sexta-feira, 23 de março de 2012

Vereadores e professores debate aumento do PISO salarial



Hoje a câmara municipal de Quixelô foi palco de atenção e muito debate, onde professores e vereadores discutiam o aumento do PISO salarial dos professores, o publico lotou a platéia da casa para ouvirem os discursos e propostas ali citadas. Presidente e representante do sindicato dos servidores publico de Quixelô, usaram a tribuna para falar do aumento o corrido no ano passado, e que foi votado pelos vereadores de Quixelô, que os mesmo acharam pouco, que foi de 11,3%,que pelo tempo perdido não representou quase nada para os profissionais.Estava presente na câmara a secretaria de Educação do município Kelma Garbore,que foi convidada para o debate realizado.A mesma passou todos seus conhecimento aqueles profissionais que ali se encontrava através de vídeo.Foram mais de 2hs de debate, O presidente da Câmara Samuel Araújo também em suas palavras parabenizou os professores e diretores do município pela a participação na sessão realizada (nesta sexta feira dia 23/03/2012.)

Chico Anysio morre aos 80 anos


Comediante estava internado em hospital no Rio de Janeiro.
Ele começou no rádio, fez sucesso na TV e atuou em filmes.

Morreu às 14h52 desta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Segundo nota divulgada pelo Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, onde ele estava internado havia três meses, o humorista morreu após uma parada cardiorrespiratória, causada por falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar. Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro (abaixo, nesta reportagem, relembre sua trajetória). Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.
O corpo de Chico Anysio será velado no Theatro Municial, no Centro do Rio. O velório será aberto ao público a partir das 12h. No domingo (24), ele será cremado no Cemitério do Caju, na Zona Portuária. O horário da cerimônia ainda não foi definido. O governador do estado do Ceará, Cid Gomes, decretou luto oficial no Estado, por 3 dias, por causa da morte do humorista Chico Anysio.
Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde 22 de dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.
O ator também foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.

No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias. Após 110 dias, teve alta em março do ano passado.

Com fortes dores nas costas, o humorista foi novamente internado em novembro. Ficou no hospital durante cinco dias, para receber medicação intravenosa devido a problema antigo nas vértebras que provocava dor. No fim de novembro, teve febre e os médicos descobriram uma contaminação por fungos, tratada com antibióticos. No começo de dezembro, retornou ao hospital com infecção urinária e ficou internado por 22 dias. Um dia depois, voltou ao Hospital Samaritano.

Nos momentos mais críticos, quando esteve no hospital entre dezembro de 2010 e março de 2011, Chico necessitou da ajuda de aparelhos para respirar e se comunicava com médicos e familiares por meio de mímica. Durante o período pós-operatório, houve o diagnóstico de um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Durante o período de internação, que alternou momentos no CTI e em unidades intermediárias, Chico Anysio apresentou quadros de pneumonia e passou por sucessivas broncoscopias. As infecções foram tratadas com uso de antibióticos.
Antes, em agosto de 2010, o humorista precisou ser internado para a retirada de parte do intestino grosso após ser constatado um quadro de hemorragia no aparelho digestivo. Em maio de 2009, outra pneumonia o levou ao hospital.
Rádio e TV
Foi na Rádio Guanabara, ainda nos anos 50, que os seus tipos cômicos começaram a surgir. Até o “talento para imitar vozes”, como o proprio Chico descreveria em seu site, evoluir para a televisão. A estreia aconteceu em 1957, na extinta TV Rio, no programa “Aí vem dona Isaura”. Foi lá que o Professor Raimundo teve sua primeira aparição no vídeo, como o tio da protagonista que vinha do Nordeste — até então o programa só havia sido veiculado pelo rádio.
“Até tinha uma coisa de sentar para criar, mas uns nasceram pela voz, outros pelo tipo, pela personalidade, pela caracterização. Sempre fiz questão de que eles fossem encontrados sem que eu estivesse presente. Que alguém dissesse: "'Na minha terra, tem um Pantaleão. No Rio tem muito Azambuja’”, explicou o humorista ao “Estado de S. Paulo”, em 2009.

