quinta-feira, 1 de abril de 2010

os Caretas vivem antiga tradição em Quixelô


Os caretas é uma tradição que está viva no municipio de Quixelô

E os caretas mais uma vez estão levando a alegria e o colorido das suas fantasias pelas ruas de Quixelô. São agricultores e crianças da zona rural da cidade que mantêm a tradição religiosa e pagã na Terra indigena. Acompanhados sempre por músicos os caretas entram em estabelecimentos comerciais, abordam pessoas pedindo algo ou simplesmente assustando a todos, “nosso objetivo é ganhar produtos, bebida e dinheiro para fazer a malhação do Judas, na noite do próximo Sábado de Aleluia, para a madrugada de domingo de Páscoa” disse um dos integrantes que não quis se identificar.

Para alguns participantes do evento a brincadeira é realmente muito divertida e relembra a trajetória de Cristo rumo ao calvário onde os carrascos espancavam o salvador, e os “caretas” representam aqueles que se escondiam por traz das mascaras para cometer esta que foi a maior injustiça de todos os tempos.

Durante a semana vários grupos de caretas invadiram os comercio de Quixelô e fizeram a alegria de muitos populares, atradicional festa é festejadas nos seguintes sitios do municipio de Quixelô,sitio paus de leite do faé e sitio poço da pedra e outras loclaidades.

Iguatuense de 11 anos é destaque em todo Brasil


Em meio a mais de 3 mil participantes da Conferência Nacional de Educação (Conae), um deles chama atenção pela idade: Breno Figueiredo (FOTO) , de 11 anos, morador da cidade de Iguatu (CE), a 300 quilômetros e Fortaleza. Aluno da Escola Municipal João Paulino de Araújo, ele é um dos representes do segmento estudantil na conferência.

Para chegar até a etapa nacional, Breno participou da conferência municipal e de etapa estadual, quando foi um dos quatro estudantes selecionados para vir a Brasília. Aluno do 6º ano do ensino fundamental, ele diz que é uma grande responsabilidade representar o Ceará no encontro.

“Estou muito feliz porque aqui serão decididos os rumos da educação para os próximos dez anos”, disse.

Breno avalia que a educação “está precisando melhorar”, mas, segundo ele, sua escola tem uma boa estrutura e professores bem capacitados. “Eu acho que a educação é um dos maiores meios para o país evoluir, ela vai decidir os rumos do Brasil.”

O estudante admite que não é comum crianças da idade dele se interessarem por política. “Eu deixava de ir brincar ou jogar videogame para ler um livro, coisa que uma criança não faz mais hoje em dia.”

Breno acredita que o gosto pelos estudos, especialmente por ciências, vem dos pais que desde que ele era pequeno o incentivavam a ler contando histórias antes de dormir. “Eles já estavam planejando meu futuro”, diz. A família tem uma pequena empresa de serigrafia.

Depois da Conae, Breno volta para Iguatu, onde mora com dois irmãos e os pais. Ele espera ser biólogo ou veterinário quando crescer. A proposta que o estudante trouxe a conferência é que alunos de escolas pública tenham mais acesso a bolsas de estudo.
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 31 de março de 2010

Nova novela do SBT poderá ter gravações no Ceará

A próxima novela do SBT, cujo título provisório é "Corações Feridos, poderá ter algumas de suas externas gravadas no Ceará.


Caso o projeto seja aprovado, será a primeira vez que a emissora deslocará uma equipe de dramaturgia para um local fora do eixo dos estúdios da Anhanguera e da praia do Guarujá, localizada no litoral norte de São Paulo.

O início da produção está agendado para o mês de julho ou agosto. A direção deverá ficar por conta de Del Rangel.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Violência no interior do Estado faz quatro vítimas

Pelo menos quatro pessoas foram assassinadas nas últimas 24 horas, segundo dados do Comando de Policiamento do Interior.

Em Icó, um garçom foi assassinado a bala quando trabalhava. José Jaciele Pires de Sousa, de 39 anos, foi atingido com quatro disparos. O acusado chegou na companhia de uma mulher e de um bebê. Ele disparou contra a vítima, que morreu no local, e depois fugiu.

Em Itapajé, José Carneiro da Silva, de 42 anos, foi morto com golpes de faca. O acusado está foragido.

Em Boa Viagem, um foragido da cadeia pública do município foi assassinado. O corpo de Ernandes Rodrigues Sousa, de 26 anos, foi encontrado em uma estrada carroçável. Ele estava foragido desde de janeiro de 2009.

Em Caridade, Antônio Aderico Soares da Silva, de 40 anos, foi morto a faca. O acusado está foragido.

Em Jaguaretama, na localidade de Serrote Branco, a polícia prendeu três homens e uma adolescente. Todos estavam armados.

Adolescente é assassinado na mesma rua de delegacia

Na tarde desta segunda-feira (29), um adolescente, de 15 anos, foi assassinado em Fortaleza. O crime aconteceu no Bom Jardim, na mesma rua da delegacia do bairro. A vítima teria sido morta a facadas.O menino estava próximo à casa da avó paterna, quando dois homens o abordaram e iniciaram a agressão. Ele ainda tentou correr em direção à casa da avó, mas acabou sendo morto na porta da cozinha.

A Polícia já teria apreendido o adolescente uma vez, sob acusação de roubo.fonte:diario do nordeste

A Associação de Moradores do Bairro COHAB I esta preparando uma programação especial para o dia do trabalho e dias das mães

Ainda estamos em março e Associação de Moradores do Bairro COHABI/ Quixelô, ja esta se articulando para realizar uma programação especial no dia 1º de maio, dia do trabalho e dia 09 de maio dia das mães, será uma programação desportiva no dia 1º com torneios de futsal e um amistoso de futsal entre o time do Bairro COHAB I e a seleção de Orós, a noite deverá acontecer um baile dançante. ja no dia 09 de maio deverá acontecer uma programação especial para as mães do bairro COHAB I e adjacencias, deverá ser realiazado um baile festivo muito entretenimento.