sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sessão realizada na sexta de feira dia 29/10/2010 na câmara municipal de Quixelô.


A câmara municipal de Quixelô realizou nesta sexta feira mais uma sessão, onde compareceram os seguintes vereadores: Adil vieira, Wellington Batista,Raimundo ferreira Gomes,Chico Cesar,e a vereadora Leonoura Leal e o senhor Joaquim Alves presidente.todos vereadores Tiveram a mesma pauta em seus discurso,onde falaram do serviço feito na rodovia que liga Iguatu a cidade de Quixelô, sendo que a obra tinha sido de péssima qualidade quando até agora só tinha dado uma chuva e a obra já se encontrava-se em péssima qualidade já apresentando danos na pista.o vereador Raimundo Gomes pediu mais uma vez ao presidente Joaquim Alves explicação,por que as sessões não seriam mais transmitida pela Radio Quixelô FM, também a vereadora Leonoura insistiu na pergunta. O vereador Adil Vieira ressaltou da obra da rodovia pedindo providencias, lembrou mais uma vez nesta sessão, as resposta de ofícios enviado por os vereadores que os mesmo não estavam tendo resposta.Para encerrar o presidente Joaquim Alves Neto respondeu todas as perguntas dos senhores Vereadores.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Papa condena aborto e pede para bispos brasileiros orientarem politicamente fiéis


O papa Bento 16 condenou nesta quinta-feira, em reunião em Roma, o aborto e clamou para que um grupo de bispos brasileiros orientem politicamente fiéis católicos, sem mencionar diretamente as eleições que acontecem no próximo domingo.

"Os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas."

O papa reiterou a posição católica a respeito do aborto, condenando o uso de projetos políticos que defendam aberta ou veladamente sua descriminalização.

Segundo ele, a democracia só existe quando "reconhece e tutela a dignidade de toda a pessoa humana".

Bento 16 fez um "vivo apelo a favor da educação religiosa" nas escolas públicas e pediu ainda pela presença de símbolos religiosos em locais públicos. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é citado como um exemplo de monumento que contribuiu para o "enriquecimento da cultura, ao crescimento econômico e ao espírito de solidariedade e liberdade".

O aborto ganhou espaço na mídia e na boca dos candidatos a presidente Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no final do primeiro turno, impulsionados pela movimentação de igrejas evangélicas e segmentos católicos que pregavam voto anti-Dilma Rousseff (PT) e pró-vida --a petista já defendeu a prática.

Após a polêmica, Dilma se comprometeu a distribuir uma carta em templos e igrejas, repetindo declarações feitas ao longo da campanha, como ser "pessoalmente contra o aborto", não encaminhar nenhuma legislação referente ao tema ao Congresso e defender a "manutenção da legislação atual sobre o assunto", que só permite a prática em casos de estupro e risco de morte para a mãe.

Leia a íntegra do discurso de Bento 16:

"Amados Irmãos no Episcopado,

Para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo (2 Cor 1, 2). Desejo antes de mais nada agradecer a Deus pelo vosso zelo e dedicação a Cristo e à sua Igreja que cresce no Regional Nordeste 5. Lendo os vossos relatórios, pude dar-me conta dos problemas de caráter religioso e pastoral, além de humano e social, com que deveis medir-vos diariamente. O quadro geral tem as suas sombras, mas tem também sinais de esperança, como Dom Xavier Gilles acaba de referir na saudação que me dirigiu, dando livre curso aos sentimentos de todos vós e do vosso povo.

Como sabeis, nos sucessivos encontros com os diversos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tenho sublinhado diferentes âmbitos e respectivos agentes do multiforme serviço evangelizador e pastoral da Igreja na vossa grande Nação; hoje, gostaria de falar-vos de como a Igreja, na sua missão de fecundar e fermentar a sociedade humana com o Evangelho, ensina ao homem a sua dignidade de filho de Deus e a sua vocação à união com todos os homens, das quais decorrem as exigências da justiça e da paz social, conforme à sabedoria divina.

