quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Presidente do TSE admite liberar candidatos fichas sujas


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá, na análise de cada caso, reverter as decisões dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e liberar a candidatura de políticos que foram barrados em função da lei da Ficha Limpa.

O próprio presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, disse ontem, em entrevista ao portal de notícias G1 (www.g1.com.br) que a maior parte das decisões de TREs, liberando candidatos cujas candidaturas são questionadas em função da lei, não contrariam o entendimento do TSE sobre o assunto.

O TRE do Maranhão decidiu pela não aplicação da lei da Ficha Limpa nestas eleições. Já os tribunais de estados como Acre, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Tocantins adotaram restrições na aplicação e liberaram candidatos que, em princípio, estariam enquadrados na lei. Aprovada no primeiro semestre deste ano, a nova legislação prevê critérios mais rígidos para quem deseja sair candidato. O principal deles é o impedimento de candidaturas de quem possui condenação por um colegiado de juízes. O Ceará foi o estado que, até agora, barrou maior número de candidatos com base na lei: 28. Outros 15 candidatos que foram impugnados (questionados) pelo Ministério Público Eleitoral do Estado pelo mesmo motivo acabaram não sendo enquadrados na lei.

“No aspecto da constitucionalidade, a Lei da Ficha Limpa não foi contestada na maioria dos TREs. Alguns aspectos é que foram melhor analisados. É possível que o próprio TSE, ao examinar os casos concretos, entenda que alguns candidatos que foram barrados não estejam enquadrados nessa nova lei”, afirmou ao G1.

No entanto, Lewandowski ressaltou que, mesmo com a possibilidade de liberar alguns políticos da ficha limpa, o TSE não voltará atrás nas decisões que tomou sobre aspectos constitucionais.

“Essa maioria que já se formou será mantida no que diz respeito aos aspectos da constitucionalidade. Mas é possível que na análise dos casos concretos o tribunal venha a excluir alguma restrição. O caso concreto não vai mudar a essência do entendimento do Cristiano Martins

Igreja Matriz de Quixelô passará por uma grande reforma


A sociedade quixeloense realiza movimento para a reforma da Igreja Matriz que foi construída no século XVIII e precisa de uma ação rápida para recuperação do teto, janelas e portas. A reforma custará em torno de R$ 35 mil reais. Para conseguir este valor, uma comissão foi criada e que tem à frente a senhora Alaíde Vieira que falou para O Popular sobre as ações que estão acontecendo. “Tivemos uma reunião com o Bispo de Iguatu, Dom João Costa, e traçamos algumas ações que foi a realização de bingos e até uma seresta no dia dos pais, para que possamos arrecadar o montante necessário para a reforma do nosso templo”, disse.

O templo católico mais antigo de Quixelô está com vários problemas na sua estrutura e precisa urgentemente de uma reforma. “Percebemos nos últimos anos que as paredes, janelas e até o teto estão ficando bastante deteriorados. A comunidade decidiu realizar o movimento para resguardar este patrimônio e também garantir a nossa segurança”, declarou Alaíde. Falamos com Dom João Costa que aprovou a iniciativa dos religiosos quixeloenses. “Realmente está precisando de um movimento como este a igreja local e para isto fomos ouvir a comunidade e a Diocese contribuirá com o movimento pela recuperação do templo. Observamos também que a parte hidráulica e elétrica está em situação difícil. Esta reforma será importante para uma maior segurança de todos, além de deixar mais belo o templo”, afirmou.O vice-prefeito de Quixelô, Zé Simão, destacou que este é o resultado do dinamismo que o bispo de Iguatu implementou na comunidade católica da cidade. “Este novo bispo está realizando um contato maior com as bases de Quixelô e isto reanimou o fervor de todos tendo como um dos efeitos esta ação de reforma da igreja em nosso município. Ficamos felizes em ver tudo isto, pois preservando o nosso passado, iremos garantir a continuação da nossa história no futuro”, declarou.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Candidatura de Jocélio Viana é indefirida pelo TRE-CE


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará julgou, na sessão desta segunda-feira,09 os seguintes processos de registro de candidatura. Destaque para o indeferimento d/a candidatura do iguatuense Jocélio Viana, vejam a lista logo abaixo com os resultados dos julgamentos:

INDEFERIDOS POR IMPUGNAÇÃO DA PROCURADORIA:

REGISTRO DE CANDIDATURA N.º 434234 (4342-34.2010.6.06.000)

ORIGEM: Fortaleza – CE

RELATOR: Juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues

CANDIDATO: FRANCISCO JOSÉ TEIXEIRA

CARGO: DEPUTADO ESTADUAL

COLIGAÇÃO: PRB/PT/PMDB/PSB

MOTIVO: CONTAS DESAPROVADAS PELO TCM

REGISTRO DE CANDIDATURA N° 457276 (4572 76.2010.6.06.0000)