Num tempo em que ainda não existiam contratos de exclusividade, Chico pôde fazer participações especiais em programas de outras emissoras e em chanchadas da Atlântida.
O “Chico Anysio Show”, seu primeiro programa de humor, foi lançado no início da década de 60. Foi ao ar pela TV Rio, depois pela Excelsior e em 1982 voltou a ser exibido pela Rede Globo — onde o humorista já trabalhava desde 1969.
Mas foi na Globo que teve seus programas humorísticos de maior sucesso e onde desenvolveu a maioria de seus personagens. Entre as atrações, destaque para “Chico city” (1973-1980), “Chico total” (1981 e 1996) e “Chico Anysio show” (1982-1990) e "Escolinha do professor Raimundo".

Alguns desses personagens quase que se misturam à história da televisão brasileira, como o ator canastrão Alberto Roberto, o pão-duro Gastão Franco, o coronel Pantaleão, o pai-de-santo Véio Zuza, o velhinho ranzinza Popó, o alcoólatra Tavares e sua mulher Biscoito (Zezé Macedo) e o revoltado Jovem.

Com o passar dos anos, novos tipos eram criados e incorporados ao programa: o funcionário da TV Globo Bozó, que tentava impressionar as mulheres por conta de sua condição; o mulherengo e bonachão Nazareno, sempre de olho nas serviçais; o político corrupto Justo Veríssimo; e o pai de santo baiano e preguiçoso Painho são alguns dos mais populares.

Apresentada como quadro em outros programas desde a década de 1980, a “Escolinha do Professor Raimundo” tornou-se uma atração independente em 1990. No ar até 2002, o humorístico lançou toda uma geração de comediantes. Entre os “alunos” revelados pelo “professor Chico” estão Claudia Rodrigues, Tom Cavalcante e Claudia Gimenez.

Chico também atuou em novelas e especiais da Globo, como “Pé na jaca” (2007), “Sinhá Moça” (2006), “Guerra e paz” (2008) e “A diarista” (2004). Chico Anysio também teve um quadro fixo no Fantástico por 17 anos (de 1974 a 1991), e supervisionou a criação no programa “Os Trapalhões” no início dos anos 90.Cinema
A incursão mais recente de Chico Anysio no cinema foi como dublador. É dele a voz do protagonista da animação “Up - Altas aventuras", animação do estúdio Pixar. Antes disso, o humorista fez uma participação especial no recordista de bilheteria “Se eu fosse você 2” (2008), de Daniel Filho. “Nos créditos finais fiz questão de colocar ‘senhor Francisco Anysio’. Ele é um astro, merece ser tratado com toda reverência”, explicou o diretor em entrevista ao G1 durante o lançamento do longa.

Em 1996, o humorista interpretou o personagem Zé Esteves, pai da personagem-título, em “Tieta”, de Cacá Diegues. O trabalho coincidiu com o aniversário de 25 anos da estréia de Chicono cinema, na pornochanchada "O doce esporte do sexo". Antes havia participado de comédias como "Mulheres à vista" e "Cacareco vem aí".

Em 2011, em sua última aparição pública, recebeu o prêmio especial do Júri do Festival do Rio pelo seu desempenho no longa “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do diretor Vinícius Coimbra.
"O filme é importantíssimo, a obra é linda. Vinícius realizou algo quase inacreditável. É um filme que, tenho certeza, Sergio Leone assinaria com alegria", destacou o bem humorado Chico, que fez questão de receber o Troféu Redentor pessoalmente, mesmo de cadeira de rodas.
Literatura e artes plásticas
Além de se dedicar ao humor, Chico também foi artista plástico. Apaixonado pela pintura, retratou paisagens ao redor do mundo a partir de fotografias que tirava dos países que visitava. Realizou exposições de seus quadros em diversas galerias do Brasil e chegou a afirmar que gostaria de ter dedicado mais tempo à atividade.
“Porque teria tido mais tempo para aprender, para melhorar. Teria mais tempo para me tornar conhecido e aceito, para vender meus quadros por um preço melhor. Cheguei a admitir que a pintura seria meu emprego da velhice, mas não vai ser, porque ninguém está comprando nada de obra de arte, e pintar para guardar é terrível”, disse em entrevista à “Folha de S. Paulo”, em 2007. Foi autor de 21 livros, tendo publicado vários best-sellers na década de 70, como "O Batizado da vaca", "O telefone amarelo" e "O enterro do anão". Sua última publicação foi “O canalha”, lançada em 2000.
“É a história do cara que participou de todos os governos, desde Eurico Gaspar Dutra até o primeiro mandato de Fernando Henrique. Foi ele o responsável por todas as canalhices que ocorreram de lá para cá, como dar um revólver de presente a Getúlio Vargas”, explicaria o escritor Chico Anysio em entrevista à revista “Época”, no mesmo ano.
Outra de suas obras de destaque na literatura é o bem humorado manual “Como segurar seu casamento”, também de 2000. Na época, advertiu os leitores: “Não dou conselhos, transmito os erros que cometi e foram cometidos em cinco casamentos. Conviver é a arte de conceder. Essa troca de concessões gera a convivência harmônica”, comentou.
Carreira esportiva
Caçula de oito irmãos, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no dia 12 de abril de 1931, no município de Maranguape, no Ceará. A cidade constantemente era citada de forma saudosa pelo humorista – seu personagem mais popular, o Professor Raymundo, era de lá.
“Maranguape, cidade de que tanto falo, representa uma grande saudade. Foi um pequeno paraíso, o Éden da minha infância durante gloriosos anos. Foi lá que aprendi a ler sozinho”, escreveu o humorista em seu site oficial.