Entretanto, o dever imediato de trabalhar por uma ordem social justa é próprio dos fiéis leigos, que, como cidadãos livres e responsáveis, se empenham em contribuir para a reta configuração da vida social, no respeito da sua legítima autonomia e da ordem moral natural (cf. Deus caritas est, 29). O vosso dever como Bispos junto com o vosso clero é mediato, enquanto vos compete contribuir para a purificação da razão e o despertar das forças morais necessárias para a construção de uma sociedade justa e fraterna. Quando, porém, os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem, os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas (cf. GS, 76).

Ao formular esses juízos, os pastores devem levar em conta o valor absoluto daqueles preceitos morais negativos que declaram moralmente inaceitável a escolha de uma determinada ação intrinsecamente má e incompatível com a dignidade da pessoa; tal escolha não pode ser resgatada pela bondade de qualquer fim, intenção, consequência ou circunstância. Portanto, seria totalmente falsa e ilusória qualquer defesa dos direitos humanos políticos, econômicos e sociais que não compreendesse a enérgica defesa do direito à vida desde a concepção até à morte natural (cf. Christifideles laici, 38). Além disso no quadro do empenho pelos mais fracos e os mais indefesos, quem é mais inerme que um nascituro ou um doente em estado vegetativo ou terminal? Quando os projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático --que só é verdadeiramente tal quando reconhece e tutela a dignidade de toda a pessoa humana-- é atraiçoado nas suas bases (cf. Evangelium vitæ, 74). Portanto, caros Irmãos no episcopado, ao defender a vida não devemos temer a oposição e a impopularidade, recusando qualquer compromisso e ambiguidade que nos conformem com a mentalidade deste mundo (ibidem, 82).

Além disso, para melhor ajudar os leigos a viverem o seu empenho cristão e sóciopolítico de um modo unitário e coerente, é necessária --como vos disse em Aparecida-- uma catequese social e uma adequada formação na doutrina social da Igreja, sendo muito útil para isso o "Compêndio da Doutrina Social da Igreja" (Discurso inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, 3). Isto significa também que em determinadas ocasiões, os pastores devem mesmo lembrar a todos os cidadãos o direito, que é também um dever, de usar livremente o próprio voto para a promoção do bem comum (cf. GS, 75).

Neste ponto, política e fé se tocam. A fé tem, sem dúvida, a sua natureza específica de encontro com o Deus vivo que abre novos horizontes muito para além do âmbito próprio da razão. Com efeito, sem a correção oferecida pela religião até a razão pode tornar-se vítima de ambiguidades, como acontece quando ela é manipulada pela ideologia, ou então aplicada de uma maneira parcial, sem ter em consideração plenamente a dignidade da pessoa humana (Viagem Apostólica ao Reino Unido, Encontro com as autoridades civis, 17-IX-2010).

Só respeitando, promovendo e ensinando incansavelmente a natureza transcendente da pessoa humana é que uma sociedade pode ser construída. Assim, Deus deve encontrar lugar também na esfera pública, nomeadamente nas dimensões cultural, social, econômica e particularmente política (Caritas in veritate, 56). Por isso, amados Irmãos, uno a minha voz à vossa num vivo apelo a favor da educação religiosa, e mais concretamente do ensino confessional e plural da religião, na escola pública do Estado.

Queria ainda recordar que a presença de símbolos religiosos na vida pública é ao mesmo tempo lembrança da transcendência do homem e garantia do seu respeito. Eles têm um valor particular, no caso do Brasil, em que a religião católica é parte integral da sua história. Como não pensar neste momento na imagem de Jesus Cristo com os braços estendidos sobre a baía da Guanabara que representa a hospitalidade e o amor com que o Brasil sempre soube abrir seus braços a homens e mulheres perseguidos e necessitados provenientes de todo o mundo? Foi nessa presença de Jesus na vida brasileira, que eles se integraram harmonicamente na sociedade, contribuindo ao enriquecimento da cultura, ao crescimento econômico e ao espírito de solidariedade e liberdade.

