sábado, 26 de maio de 2012

Acidente com vitima fatal na CE 375 que liga Quixelô a solonopoles


A policia militar de Quixelo foi informado hoje por volta das 10hs da manhã, que na CE 375 mais precisamente no sitio tapera, se encontrava um corpo caído ao lado de uma moto. A policia compareceu ao local constatou a denuncia e se tratava de um Homem de nome:José Ivan Maia de 44 anos,agricultou casado natural de Acopiara CE, e residia no sitio Tapera.filho de:Francisco Valdir Maia e Maria Lindalva maia.O mesmo conduzia uma moto Fan 150cc cor preta placa HYA 4110 REGISTRO DE IGUATU CE.segunda familiares o mesmo a havia desaparecida desde a tarde de ontem quando saiu para receber um dinheiro da Vanda de leite na vila são Jose solonopoles.A busca começou na tarde de ontem e hoje foi encontrado Jose Ivan já sem vida.tudo indica que a vitima sofreu o acidente ontem por que seu corpo já estava com mau cheiro.O IML compareceu ao local para remoção do cadáver para cidade de iguatu.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ - 177 ANOS



Em 24 de maio de 1835, o Presidente (Governador), da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da nossa valorosa Polícia Militar do Ceará, como marco germinante e real de uma instituição séria, digna de respeito e admiração, que com dedicação integral, atua diretamente os 365 dias do ano nos 184 municípios deste nosso querido Ceará.
A partir de 4 de janeiro de 1947 passou então à denominação que tem até os dias atuais (Polícia Militar do Ceará) a partir da entrada em vigor da constituição de 1946. Foi comandanda por 103 comandantes.
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública do Estado do Ceará. Seu primeiro Comandante foi o Ten EB Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou de 24/05/1835 a 19/01/1839.
A Polícia Militar do Ceará é uma Instituição que se confunde com a história de nosso Estado. Não é à toa que falar desta Corporação é fazer um passeio pelos seus anos de existência e reencontrar personagens e fatos que marcaram nossa história, como a Guerra do Paraguai, a Sedição de Juazeiro, Revolução de 1930 no Ceará, Combate ao Cangaço, Caldeirão, Revoluções de 1932, constitucionalista de São paulo, e de 1964.
Com um passado de bases sólidas, a Polícia Militar tem na sintonia com o presente e com o futuro, um de seus grandes méritos. Ao longo de sua existência, a PM cearense trocou quatorze vezes de nome, mas nunca de ideal, qual seja : a Preservação da Ordem, Tranquilidade das Famílias e Segurança dos Cidadãos cearenses.

Tendo no policiamento ostensivo a sua atividade fim, a Instituição está presente em todo o Estado com seus Batalhões Regionais. Os mais de 14 mil homens do efetivo estão distribuídos por todos os municípios cearenses para servir ao cidadão.

A Polícia Militar do Ceará, ao longo de sua existência, sofreu mudanças, adaptou sua estrutura aos nossos tempos, tendo sempre como objetivo principal servir a sociedade cearense.
Como representante do poder público não pode se esquivar da obrigação permanente de viabilizar satisfatoriamente o trabalho policial, seja através da construção de instalações que permitam operar com mais facilidade na capital e no interior do Estado, seja com uma remuneração justa, com a assistência social necessária ao cidadão-policial, assim, é possível elevar a auto-estima e a capacidade de realização desses profissionais.
Para que esse empenho não seja em vão, é também imprescindível corrigir as distorções e punir os desvios de conduta que inevitavelmente atingem qualquer instituição de igual porte. Só dessa maneira, superando as deficiências e limitações naturais, com dedicação e eficácia profissional, será possível obter na missão policial resultados cada vez melhores.
No organograma, a Polícia Militar é comandada por um oficial superior do posto de coronel e é denominado comandante-geral.
A partir de segundo-tenente, o nome dado a sua função e denominado posto, para os demais é graduação Ex.: Posto de Segundo-Tenente, graduação de Primeiro-Sargento. Na Polícia Militar do Ceará não existem: O posto de Segundo-Tenente, a gradução de Segundo e Terceiro Sargento e o soldado de 2ª Classe.