Aos 7 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, após a falência da empresa de ônibus da família. Morador do Catete, contrariou a vontade do pai e do irmão mais velho — botafoguenses convictos — e se tornou vascaíno. Sonhava em ser jogador de futebol.

Mas a carreira esportiva logo foi esquecida, quando Chico passou em testes para ser locutor e ator da Rádio Guanabara. Ele ficou em segundo lugar, perdendo apenas para Silvio Santos.
Nos anos 50, também trabalhou nas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Foi na primeira que criou o programa que se tornaria um de seus maiores sucessos, "Escolinha do Professor Raymundo", inicialmente composta por três alunos: Afrânio Rodrigues (o que sabia tudo), João Fernandes (o que não sabia nada) e Zé Trindade (o que embromava o professor).

Apesar da tentativa de se tornar um galã de radionovelas, sua veia humorística se destacava desde o início. “A rádio Guanabara descobriu meu jeito para imitar vozes. Neste dia perdi minha chance de ser um Tarcísio Meira”, contou o comediante em seu site. Foi assim que começou a compor os mais de 70 tipos cômicos que marcariam sua carreira.
Casamentos e filhos
O primeiro de seus casamentos foi aos 22 anos, com a atriz Nancy Wanderley. Depois foi a vez de Rose Rondelli. Sobre a união com a cantora e ex-frenética Regina Chaves, dizia mal se lembrar. Já com Alcione Mazzeo, rompeu a relação por conta de um ensaio nu. Mas foi seu matrimônio com a ex-ministra da Economia do governo Collor, Zélia Cardoso de Mello — com quem teve dois filhos — que provocou mais polêmica. "Passou a ser uma pessoa de meu desagrado total. Fui um biombo para ela”, disse Chico à revista “Isto É”, em outubro de 2000.

Antes, porém, teve seis filhos, entre eles os atores Lug de Paula (famoso por interpretar o Seu Boneco, da “Escolinha do Professor Raimundo”), Nizo Neto (o Seu Ptolomeu, do mesmo programa, também dublador) Bruno Mazzeo (ator e roteirista). Chico também era tio do ator Marcos Palmeira, filho do cineasta Zelito Vianna, irmão do humorista; e da atriz Maria Maya, filha de Cininha de Paula, sobrinha do humorista.

Em novembro de 2009 foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, a mais alta comenda do governo brasileiro na área. Da vida, dizia levar apenas um arrependimento: “Me arrependo enormemente de ter fumado durante 40 anos.”

quinta-feira, 22 de março de 2012

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente comemora com alegria o Dia Munidial da Agua



QUIXELÔ:Aconteceu nesta quinta feira no municipio de Quixelo um evento especial em comemoração ao dia mundial da agua.O evento foi realizado pela secretaria de agricultura e meio ambiente em parceria com o SAAE E Secretaria de Educação.A programação contou com a presença ilustre do vice prefeito Jose Simao da Silva ,Marta Rocha secretaria de Agricultura ,sub secretario Jose Viera, o coordenador do meio ambiente Tiago Jefferson,o Diretor do SAAE,Silvio Cesar ,Marcia Maria diretora do colegio Jose Maia Filho E os professores.O evento ficou marcado por palestras educativas e a realização de um grande debate em seguida os alunos sairam em passeata pelas ruas de Quixelo com o intuito de sensibilizar os municipes sobre a importancia em preservar a agua.
"Dia Mundial da Água
DMA
Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, consequentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas - ONU institui, em 1992,

"22 de Março - Dia Mundial da Água"

Por conta disso, a ONU elabora um documento afim de sistematizar medidas e informações que conscientizem ecologicamente a população e governantes com a questão da água. Intitula-se:

"Declaração Universal dos Direitos da Água"

São eles:
"A água faz parte do patrimônio do planeta.
Cada continente, cada povo,cada nação,cada região,cada cidade,cada cidadão
é plenamente responsável por ela diante de todos."