Amados Irmãos, confio à Mãe de Deus e nossa, invocada no Brasil sob o título de Nossa Senhora Aparecida, estes anseios da Igreja Católica na Terra de Santa Cruz e de todos os homens de boa vontade em defesa dos valores da vida humana e da sua transcendência, junto com as alegrias e esperanças, as tristezas e angústias dos homens e mulheres da província eclesiástica do Maranhão. A todos coloco sob a Sua materna proteção, e a vós e ao vosso povo concedo a minha Benção Apostólica."

Sesc Iguatu realiza o 12º Festival de Violeiros da região


guatu mais uma vez se transforma na cidade do cordel com a realização do 12º Festival de Violeiros. O evento terá um duração de três dias, e este ano contará com a participação de 15 duplas.

A abertura do festival aconteceu nesta quarta-feira, 27, às 20 horas, no pátio externo do Sesc, e apresentou a dupla Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano. Também se apresentaram os repentistas Jonas Bezerra, Chico Alves, Acrísio de França, Joais Rodrigues e Charles Gomes. O poeta Rivamoura esteve presente ao evento e fez o lançamento do cordel "Rachel de Queiroz". Os cordéis "A História do Cordel", de autoria de Murilo Barroso e "O Matuto na Praia", do poeta David Luna, serão lançados durante o festival.

Nesta quinta-feira, o festival apresenta o poeta Pedro Bandeira, e na sexta, 29, a orquestra Batuta Nordestina de Fortaleza, fará o encerramento da festa.

O evento é uma realização do Serviço Social do Comércio - Sesc, e tem como objetivo principal resgatar e conservar a literatura de cordel.

Um grande número de pessoas esteve presente no pátio externo do Sesc, como forma de aplaudir e valorizar a cultura nordestina.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Rádio Vaticano repercute ameaças de morte feitas por petistas a bispos brasileiros


Quando o governo do presidente Luiz Inácio da Silva divulgou a polêmica terceira edição do Programa Nacional de Direito Humanos (PNDH-3), estava explícito no documento o desejo palaciano de legalização do aborto. Meses antes, durante entrevista concedida a veículos da imprensa nacional, a candidata Dilma Rousseff disse que nenhuma mulher é favorável ao tema, mas que a legalização do aborto é uma necessidade de governo.

O assunto transformou-se na maior polêmica da atual corrida presidencial, o que obrigou Dilma a optar pela contradição. Enfrentando a resistência do eleitorado católico e evangélico, a candidata petista passou a ter uma postura dúbia. Longe de expor sua religiosidade e sem afirmar que é contra a legalização do aborto, Dilma passou a dizer, de uma hora para outra, que é de família católica e a favor da vida. E de quebra incorporou à sua fala a expressão “graças a Deus”, o que tem soado como falso.

Preocupados com a repercussão negativa que o caso teve no primeiro turno das eleições, o PT e o staff da campanha de Dilma Rousseff armaram uma operação, a partir de uma falsa denúncia, de que panfletos contra Dilma estavam sendo impressos em uma gráfica da capital paulista. O material, encomendado pela diocese de Guarulhos, na Grande São Paulo, tinha procedência e era de conhecimento da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB.

A partir de então, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo de Guarulhos, passou a ser alvo de ameaças de morte feitas por simpatizantes do PT. Responsável direto pelo serviço executado pela gráfica paulistana e apreendido pela Polícia Federal, o religioso defende o voto em candidatos contrários à legalização do aborto.

O imbróglio capitaneado pelo PT e pela campanha de Dilma Rousseff chegou à Santa Sé e foi noticiado pela Rádio Vaticana, que informou aos ouvintes que “infelizmente não se trata de um caso isolado” De acordo com a agência vaticana Fides, “receberam ameaças explícitas também o bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, e o bispo de Santo André e presidente da Regional Sul 1, Dom Nelson Westrupp”.