A Polícia Militar em Iguatu

Atualmente, na cidade de Iguatu encontra-se sediado o 10º Batalhão Provisório Policial Militar, o Núcleo de Policiamento Comunitário XXIII – RONDA DO QUARTEIRÃO e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), todos integrantes da estrutura organizacional da gloriosa POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ.

A chegada

Distrito Policial - criado por força de Lei Provincial de 18 de março de 1842, ou seja, sete anos após a criação da Força Policial em 24 de maio de 1835 e 11 anos antes da emancipação política (25/01/1853) esse foi, sem dúvida, o primeiro indício de evolução do reduto da Telha (Iguatu), considerando o vazio até então existente em termos de acolhimento e distribuição de queixas. Somente o Icó, na qualidade de sede do município, contava com essa prerrogativa, porém distante, sem meios adequados de transportes e não raras vezes a deixar no esquecimento os interesses querelados.

Momento crítico


Conflito Eleitoral – em 1860, 8 de dezembro, deu-se o conflito de proporções ainda não vistas na vila. Seria o dia em que deveria realizar-se o pleito eleitoral. A eleição realizava-se, de fato, na Igreja-Matriz. O policiamento ostensivo ou mesmo discreto havia sido desautorizado pelo chefe do Governo pretextando com isso não haver interferência de poder nas manifestações populares. Veio o erro de plano. Em dado momento, quando chefes de facções opostas discutiam, um dos querelantes matou seu adversário (Domingos Félix Teixeira). No mesmo instante e a fazer uso de um bacamarte, o filho da vítima (Cândido Teixeira), vingou a morte do pai (Alexandre Cavalcante).
A partir desse instante, em que partidários das duas correntes não mais se entenderiam, ninguém seria capaz de exercer controle sobre o conflito, resultando no maior chacinamento registrado na Vila. Tombaram sem vida 14 pessoas, enquanto que o número de feridos chegava a 30, muito deles gravemente.
Fonte: Instituto Histórico da PMCE

Quixelô promove Festival do Peixe


Quixelô Na última década, cresceu o número de projetos de criação de tilápias em gaiolas instaladas em várias comunidades ribeirinhas no Açude Orós, o segundo maior do Estado. Para comemorar os resultados positivos de aumento da renda familiar e melhoria de vida, centenas de piscicultores participaram ontem, na localidade de Jiqui, zona rural deste Município, Centro-Sul do Ceará, do II Festival do Peixe de Quixelô.

O evento foi promovido pela Secretaria de Agricultura do Município, em parceria com várias instituições que apoiam o projeto produtivo. Os primeiros criatórios começaram a ser implantados há dois anos e hoje totalizam nove grupos, beneficiando 124 piscicultores nas localidades de Jiqui, Boa Vista, Ilha Grande e Vassouras, no entorno do Açude Orós. Foram investidos R$ 1,5 milhão por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), do Banco do Brasil, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os piscicultores comercializam o quilo do pescado a R$ 4,50 e a produção atual está em torno de 60 toneladas. Em toda a bacia do Açude Orós a produção chega em média, por mês, a 340 toneladas, oriundas de 40 grupos associativos de criação de tilápias e de sete mil tanques redes. "Essa produção é o dobro da verificada no Açude Casta-nhão", observa o engenheiro de pesca, Paulo Landim. "O mercado é amplamente favorável e a demanda é crescente".

Atravessador

O prefeito de Quixelô, Gilson Oliveira, disse que era preciso eliminar gradativamente a presença do atravessador que impõem um preço reduzido para os produtores. Durante o evento, Oliveira solicitou do assessor da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Estado, Ricardo Campos, apoio para aquisição de um caminhão frigorífico e de uma fábrica de gelo. "Os projetos estão em expansão, a procura pelo pescado e precisamos de mais investimentos", disse. "O setor está em crescimento e quem produz pescado está satisfeito com a nova atividade econômica que amplia a renda familiar".

A secretária de Agricultura de Quixelô, Marta Rocha, disse que o Município vai continuar investindo em atividades produtivas para beneficiar a agricultura familiar. "Vimos o potencial das águas do Açude Orós e tivemos a ideia de aproveitá-la implantando projetos de criação de pescado em tanques-redes", disse. "A ideia deu certo e os pescadores divididos em grupo mantêm outras atividades econômicas".