"A água é a seiva do nosso planeta.
Ela é condição essencial da existência de todo ser vegetal, animal ou humano.
Sem ela não poderíamos conceber a atmosfera, o clima, a vegetação, a agricultura ou a cultura."

"Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia."

"O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam."

"A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras."

"A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo."

"A água não deve ser desperdiçada, nem poluída , nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis."

"A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado."

"A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social."

"O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra."

Vale lembrar que, apesar de todo este louvável apelo da ONU, só através da Educação é que o Homem irá se conscientizar da importância da Água em nosso Planeta, dando a ela o que espera receber:
Respeito e Gratidão.

Nada mais significativo do que a Criança para se iniciar tais conhecimentos. É na infância que se podem formar cabeças saudáveis e responsáveis.

Piso salarial dos professores será debatido na Aprece


Uma audiência programada para começar às 16 horas de hoje vai colocar em discussão a questão do piso salarial nacional dos professores. De um lado estarão os administradores municipais, do outro, lideranças sindicais ligadas aos professores. A reunião será na sede da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), na avenida Oliveira Paiva.

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) diz ter um estudo no qual aparecem 105 prefeituras cearenses, de 109 pesquisadas, sem cumprir a lei 11.738 que institui, desde 2008, um Piso Nacional para os profissionais do magistério brasileiro. O reajuste salarial da categoria deve refletir a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A Lei do Piso também prevê que 1/3 da jornada dos professores deve ser destinada a planejamento e formação. Entretanto, segundo a entidade sindicalista, ambos os dispositivos vêm sendo descumpridos pelas prefeituras cearenses.

A Aprece alega que os municípios cearenses precisarão de ajuda do Ministério da Educação (MEC) para viabilizar o pagamento do piso do magistério.

Justiça recolhe armas de fogo na Comarca de Icó


A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recolheu, nessa quarta-feira (21/03), 80 armas apreendidas que estavam no depósito do Fórum da Comarca de Icó, distante 375 km de Fortaleza. A medida atendeu à solicitação do juiz Herick Bezerra Tavares, titular da Vara Única.

Entre o material recolhido estão revólveres e pistolas de variados calibres. A ação atende à lei nº 10.826/2003, que dispõe sobre a destruição ou doação de armas de fogo apreendidas aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas.

Cumpre ainda determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A equipe da Assistência Militar do TJCE, que recolheu as armas, foi chefiada pelo capitão da Polícia Militar Gilberto Sabóia de Sousa.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Motoristas tentam fechar CE-359


Ibaretama Pouco mais de três dezenas de proprietários e motoristas de lotações, como são conhecidos veículos particulares, na maioria de passeio, utilizados no "taxiamento" de passageiros entre as cidades do Interior do Ceará tentaram interditar a CE-359, nas proximidades da área urbana de Ibaretama. O bloqueio seria em protesto contra o que chamam de "perseguição" do Departamento Estadual de Transito (Detran) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) contra esse tipo de transporte na região, conforme justificaram alguns manifestantes.

Entretanto, a tentativa de interditar a rodovia foi frustrada. Equipes da PRE e o próprio comandante do 11º Batalhão Policial Militar de Quixadá, coronel Antônio Paiva, com parte de sua tropa, chegaram rápido ao local desobstruindo a CE. Pneus já estavam incendiando quando a manifestação foi debelada.

Alguns reclamaram de alguns militares. Policiais do patrulhamento da cidade e da Força Tática de Apoio (FTA) permaneceram no local até os manifestantes se retirarem.

Proprietário de um dos veículos a circularem de Ibaretama a Quixadá transportando passageiros, o motorista Elídio Martins, criticou a postura adotada pelo Detran. Segundo ele, na quarta-feira passada, dia 14, seu Escort acabou capotando a alguns quilômetros dali, quando era perseguido pelos fiscais do órgão estadual de trânsito. Estava transportando passageiros e por pouco o acidente não se transformou numa tragédia. Fugia com medo de ter seu carro apreendido.

