quinta-feira, 17 de junho de 2010

Prefeito de Iguatu Agenor Neto quebra silêncio e diz não aceitar pressão


Com cara de crise, o PMDB do Ceará levantou a possibilidade de expulsar os prefeitos de Itarema, Roberto Monteiro e de Iguatu, Agenor Neto (PMDB). O motivo para isso seria o apoio dos prefeitos ao senador Tasso Jereissati (PSDB) nas eleições deste ano.

A decisão dos prefeitos excluiria a possibilidade de apoio a Eunício Oliveira (PMDB) que também pleiteia uma vaga ao senado.

As medidas de possíveis expulsões foram divulgadas pelo vice-presidente do partido, Gaudêncio Lucena, ao blog do Eliomar de Lima.

O site Iguatu.Net entrevistou o prefeito Agenor Neto que disse não aceitar nenhum tipo de ameaça. "Temos compromissos com o povo e uma região e neste sentido estamos ao lado das pessoas que atuam constantemente em Iguatu, trazendo benefícios e assim dando qualidade de vida para as pessoas. Voto em Cid Gomes (PSB) para governador, Domingos Filho (PMDB) para deputado estadual e Aníbal Gomes (PMDB) deputado federal. Para o senado apóio Tasso Jereissati (PSDB). Eles trouxeram benefícios para a região. Quem teve compromisso com o nosso povo merece ser respeitado", disse.

Questionado sobre a possibilidade de ser expulso do PMDB, Agenor Neto foi catedrático: "Não acredito nessa possibilidade. O PMDB é maior que qualquer questão individual. O PMDB simboliza a democracia e possui esse termo no seu nome. Volto a dizer que estarei sempre ao lado de quem nos ajudou, por isso apóio os nomes que citei anteriormente”.

Durante a manhã de hoje o prefeito de Iguatu recebeu ligações de lideranças políticas das regiões Centro Sul e Cariri, dentre elas, a do empresário Júlio Ventura que há 25 anos é filiado ao PMDB. O empresário não concorda com esse tipo de pressão sofrida pelos prefeitos.

O presidente do PSDB no Ceará, Marcos Penaforte avalizado pelo senador Tasso Jereissati também ligou e convidou Agenor Neto a retornar para o ninho tucano. Segundo Penaforte a casa estará sempre aberta ao bom filho

Em Cariús homem após esfaquear sua companheira tenta o suicídio

Ontem (quarta-feira, 16) de junho de 2010, por volta de 15h o Destacamento Policial de Cariús, foi informado de que na localidade do Sítio Xixá, na zona rural, distante aproximadamente 18 km da sede, ocorrera uma tentativa de homicídio a faca seguido de tentativa de suicídio tendo como vítima a pessoa de Gecimeiry Bantim da Silva, 21 anos, agricultora, amasiada, natural de Brasília-DF, a mesma sofreu uma perfuração a faca no abdômen e foi socorrida ao Hospital Regional de Iguatu, onde foi submetida a procedimentos cirúrgicos e estar em estado regular até pela manha de hoje.

O infrator e vítima de tentativa de suicídio a pessoa de Raimundo Elson Firmino, casado, 24 anos, agricultor, natural de Cariús. O mesmo logo após tentar contra a vida de sua companheira atirou em sua cabeça usando uma espingarda tipo soca-soca, socorrido ao hospital local e em seguida transferido para a cidade de Barbalha, estado de saúde grave.

Ao tomar conhecimento do fato, o policiamento local, através dos policiais Sgt Silvestre, CB Ananias e o CB Andrade, na VTR RP 2372, compareceu no local da ocorrência e colheu todos os dados e em seguida adotou as providências cabíveis acionando socorro para as vítimas. Adianto que a espingarda usada foi apreendida e conduzida à delegacia de Polícia local.

Polícia Federal faz recadastramento de armas em Iguatu


A Polícia Federal está no IBAMA de Iguatu, refazendo o registro de dados que não foram emitidos para 146 iguatuenses. Onde ficaram indeferidos por alguns desses motivos: falta de documento do proprietário, comprovante de endereço incompleto ou errado e algum dado errado da arma.

Para quem possui porte de arma é importante comparecer antes à Agência dos Correios levando o seu documento provisório protocolado para saber se precisa fazer o recadastramento da arma, então só assim comparecer ao IBAMA no horário comercial. Esse é um documento onde permite que o cidadão esteja em posse legal da sua arma e ele tem validade até o registro definitivo ser entregue pra ele.
É importante que as pessoas não percam o prazo do recadastramento, pois começou dia 16 e irá até o dia 22 deste mês esperando todas as pessoas que estejam inseridas nesse contexto, para que não percam o seu registro emitido.

As pessoas que tiverem nos Correios com o nome como EMITIDO já recebem o seu registro lá mesmo, só irão comparecer ao IBAMA aqueles onde o nome estiver listado como NÃO EMITIDO, para que seja feita a correção para que tenham o direito a terem as suas armas registradas.

