sexta-feira, 28 de abril de 2017

Agricultor é vítima de crime de latrocínio em Acopiara

O plantão de polícia registrou na noite desta quinta feira (27) um crime de latrocínio na localidade de Muquém, zona rural de Acopiara, tem como vítima Antonio Martins Vieira, 49 anos. Ele foi alvejado com dois disparos no pescoço e morreu na hora. O crime foi cometido por quatro elementos que estavam armados de revólveres e espingardas. O quarteto queria dinheiro, como não encontrou executou o agricultor. A polícia trabalha para identificar e prender o grupo. A cidade de Acopiara entra nas estatísticas como uma das mais violentas no Ceará.

Polícia faz megaoperação na cidade de Icó para desarticular rede do tráfico

Ordem judicial é para o cumprimento de buscas e apreensões em vários endereços onde drogas, armas e munição estavam sendo negociados Uma megaoperação policial acordou os moradores da periferia da cidade de Icó na manhã desta quinta-feira (27). A ordem é cumprir mandados de busca e apreensão em diversos endereços em busca de drogas e armas. A mobilização das Polícias Civil e Militar conta com respaldo judicial e o apoio de um helicóptero. A ordem judicial para a execução das buscas e apreensões foram assinada pelo juiz de Direito, Francisco Ireilton Bezerra Freire, titular da Vara Única da Comarca de Icó. São cerca de 100 policiais civis e militares de Icó e de outros Municípios da região, além de reforços do Comando Tático Rural (Cotar), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual/Batalhão de Divisas, delegacias da Polícia Civil e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer de Juazeiro do Norte). No mandado judicial, o juiz determinou que as buscas foram realizadas de forma coletiva em casas da comunidade conhecida como Cidade de Deus, no bairro Conjunto Delta. Outro alvo da operação é um cabaré localizado na entrada da cidade, na BR-116. Muitas drogas O intenso tráfico de drogas na cidade de Icó tem contribuído para crimes como assaltos (roubos) e assassinatos. Levantamento feito pela Polícia Civil identificou algumas residências que se transformaram em pontos de venda de entorpecentes. Com base nesta investigação as autoridades encaminharam ao juiz o pedido de buscas, o que foi prontamente autorizado. Até por volta de 9:00 já haviam sido registradas várias detenções. Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia Regional da Polícia Civil de Icó onde dois delegados estão analisando cada um dos casos para decidir se há elementos que autorizem a autuação em flagrante.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Homem é preso por despejar água de carro pipa em Solonópole

Um homem foi flagrado pela Polícia Militar do Estado do Ceará, nessa terça-feira (25), despejando sete mil litros de água, que estavam no tanque de um caminhão pipa, em uma vala na zona rural da cidade de Solonópole – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20). O fato foi visualizado pelos agentes de segurança, quando realizavam um patrulhamento pela região. O suspeito alegou que a água era imprópria para consumo e por isso estava se desfazendo da carga. Por volta das 10 horas de ontem, quando a viatura passava por uma estrada carroçal, na localidade de Carnaúbas, e avistou três caminhões parados, sendo que um deles estava derramando uma carga de água em uma vala feita pela chuva. Na abordagem, os policiais ordenaram que o suspeito, identificado por Francisco Chagas Neto (65) – sem antecedentes – parasse o fluxo da água. Ao ser indagado, ele informou que havia feito uma vistoria junto ao Exército e a Prefeitura da cidade, para constatar se havia algum vazamento no caminhão. No entanto, ele ainda não era legalizado na operação “Carro Pipa”, para transportar água para outros municípios. O suspeito alegou, ainda, que a água era imprópria para o consumo e que estava despejando o líquido no local porque esta desaguaria em uma lagoa. No entanto, não havia nenhuma extensão de água nas proximidades. Representantes do Exército e também da Prefeitura foram acionados até o local, onde foi constatado que o líquido estava com aparência límpida, transparente e inodora. Francisco Chagas foi conduzido para a Delegacia Regional de Senador Pompeu, onde foi autuado em flagrante no artigo 271, do Código Penal Brasileiro, que consiste em corromper ou poluir água potável, de uso comum ou particular, tornando-a imprópria para consumo ou nociva à saúde. Fonte: SSPDS