Em recente entrevista coletiva concedida na sede da CNBB, em Brasília, o presidente da entidade, Dom Geraldo Lyrio Rocha, que considera positiva a atual discussão sobre o aborto, disse que a ação do bispo de Guarulhos está “dentro da normalidade”.

Obcecados por fazer de Dilma Rousseff a sucessora de Luiz Inácio da Silva, os petistas erram ao tentar impor o seu desejo à força, o que mostra que o Brasil caminha a passos extremamente largos na direção de uma ditadura civil, como bem destacou Hélio Bicudo, ex-fundador do PT.

via Iguatu Notícias

Corpo do senador Romeu Tuma é enterrado em São Paulo


O corpo do senador Romeu Tuma, que morreu na terça-feira (26) de falência múltipla dos órgãos aos 79 anos, foi enterrado com honras militares no cemitério São Paulo, na Zona Oeste da capital paulista, pouco antes das 16h desta quarta (27).

A cerimônia teve uma salva de tiros da Polícia Militar, e um policial tocou uma música fúnebre. O caixão foi coberto com a bandeira do Brasil.

Tuma fez carreira na polícia. Foi investigador, delegado e superintendente da Polícia Federal.

O velório foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo. Políticos como o governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), que é candidato a vice-presidente da República na chapa da petista Dilma Rousseff, estiveram no local.

O corpo de Tuma foi transportado em cortejo por um carro do Corpo de Bombeiros e escoltado por batedores da Polícia Militar desde a Assembleia Legislativa até o cemitério.

Policiais do Sertão Central estão à procura dos membros da quadrilha, que teriam levado R$ 500 mil do banco

A agência do Banco do Brasil (BB) de Banabuiú, no Sertão Central cearense, foi assaltada na madrugada desta quarta-feira (27). Este é o terceiro assalto ao mesmo banco somente este ano. Os outros casos aconteceram nos dias 14 de janeiro e 30 de julho. Durante a tarde, o cofre roubado foi encontrado pela Polícia na zona rural. A estimativa é que os bandidos tenham levado R$ 500 mil. Policiais militares e civis seguem em busca dos bandidos.

A informação inicial é que a ação foi realizada por cerca de 20 homens com armas longas. Quando chegaram à agência do BB, os bandidos atiraram nas portas de vidro. Em seguida, com marretas e picaretas, destruíram os caixas eletrônicos e levaram os cofres dos equipamentos. Para fugir, eles utilizaram quatro veículos com tração nas quatro rodas e montaram uma barricada na saída da cidade. No momento do assalto, apenas três policiais militares estavam de plantão no Destacamento da Polícia Militar em Banabuiú.

Durante a busca aos bandidos, policiais encontraram um cofre roubado, abandonado no distrito de Barra do Sitiá, distante 40 quilômetros da sede de Banabuiú. A estimativa da Polícia é de que os bandidos levaram meio milhão de reais.

Ainda segundo a Polícia, há fortes indícios de ser a mesma quadrilha que está agindo no Interior, por causa da similaridade dos casos.

Jangadeiro Online

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Rodovia recém-inaugurada que liga Iguatu a Quixelô já apresenta várias irregularidades na pista


Inaugurada no início do mês de abril deste ano, com um investimento do Governo do Estado da ordem de R$ 5,5 milhões, a rodovia CE-375, no trecho que liga o município de Quixelô ao entroncamento da rodovia CE-060 (16,3 quilômetros), que dá acesso a Iguatu, já começa a apresentar os primeiros problemas na sua manta asfáltica.

Vários trechos da rodovia que foi construída pela construtora Delta Ltda já se encontram com ondulações na pista, além de apresentar esfarelamento na camada de asfalto, ocasionando riscos de derrapagem para os veículos que trafegam naquela localidade, conforme denuncia as imagens abaixo.

Muitos motoristas têm demonstrado preocupação com a situação da rodovia e quanto ao futuro da mesma, pois nem bem foi concluída e já se encontra nessas condições. A tendência, segundo alguns observadores, vem com o início da quadra chuvosa e também a conclusão do trecho que liga o município de Quixelô a Solonópole, o que vai desencadear um fluxo muito maior de veículos que deverão se deslocar para a cidade de Fortaleza pela referida rodovia, já que o percurso será diminuído em aproximadamente 80 Km.

