de 18 meses para iniciar a produção”, disse.

O Governo do Estado vinha negociando a atração da Eternit para o CIPP há mais de um ano. A opção pelo Ceará não foi à toa. Além de toda a infraestrutura necessária, o Governo deu incentivo fiscal, com desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por, pelo menos, dez anos.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Acidente de trânsito com vítima fatal em Saboeiro

No final da tarde desta terça-feira, 15, na estrada que liga Saboeiro/Jucás na região conhecida cmo “triângulo” aconteceu um acidente de trânsito com vítima fatal.

Uma moto que era conduzida por um menor colidiu na traseira de um Carro Pipa ocasionando a morte imediata de A.A.S, 17 anos que estava na garupa, o menor A.L.O.S, 16 foi levado para o Hospital de Saboeiro e em seguida transferido para o Hospital Regional de Iguatu onde passou por uma cirurgia.

Informações repassadas ao site Iguatu.Net por militares de Saboeiro, os menores estavam embriagados e sem capacete no momento do acidente, “ tudo o que não podiam fazer, infelizmente eles fizeram, não possuem habilitação, sem capacetes, em uma via rápida e recebemos informações que ambos estavam bebendo em um bar da localidade” disse o SD- Marcos.

Acusados de crime de aborto em Iguatu serão julgados

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve a decisão de levar a julgamento os réus Aurino Alves de Araújo, Maria Pereira da Silva, Francisca Valentin da Silva e Jucimar Maria da Silva. Eles são acusados do crime de aborto praticado em uma adolescente de 13 anos de idade.

Conforme denúncia do Ministério Público (MP) estadual, F.D.S. mantinha relacionamento amoroso com Aurino Alves. Ao saber que a menor estava grávida, ele teria dado dinheiro para que ela abortasse.

F.D.S. se dirigiu, então, para a cidade de Iguatu, na companhia de Jucimar da Silva. As duas procuraram Francisca Valentin, que realizou o procedimento abortivo. Ainda de acordo com os autos, o feto estava no terceiro mês e foi enterrado no quintal da casa de Maria Pereira da Silva.

Em outubro de 2003, o Juízo da Vara Única de Quixelô decidiu por levar os quatros a júri popular. Aurino Alves, além de participação no aborto, responde por haver mantido relacionamento amoroso com menor de idade. Maria Pereira foi acusada também do crime de ocultação de cadáver.

Os réus ingressaram com recurso crime em sentido estrito (nº 30108-29.2007.8.06.0000/0) no TJCE objetivando não serem julgados pelo Tribunal do Júri. Aurino Alves e Maria Pereira alegam ausência de indícios de autoria e materialidade. Jucimar da Silva, por sua vez, afirmou que a sentença de pronúncia não levou em consideração suas condições pessoais, como profissão definida e residência fixa. Já Francisca Valentin disse ter praticado “curandeirismo”, sem a finalidade de provocar aborto.

Ao analisar o caso nessa segunda-feira (14/02), a 2ª Câmara Criminal negou provimento ao recurso, mantendo a sentença de pronúncia contra os acusados. “Os indícios suficientes da participação dos recorrentes nos delitos, bem como a materialidade delitiva, restaram suficientemente demonstrados, sendo certo ainda que o simples fato de haver dúvidas quanto à participação na autoria delitiva já desautoriza que a mesma seja afastada de plano, em sede de pronúncia, cabendo ao Tribunal do Júri dirimir tais dúvidas”, afirmou o relator do processo, desembargador Paulo Camelo Timbó.

TJCE

Martha Rocha é a nova chefe da Polícia Civil do Rio


Rio - A delegada Martha Rocha é a nova chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A decisão foi divulgada na noite desta terça-feira. Ela irá substituir o delegado Allan Turnowski que pediu demissão nesta manhã. O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, esteve reunido por cerca de cinco horas com assessores para decidir quem ocuparia o cargo. Martha já foi candidata a deputada estadual e estava à frente da direção geral da Divisão de Polícias de Atendimento à Mulher.A saída de Allan Turnowski foi definida em reunião com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Segundo nota emitida pela secretaria, os dois concluíram que a saída de Turnowski era a mais adequada para "preservar o bom funcionamento das instituições".

Ainda segundo a Secretaria, Beltrame aproveitou o encontro para agradecer publicamente a dedicação e a fidelidade do delegado Turnowski durante sua gestão. O secretário disse ainda que "eventuais mudanças na equipe não vão prejudicar o compromisso assumido com a sociedade que é o de fazer do Rio um lugar cada vez mais seguro".

Em nota divulgada nesta terça, Trunowski agradeceu a confiança depositada pelo secretário Beltrame e por Sérgio Cabral. No texto, o delegado disse ainda que teve uma "conversa franca" com Beltrame antes de tomar a decisão. Por fim, Turnowski considera que sucessor poderá levar a Polícia "a outro patamar". O ex-chefe da Polícia Civil disse, ainda, que tem certeza que esta é a melhor decisão para o momento

Casal é atropelado por veículo na Avenida Perimetral

Cicera Firmino da Silva de 35 anos e Cícero Souza da Silva vítimas do Acidente na Avenida Perimetral
Um casal que trafegava pela Avenida Perimetral se envolveu em um acidente no início da manhã desta terça-feira, 15, mais precisamente no retorno que dar acesso a outra via de circulação nas proximidades do posto de combustível 100%, local esse bastante conhecido pelos inúmeros acidentes de trânsitos.