Multa

Quem também reclama é o taxista Francineudo Ferreira. Embora o seu veículo tenha placa vermelha, com inscrição de Quixadá, sempre leva multa quando os passageiros querem ir um pouco mais além, para alguma cidade vizinha. Ibaretama é uma delas.

Outra queixa dele é alusiva ao valor das multas aplicadas. Chegam a mais de R$ 900,00, quando o Código de Trânsito estabelece o valor pouco superior a R$ 80,00 pela infração de transporte irregular de passageiros.

Passageira diária das lotações, Luiza Aguar Rabelo defende o uso desse tipo de veículo. Para ela, apesar de existirem ônibus e vans com mais frequência, mesmo assim há demora para passar um desses tipos de coletivo pela estrada.

Além da perda de tempo, geralmente estão lotados. Nos veículos pequenos, os automóveis, como só cabem cinco passageiros, sempre viaja sentada. Outro aspecto observado pela usuária, além do preço, é a vantagem de parar na porta de casa.

Ninguém assumiu a liderança da manifestação, por temerem represálias.

Contatos telefônicos com mensagens através de e-mail forma mantidos com o Detran, mas até o encerramento desta edição o órgão estadual não havia se pronunciado sobre a situação.

Tiroteio, pânico entre reféns e morte de bandido no assalto ao Bradesco


Foram momentos de terror dentro da agência no ´coração´ da Aldeota. A área nobre da cidade parou durante o ataque

Faltavam pouco mais de dez minutos para o fim do expediente bancário. No salão de atendimento da agência do Bradesco da Aldeota (cruzamento das avenidas Santos Dumont e Desembargador Moreira), dezenas de clientes estavam nas filas para o caixa ou operando os equipamentos eletrônicos, quando, de repente, o prédio é invadido por cinco homens armados com revólveres e pistolas. Durante a hora seguinte, clientes, funcionários e seguranças viveram momentos de pânico e violência.

O ataque dos criminosos à agência teve um desfecho violento para quem o vivenciou, mas foi positivo para as autoridades da Segurança Pública. O roubo acabou sendo frustrado. Um bandido morreu, outros dois foram presos e nenhum dos reféns sofreu ferimentos. O drama da tarde de ontem, porém, ficará por um bom tempo marcado na memória de que estava ali.

Armados

Os assaltantes chegaram ao banco em três motocicletas. Havia ainda um automóvel dando apoio em uma rua próxima. Os cinco bandidos se espalharam dentro da agência. Alguns cumpriram a ´tarefa´ de dominar e desarmar os seguranças. Outros, seguiram direto para a bateria de caixas e renderam os funcionários. Clientes foram obrigados a deitar no chão.

Mas, alguém que estava ali ou chegava à agência presenciou o início do assalto e, de um celular, ligou para a Polícia. A chamada à Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança) fez o alarme ser disparado e, em poucos minutos, o prédio foi cercado por uma patrulha da Força Tática de Apoio (FTA) do 8º Batalhão Provisório (Aldeota) e outra do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque). Na sequência, chegaram viaturas do Ronda do Quarteirão e patrulhas do Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas).

Com o banco cercado, os criminosos entraram em pânico. Alguns subiram para o primeiro andar, onde funcionam a gerência e tesouraria. Outros ficaram no térreo e pularam uma janela que dá acesso ao estacionamento interno da agência. Neste momento, começou o tiroteio.

Muita bala

No confronto armado, um dos assaltantes levou um tiro na cabeça. O outro recebeu um disparo no rosto. Os dois foram socorridos pela própria PM e levados para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro). O primeiro, identificado como João Erivaldo da Silva, 24, com uma ficha criminal de dois assaltos anterior, morreu na emergência. O comparsa dele, Eronildo Alves de Lima (que já responde por porte ilegal de arma), permanece no hospital e, na noite passada, foi submetido a cirurgia.

Cerco

No cerco montado em todo o prédio, a equipe do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), sob o comando do capitão PM Antônio Cavalcante, fez uma varredura e localizou o terceiro assaltante ainda no local. Trata-se de José Ronaldo da Silva Santos, que já responde por dois homicídios, dois assaltos e, ainda, formação de quadrilha. No fim da operação, a PM recuperou o dinheiro roubado e sete armas (seis revólveres e uma pistola).

Arsenal

7 armas de fogo acabaram sendo apreendidas com os ladrões, duas delas roubadas dos vigilantes

Angustia também fora da agëncia

"Preciso saber como está minha filha, ela é a gerente. Me diga, por favor, ela está bem?"