De acordo com informações do secretário de comunicação da Prefeitura de Iguatu, Tércio Júnior, que esteve no local, o problema já foi comunicado ao superintendente do 9º Distrito Operacional do DER de Iguatu e também ao superintendente do DER em Fortaleza, Dr. Francisco Quintino Vieira Neto.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Padre morre após ser baleado e sofrer acidente na BR-222


O padre Josenir Moraes dos Santos, 48, da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Messejana, em Fortaleza, morreu após ser atingido por um tiro, na madrugada desta segunda-feira (25), por volta das 3h20min. Ele dirigia o Gol de placas NUS-9131, com licença do Ceará, e estava sozinho. Após ser baleado, o padre perdeu o controle do veículo e saiu da pista no quilômetro 77 da BR-222, em São Luís do Curu, derrubando a cerca de arame farpado de uma residência à margem da rodovia.

Quando a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou ao local do acidente, encontrou o padre bastante ensanguentado e já sem vida. A princípio, eles suspeitaram de homicídio, pois os danos no veículo, aparentemente, não indicavam que pudesse provocar a morte de alguém. Mas a confirmação de assassinato só ocorreu por volta de 9h30min desta segunda, após o corpo do padre ser examinado pela equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

A inspetora da PRF, Adriana Maia, de plantão na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), informou que os policiais rodoviários federais tiveram de quebrar o vidro do Gol para verificar se o condutor estava vivo, porém foi constatada a morte da vítima. A Perícia Pefoce só chegou momentos depois para verificar a causa da morte do padre.

Jangadeiro Online

Mentiras do PT fazem Governador reeleito do PMDB no Mato Grosso do Sul virar pra Serra (PSDB)


O governador reeleito do Mato Grosso do Sul (MS), André Puccinelli (PMDB), que agora faz campanha para o candidato à Presidência da República José Serra (PSDB), disse que muitos petistas “são mentirosos e safados.” Puccinelli desmentiu que tenha chamado Dilma Rousseff de “bruxa,” como algumas lideranças do PT afirmaram no Estado.

“O PT fez uma das campanhas mais baixas que Mato Grosso do Sul já viu. Eu faço uma campanha limpa e sem agressões físicas e morais como a que é feita pelos petistas,” afirmou o governador peemedebista. Puccinelli chamava Dilma de “fada madrinha” e mudou de lado. Agora diz que ela é “ex-fada madrinha”.

Na TV

O governador eleito também confessou que ficou “irritado” com a campanha televisiva de Zeca do PT na última semana do pleito, que mostrou Dilma e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribuindo a ele declarações que “não tinha feito.” Ainda comparando sua campanha à do PT, Puccinelli argumentou que nunca ofendeu o presidente Lula.

“Mas ele nos ofendeu muito. Nós não somos dessa laia, não baixamos o nível,” cutucou. O peemedebista alegou que a população sul-mato-grossense quer um estado de “paz no campo, longe de invasões, sem greves.” E ressaltou as “conquistas” que fizeram o MS o estado que passou de sexto para o terceiro melhor salário do País pago aos professores da rede estadual.

Educação

Segundo ele, é um fato que demonstra “a preocupação” do governador com o futuro das crianças e jovens com a educação de qualidade. Em discurso, ao lado do governador eleito por São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante o ato pró-Serra em Campo Grande (MS), o governador declarou que Serra terá “uma vantagem de pelo menos 15 pontos percentuais sobre Dilma no Estado.”