O Agente da Polícia Federal, Pedro Luna, falou a equipe do Iguatu.Net: “Quem não registrou sua arma, ou não recadastrar nesse período a arma constatará como ilegal a sugestão nesse caso é que essas pessoas se dirijam a Polícia Federal e oficializem a entrega de sua arma onde inclusive terá direito a receber uma quantia entre R$100,00 à R$300,00 dependendo da arma. Isso somente no caso das pessoas que não deram entrada no registro provisório. Aqui em Iguatu temos 252 registros efetivos e pendentes são 146, e é inclusive esse quantitativo que a gente está tentando atingir aqui na cidade de Iguatu. Posteriormente estaremos também fazendo esse mesmo trabalho em Icó, Cedro e Orós”, afirmou.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Quixelô Aposta Na Formação de Professores


A Prefeitura Municipal de Quixelô tem investido maciçamente na Formação de Professores, semanalmente acontece no município Formações Continuadas dos Programas que visam subsidiar a prática pedagógica dos Professores das Turmas de Alfabetização de jovens e Adultos(Programa Quixelô Alfabetizado que atende 250 jovens e adultos em processo de alfabetização),Professores do ensino fundamental das turmas de 1◦ e 2◦ anos do Ensino do Fundamental(Programa Alfabetização na Idade Certa em parceria com o Governo Estadual), e ainda dando continuidade com o processo de alfabetização também acontece Formações para os Professores das Turmas do Ciclo Final de Alfabetização(3◦ ano do Ensino Fundamental).
Segundo a Secretária de Educação do Município, “Os encontros de Formação tem sido uma importante ação da Educação visto que norteia o Processo de Ensino e constitui uma necessidade do educador observadas partir das visitas pedagógicas realizadas pelas técnicas da Secretaria, e servem para o docente realizar as intervenções necessárias ao processo de ensino e aprendizagem”.
Ainda são realizadas no Município Formação com os Professores das Turmas Multisseriadas(Escolas Ativa) , Com os Professores dos anos Finais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Português e Matemática,com os Professores da Educação de Jovens e Adultos(Parceria com IFCE Iguatu) e ainda uma Formação Inicial com os Professores de Educação Infantil que não possuem habilitação para o magistério(PROINFANTIL, em Parceria com o Ministério da Educação).
O Município já começa a colher os frutos das suas ações tendo no ano anterior reduzido em 70% o abandono dos alunos ás escolas municipais e melhorado os indicadores de alfabetização, sendo o Prefeito Municipal e a Secretaria de Educação escolhidos entre as 100 Prefeituras do Brasil como destaque na Educação e deverão neste dia 21 de Junho participarem de um evento em Balneário Comburiu a fim de recebimento do Troféu Palmas de Ouro na Educação.

Aliados históricos, Tasso e Ciro vivem crise política

É real a possibilidade de Tasso Jereissati e Ciro Gomes, depois de uma longa trajetória juntos na política, se enfrentarem, indiretamente, nas eleições pelo governo do Ceará

Os ex-governadores Tasso Jereissati, hoje senador pelo PSDB, e Ciro Ferreira Gomes, atualmente deputado federal pelo PSB, protagonizam, nos últimos dias, uma briga surda que pode levá-los, pela primeira vez nos últimos 24 anos, a ocuparem palanques adversários numa disputa eleitoral no Ceará. Em encontros políticos dos quais participaram na última segunda-feira, os dois teriam manifestado insatisfações mútuas pelas respectivas atitudes diante das articulações em torno da formação da aliança que será comandada pelo governador Cid Gomes (irmão de Ciro) como candidato à reeleição em outubro.

Ontem, durante reunião da executiva ampliada do PDT, convocada para detalhar o teor de conversa que tivera no dia anterior com Ciro Gomes, o presidente do partido no Ceará, André Figueiredo, disse que o deputado do PSB se disse “decepcionado com Tasso”. O motivo, segundo relatou ao O POVO um pedetista presente ao encontro com André, seria decisão do tucano de comandar, na semana passada, a reunião com a bancada na Assembleia que levou o PSDB a anunciar candidatura própria ao governo do Ceará, atropelando uma possibilidade de entendimento que ele estava incumbido de tentar.

Desabafo semelhante teria sido feito por Tasso, na noite da própria segunda, quando de encontro com cerca de 45 prefeitos e outras lideranças do PSDB. Versão de participantes da reunião indica que o senador, na ocasião, reclamou da postura dos Ferreira Gomes, especialmente de Ciro, ao postergarem um entendimento com os tucanos como efeito de pressões que teriam partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

A assessoria de Tasso Jereissati assegurou ao O POVO, ontem à noite, que ele não fez qualquer desabafo contra Ciro Gomes durante a reunião da segunda. Admite, no entanto, que participantes do encontro queixaram-se do governador, sem que o senador houvesse manifestado opinião. Ao contrário, Tasso teria pedido paciência aos correligionários.