Filhos de Acopiara são mortos a bala na zona rural de Deputado Irapuan Pinheiro (CE)

O plantão de polícia registrou na tarde de hoje (27) na localidade de Baixio, em Deputado Irapuan Pinheiro, um duplo homicídio a bala. As vítimas foram identificadas como Laerton e Ailton, ambos naturais de Acopiara. Os dois foram foram alvejados a bala e morreram no local. Aguarde mais informações. Fonte: Lindomar Rodrigues

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Duas facções do crime se aliam e ameaçam invadir Ceará com exército de 500 “irmãos

A guerra das facções do crime no Ceará ganhou um novo capítulo nas redes sociais nas últimas horas. Após o acordo feito entre promotores de Justiça e membros da organização criminosa Guardiões do Estado (GDE), com o aval do Governo do Estado, para evitar novos atentados em Fortaleza, um “salve geral” (comunicado) foi dado conjuntamente pelos grupos Comando Vermelho (CV) e Família do Norte (FDN). Os criminosos ameaçam invadir Fortaleza com um exército de 500 “irmãos” das duas facções, caso as autoridades locais não retirem de dentro do Presídio do Carrapicho, em Caucaia, cerca de 70 presos que seriam membros da GDE. “Nós do Comando Vermelho e Família do Norte queremos só uma coisa de todos vocês (autoridades), que tirem esses GDE de perto de nós e mandem eles para as cadeias que eles dizem que são deles, no caso, a CPPL 2, a unidade do Torão do Juazeiro do Norte e o Olavo 2 (Presídio professor Olavo Oliveira 2). São essas as cadeias em que eles predominam, então joguem esses vermes pra lá”, diz o comunicado que está sendo espalhado pelas redes sociais. Reforço - E as ameaças continuam: “Nós queremos tirar nossa cadeia em paz e, caso vocês façam o que a GDE quer, iremos descer 500 irmãos nossos e juntar com os que têm aqui no Ceará. Aí o estado verá a força do Comando Vermelho e da Família do Norte. E se vocês gostam de guerra, podem ter a certeza que o Ceará viverá uma verdadeira guerra civil. E não pensem que nós vamos fazer que nem os GDE fizeram não (queimar ônibus, colégios, hospitais e etc), viu? Nós iremos atacar o ponto fraco de vocês”. E prossegue: “Caso precise de apoio de outros estados, nós iremos pedir e vamos botar pra gerar”. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) não se pronunciaram sobre o fato.

Voo comercial entre Iguatu/Fortaleza terá início em maio

Após a liberação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em março, neste mês de abril, ficou decidida a data para início das operações de voos entre Fortaleza e Iguatu. O voo inaugural será no dia 26/05, partindo de Fortaleza com destino a Iguatu as 07h da manhã e o voo de retorno Iguatu a Fortaleza acontecerá no mesmo dia, as 17h. No dia 29 de maio teremos o trecho Fortaleza a Iguatu decolando às 06h30 com o retorno Iguatu a Fortaleza previsto para as 08h30min. O tempo estimado de voo é de (aproximadamente) 1 hora, sendo este voo operado pela empresa Rota do Sol Táxi Aéreo com a aeronave E110 Bandeirante, ela tem capacidade para 18 passageiros e dois tripulantes, este modelo de aeronave chega a uma velocidade de 380 km/h e possui alcance de até 1.550 km. Pertencente à categoria bimotor turbo hélice, este modelo também é ideal para o transporte de cargas. A LVM TURISMO em Iguatu, será a agência autorizada para a comercialização das passagens aéreas sendo que o início das vendas e divulgação de valores está previsto para o dia 08/05/2017.