Alckmin venceu em MS no primeiro turno e por isso, Puccinelli pediu aos eleitores que “repitam” no dia 3 e não “viagem no dia da eleição.” Emocionado, Puccinelli estava ao lado de 56 prefeitos contra os nove que prestigiaram o deputado federal Michel Temer (PMDB), candidato a vice na chapa de Dilma, em reunião realizada na semana passada em Campo Grande.

domingo, 24 de outubro de 2010

Leptospirose faz vítimas no CE


Para cada três casos confirmados da doença, neste ano em Fortaleza, houve um óbito

A aposentada Francisca Xavier, de 69 anos, fez, durante anos, o que muita gente pensa que é o correto no combate aos ratos: foi na bodega mais próxima de sua casa, no Jardim Iracema, comprou chumbinho e encheu a casa de armadilhas para erradicar a praga. Não só não deu em quase nada - apenas pegou alguns, perto de sete ratazanas - como matou seu gato envenenado e foi parar no Frotinha do Antônio Bezerra, depois que foi mordida por um dos gabirus que "habitam" seu imóvel, com suspeita de leptospirose.

A doença, por sinal, vitimou 281 pessoas no Ceará no ano passado, levando nove a óbito. Um verdadeiro surto que levou as autoridades sanitárias a fortalecer as ações de desratização, principalmente nas áreas de risco da Cidade, na periferia e próximas de rios, lagos e lagoas. Neste ano, os casos diminuíram. Até outubro, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou 25 casos. Do total, Fortaleza registra dez.

Estatística

O problema, apontam os infectologistas, é a letalidade da doença. Seis pessoas morreram neste ano. Três em Fortaleza. O que deixa em alerta as autoridades sanitárias. "Ou seja, em cada três casos, uma pessoa morreu. Bastante grave", avalia o médico Galbo Marques, do Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Fortaleza (CCZ).

Outro problema apontado pelo infectologista e diretor do Hospital São José, Anastácio Queiroz, é que, como os sintomas da leptospirose se confundem com os da gripe ou dengue, as pessoas ficam cuidando com remédios caseiros e só procuram o posto médico quando o quadro clínico está avançado.

Foi o caso de uma família que perdeu neste ano um ente querido por causa da doença. "Meu irmão teve contato com água contaminada pela urina de ratos, não se deu conta - quando começou a sentir febre, dor de cabeça e dor na batata da perna - que era leptospirose. Quando o levamos para o São José, já foi tarde", conta José (nome fictício), parente da pessoa que morreu no início do ano. "Eu peço para não dizer o meu nome ou o de meu irmão. Basta a dor de perdê-lo", emociona-se.

Incômodo

Segundo o CCZ, bairros como Bom Jardim, Montese, Planalto Pici, Cambeba, Jardim Iracema e Pirambu chamam a atenção pelo número de casos, muitos ainda sem confirmação, e de reclamações por parte da população, incomodada com o aumento do número de ratos.

O baixo índice pluviométrico e as ações de combate aos ratos de 2009 contribuíram, no entender da médica Maria de Nazaré Araújo, para a diminuição do número de casos. No entanto, alerta, é preciso ficar atento para a letalidade da doença. "Ela está matando mais", afirma.

A preocupação é que está chegando mais uma quadra chuvosa no Estado e isso leva à intensificação do combate e à prevenção da doença. "Nos meses de outubro, novembro e dezembro, período que antecede as chuvas, essas ações são ampliadas". Os ratos, diz ele, só precisam de água, alimento e abrigo. "Devemos cortar esses fatores e evitaremos sua propagação em nossa Cidade".

De acordo com dados divulgados pelo boletim da Sesa, a doença acomete, em especial, trabalhadores ligados à agricultura e à pecuária (37%), além de estudantes (14,8%) e donas-de-casa (11,1%).

A população masculina é a mais atingida pela doença, com 85,8% dos casos, e a incidência maior está na faixa etária de 20 a 49 anos. Se os ratos fossem, assim, tão fáceis de derrotar, eles não seriam um dos inimigos mais antigos - e odiados - da humanidade. Segundo o zoólogo americano Anthony Barnett, já faz dez mil anos que tentamos nos livrar deles. "Convivemos com os roedores, pelo menos, desde que a agricultura começou", diz Barnett, professor emérito da Universidade da Austrália e autor do livro "A História dos Ratos".

