sexta-feira, 20 de julho de 2018

Sem armas, 646 novos policiais civis cearenses vão receber salário sem trabalhar

A formatura dos novos policiais civis ocorreu há um mês e até agora eles não receberam suas armas Uma grave denúncia circula nas redes sociais envolvendo novamente o setor da Segurança Pública do Estado do Ceará. Por falta de armas, cerca de 560 policiais civis (inspetores e escrivães) recém-empossados pelo governador Camilo Santana (PT) estão impedido de exercer suas atividades de rua. Sem armas para sua defesa pessoal e para enfrentar a bandidagem, os policiais foram orientados pela direção da instituição a permanecerem em casa até que as armas sejam compradas. Até lá, receberão salários sem trabalhar. A ordem para que os novos policiais fiquem apenas “à disposição” de seus respectivos departamentos foi assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Everardo Lima, que seguiu determinação do secretário da Segurança, delegado André Costa, e este, do governador Camilo Santana. O ofício de Everardo Lima, de número 754/2018-GDGPC, foi reproduzido pelos diretores dos departamentos de Polícia do Interior/DPI (Norte e Sul), de Polícia Metropolitana (DPM) e de Polícia Especializada (DPE). A ordem é para “os novos policiais civis, recém-empossados, exercerão suas atividades, em delegacias, somente após o recebimento do devido armamento”, ressalta o documento. Ociosos - Desse modo, 372 novos inspetores e 188 escrivães ficarão em casa recebendo salários do estado sem trabalhar. O documento não se refere aos novos 86 delegados que também foram empossados no cargo no último dia 20 de junho. Enquanto o estado paga salários para um efetivo policial que não pode trabalhar por falta de armamento, as delegacias de Polícia da Capital e da Região Metropolitana, além dos departamentos e divisões, acumulam milhares de inquéritos policiais que apuram crimes de toda a ordem, principalmente, casos de furtos, roubos e assassinatos. Entre os dias 1º de janeiro e 19 de julho, o Ceará já registrou 2.779 homicídios, latrocínios e lesões corporais que resultaram em óbito, os chamados Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs).

Marido determina que mulher minta e acuse vizinho de estupro em Iguatu

Nesta semana,17, por volta das 09h a Polícia Militar foi informada através do 190, a respeito de um abuso sexual, ocorrido no Sítio Riacho Vermelho, zona rural de Iguatu. A Polícia deslocou-se ao local da ocorrência e localizou a suposta vítima, uma mulher de 31 anos. Neste momento, a mesma alegou que seu vizinho de 29 anos, teria abusado sexualmente dela. Diante dos fatos, a composição policial conduziu a suposta vítima e o suposto acusado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu, onde, após interrogatório, a suposta vítima confessou que seu companheiro um homem de 53 anos usando uma faca, havia a coagido para que ela acusasse seu vizinho de estupro. Mas durante a investigação do caso, os policiais fizeram uma consulta no sistema onde foi verificado que o companheiro da suposta vítima, possuía mandado judicial em aberto, expedido pela 1ª Vara da Comarca de Quixadá. Diante dos fatos, o infrator foi entregue a autoridade competente para adoção do procedimento cabível.

Bomba explode nas mãos de uma mulher em Várzea Alegre

Nesta semana, 17, por volta das 21h a Polícia Militar de Várzea Alegre foi informada pelo telefone de emergência 190, que uma mulher teria sido alvejada com um tiro de arma de fogo, de pronto a equipe foi ao local informado que seria a Rua José Augusto Leite, no Bairro Varjota e encontrou a mesma deitada com suas mãos sangrando, ela relatou que foi uma bomba que explodiu quando manejava o artefato, a composição acompanhou a vítima juntamente com a ambulância até o hospital São Raimundo e de imediato foi transferida para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte para os procedimentos cabíveis.

Casa é alvejada com vários tiros em Iguatu

Na madrugada desta quinta-feira,19, por volta das 00h30min, a Polícia Militar foi informada através do 190, por uma mulher residente na Rua 10, Bairro Altiplano, Iguatu, que haviam efetuado disparos de arma de fogo contra a sua residência. De imediato a composição da PM foi até o local e constatou a veracidade da informação. No portão da residência da solicitante haviam cinco perfurações a bala, mas ninguém soube informar características do atirador. Diligências foram realizadas, mas até o momento o responsável pelos disparos não foi identificado.