quarta-feira, 3 de março de 2010

IBAMA apreende 32 ‘Canários da Terra’e 40 gaiolas em residência de Iguatu




Numa operação que envolveu agentes do Ibama, Polícia Federal e Polícia Militar, cerca de 32 Canários da Terra e 40 gaiolas,incluindo duas delas exclusivas para brigas em rinhas. A apreensão aconteceu na residência de Jader Matos Cavalcante, na Rua Marciano Leite Palácio de Queiroz, nº 02, rua que fica ao lado da Câmara Municipal, no centro de Iguatu.Na operação o Ibama e os policiais também recolheram uma mesa construída exclusivamente para acomodar as gaiolas especiais feitas especificamente para servirem de ‘arena’ para Numa operação que envolveu agentes do Ibama, Polícia Federal e Polícia Militar, cerca de 32 Canários da Terra e 40 gaiolas,incluindo duas delas exclusivas para brigas em rinhas. A apreensão aconteceu na residência de Jader Matos Cavalcante, na Rua Marciano Leite Palácio de Queiroz, nº 02, rua que fica ao lado da Câmara Municipal, no centro de Iguatu.Na operação o Ibama e os policiais também recolheram uma mesa construída exclusivamente para acomodar as gaiolas especiais feitas especificamente para servirem de ‘arena’ para as aves brigarem.
Fábio Lima Bandeira coordenou a operação
Fábio Lima Bandeira, chefe do escritório regional do Ibama informou que a apreensão aconteceu a partir de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça. Segundo ele, no momento da apreensão apenas a esposa de Jader Cavalcante estava em casa. Fábio explicou que o órgão tomou conhecimento dos animais em cativeiro,através de uma informação repassada pelo Ibama de Brasília. Jader Matos Cavalcante havia sido preso juntamente com outras duas pessoas no Estado de Minas Gerais transportando mil Canários da Terra, mesmo tipo de aves apreendidas em sua residência. Ele foi autuado pelo tráfico internacional de animais silvestres, formação de quadrilha e maltrato de animais. De acordo com a Lei de crimes ambientais o acusado será multado em R$ 500,00 por cada animal apreendido e ainda vai responder por formação de quadrilha, manter animais silvestres em cativeiro sem autorização do órgão ambiental e por maltrato de animais. Fábio Lima Bandeira informou que foi através do Ibama, escritório de Brasília que os fiscais de Iguatu e os policiais chegaram até a residência de Jader. Segundo ele, o local era usado como criadouro e rinha de briga de canáFoto:
Duas gaiolas específicas para brigas foram apreendidas
Fábio disse que Jader Matos Cavalcante fez um registro como criador de aves junto ao Ibama, mas que isto foi apenas para driblar a fiscalização, já que no registro não há nenhum animal relacionado. Todo o material apreendido foi levado para o escritório do Ibama, na Rua Adeodato Matos Cavalcante, próximo ao aeroporto.Agora, conforme informou Fábio Lima Bandeira, junto com a autuação o Ibama fará todos os procedimentos de praxe, enviando as informações para a Justiça afim de que as medidas cabíveis sejam tomadas e os acusados punidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.