sexta-feira, 24 de julho de 2009

MENORES VICIADOS CAUSAM PÂNICO EM ICÓ *



Em nosso dia-a-dia tornou-se normal vermos crianças e adolescentes ingerindo bebidas alcoólicas, usando drogas, fazendo roubos, invadindo comércios no centro de Icó e fazendo a maior baderna. Os comerciantes já não sabem mais a quem recorrer, esses menores infratores tiram a paciência desde os camelôs e vendedores autônomos até as funerárias, lojas em geral, supermercados, feirantes e de pessoas que percorrem pelo centro. Inclusive um dos casos que tomei conhecimento foi que alguns desses menores, invadiram um restaurante em horário de almoço, onde na ocasião estava cheio de clientes e jogaram areia em todos que se encontravam ali fazendo sua refeição. Os mesmos agiram com bastante violência e com palavras ameaçadoras contra as pessoas que lá se encontravam.

Lembrando que além do centro, os menores agem também nos bairros, praticando pequenos furtos, apertando em campainhas, quebrando galhos de árvores, batendo em portas e portões, jogando pedras em telhados... Eles sempre andam com umas garrafinhas com solventes na mão e para onde nos viramos acabamos nos deparando com esses infratores , seja a qualquer hora do dia ou da noite , no centro ou na periferia , na Coluna da Hora ou na Ponte Piquet Carneiro, eles aprontam em toda a cidade e ninguém toma providências.

Onde está o Conselho Tutelar de Icó? Cadê as autoridades competentes que não tomam providências? “Nós não podemos mais trabalhar tranqüilos, pois eles vem nos obrigar a dar-lhes dinheiro e se não damos, partem para cima da gente com agressões verbais e físicas”. (Falou um dos vendedores ambulantes).

Outro caso que pude ouvir, foi de um atendente de uma determinada empresa: “Eu estava aqui em meu trabalho quando chegou essas menores e uma delas disse-me que sou bonito e me perguntou se eu queria sair com ela, pois a mesma só cobraria 10,00 (dez) reais pelo programa”.

Segundo informações, algumas dessas crianças e adolescentes já foram levadas para uma casa de menores em Fortaleza e em um dos passeios pela praia, eles acabaram fugindo e retornando para Icó pegando caronas, gerando daí outra informação que corre pela cidade, que quando esses infratores estavam aprontando em uma Perfumaria de Icó, a polícia foi acionada e os mesmos conseguiram dispistar os policiais e depois andavam comentando que eles (os menores) deram olé até na polícia de Fortaleza e por que não conseguiriam escapar dos policiais de Icó?

Na verdade é que alguém tem que tomar providências, não podemos aceitar e ficar de braços cruzados vendo essas coisas acontecerem. Onde está o Poder Público? Cadê o Conselho Tutelar? Ou melhor, existe Conselho Tutelar em Icó? Quem é o responsável por manter a ordem na cidade? Onde esses menores estão comprando esses solventes? São perguntas que os cidadãos que nasceram ou residem em Icó querem saber.

Alguém tem que tomar providências enquanto está no início, porque a tendência é aumentar e quando formos darmos contas, não serão somente, três ou cinco, pois esses pequenos infratores vão incentivando outros adolescentes, outras crianças e quando cair a ficha das autoridades, já estará quase sem jeito pela grande quantidade de viciados e dependentes químicos. Vale lembrar que além de furtos, algazarras e badernas esses menores também se prostituem.

Quatro pessoas morrem em colisão na BR-020


Acima, as identificações do juiz Roberto Jorge Feitosa de Carvalho e a secretária dele, Natalie Melo, em seguida o estado dos carros após o acidente




Um acidente entre três veículos, na BR-020, próximo ao município de Canindé, deixou quatro pessoas mortas e outras três, da mesma família, internadas em estado grave no IJF.

Entre os mortos estão o irmão e um sobrinho do presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho. No veículo que causou o acidente, estavam o juiz Roberto Jorge Feitosa de Carvalho e a secretária dele.


Dois morreram na hora


Um dos três carros rodou no quilômetro 365, próximo à Lagoa do Juvenal e bateu nos outros dois. No veículo que causou o acidente estavam o juiz Roberto Jorge Feitosa de Carvalho e a secretária dele, a carioca Natalie Rodrigues Melo, de 21 anos. Os dois ficaram presos às ferragens e morreram na hora.


Roberto era presidente da Rede Latinoamericana de Juízes e membro do Comitê Gestor dos Sistemas Informatizados do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça.


