quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Moradores de Orós fazem manifestação contra liberação de água em vazão máxima

Na manhã desta terça-feira, 7, moradores da cidade de Orós realizaram manifestação que resultou na invasão do espaço do entorno das Casas de Máquinas, próximo à parede do açude. Os manifestantes retiraram sacos de areia que formavam um muro de contenção de água, com isso a unidade ficou alagada e o sistema de bombeamento teve de ser interrompido. O protesto é contra a abertura em vazão máxima da válvula dispersora que libera água para o Açude Castanhão por meio do Rio Jaguaribe. O protesto foi o terceiro a ser realizado. O primeiro foi em julho passado, o segundo em novembro de 2016. Todos com a mesma motivação. Inicialmente, os manifestantes ocuparam a ponte sobre o Rio Jaguaribe por cerca de meia hora, impedindo a passagem de veículos no trecho da Rodovia Padre Cícero. Depois caminharam pelo centro da cidade, indo até a válvula dispersora do açude. O integrante do Comitê da Bacia do Alto Jaguaribe, Paulo Landim, disse que a liberação de 16m3/s, no Açude Orós, foi definida em reunião dos comitês em julho de 2016 com prazo de encerramento em 31 de janeiro passado. “Já se passaram mais de seis dias e até agora não houve nenhuma manifestação por parte do governo do Estado e da Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos)”, disse Landim. “Não sabemos quando haverá nova reunião e, pelo visto, os comitês têm apenas papel decorativo, já que todas as decisões são impostas pelo governo”. O Açude Orós acumula atualmente 11,7% de sua capacidade. Os moradores temem o esvaziamento do açude e a escassez de água para atender a demanda dos moradores da cidade e dos sítios do entorno do açude para consumo próprio, dos animais. Esclarecimento da Cogerh A Cogerh informou que após o protesto a liberação de água para as sedes de Jaguaribe e Jaguaretama, comunidades ribeirinhas e transferência para RMF não foi prejudicada. Amanhã uma equipe da Cogerh estará no local para elaboração de estudo para restabelecer o bombeamento do sistema Orós-Feiticeiro. A Cogerh esclareceu ainda que foi aprovado pelo Comitês de Bacias Hidrográficas que o reservatório chegaria, no dia 1º de fevereiro de 2017, com o volume de 171,1 milhões de m³, no entanto, no dia 6 de fevereiro, o açude ainda encontra-se com 227,06 milhões de m³. Deste modo, ainda falta ser liberado 55,96 milhões de m³ para o Castanhão.

Homicídio no Cariri Mulher de 70 anos foi morta pelo marido com um golpe de machado em Missão Velha

A aposentada foi socorrida às pressas por populares ao hospital e, devido à gravidade dos ferimentos, terminou transferida ao Hospital Santo Antonio de Barbalha, onde faleceu às 12h30min. Na hora do crime a polícia de Missão Velha foi avisada e uma patrulha com o Sargento Paulo, o Cabo Jaidy e o Soldado Renê estiveram no Sítio Saco e prenderam o acusado. Cícero Silvestre foi ouvido e autuado em flagrante na Delegacia de Missão Velha e já se encontra recolhido à cadeia pública à disposição da justiça. O homem apresenta momentos de lucidez, porém, em vários momentos, mistura a conversa. Sobre o crime disse que alguns homens estavam rodeando sua casa para matá-lo e tentou afugentá-los quando, somente depois, notou que tinha atingido sua mulher na cabeça. Ele próprio chega a falar em surto e deve ser submetido a um exame de sanidade mental Foi a primeira mulher morta este ano no Cariri e o último caso de assassinato de uma pessoa do sexo feminino em Missão Velha tinha ocorrido no dia 30 de julho de 2014. Diala dos Santos Nascimento, de 27 anos, que residia na Rua Coronel José Dantas, 1823 no centro da cidade, foi morta a tiros na Churrascaria do Betinho onde trabalhava. O autor dos disparos foi seu ex-companheiro José Laureano dos Santos, de 45 anos, o “Zé de Irene”. Ele morava no Sítio Caiçara, tinha um filho com a vítima e, na fuga, trocou tiros com a polícia e tombou morto.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Filho de Acopiara comete crime de morte a golpes de machado na zona rural de Quixelô (CE)

Uma briga entre vizinhos acabou em morte na noite de ontem (5) no sítio Gaspar, distante 30 km da sede urbana de Quixelô (CE). A vítima foi o agricultor Paulo Correia ima Silva, 27 anos. Ele foi atingido com golpes de machado na cabeça e morreu no local. O autor do crime que está foragido foi identificado como Suberlândio Oliveira da Silva, 42 anos, natural de Acopiara. O rabecão foi acionado e fez a remoção do corpo para ser necropsiado.

Jovem morre após colidir veículo em poste no sítio Gameleira em Iguatu

No Sítio Gameleira, zona rural da cidade de Iguatu, no sábado, 04, por volta das 19h um acidente de trânsito deixou uma vítima fatal. O incidente vitimou o serralheiro, Ronas da Silva de Oliveira, 25 anos, morador do bairro Vila Centenário na cidade. Conforme apurou a polícia, a vítima guiava uma motocicleta Honda Bros NXR de placa DIF 4509, quando chocou-se com um poste de iluminação pública, tendo morte imediata. Equipe do socorro do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado em vão. O rabecão do Instituto Médico Legal (IML) removeu o corpo do local. Futebol O jovem era conhecido no cenário de futebol amador local, e estava prevista sua participação vestindo a caminha do Santos da Vila Moura em uma semifinal no “Torneio do Gigantão do Bel” nesse domingo, 05.