O casal que trafegava pela ciclovia da avenida, ambos em uma bicicleta ao tentarem atravessar a mesma, Cicera Firmino da Silva de 35 anos e Cícero Souza da Silva colidiram com um carro Ford modelo Belilina. Segundo o marido da vítima, o condutor do carro havia sinalizado que realizaria o retorno foi quando seguiu com seu veículo adiante colidindo com o casal.

O motorista não prestou socorro às vítimas que foram encaminhadas para emergência do Hospital Regional de Iguatu, com escoriações pelo corpo.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Defesa apresenta atestado médico e julgamento de “Courinha” é adiado

O julgamento de José Enilson Couras, o “Courinha”, que estava marcado para esta segunda-feira (14/02), no Fórum Clóvis Beviláqua, foi adiado a pedido da defesa do réu. Os advogados André Felipe Cordeiro Braga e Thiago Lucas David de Carvalho apresentaram atestado médico à 5ª Vara do Júri, informando que o acusado estaria impossibilitado de comparecer à sessão de julgamento.

A juíza Valência Aquino, titular da Vara, adiou o julgamento e remeteu o pedido ao Ministério Público. Depois da apreciação do pedido, pelo promotor de Justiça, será marcada uma nova data para o júri popular.

“Courinha” será julgado pelo assassinato de Manoel Cândido Diniz, crime ocorrido em julho de 1983, no Município de Iguatu, a 384 km de Fortaleza. Por esse mesmo crime, o acusado já foi julgado duas vezes. No primeiro júri, realizado em 21 de junho de 1996, ele foi condenado a 17 anos e seis meses de reclusão em regime fechado. O segundo ocorreu no dia 29 de julho de 2004 e o réu foi apenado a 15 anos de prisão.

A defesa apelou das sentenças e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) acatou o pedido, por considerar que os jurados (nos dois júris anteriores) foram contrários às provas dos autos. Por isso, determinou novo julgamento.

O processo tramitava na Comarca de Iguatu, mas foi desaforado para Fortaleza pelo fato de “Courinha” ser considerado de alta periculosidade.


Fonte: TJCE

Começa a distribuição de medicamentos gratuitos para diabetes e hipertensão em Iguatu

Farmácia Popular localizada na Rua Monsenhor Coelho
A Farmácia Popular de Iguatu que integra o programa Aqui Tem Farmácia Popular passa a oferecer medicamentos contra hipertensão e diabetes de graça a partir desta segunda-feira (14). Antes da medida, anunciada no início de fevereiro, 90% do valor dos medicamentos eram pagos pelo governo e o cidadão arcava com o restante.

Em todo o Ceará, existem 28 farmácias e drogarias privadas conveniadas ao programa onde tiveram que se adaptar à medida e passam a fornecer os medicamentos a partir desta segunda-feira. Qualquer brasileiro pode ter acesso aos medicamentos, desde que apresente um documento com foto, o CPF e a receita médica.

A medida vai permitir ao governo um melhor controle na distribuição de medicamentos, já que em cada retirada ficará registrado o nome do médico, do vendedor e do beneficiado.

O programa oferece ainda remédios subsidiados para mais cinco doenças: asma, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. No total, são 24 tipos de medicamentos. A lista completa esta no site www.saude.gov.br

A Farmácia Popular do Brasil está localizada na Rua Monsenhor Coelho ( próximo ao DEMUTRAN), fone 3581 1614.

Bento XVI promoverá canonização de três novos santos


Bento XVI promoverá canonização de três novos santos

Cidade do Vaticano, 14 fev (EFE).- Um consistório de cardeais decidirá em 21 de fevereiro no Vaticano a data em que o papa Bento XVI proclamará três novos santos: a espanhola Bonifacia Rodríguez de Castro (1837-1905) e os italianos Guido Maria Conforti (1865-1931) e Luigi Guanella (1842-1915), informou nesta segunda-feira a Santa Sé.

Bonifacia é a fundadora da Congregação das Missionárias Servas de San José. Nasceu em Salamanca e faleceu em Zamora e foi beatificada pelo papa João Paulo II em 9 de novembro de 2003 no Vaticano.

Atualmente as servas de San José contam com 720 irmãs, distribuídas em 103 comunidades repartidas em 13 países.

Guido Maria Conforti, arcebispo de Parma, foi fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para Missões Estrangeiras (Missionários Xaverianos) e Luigi Guanella foi fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência.

Em seus quase seis anos de Pontificado, Bento XVI proclamou 34 santos e quase 600 beatos.

Até agora, o papa realizou oito cerimônias de canonização, incluindo a do Frei Galvão, em maio de 2007, no Brasil

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tragédia em Valença, no Piauí, mata cinco pessoas carbonizadas


Colisão entre um caminhão cegonha e um Uno matou cinco pessoas carbonizadas na BR-316. O acidente ocorreu na tarde de ontem (12), em trecho no município de Valença, no Piauí. Todos os veículos envolvidos na tragédia, inclusive os que eram transportados na carreta, foram destruídos pelo fogo.O caminhão de placas CYN-6603, de São Bernardo do Campo/SP, levava 11 carros de Recife/PE para Belém/PA. O motorista, identificado como John Alves de Lima e Silva, 29 anos, teve escoriações leves. Em depoimento, o condutor declarou que o Uno prata de placas KKG-7323, de Bodocó/PE, fazia zigue-zague na pista e voltou do acostamento repentinamente em frente à carreta.

O Corpo de Bombeiros de Picos foi acionado, assim como a perícia de Teresina. As ossadas foram levadas para o Instituto Médico Legal da capital, onde ninguém apareceu para reclamar as vítimas. Ainda assim, será necessário fazer exame de DNA para confirmar quem estava no Uno.

Rádio Cultura do Crato