quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aliados históricos, Tasso e Ciro vivem crise política

É real a possibilidade de Tasso Jereissati e Ciro Gomes, depois de uma longa trajetória juntos na política, se enfrentarem, indiretamente, nas eleições pelo governo do Ceará

Os ex-governadores Tasso Jereissati, hoje senador pelo PSDB, e Ciro Ferreira Gomes, atualmente deputado federal pelo PSB, protagonizam, nos últimos dias, uma briga surda que pode levá-los, pela primeira vez nos últimos 24 anos, a ocuparem palanques adversários numa disputa eleitoral no Ceará. Em encontros políticos dos quais participaram na última segunda-feira, os dois teriam manifestado insatisfações mútuas pelas respectivas atitudes diante das articulações em torno da formação da aliança que será comandada pelo governador Cid Gomes (irmão de Ciro) como candidato à reeleição em outubro.

Ontem, durante reunião da executiva ampliada do PDT, convocada para detalhar o teor de conversa que tivera no dia anterior com Ciro Gomes, o presidente do partido no Ceará, André Figueiredo, disse que o deputado do PSB se disse “decepcionado com Tasso”. O motivo, segundo relatou ao O POVO um pedetista presente ao encontro com André, seria decisão do tucano de comandar, na semana passada, a reunião com a bancada na Assembleia que levou o PSDB a anunciar candidatura própria ao governo do Ceará, atropelando uma possibilidade de entendimento que ele estava incumbido de tentar.

Desabafo semelhante teria sido feito por Tasso, na noite da própria segunda, quando de encontro com cerca de 45 prefeitos e outras lideranças do PSDB. Versão de participantes da reunião indica que o senador, na ocasião, reclamou da postura dos Ferreira Gomes, especialmente de Ciro, ao postergarem um entendimento com os tucanos como efeito de pressões que teriam partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

A assessoria de Tasso Jereissati assegurou ao O POVO, ontem à noite, que ele não fez qualquer desabafo contra Ciro Gomes durante a reunião da segunda. Admite, no entanto, que participantes do encontro queixaram-se do governador, sem que o senador houvesse manifestado opinião. Ao contrário, Tasso teria pedido paciência aos correligionários.

No entanto, é sintomático que os dois não tenham tido encontro nos últimos dias e que as agendas de ambos não contemplem qualquer reunião programada para os próximos. Tasso embarcou para Brasília ainda na noite passada, enquanto Ciro, segundo O POVO apurou, deve permanecer em Fortaleza pelos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.