O desespero dominou não apenas quem estavam no interior da agência do Bradesco/Aldeota na tarde de ontem. Do lado de foram, afastadas do local pelo isolamento da PM, muitas pessoas aguardavam, aflitas, o desenrolar do caso. E uma delas era um homem de meia idade, que se apresentou com pai de uma das gerentes da agência.
Somente depois de quase uma hora de espera, ele pode, finalmente, abraçar a filha na porta da agência.

Para evitar que outros criminosos fugissem misturados às pessoas que estavam dentro da agência, a PM adotou um procedimento considerado de padrão internacional em tais situações. Só saiu da agência quem se identificou. Enquanto a varredura era feita, os clientes e funcionários tiveram que esperar. Muitos estavam ainda sentados ou deitados no chão, obedecendo às ordens que, antes, haviam sido dadas pelos ladrões.

Emoção

Cerca de uma hora depois, o comandante do Gate, capitão PM Cavalcante; e o próprio comandante do BpChoque, major Alexandre Ávila, juntamente com o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, deram o ´sinal verde´ para que as portas da agência fossem abertas e os reféns pudessem sair. Antes, os homens do grupo Raio e do BpChoque fizeram revistas em várias pessoas ainda no prédio.

Imagens e aplausos


Uma cena chamou a atenção dos jornalistas e policiais que estavam no local. Das calçadas próximas da agência, dezenas de pessoas se comprimiam para acompanhar o desfecho da operação. A maioria estava com câmeras fotográficas, filmadoras ou simples celulares, em punho, registrando toda a movimentação da Polícia. Do alto, um helicóptero da Ciopaer fazia voos rasantes em apoio às equipes de patrulhamento terrestre.

45 casos de KPC são confirmados


Todas as ocorrências foram confirmadas por exames laboratoriais, mas ainda passarão por teste feito fora do Ceará

Hoje, já são 45 casos de pacientes infectados pela bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemas (KPC). Todos foram confirmados por exames laboratoriais realizados no Ceará. A informação foi divulgada, ontem, pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O órgão já havia comprovado, na última sexta-feira, 27 casos suspeitos de pacientes com KPC. Destes, 25 em hospitais públicos e outros dois casos da bactéria que tiveram óbitos confirmados pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC), unidade privada. Porém, o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, afirmou a existência de outros 18 casos suspeitos em hospitais particulares, o que totaliza 45.

Segundo ele, apesar de todos terem se submetido a exames realizados em um laboratório particular, os quais deram resultados positivos, o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) aguarda, ainda, a chegada de kits biomoleculares, chamados de teste ouro, vindos de fora do Estado para exata comprovação. Conforme Fonsêca, os exames devem ser realizados a partir do dia 30 deste mês. No próximo dia 3 de abril, os resultados devem ser divulgados. "Os exames realizados nos laboratórios do Ceará geram um diagnóstico de potenciais positivos, já o teste ouro é a confirmação exata" explica o coordenador.

Nesta semana, duas mortes foram confirmadas no ICC por contaminação pela KPC. Havia outros cinco pacientes suspeitos na unidade, mas o diretor clínico do hospital, Reginaldo Ferreira, divulgou que o resultado dos exames realizados deu negativo. Esses casos, segundo Manoel Fonsêca, não precisarão passar por teste, somente os positivos.

Óbitos


Segundo Ferreira, no caso dos dois óbitos, os pacientes estavam dentro de um contexto de gravidade. Eram pessoas que não tinham somente a infecção pela bactéria. "A causa da morte não foi o KPC, já que esses pacientes tinham o diagnóstico de câncer avançado", destaca.

Ainda de acordo com ele, o exame de cultura realizado por um laboratório terceirizado pela unidade é de total confiança e trabalha dentro das regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. "Temos 99% de certeza do diagnóstico realizado. Porém, podemos, sim, refazer os testes", destaca. Conforme Manoel Fonsêca, a KPC é uma infecção hospitalar que acomete, principalmente, pacientes que estão debilitados, imunodeprimidos e que passam muito tempo internados em leitos de UTI com uso prolongado de antibióticos de amplo espectro.

"Todo mês, em alguma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Ceará e do Brasil, morrem pacientes vítimas de KPC. Não temos como evitar que as pessoas que estão expostas a uma patologia crônica peguem uma bactéria super resistente". Apesar de ressaltar que não há risco de surtos ou epidemias devido ao KPC, o coordenador destaca a importância da atuação de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar em todos os hospitais que possuem UTIs.