Pai e filho morrem, outros três estão internados


Os cinco ocupantes do segundo veículo foram levados ao IJF, em estado gravíssimo. No início da noite duas mortes foram confirmadas: a do advogado Fábio Augusto Aguiar e a do filho dele, Leonardo Aguiar, de apenas 10 anos. Irmão e sobrinho do deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Domingos Filho. A esposa do advogado, Geórgia Aguiar e mais dois filhos do casal continuam internados em estado grave no IJF.


Agora à noite, amigos e parentes das vítimas lotaram o pátio do IJF em busca de notícias. Entre eles vários políticos, como o secretário de Justiça do Ceará, Marcos Cals. Entre os feridos, estão duas crianças, que foram transferidas para a enfermaria do Instituto Doutor José Frota, e a cunhada do presidente da AL, Geórgia Aguiar, que nesta momento está passando por uma cirurgia.
Fonte: Verdes Mares

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Chove em 157 municípios com registros de até 77mm

De acordo com a Funceme, até às 13h30min desta quinta-feira (23), choveu em 157 municípios do Ceará. Fortaleza registrou 25,2mm.

O maior índice pluviométrico é de Horizonte com 77mm. No Interior, choveu forte nos municípios de Itapaje (66.3), Fortim (68.0) e Juazeiro do Norte (69.0).

A previsão do órgão é de céu com muitas nuvens e ocorrência de pancadas de chuva isolada. Na capital, deve ocorrer nebulosidade Variável com chuvas.

Veja as 10 maiores chuvas do dia:

1. Horizonte - 77mm
2. Juazeiro do Norte - 69mm
3. Fortim - 68mm
4. Itapajé - 66.3mm
5. Campos Sales - 57mm
6. Guaramiranga - 57mm
7. Irauçuba - 57mm
8. Beberibe - 56mm
9. Redenção - 56mm
10. Abaiara - 55m

Prefeito Gilson Oliveira visita a comunidade do sitio ilha Quixelô

O prefeito de Quixelô visitou na tarde de ontem quarta feira dia 22/07/09 a comunidade do sitio ilha Quixelô, onde esta sendo concluída a obra do abastecinmeto d’água daquela comunidade. A população a guarda ansiosos pela conclusão da obra, uma promessa que o prefeito Gilson fez na sua campanha política e que agora já esta sendo concluída.
O prefeito falou para os moradores dali que se tudo ocorrer bem será inaugurado no próximo dia 1º de agosto, um compromisso que o mesmo tem com aquela comunidade.

Policiais civis entram em greve nesta quinta

Quarta-feira, 22 de Julho de 2009

A greve dos policiais civis começa nesta quinta-feira (23), com uma manifestação em frente à Superintendência da Polícia Civil de Fortaleza. Eles reivindicam um reajuste de 116%, patamar igual ao que o governo concedeu aos professores da Academia da Polícia Civil.
Os servidores querem também a implantação do Projeto Gênesis, como é chamado o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Polícia Civil. Apesar de deflagrado o estado de greve, as negociações não evoluiram.
O PCCS voltado para os policiais civis prevê reajuste salarial e definições de melhores condições de trabalho.
Em assembléia realizada na noite da última quinta-feira no Clube dos Policiais Civis do Ceará, os participantes avaliaram o estado de greve decretado no último dia 6 de julho e decidiram paralisar as atividades nesta quinta (23).

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Terceira Idade em Plena Atividade em Quixelô


O Grupo da Terceira Idade de Quixelô vai reiniciar suas atividades no próximo dia 30 de julho com um segundo semestre repleto de ações fundamentadas em encontros socioeducativos, saúde física e psicológica, direitos, música, dança, alfabetização, educação física e encontros intergeracionais.
O prefeito Gilson Oliveira, a primeira dama Francisca Josefa, a secretária Eulina Almeida e a coordenadora financeira da STAS Aparecida Martins garantem total apoio ao grupo. Desta forma, Dr. Washington Soares, coordenador do CRAS, e Zenilda Martins, diretora do Grupo de Idosos, comemoram esse apoio e articulam todas as secretarias municipais no envolvimento das atividades e festividades deste grupo tão importante para comunidade quixeloense.

