segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lavras da Mangabeira-CE: Inverno é apenas regular, mas o volume de águas do Rio Salgado começa a subir


O inverno ainda não se consolidou na região do Cariri onde as chuvas só começaram a se intensificar na segunda quinzena deste mês como previa a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia). Mesmo assim, o volume das águas do Rio Salgado começou a subir conforme mostra o flagrante do repórter Normando Sóracles sobre a ponte do manancial no município de Lavras da Mangabeira. Naquela área do Cariri as chuvas estão até mais intensas do que mais ao Sul do Ceará.

Em nível de Ceará a maior chuva deste ano aconteceu no município de Beberibe, no Litoral de Fortaleza, com 180 milímetros neste domingo. Outra boa chuva nas últimas 48 horas foi em Palhano, na região jaguaribana, com 116 milímetros. Nesse mesmo período, a maior chuva no Cariri aconteceu em Milagres com 27 milímetros e outros 20 no município de Granjeiro.

Na verdade, as chuvas tem oscilado muito em nossa região, principalmente quando se trata dos maiores município como Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. As maiores chuvas deste ano foram no mês de fevereiro, sendo, pela ordem, em Brejo Santo (160 mm), no dia 19, além de Cedro (113,5 mm) no dia 17; Porteiras O(97 mm) no dia 18; Campos Sales (80 mm) no dia 12 e Ipaumirim com 74,4 milímetros dia 26 de fevereiro.
Durante o mês de janeiro e a primeira metade do mês de fevereiro já tinha caririense preocupado com o atraso das chuvas na região. Em determinado momento, quando as mesmas surgiram com boa pluviosidade, já veio a preocupação generalizada com obras inacabadas e paradas ou em andamento, além da má qualidade viária em virtude da abertura de buracos no perímetro urbano e destruição de estradas vicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.