ORIGEM: Fortaleza – CE

RELATOR: Juiz Raimundo Nonato Silva Santos

CANDIDATO : FRANCISCO JOSÉ CUNHA DE QUEIROZ

PARTIDO: Partido Trabalhista Cristão – PTC

CARGO: Deputado Estadual

MOTIVO: CONTAS DESAPROVADAS PELO TCM

REGISTRO DE CANDIDATURA Nº: 481095(481095.2010.6.06.0000)

ORIGEM: Fortaleza – CE

RELATOR: Juiz Raimundo Nonato Silva Santos

CANDIDATO : JOCÉLIO DE ARAUJO VIANA

PARTIDO: Partido Humanista da Solidariedade – PHS

CARGO: Deputado Federal

MOTIVO: CONTAS DESAPROVADAS PELO TCM

INDEFERIDOS:

REGISTRO DE CANDIDATURA N.º 429730.2010.6.06.000 (CLASSE 38)

PROTOCOLO: 33.027/2010

REQUERENTE: PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT

CANDIDATO: JOSÉ JUSCIAN SAMPAIO LACERDA

CARGO: DEPUTADO ESTADUAL

RELATOR: JUIZ FRANCISCO LUCIANO LIMA RODRIGUES

MOTIVO: FALTA PROVA DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

REGISTRO DE CANDIDATURA N.º 436747.2010.6.06.000 (CLASSE 38)

PROTOCOLO: 33.336/2010

REQUERENTE: COLIGAÇÃO PRB/PT/PMDB/PSB

CANDIDATO: MARIA ADERLANIA SOARES BARRETO NORONHA

CARGO: DEPUTADO ESTADUAL

RELATOR: JUIZ FRANCISCO LUCIANO LIMA RODRIGUES

MOTIVO: FALTA PROVA DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

REGISTRO DE CANDIDATURA N.º 434841.2010.6.06.000 (CLASSE 38)

PROTOCOLO: 33.31710

REQUERENTE: COLIGAÇÃO PRB/PT/PMDB/PSB

CANDIDATO: JACINTA MARIA ALTINO VIEIRA

CARGO: DEPUTADO ESTADUAL

RELATOR: JUIZ FRANCISCO LUCIANO LIMA RODRIGUES

MOTIVO: DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA

REGISTRO DE CANDIDATURA N.º 436055.2010.6.06.000 (CLASSE 38)

PROTOCOLO: 33.329/2010

REQUERENTE: COLIGAÇÃO PRB/PT/PMDB/PSB

CANDIDATO: LIDUÍNA MARIA LIMA LUCAS

CARGO: DEPUTADO ESTADUAL

RELATOR: JUIZ FRANCISCO LUCIANO LIMA RODRIGUES

MOTIVO: DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA

REGISTRO DE CANDIDATURA INDIVIDUAL N.º 479444.2010.6.06.000 (CLASSE 38)

PROTOCOLO: 35.052/2010

REQUERENTE: PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO – PSB

CANDIDATO: LINA ELEUTÉRIO COSTA

CARGO: DEPUTADO ESTADUAL

RELATOR: JUIZ FRANCISCO LUCIANO LIMA RODRIGUES

MOTIVO: NÃO ASSINOU DECLARAÇÃO DE BENS

DEFERIDO:

REGISTRO DE CANDIDATURA N.º 430944.2010.6.06.000 (CLASSE 38)

PROTOCOLO: 33.015/2010

REQUERENTE: PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT

CANDIDATO: FLÁVIO COUTINHO SOARES

CARGO: DEPUTADO ESTADUAL

RELATOR: JUIZ FRANCISCO LUCIANO LIMA RODRIGUES

Ex-capitão Daniel é expulso da PM três anos após o crime em Iguatu


O ex-capitão da Polícia Militar Daniel Bezerra Gomes foi expulso da corporação nesta segunda-feira, 9, três anos após ter assassinado os irmãos Marcelo e Leonardo Moreno Teixeira, no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Estado. Segundo o relações públicas da PM, major Marcos Costa, a decisão já foi referendada e publicada no boletim interno do comando da Polícia Militar.

Ainda de acordo com o major, o processo de expulsão do ex-policial demorou três anos para ser concluído por conta do julgamento dos recursos pedidos pelos advogados do acusado. O governador Cid Gomes já havia assinado o ato de expulsão em julho de 2007, mas somente com o parecer da Procuradoria Geral do Estado o processo foi concluído.

A partir de agora, o ex-capitão, que está recolhido no Batalhão de Choque da PM, poderá ser remanejado para um presídio comum do Estado.

O crime

O duplo homicídio aconteceu em março de 2007, quando o então capitão Daniel Bezerra Gomes, comandante do destacamento policial da cidade de Mombaça, matou a tiros os irmãos Leonardo Moreno Teixeira, 24, e Marcelo Moreno Teixeira, 26, ambos estudantes do 6º ano de Medicina.