Para o vice-prefeito de Quixelô, José Simão, o exemplo dos projetos associativos de produção implantados na região de Jiqui, na zona rural de Quixelô, é um exemplo a ser seguido por outras comunidades. "Em pouco tempo há resultado satisfatório de ampliação da renda familiar e da autoestima dos pescadores", disse. "Muitos filhos de Quixelô que estavam trabalhando em outras cidades e Estados estão retornando porque acreditam na viabilidade dos criatórios de tilápia".

Programação

O Festival do Peixe de Quixelô inclui apresentações culturais de jovens da comunidade, concurso de histórias de pescador, concessão de comendas e palestras sobre temáticas ligadas à atividade. As perspectivas da pesca no Ceará e as formas de atuação do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil foram explanadas para os participantes.

O evento foi realizado nas margens do Açude Orós e foram instaladas cinco tendas para proteger os participantes do sol.

Enquanto que a maioria dos agricultores lamentam as perdas da lavoura tradicional de grãos por causa da seca que atinge o sertão do Ceará, os pescadores do entorno do Açude Orós comemoram os bons resultados com a atividade de criação intensiva de pescado. "Os resultados estão bons e estamos satisfeitos", disse o piscicultor, Eugênio dos Santos. Em média, a renda de cada família cresceu cerca de R$ 500,00 por mês.

Positivo

O gerente geral da agência do Banco do Brasil, em Orós, Hélio Pinto, disse que as primeiras avaliações sobre o projeto de piscicultura instalados no reservatórios são positivos, mas por enquanto não haverá novos investimentos. "Os resultados mostram que houve inclusão social, ampliação da renda familiar e da autoestima", frisou. "Há potencialidade, a demanda é crescente, mas precisamos crescer com segurança e sustentabilidade".

O projeto de piscicultura é implantado em parceria com o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae, CVT, Instituto Elo Amigo, Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

Mais informações:

Prefeitura de Quixelô
Secretaria Municipal de Agricultura
Região Centro-Sul
Telefone: (88) 3579. 1179

Confira mais notícias do Interior

Homenagem para Eliseu Batista

O industrial Eliseu Batista será homenageado em Orós pelo seu centenário em solenidade hoje à noite. Ele foi um dos grandes empreendedores do Município, e sua história se confunde com a de sua cidade. Ele esteve à frente da indústria Eliba, de beneficiamento de algodão, fabricação de óleo vegetal, margarina e sabão. Na década de 1970 chegou a ser uma das maiores do NE.

Caucaia

Ampliação de telefone no Interior

Caucaia e Juazeiro do Norte passaram a ter em abril cobertura de 3G da Oi. Com a tecnologia, o usuário pode usar internet móvel - no celular, computador ou tablet - com velocidade de navegação até 1mbps. E o lançamento da tecnologia vem acompanhado de uma oferta do Oi Velox 3G.

Quixadá

Estudantes fazem protesto por ônibus

Mais de 500 estudantes do IFCE e da UFC ocuparam o prédio da Prefeitura de Quixadá ontem de manhã em protesto contra as condições precárias de transporte escolar para os dois centros situados a mais de 5Km do Centro, no entorno do Açude do Cedro.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

mulher é baleada em frete a escola em Iguatu

Uma vendedora de ambulante foi baleada por dois disparos de arma de fogo, na manhã desta quarta-feira, 23. O fato aconteceu em frete a escola Nossa Srª Perpetuo Socorro localizada no Bairro Prado, nossa equipe entrevistou o SD do Ronda do Quarteirão Gomes através de uma participação ao vivo na Web Rádio Iguatu.Net (Ouça o Player Abaixo), o mesmo juntamente com equipe do Ronda foram os primeiros a chegarem ao local.