Habilidade

Graças à diversidade existente entre eles, as três espécies de ratos adaptadas ao homem ocupam hábitats diferentes e acabaram por cobrir praticamente todas as possibilidades de convívio humano existentes: camundongos, por exemplo, dão preferência a lugares fechados (como um armário).

Ratos de telhado são encontrados normalmente no ambiente que lhes dá o nome. Já as ratazanas costumam cavar buracos no chão e possuem uma habilidade impressionante para caminhar nesses túneis.

O importante, reafirmam especialistas, é não tentar combatê-los usando o chumbinho, que, atualmente, denuncia o farmacêutico José Ferreira, é potencializado nos quintais de casa, misturado a outros venenos. "Isso é um crime ambiental e que traz consequências gravíssimas para o ser humano, além de não exterminar os ratos".

ATENÇÃO

25
É o total de casos confirmados da leptospirose no Ceará neste ano. Do total, seis morreram. Em 2009, foram 281 confirmações da doença no Estado, com nove mortes

10
Casos confirmados da leptospirose em Fortaleza neste ano, com três óbitos. Ou seja, em cada três ocorrências, uma morte em dez meses deste ano. Número preocupa sanitaristas

ANIMAIS PEÇONHENTOS
Casos têm aumento de 30% ao ano

Cobras e escorpiões estão entre os animais peçonhentos que mais vitimam no Ceará. Entre as serpentes, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o maior número de agressões é da jararaca, que só neste ano fez três vítimas nos municípios de Catarina, Tauá e Ipueiras, no Interior.

O responsável pelo Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), do Instituto José Frota (IJF), Joaquim Gonçalves Neto, informa que os ataques de animais peçonhentos, principalmente o escorpião, aumentaram 30% somente nos seis primeiros meses de 2010. Os números confirmam, diz ele - somente considerando os escorpiões da espécie "Tityus stigmuros", a mais comum em Fortaleza -, que houve 739 vítimas em 2009. "Até outubro deste ano, já são 519 casos", aponta.

A preocupação com esse tipo de intoxicação levou a Sesa a promover, na última sexta-feira, capacitação em tratamento descentralizado do paciente vítima de acidentes com animais peçonhentos e prevenção de agravo. O evento ocorreu no Hotel Mareiro e reuniu médicos e enfermeiros.

Animais peçonhentos são aqueles que produzem substância tóxica e apresentam um aparelho para inoculação do veneno como ferrões ou aguilhões. Os acidentes com serpentes são os mais graves, explica o médico e coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciat), do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), José Ambrósio Guimarães. Para ele, a medida mais importante é a prevenção, como uso de botas nas atividades rurais, onde as agressões das serpentes são bem mais comuns.

Com relação aos escorpiões, o aconselhável é colocar telas nos ralos de pias e evitar lixo sem acondicionamento dentro ou fora de casa. "O escorpião busca alimento e as baratas e insetos são alvos". Segundo o especialista, crianças com menos de sete anos e idosos com doenças crônicas correm mais riscos de ter complicações

Pai é suspeito de esfaquear bebê em Ribeirão Preto

Polícia diz que agressão foi acidental e teria ocorrido durante briga dos pais.
Bebê teve ferimentos leves, passou por atendimento médico e recebeu alta.

Um bebê de 9 meses teria sido esfaqueado pelo pai, na madrugada deste domingo (24), em Ribeirão Preto, a 313 km da capital paulista. De acordo com as informações da polícia, a agressão foi acidental, durante uma briga dos pais da criança, por volta das 4h30, em uma chácara.

Os dois teriam se desentendido e o pai tentado agredir a mãe, mas foi contido por parentes que também estavam no local. Segundo a polícia, o homem saiu e voltou com uma faca, mas, na tentativa de ferir a mãe, acabou atingindo a criança.

O bebê foi levado para um pronto-socorro com ferimentos leves no antebraço e pulso. Após ser atendido e liberado, ele e a mãe foram levados à delegacia para registrar um boletim de ocorrência.

fonte G1