De acordo com o relato de testemunhas e parentes das vítimas, o crime foi praticado por motivos banais.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Lei da Ficha Limpa deve barrar pelo menos 100 candidaturas, estima TSE

Os indeferimentos das candidaturas nos tribunais regionais eleitorais podem ser questionados no TSE e, em último caso, no STF.

Em todo o País, pelo menos 100 pessoas deverão ter a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa, segundo previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento, das 1.030 candidaturas indeferidas, pouco mais de 70 referem-se à nova lei.

“É um número esperado por todos nós. A lei vai promover o saneamento nas candidaturas. Mas, estamos tratando de um universo pequeno de candidatos”, disse o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, em entrevista exclusiva à Agência Brasil e à TV Brasil.

Segundo o ministro, com a entrada em vigor da lei, os próprios partidos se tornaram um filtro dos candidatos condenados por órgãos colegiados e que, portanto, tornaram-se inelegíveis pela regra da Ficha Limpa. Os indeferimentos das candidaturas nos tribunais regionais eleitorais (TREs) podem ser questionados no TSE e, em último caso, no Supremo Tribunal Federal (STF).

A lei também impede a candidatura de políticos que renunciaram a mandatos para fugir de processos de cassação, como o ex-senador Joaquim Roriz (PSC-DF). Ele teve a candidatura a governador indeferida pelo TRE do Distrito Federal e promete recorrer à instância superior.

Nesses casos, o ministro Lewandowski é prudente ao fazer uma avaliação. Segundo ele, é necessário analisar caso a caso o motivo da renúncia. “É preciso verificar se a renúncia se deu por motivos legítimos ou para escapar de punição”, disse. No TSE, os recursos sobre indeferimento de candidaturas deverão ser julgados até o dia 19 deste mês.

Quanto aos possíveis questionamentos sobre a constitucionalidade da Ficha Limpa, especialmente em relação à sua retroatividade e entrada em vigor, Lewandowski se apressou em dizer que a lei obedece aos princípios constitucionais. Na definição da data de validade da nova regra, os ministros do TSE se basearam em jurisprudência do STF sobre a Lei de Inelegibilidade.

Os ministros usaram o mesmo entendimento da época, o de que não seria preciso adotar o critério de anualidade, que estabelece que leis eleitorais só podem entrar em vigor um ano após a sua aprovação. Eles também determinaram que políticos que ainda estão respondendo a processo sejam barrados pela lei.

Lewandowski explicou que a Ficha Limpa não impõe uma sanção ao candidato, apenas cria um requisito: não ter sido condenado por órgão colegiado. Por isso, os princípios da anualidade e da não retroatividade são

Marcos Cals e Tasso vão às ruas de Iguatu


O candidato ao governo Marcos Cals (PSDB), ao lado do senador Tasso Jereissati (PSDB), participou de uma carreata, na manha deste sábado, 07, nas ruas de Iguatu. Muitas pessoas aguardavam ansiosas a chegada dos tucanos no aeroporto de Iguatu, onde eles têm cumprido agenda no interior neste fim de semana.

Depois de passarem por vários pontos da cidade, os candidatos tucanos caminharam a pé pelo centro, estavam acompanhados também por várias outras lideranças políticas. Tiveram a oportunidade de conversar com os comerciantes, jovens, crianças e idosos durante todo o trajeto. Marcos e Tasso foram bastante saudados por onde passaram.

Várias pessoas fizeram questão de falar e fazer fotos com os candidatos tucanos.

Mais informações você confere na próxima edição do jornal O Popular que estará em todas as bancas de jornais de Iguatu e região Centro-Sul.

VÍDEO: acidente de trânsito com vítimas fatais no Distrito do Barro Alto

Um acidente de trânsito com vítimas fatais aconteceu nas proximidades do Distrito do Barro Alto em Iguatu na noite deste domingo. Um veículo Fiat de placa HEJ -9313 do Rio de Janeiro perdeu o controle e capotou várias vezes na CE -375º no seu interior estavam seis pessoas das quais duas morreram no local após serem jogadas para fora do veículo durante o acidente.

Entramos em contato com o Corpo de Bombeiros de Iguatu que nos confirmou os nomes das duas vítimas fatais: Maria Socorro Pereira de Souza e o seu filho, Marcos Maciel Fernandes de Sousa.

Além destes ocupavam o veículo: Antonia Taciane Alves Teixeira, Francisco de Assis Pereira Campos, Renato Felix Teixeira e José Neres da Silva, este último pelas informações do Sub-Tenente Iran do Corpo de Bombeiros foi levado com urgência para Barbalha com suspeita de traumatismo craniano.

Vejam um vídeo do veículo que se encontra na Delegacia Regional de Iguatu: