quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Eduardo Campos morre em acidente aéreo em Santos, diz deputado

Morre o candidato à presidência, Eduardo Campos. O político estava no avião que cai nesta quarta-feira (13) na cidade de Santos, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo líder do PSB na Câmara dos Deputados, Julio Delgado.De acordo com o Comando da Aeronáutica, a aeronave, que caiu em uma casa na altura do número 50 da Rua Vahia de Abreu, 50, na esquina com a Rua Alexandre Herculano, no bairro do Boqueirão, é um Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, que decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para o pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. Trajetória Sua trajetória política começou com 20 anos, quando tornou-se presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia. Um ano depois, ele participava da campanha do avô Miguel Arraes ao governo do Estado. Com a eleição de Arraes, Campos virou chefe de gabinete no Palácio das Princesas. A filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) se deu em 1990. Naquele mesmo ano, o agora presidenciável foi eleito pela primeira vez para o cargo de deputado estadual em Pernambuco. Quatro anos depois, Eduardo Campos trocou Recife por Brasília. Em 1994, ele obteve 133 mil votos e foi eleito deputado federal pela primeira vez. Mas a estadia na capital federal durou pouco, já que em 1995 ele se tornava secretário de governo de Arraes. No ano seguinte, passou a ser secretário de Fazenda da mesma gestão. Com presença marcante no Estado, conseguiu ampliar sua votação e ser reeleito para o cargo de deputado federal em 1998, quando somou 173 mil votos. A trajetória em Brasília continuaria em 2002, quando recebeu da população sue terceiro mandato na Câmara Federal. Cada vez mais próximo de Lula, Eduardo Campos foi convidado a assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia em 2004. No ano seguinte, assumiu a presidência nacional do PSB. A carreira política deslanchou mesmo em 2006, quando, em segundo turno, oi eleito governador de Pernambuco. Quatro anos depois, foi reeleito, agora com mais facilidade, em primeiro turno, somando 80% dos votos válidos. Agora, em 2014, após romper com Lula e o PT, Eduardo Campos era candidato a Presidência da República pelo PSB.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

TRE/CE indefere candidatura de Mirian Sobreira por ser Ficha Suja

Com base na lei da ficha limpa, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará julgaram, por cinco votos a um, procedente a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral e indeferiram o pedido de registro da candidatura da deputada estadual Mirian Sobreira (PROS), que concorre a mais um mandato parlamentar nas eleições deste ano. A Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar n. 135/2010), que é resultado de ampla mobilização popular, aprovada pelo Congresso Nacional em 2010, está sendo pela primeira vez aplicada em uma eleição geral. A sessão que enquadrou a parlamentar no rol dos "Fichas Sujas" foi realizada na tarde desta terça-feira (12), apesar de sucessivos pedidos de vistas feitos por alguns juízes responsáveis pelo julgamento do processo. A juíza relatora do processo, Joriza Magalhães Pinheiro, acolheu os argumentos apresentados pelo Ministério Público e votou pelo indeferimento do registro de candidatura de Mirian Sobreira, em razão da inelegibilidade provocada por uma condenação de colegiado no próprio TRE, fundamentada no Art. 1º, I, “p”, “g” LC 64/90, em razão da doação de campanha acima do limite legal nas eleições de 2010, feita por uma empresa na qual a deputada era sócia. Da decisão ainda cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Em tempo: Depois de disputar três pleitos "surfando" em cima de adversários políticos que tinham pendências em seus registros de candidaturas, a parlamentar agora se vê obrigada a provar do seu próprio veneno, com a impugnação de sua candidatura pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral.

domingo, 10 de agosto de 2014

Estudante de 14 anos morre atropelado na CE-060, em Acopiara

Um acidente de trânsito ocorrido na manhã deste sábado (9) na localidade de Bom Lugar, zona rural e Acopiara, ceifou a vida do estudante Marcos Antonio Ferreira Gomes, de apenas 14 anos de idade. Segundo informações de testemunhas, a vítima trafegava em uma bicicleta quando foi colhida por um veículo Toyota Hilux de placa NVQ-6450, conduzido por Edison Cândido de Lavor, que se apresentou à Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu. Revoltados, os moradores da localidade cortaram a pista de um lado a outro, dificultando a passagem dos veículos pelo local, além de aumentar os riscos de acidentes.