sexta-feira, 17 de março de 2017

Forte chuva enche açude e alaga ruas em Assaré, no interior do Ceará

As fortes chuvas que ocorreram nesta sexta-feira (17) no município de Assaré, interior do Ceará, foram suficientes para transbordar um dos maiores açudes da cidade. Conforme o Corpo de Bombeiros, a água inundou ruas e invadiu diversas casas próximas às margens do açude. A água invadiu diversas residências, e os moradores precisaram retirar rapidamente os móveis. Veículos não conseguiram transitar por alguns bairros devido aos alagamentos.Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a cidade de Assaré registrou chuva de 88 milímetros de 19h de quinta-feira (16) até as 7h desta sexta (17). Foi a segundo maior chuva registrada neste período no estado. O órgão informou que ocorreram fortes chuvas até as 12h, mas o volume da precipitação só será divulgado no sábado (18).O comandante do Corpo de Bombeiros de Assaré, major Norberto, disse que agentes dos bombeiros dos municípios de Juazeiro do Norte e Crato foram deslocados para atender os principais pontos de alagamentos registrados. A Polícia Militar também está auxiliando na segurança desses locais. Segundo o major Norberto, não há registro de vítimas. Porém, algumas casas apresentaram rachaduras e caíram com a força das águas. Pelo menos três bairros que ficam próximos do açude foram afetados. O G1 não conseguiu o contato com a Prefeitura de Assaré nem com a Defesa Civil do Município. Chuvas em março Conforme dados da Funceme, atualizados às 14h30, choveu em 122 municípios nesta sexta-feira. A maior chuva foi na cidade de Altaneira, com 170,7 milímetros. O volume de chuva acumulado nos 17 primeiros dias de março no Ceará já superou o total do mesmo mês do ano passado. Conforme a Funceme, o estado acumula até esta sexta-feira, 144 milímetros de precipitação, 15 milímetros a mais que o registrado em todo mês de março.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Lojas Americanas em Iguatu

A cidade de Iguatu vai ganhar uma unidade varejista das Lojas Americanas. O protocolo de intenções foi assinado na manhã desta segunda-feira, após café da manhã, entre o empresário, Fernando Linhares, e o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, no Diocesano Hotel. Secretários, assessores, vereadores, o vice-prefeito, Marcos Sobreira, além de empresários e religiosos participaram do evento. A reforma do imóvel localizado na Avenida Agenor Araújo vizinho a empresa Ares Moto, próximo ao Largo da Telha começa em 45 dias. A expectativa do empresário é inaugurar a Lojas Americanas em novembro próximo. “Estou devolvendo o muito que Iguatu já me deu”, disse Linhares. “Estou muito feliz”. O empresário lembrou que Iguatu é uma cidade com forte potencial econômico. Fernando Linhares é o diretor presidente da Ares Moto, revenda da Honda, em Iguatu. O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, destacou o esforço e a boa vontade do empresário para a vinda das Lojas Americanas e disse que recentemente solicitou do governador Camilo Santana a instalação de uma fábrica para o município. “Temos necessidade de atrair investidores, gerar emprego e renda”, frisou. “Está começando um novo ciclo de desenvolvimento para Iguatu”. O gestor observou a parceria firmada com o empresário. “Vamos continuar trabalhando para uma vida mais digna e geração de mais emprego para Iguatu”. O vice-prefeito, Marcos Sobreira, afirmou que a administração está empenhada em proporcionar a geração de emprego e renda para o município. “Nos últimos anos ficamos paralisados”, frisou. “Estamos trabalhando para a vinda de novas empresas e a implantação do Distrito Industrial, apesar das dificuldades e da crise que o país atravessa”. CEARÁ Outras cidades: Aracati, Sobral, Quixadá, Crateús, Crato, Juazeiro do Norte e Itapipoca já contam com Lojas Americanas. Fonte Diário do Nordeste

IGUATU - Acidente de trânsito com vítima fatal no Sítio Cardoso

No final da tarde deste domingo (12), um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado em Iguatu. Precisamente no Sítio Cardoso I que está localizado a quase cinco quilômetros da sede de Iguatu. A vítima Maria Claudia Jales Feitosa de 41 anos, guiava uma moto Honda Biz, preta de placa OIS 3675 quando passava pela via no Sítio Cardoso foi atingida por um veículo que saia de uma chácara, um Celta, prata de placa OCN 0648, com o impacto a mulher teve morte imediata.Segundo a guarnição do Corpo de Bombeiros, a vítima teve fraturas nos membros superiores e inferiores, além de uma forte pancada na cabeça. A Polícia Militar de Iguatu acionou o Rabecão para que fosse ao local e conduziu o corpo para o IML da cidade. A motorista do veículo se apresentou na Delegacia Regional de Iguatu para o responsável plantonista, o delegado Marcos Sandro, onde as medidas cabíveis serão tomadas sobre este caso.

Conta de luz dos cearenses ficará mais cara a partir de abril

A conta de luz dos cearenses ficará mais cara, a partir do dia 22 de abril deste ano. A previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é aprovar o aumento médio para os consumidores residenciais (baixa tensão) e para as indústrias (alta tensão) no dia 18 do mesmo mês, após analisar os diferentes fatores que influenciam a correção. Cálculo - Em 2016, o aumento médio das tarifas de energia elétrica no Estado do Ceará fechou em 12,97%, sendo 13,64 para os clientes residenciais e 11,51% para as indústrias. O cálculo do reajuste é realizado de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão assinado entre as distribuidoras e o governo federal. O objetivo é manter o equilíbrio financeiro das concessionárias. Lucro - No ano passado, a Enel Distribuição Ceará registrou um lucro líquido de R$ 393 milhões, resultado 8,3% superior ao registrado em 2015.

Aiuaba - Filho de vereador assassinado é encontrado morto em casa

Foi encontrado morto no começo da tarde deste domingo, 12, em sua residência, na localidade de Bom Nome, município de Aiuaba, o jovem Luan Sousa, filho do vereador Valmir Sousa, assassinado no mês de setembro do ano passado no município. Segundo as primeiras informações, o rapaz estaria limpando uma arma, que disparou acidentalmente atingindo a cabeça e provocando sua morte. Luan era sobrinho do comerciante Josa Sousa, assassinado na tarde da última quarta-feira, 08, em Fortaleza por homens desconhecidos que andavam em um veículo Corolla. A esposa de Josa, a vereadora Cely Arrais, foi morta a tiros dentro de sua residência no último dia 21 de fevereiro na localidade de Bom Nome, município de Aiuaba. Já no mês de janeiro desse ano, Juleudy do Júlio Galdino, irmão da vereadora Cely Arrais, foi morto a tiros por pistoleiros no município de Pio IX, Estado do Piauí.