Segundo Fonsêca, essas equipes são formadas, geralmente, por um médico, uma enfermeira e um farmacêutico, os quais são responsáveis por analisar e detectar qualquer tipo de infecção nos pacientes que estão internados na UTI.

"Todos os seis hospitais públicos de responsabilidade do Estado, localizados em Fortaleza, possuem Comissões de Controle de Infecções Hospitalares. Essa equipe é fundamental para evitar mortes por infecções bacterianas", diz o especialista. A secretaria divulgou uma nota técnica sobre os cuidados preventivos contra a infecção pela bactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase, elaborada pela Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde. O texto alerta os profissionais de saúde e as pessoas que acompanham e visitam doentes nos hospitais sobre a necessidade de higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Epidemia

De acordo com a Sesa, os hospitais não são obrigados a informar os casos da bactéria porque elas não têm capacidade de causar epidemia. Geralmente, são situações restritas de pacientes internados em UTIs. "A KPC é uma bactéria que provoca pneumonia, não é de notificação compulsória e é muito comum em hospitais", diz Fonsêca.

Diagnóstico


25 casos suspeitos da superbactéria, que ainda terão a confirmação exata, por meio do teste ouro, vindo de outro Estado, estão em hospitais públicos do Ceará

KARLA CAMILA
REPÓRTER

Enfermeiro confessa ter matado mais de 50 pacientes no Uruguai


O Bom Dia Brasil mostra um caso que chocou o Uruguai e o mundo. Dois enfermeiros foram presos porque confessaram o assassinato de 16 pacientes.
A cada revelação, fica mais assustador. Agora, a polícia diz que o número de mortos pode ser ainda maior.
Um enfermeiro foi processado por 11 homicídios. Outro, por 5. Há também uma enfermeira, que vai responder por acobertar os crimes. Os três estão presos.
Os enfermeiros reconheceram 16 vítimas por meio de fotos. Um deles disse ao juiz que matou 50 pacientes. O outro disse que perdeu a conta.
Os próprios acusados contaram que usavam injeção de super doses de morfina ou de ar e que as mortes eram rápidas. A advogada de um dos enfermeiros disse que o seu cliente matava por piedade.
Mas o juiz que cuida do caso acrescentou que a maioria das vítimas não era paciente terminal. Uma, inclusive, era diabética e morreu há poucos dias, logo depois de ter recebido alta. A filha soube, agora, pela Justiça, a verdadeira causa da morte:
“Não foi um ataque cardíaco como informaram. Foi uma trombose por causa de lidocaína que havia sido injetada”, explicou ela.
As investigações, que começaram há dois meses, vão continuar. A polícia uruguaia acredita que o número de mortos nos últimos sete anos, pode chegar a 200. Os crimes foram praticados nos dois principais hospitais de Montevidéu.
As famílias das vítimas estão sendo notificadas oficialmente. Técnicos da saúde pública, da polícia e da Justiça estão encarregados de comunicar que os pacientes não morreram por causa das enfermidades que tinham, e sim porque foram assassinados pelos enfermeiros.
Fonte: Bom Dia Brasil

Chico Anysio teve ‘piora na função respiratória’ e quadro é grave


Com mais de 100 dias internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, o humorista Chico Anysio (80) teve uma“piora na função respiratória e, por conta disso, volta a respirar com a ajuda de aparelhos durante todo o dia”, informou o boletim médico desta segunda-feira, 19. O artista ainda apresenta quadro grave que inspira cuidados e está no CTI (Centro de Tratamento Intensivo). Chico ainda não tem previsão de alta e tem feito sessões de fisioterapia respiratória e motora, além de tomar antibióticos.
Na última semana, a mulher dele, Malga Di Paula (40), chegou a enviar um comunicado atualizando os fãs sobre a saúde do artista. “Ele continua se alimentando através de uma gastrostomia e respirando pela traqueotomia (tubo inserido na garganta)”, comentou ela, que espera o retorno do amado para casa em breve.
Fonte: Caras