Segundo informações, um elemento até o momento não identificado se aproximou da vítima e efetuou os disparos, um popular que presenciou o fato ainda tentou seguir o acusado mais o mesmo o ameaçou com a arma. A própria viatura do ronda foi quem socorreu a vítima para unidade hospitalar mais próxima.
Em contato com Hospital Regional, a direção nos repassou o nome da vítima e seu estado de saúde, Lucilene Ramos de Lima moradora da Rua 21 de abril, foi atingida de raspão na orelha e outro na perna, onde segundo exames preliminares apontaram que o projétil ainda encontrasse alojada, a mesma seguirá em observação, mas sem correr qualquer risco.
Polícia Civil, Militar e Delegacia da Mulher trabalham investigando quem seria o responsável pelo crime bem com o motivo que levado a cometê-lo.

Acidente com vítima fatal na rua Cruzeiro do Sul em Iguatu.

aconteceu há poucos instantes, na rua Cruzeiro do Sul, em Iguatu, um acidente com vítima fatal.

A vítima foi identificada como Antonio Nilton de Paula, 52 anos. Ele guiava uma motocicleta quando foi colhido por dois caminhões. Apesar de ter sido socorrido o homem morreu antes de dar entrada no hospital regional.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Ex-PM acusado de tentativa de homicídio a estrangeiros é condenado a 24 anos


O ex-PM Antônio Eduardo Martins Maia foi condenado em tentativa de homicídio qualificado com relação às quatro vítimas, segundo informações do advogado da Assistência da Acusação, Leandro Vasques, recebendo a pena de 24 anos, considerando-se como pena seis anos para cada uma das vítimas.
De acordo com o advogado do réu, Delano Cruz, a defesa recorreu e Antônio Eduardo continua em liberdade. O recurso foi baseado no princípio de dozimetria, quando a pena é considerada muito alta, e por a defesa julgar que a decisão foi tomada contra prova dos autos.
O ex-PM era acusado de tentativa de homicídio contra os espanhóis Marcelino Ruiz Campelo e Maria del Mar Santiago Almudever, o italiano Innocenzo Brancati e a brasileira Denise Sales Campos Brancati.
O júri foi presidido pelo magistrado Henrique Jorge Holanda Silveira, titular da Vara. A acusação teve à frente a promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão e a defesa ficou a cargo dos advogados Delano Cruz e José Campos Aciolly.
Entenda a notícia
Segundo denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), no dia 26 de setembro de 2007, por volta das 21h, as vítimas trafegavam no sentido Aeroporto-Aldeota, em uma caminhonete, quando foram alvejadas por disparos vindos de viaturas policiais que faziam cerco para capturar acusados de roubar um caixa eletrônico.
O italiano Innocenzo Brancati, que dirigia o veículo, foi atingido no braço e Marcelino Ruiz Campelo levou um tiro no ombro esquerdo. A bala se instalou na coluna e ele ficou paraplégico. Ainda de acordo com o MP/CE, os disparos só cessaram quando a vítima Denise Sales Campos Brancati saiu do automóvel para demonstrar que não eram assaltantes.
Redação O POVO Online

19 acidentes são registrados pela polícia nas rodovias que cortam o CE

As Polícias Rodoviárias Federal (PRF-CE) e Estadual (PRE-CE) do Ceará registraram 19 acidentes entre às 6h de segunda-feira (21) e às 6h desta terça (22). De acordo com os dados policiais, cinco pessoas ficaram feridas e uma morreu.
O acidente fatal, segundo a PRF-CE, aconteceu às 17h50 no quilômetro 300,6 da BR-020. Um motociclista morreu após sofrer uma colisão transversal com um caminhão. O condutor do caminhão, de acordo com a PRF-CE, não permaneceu no local do acidente.

19 acidentes são registrados pela polícia nas rodovias que cortam o CE

As Polícias Rodoviárias Federal (PRF-CE) e Estadual (PRE-CE) do Ceará registraram 19 acidentes entre às 6h de segunda-feira (21) e às 6h desta terça (22). De acordo com os dados policiais, cinco pessoas ficaram feridas e uma morreu.
O acidente fatal, segundo a PRF-CE, aconteceu às 17h50 no quilômetro 300,6 da BR-020. Um motociclista morreu após sofrer uma colisão transversal com um caminhão. O condutor do caminhão, de acordo com a PRF-CE, não permaneceu no local do acidente.