Rota encontra 2,5 toneladas de maconha e seis são presos

Cerca de 2,5 toneladas de maconha foram apreendidas na Grande São Paulo entre o final da noite de terça-feira (25) e a madrugada desta quarta-feira (26) em ações da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o grupo de elite da Polícia Militar paulista. Seis pessoas da mesma quadrilha foram presas após abordagens em três locais. Por volta das 22h30, uma equipe que fazia patrulhamento na Rodovia Fernão Dias, na zona Norte da Capital, abordou uma Kombi e um Fiat Palio que aparentava fazer sua escolta. Foi encontrada quase uma tonelada de maconha e os quatro ocupantes dos veículos — dois homens e duas mulheres — foram presos. Eles admitiram que a carga vinha do município de Francisco Morato, na região metropolitana de São Paulo, para distribuição na Capital. O endereço de uma casa, indicado pelos presos, levou os policiais a uma nova apreensão e a mais um homem preso. Ele denunciou outro local da cidade onde também foi encontrada grande quantidade de maconha armazenada — e mais um suspeito foi preso. As duas apreensões em Francisco Morato resultaram em mais 1,5 toneladas da droga. Somadas, as três ações reuniram 2,5 toneladas de maconha. Os presos foram encaminhados ao 73º Distrito Policial de São Paulo e à delegacia do município.

Dona de casa morta quando pedalava - No ano, já são 52 mulheres assassinadas no Ceará

Subiu para 52 o número de mulheres assassinadas, neste ano, no Ceará. A vítima mais recente da violência foi uma dona de casa, de 52 anos. Ela acabou sendo morta a facadas quando fazia sua atividade física diária. O crime ainda está envolto em mistério. O caso ocorreu na localidade de Sítio Picada, zona rural do Município de Senador Sá, na Zona Norte do Estado. Maria do Livramento Florêncio da Silva havia saído de casa, por volta de 6 horas, como fazia diariamente para se exercitar. Ela pedalava sua bicicleta por uma estrada vicinal que dá acesso ao Sítio Picada, e de lá desapareceu. Hipóteses - Cerca de duas horas depois, os vizinhos iniciaram uma busca pela região e encontraram a vítima já morta ao lado da bicicleta. A princípio, a Polícia descartou a hipótese de um crime de latrocínio (roubo seguido de morte), já que nada foi roubado da vítima. A segunda possibilidade é de um caso passional ou mesmo um crime sexual. Com o assassinato de Maria do Livramento Florêncio subiu para 16 o número de mulheres mortas neste mês de abril no Ceará. No acumulado do ano já são 52 homicídios contra pessoas do sexo feminino, desde crianças e adolescentes a idosas.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Garantia Safra - Agricultores de 180 municípios cearenses serão beneficiados com o programa

Agricultores familiares de todo o Estado vão contar com importante política pública para assegurar dias melhores no campo. Trata-se da edição 2016/2017 do Programa Garantia Safra, lançada nesta terça-feira (25) pelo governador Camilo Santana. Em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará, o chefe do Executivo se juntou ao secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, e prefeitos para assinar o Termo de Adesão ao Garantia Safra. Nesta temporada, o programa teve adesão de 180 municípios. O Ceará ofertou 350 mil vagas para agricultores familiares, estando 231.225 agricultores cadastrados no programa. Os investimentos para a safra de 2016/2017 são de R$ 117.924.750,00, sendo R$ 11.792.475 dos municípios, R$ 23.584.950,00 do Governo do Ceará, R$ 78.616.500,00 do Governo Federal e R$ 3.930.825,00 dos agricultores. Camilo Santana explica que, com o Garantia Safra, cada agricultor terá a tranquilidade necessária para enfrentar as adversidades nos períodos de plantio prejudicados pela seca. Seguro ao agricultor - O Garantia Safra objetiva beneficiar o agricultor que tem sua produção atingida pela seca ou enchente, com perda de pelo menos 50% da produção. A ação do governo atende agricultores que já pagaram os boletos do convênio e estão aptos para receber o recurso. Cada produtor que tiver a perda comprovada, segundo os parâmetros técnicos de vários órgãos como Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), receberá o valor de R$ 850, divididos em cinco parcelas iguais, mensais e consecutivas de R$ 170. O titular da SDA, Dedé Teixeira, ressalta que o programa tem sido sucesso no Ceará pela forma que vem sendo conduzido pela gestão do governador Camilo Santana, e que colhe frutos no alto número de adesões devido à confiança dos agricultores familiares no apoio oferecido pelo Estado. Dos 184 municípios do Ceará, apenas quatro ficaram de fora da atual edição: Fortaleza, Eusébio, Guaramiranga e Jijoca de Jericoacoara. Convênio com os municípios - Uma das mais importantes políticas públicas de convivência do pequeno agricultor com o semiárido, o Garantia Safra se firma no Ceará através do compromisso das gestões municipais, que junto ao governo buscam soluções para os períodos de chuvas abaixo da média.