Diretório do PT de Iguatu decide apoiar grupo de Agenor Neto nas eleições 2012


Diretório Municipal do PT define o seu destino para as eleições em Iguatu
Após uma longa reunião que aconteceu no Sindicato dos Comerciários de Iguatu, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores decidiu em votação que sigla irá apoiar nestas eleições 2012 o grupo do Prefeito Agenor Neto.
Para a votação, três propostas foram apresentadas, a primeira indicava o apoio ao PMDB de Iguatu e obteve 18 votos; a segunda opção foi para que fosse adiada a votação e um estudo maior seria realizado sobre as alianças, esta opção obteve cinco votos e a terceira opção foi de apoiar o grupo de Marcelo Sobreira e esta não obteve votos.
O presidente do PT de Iguatu falou para a reportagem do Portal Iguatu.net, “ realizamos um grande debate como vocês do Iguatu.net acompanharam, ouvimos todas as partes e no final venceu a maioria, que votou no indicativo para apoiar o grupo do Agenor Neto nestas eleições”, declarou.
O Secretário do PT, professor Bráulio, destacou que foi uma grande vitória para a sigla petista e para Iguatu, “esta era uma posição esperada há muito tempo, e seguimos todos os tramites e finalmente venceu a decisão da maioria” afirmou o professor. Uma das grandes lideranças da sigla petista, Marcílio Marques, declarou para nossa reportagem sobre a sua expectativa após a decisão do partido, “a força do Partido dos Trabalhadores írá reforçar as ações realizadas para o combate a desigualdade social, algo que já é realizado pelo Agenor Neto e que agora ganha uma força neste sentido” disse.
Mais petistas falaram para a reportagem do Iguatu.Net, Vandeilton Sucupira, falou sobre a derrota do grupo de Marcelo e Mirian Sobreira dentro do Partido dos Trabalhadores, “ todo acordo que você faz tem que ter o compromisso, e quando você não cumpre estes compromissos, você cria mágoas para o futuro, e isto foi demonstrado aqui na composição do diretório, nós já fizemos uma composição com o Marcelo em épocas passadas e esta composição não vingou até o final, houve um racha antes da eleição, e isto foi levantado nesta noite e por isso nenhum membro votou no grupo de Marcelo Sobreira neste encontro” declarou.
O professor José Roberto Duarte que é filiado ao PT, também destacou a importância a importância da união com o Agenor Neto, “ quem tem a ganhar com isto é o povo de Iguatu, duas forças que farão um grande trabalho, ganha a força social, o diálogo com o povo, sem dúvidas a união com o Agenor Neto é uma vitória de Iguatu”. Para o colunista do Jornal A Praça e também político, faltou ao grupo de Marcelo Sobreira apresentar projetos concretos para o partido petista, “ além do descontentamento, faltou ao Marcelo e Mirian Sobreira, uma identificação socialista, e o que atrapalhou muito foi o histórico de não honrar compromissos e propostas claras de desenvolvimento e de alianças políticas” finalizou.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Quixelô: agricultor foi assaltado e lesionado a golpe de roçadeira


No sitio poço da pedra próximo a cidade de Quixelô agricultor teve sua casa invadida por homens, que veio lhe render e tomaram como assalto objetos pertencente ao mesmo,e também lhe levaram uma quantia em dinheiro, e em seguida os agressores Lhe feriram na cabeça com uma roçadeira, a vitima é conhecida por Luiz Boró e reside no sitio poço da pedra Quixelô,até a gora os agressores não foram localizados.

Homem é assassinado a golpes de machado no interior do Ceará


Um homem de 20 anos foi assassinado a golpes de machado após uma discussão em um bar na manhã último sábado (17), na zona rural de Russas, a 162 km de Fortaleza. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o suspeito do crime, de 30 anos, foi preso em flagrante com a arma do crime.
Ainda de acordo com a CPI, o irmão do acusado foi ferido ao tentar evitar o homicídio. O local do crime foi isolado para os trabalhos periciais. O suspeito e a arma do crime foram encaminhados para a delegacia regional da Polícia Civil (DRPC) de Russas para os devidos procedimentos legais. O suspeito já tem passagens pela polícia.

Agricultor tomba sem vida em Acopiara após ser atingido por vários disparos de arma de fogo


Mais um homicídio à bala movimentou o plantão policial, de sabado dia 17, no distrito de Santa Felícia, em Acopiara. A vítima dessa vez foi o agricultor Antonio Alves do Nascimento, 57 anos conhecido por Antonio do Citonho.

Segundo informações ele foi atingido com pelo menos doze disparaos de arma de fogo.

O autor do delito e o motivo do crime são deconhecidos. O corpo do agricultor foi sepultado no final de ontem domingo em Umari.