No entanto, é sintomático que os dois não tenham tido encontro nos últimos dias e que as agendas de ambos não contemplem qualquer reunião programada para os próximos. Tasso embarcou para Brasília ainda na noite passada, enquanto Ciro, segundo O POVO apurou, deve permanecer em Fortaleza pelos próximos dias.

Lúcio Alcântara pode ser anunciado como candidato do PSDB ao governo


Depois de romper com o governador Cid Gomes (PSB), o PSDB do Ceará articula para que uma segunda candidatura de oposição seja lançada. A estratégia defendida pelo senador Tasso Jereissati, embasada em pesquisas internas, é dividir a oposição com o intuito de levar a decisão ao segundo turno.

Através de interlocutores, Tasso está estimulando a candidatura do ex-governador Lúcio Alcântara (PR), seu desafeto. Rompido com Lúcio em 2006, na época filiado ao PSDB, Tasso não fez campanha para o candidato, que perdeu no primeiro turno para Cid Gomes (PSB).

O ex-governador Lúcio tem se mostrado disposto a ser candidato, segundo o presidente do PPS e aliado preferencial do PR, Alexandre Pereira.

Na contramão do que defende Tasso, o empresário Beto Studart, o mais cotado para ser o candidato tucano, impõe como condição sair respaldado por um blocão que incluiria DEM, PPS, PR e até o PTB. No final da tarde desta segunda-feira, havia rumores de que ele poderia não entrar mais na disputa.

Numa decisão de última hora, o PSDB convocou nesta segunda-feira os 54 prefeitos do partido para uma reunião de avaliação do novo cenário.

O contato com Tasso, anunciado pelo deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), com o intuito de tentar reverter a decisão dos tucanos não aconteceu, segundo assessores do senador.

- É uma tomada de posição sem retrocesso e é algo que está avançando – disse o presidente estadual do partido, Marcos Penaforte, sobre o plano de candidatura própria.

Nas poucas declarações sobre o assunto, Ciro reconheceu o direito do PSDB de lançar candidato. Disse que ninguém poderia achar isso ruim e que é importante que haja oposição. Como exemplo, citou o caso do governo federal.

- Não é bom o Lula ter todo mundo do lado dele. É ruim porque quando o cabra não tem um cabra dizendo ali que tem uma coisa errada aqui, ou alguma coisa errada acolá, o cara se corrompe. E o Lula precisa (disso).

O Globo

Confirmada a data oficial da 2ª Parada Gay em Iguatu

Como todos já esperavam a Parada Gay iria acontecer próximo dia 03 de julho, porém por motivos maiores, devido aos contratos de algumas atrações o evento teve sua data modificada para o dia 10/07.

A concentração será às 16 horas ao lado do CSU com saída às 18:30hs rumo a praça da bandeira. Vale ressaltar que ainda está prevista a presença da Mulher Moranguinho.

O Presidente da Associação de Homossexuais de Iguatu e Região Centro-Sul, Vicente Butterfly(foto), falou a nossa equipe: “Quero convidar toda a população LGBT e população em geral de Iguatu e região Centro-Sul, para irem se preparando para a 2ª parada gay de Iguatu que acontecerá dia 10/07, será uma festa maravilhosa para um dia de orgulho e liberdade. E respondendo às pessoas que me procuraram, em relação à hospedagem eu indico o Hotel Exposição e o Hotel Havena para irem logo fazendo a sua reserva. Na ocasião ainda vai ter o Baile da Diversidade e apresentações artísticas no CRI”, confirmou.

O evento contará com o tema: “Iguatu sem Homofobia” e já está confirmada a presença das seguintes atrações: Lena Oxa, Trio Zuêra, Dj Samuca e uma Atração Vip.

Por: Gerliane Siebra

Em Acopiara homem é morto a tiros

Ontem (terça-feira, 15) por volta das 14h: 30 na Rua São Gabriel, mais precisamente, próximo à AABB, na Vila Moreira, em Acopiara, ocorreu um homicídio à bala, tendo como vítima do fato a pessoa de Francisco Alves de Almeida Filho, solteiro, sem profissão, 30 anos, o qual se encontrava na referida localidade, quando foi abordado por dois elementos, não identificados, que chegaram em uma motocicleta, marca e modelo não reconhecidos, da cor preta, e efetuaram três disparos na vítima, que faleceu no local. Após a pratica do delito, os elementos evadiram do local, tomando rumo desconhecido.
Após tomar conhecimento do fato, policiais militares daquele PPM, através da VTR CP 2482, composta pelos policiais SD Adalberto e o SD Ailton, compareceram ao local, colheram as informações possíveis acerca do ocorrido, e está diligenciando, no sentido de identificar, localizar e prender os autores do delito. Informou ainda que fosse acionado o Rabecão para conduzir o corpo para o IML desta cidade de Iguatu. Vale salientar que a vítima é ex-presidiário e responde pelos artigos 121(duas vezes) e 147 do CPB (homicídios e ameaça), e que há informações que, há aproximadamente dois meses, já haviam tentado contra a vida da vítima supracitada, fato ocorrido na cidade de Fortaleza.