Sindicato denuncia casos de sarna em dois presídios no Piauí

Vários detentos da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, e da Penitenciária Regional Luis Gonzaga Rebelo, em Esperantina, estão contaminados por escabiose, doença contagiosa que atinge a pele, popularmente conhecida como sarna. A denúncia partiu do Sindicato dos agentes penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), que apontou irregularidades na assistência médica e higiene dos estabelecimentos prisionais. O sindicato cobra da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) uma intervenção urgente para evitar que a doença chegue às casas dos agentes penitenciários. O condicionamento anti-higiênico das celas é apontado como um dos principais facilitadores de contágio entre os detentos. Há acúmulo de lixo e falta, inclusive, sabão para o banho dos detentos. A Sejus respondeu em nota que os medicamentos contra escabiose já foram providenciados e que já iniciou o atendimento a detentos das unidades prisionais da Grande Teresina e da Penitenciária de Esperantina. De acordo com a nota, foram disponibilizados 800 comprimidos até o momento e a Secretaria de Saúde (Sesapi) disponibilizará mais 2 mil comprimidos. Acredita-se que o motivo da disseminação da doença seja o período chuvoso, que acaba deixando os ambientes mais úmidos.

Moto é incendiada no centro de Iguatu

Na noite desta segunda-feira,24, por volta das 22h30min, a Policia Militar de Iguatu foi informada via 190, acerca de uma motocicleta que encontrava-se em chamas na Rua Adeodato Matos. De pronto uma equipe, compareceu ao local e constatou a veracidade do fato. A motocicleta uma Yamaha/YS 150 Fazer, ano 2015, de cor vermelha, encontrava-se em chamas, onde foi controlado o fogo e localizado o proprietário do referido veículo. Segundo o 10ºBPM, o mesmo foi identificado como sendo a pessoa de L. A. A. P. o qual informou que deixou a moto no local citado e entrou em uma residência, e quando saiu, a motocicleta já estava em chamas, não sabendo informar quem poderia ter cometido tal crime. Diante do fato, a vítima foi orientada a comparecer a Delegacia Regional de Iguatu, para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

HOMICÍDIO A BALA EM ICÓ/CE

Informo a vossa senhoria que dia 23/04/2017 por volta das 20h05min, fomos informados via 190 sobre um homicídio a bala que ocorrerá na Rua Trav. Ed Jaime Alves Maciel, bairro Gama, Icó/CE, onde segundo informações de populares ouviram disparos de arma de fogo e ao saírem para ver o que havia ocorrido se depararam com um jovem alvejado por disparos de arma de fogo ao solo, a composição do FTA fez deslocamento até o local e confirmaram a veracidade do fato, a vítima se tratava de JOSÉ NILDOMAR MAIA DE SOUZA, nascido em 11/09/1980, natural de Icó/CE, estivador, residente na Rua ;B, Conj. Gama, Nº 01. O mesmo foi socorrido para o hospital regional em Icó/CE pela ambulância do hospital, o qual possuía uma perfuração a bala na cabeça, a composição tentou colher informações com populares próximos ao local, porém sem êxito, também foi informado a policia Civil de Icó/CE sobre o fato para a realização dos procedimentos cabíveis. 10 BPM

Grupo brasileiro roubou empresa de valores no Paraguai - Polícia disse que US$ 40 milhões foram levados

Os assaltantes de uma transportadora de valores em Ciudad del Este, no Paraguai, são brasileiros, disse o ministro do Interior do país, Lorenzo Lezcano, em entrevista à radio ABC Cardinal. O roubo ocorreu na madrugada desta segunda-feira (24) na sede da transportadora de valores Prosegur. Ladrões fortemente armados invadiram o local e fugiram com dinheiro. Inicialmente, a Polícia Nacional do Paraguai informou que o grupo havia fugido com US$ 40 milhões (o equivalente a mais de R$ 120 milhões). O chefe de investigações de delitos da Polícia Nacional em Alto Paraná, Arsênio Correa, disse, porém, que os valores ainda estão sendo contabilizados. De acordo com Lezcano, a maioria dos carros usada no assalto tinha placa do Brasil, e uma vítima relatou que ouviu os criminosos falando em português. O ministro afirmou que as autoridades paraguaias estão trabalhando com a Polícia Federal do Brasil na investigação do caso. As primeiras informações são de que um policial foi morto e quatro pessoas ficaram feridas. Após o roubo, os ladrões fugiram para uma cidade vizinha. Os ladrões estavam armados com fuzis, metralhadoras e granadas. Eles explodiram a entrada da empresa e trocaram tiros com vigilantes. A sede da empresa fica a 4 quilômetros da Ponte Internacional da Amizade, no oeste do Paraná. Policiamento reforçado - Por causa do assalto, a polícia brasileira reforçou o policiamento no lado da ponte em Foz do Iguaçu caso os ladrões decidissem fugir para o Brasil, mas eles seguiram em direção à cidade de Hernandárias, no lado paraguaio. Segundo o “ABC Color”, ao menos 15 carros foram incendiados. O jornal também informa que as forças armadas ajudam a Polícia Nacional do Paraguai nas buscas pelos assaltantes.

Plantão registra homicídio a bala em Orós

O Plantão policial de Orós registrou no início da noite deste domingo23/04/2017, por volta das 19h00min, na rua 02, Nº 36, no bairro mutirão Bom Jesus um homicídio a bala que teve como vítima o oroense JOSE ADONEUDO OLIVEIRA (XANDIM),33 anos. Seu pai senhor GERALDO, disse a polícia, que seu filho estava dentro da sua residência quando dois indivíduos chegaram em uma motocicleta vermelha não identificada, de capacetes, pararam em frente à residência do mesmo e perguntaram por (xandim), que era o apelido da vítima, o pai que estava na área da casa foi chamá-lo. Quando a vítima saiu de sua residência foi alvejado por tiros de arma de fogo, que teria sido o garupeiro da motocicleta que teria efetuado os disparos e que logo após o homicídio os indivíduos se evadiram do local. Do local a polícia militar acionou o rabecão do IML de Iguatu como perícia e logo depois efetuou várias diligencias para localizar o paradeiro dos indivíduos mas até o presente momento não obtendo êxito. Fonte: Portal Orós

Teto de igreja matriz desaba no interior do Ceará

Ocara - O teto da Igreja Matriz desta cidade do Maciço do Baturité por pouco não causa uma tragédia. No feriado de sexta-feira (21), o acidente ocorreu em um momento em que a igreja encontrava-se vazia e não foi registrada nenhuma vítima. A Igreja da Matriz que tem como padroeiro “A Sagrada Família de Nazaré”, e fica no centro de Ocara. De acordo com internautas no momento do desabamento a igreja encontrava-se vazia e felizmente ninguém foi atingido com os escombros do teto que fica sobre o altar da igreja. Alguns pedestres que circulavam nas proximidades se assustaram com o barulho do teto caindo. Segundo informações de paroquianos as celebrações acontecem sempre nos finais de semana a noite. Entramos em contato com pároco, o Padre Maurício Souza da cidade que se encontrava viajando e o mesmo não tinha detalhes do acidente.

Casal dá golpe em idoso em caixas de agência bancária de Iguatu

Na manhã do último sábado, 21, a Policia Militar foi informada via 190, acerca de um estelionato, ocorrido na Agência da Caixa Econômica Federal, localizada na rua Floriano Peixoto, no Bairro Centro, Iguatu. Segundo um idoso de 70 anos, o mesmo encontrava-se na referida agência bancária, no setor de auto atendimento quando um jovem alto e magro, acompanhado de uma mulher loira, lhe ofereceu ajuda na realização do saque, onde algum tempo após a transação bancária, a vítima percebeu que seu cartão havia sido trocado. Ele informou ainda para os militares, que o citado casal compareceu a uma loja e realizaram a compra de dois celulares no cartão da vítima, e logo em seguida se evadiram do local em uma saveiro de cor branca, placa não anotada. Diante do fato os militares encontram-se realizando diligências no sentido de identificar, localizar e prender os infratores, no entanto não obtiveram êxito até o presente momento.