Uma camisinha foi o motivo de assassinato em Jucás

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 22/07, a Polícia Militar e Civil em ação conjunta conseguiram prender cinco pessoas que tiveram um envolvimento direto no assassinato de Cícero Charles Francelino Lima, o mesmo foi morto a tiros e a golpes de roçadeira. A perseguição aos acusados aconteceu durante dois dias e finalmente na tarde de hoje, na localidade do Cascudo em Icó aconteceu a prisão. “ Estávamos há dois dias na rua e na mata fazendo a perseguição destes acusados e finalmente conseguimos prendê-los são dois irmãos e seu pai, além de um vizinho e o genro da vítima” afirmou o Coronel Gomes Filho.
Falamos com um dos acusados, o Francisco Carlos Alves Freitas, 18, que explicou o que aconteceu, “ eu estava pescando e ele o Cícero pediu uma camisinha, eu dei, depois ele voltou de novo e pediu outra camisinha e disse que não tinha mais, então começou a falar algumas coisas e foi em casa pegar um facão e veio para cima de “ nós”, aí atiramos pedra nele e depois ele atirou pedras em”nós” então o genro dele, Carlos Alexandre, 21, trouxe a arma e atirou nele, e em seguida meu pai deu os outros dois tiros” disse o mesmo. A PM está com o senhor Carlos Alberto Freitas em diligências na busca da arma do crime.

Iguatuense é encontrado morto nas águas do Orós

Na tarde de ontem foi encontrado em Quixelô, nas águas do Açude de Orós, um cadáver que logo em seguida foi identificado por Bonfim Bernardo da Silva, natural de Iguatu, 39, agricultor. O mesmo saiu de casa no dia de ontem por volta das 08hs e não mais retornou, o mesmo avisou para os familiares que iria ao açude pescar. Informações repassadas aos policiais afirmam que a vítima sofria de epilepsia. O cadáver foi encontrado por volta das 16hs30min. por amigos do que sentiram a sua falta. O corpo foi levado para o IML de Iguatu.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Orós-CE: Viatura quebrada há quinze dias compromete a segurança pública


A segurança pública no município de Orós atinge uma situação de caos. A única viatura disponível no município está quebrada há 15 dias e o conserto parece não ter fim. Mesmo quando sair da oficina, não oferece condições pois está sucateada como os próprios mecânicos denunciam. Recentemente, a cidade foi palco de um ousado assalto a banco e a polícia ficou de mãos atadas sem ter o que fazer. A população ficou num cerrado tiroteio com os bandidos desafiando a polícia.

O próprio Juiz de Direito da Comarca de Orós, Fernando Antonio Medina de Lucena, já enviou vários ofícios à cúpula da Segurança Pública no Ceará dando ciência dos fatos, mas sequer obteve respostas. Quando os presos vão participar de audiências no fórum são levados a pé pelas ruas em virtude do número reduzido de policiais num verdadeiro risco de resgate.

Para honrar o compromisso assumido com a sociedade, muitos policiais fazem rondas e diligências em suas motocicletas ou com mototaxistas de Orós. Em situação semelhante está a Polícia Civil. Uma das viaturas da Delegacia Regional está encostada há mais de um ano em uma das oficinas de Iguatu com problemas mecânicos e necessitando da reposição de peças. Desta forma, a Polícia Civil ostenta apenas uma viatura para atender sete municípios da região.

Mãe aos 11 anos, menina é internada no HGF

Uma menina de 11 anos está internada no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), onde teve há sete dias um bebê prematuro. A criança foi abusada sexualmente por um vizinho após pegar carona quando saia de casa para coletar lixo, atividade realizada pela família dela. Na época o agressor chegou a ser preso, mas foi liberado em pouco tempo.

O Conselho Tutelar 2, localizado no Centro, acompanha o caso, que foi denunciado no dia 22 de abril, pelo Disque-Denúncia: Criança e Adolescente (DDCA). O conselho fez uma visita e constatou que a menina vivia sem a mínima condição de higiene. A casa era um galinheiro cedido pela a mãe do padrasto da criança. Na ocasião da visita, a criança foi encaminhada a um abrigo que acolhe meninas grávidas, vítimas de violência sexual.

O conselho ainda apurou que a menina não tinha certidão de nascimento, nunca havia estudado, nem frequentado um posto de saúde, até mesmo durante a gravidez para realização do pré-natal.

O Conselho Tutelar trabalha para que, quando a menina tiver alta, passe a morar com tios, tias ou avós, alguém da família ampliada, que possa acolher a criança de forma adequada, garantindo o vínculo familiar.

Ceará é o 6º do Nordeste em desenvolvimento

Pesquisa realizada pela FGV Projetos, unidade extensiva da Fundação Getúlio Vargas, revela que o Ceará ocupa a 6ª posição no Nordeste em termos de desenvolvimento, medido pelo Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idse). Entre 2001 e 2007, período da pesquisa, o indicador, que foi desenvolvido pela própria entidade, saltou de 9,05 para 31,6. Esta melhoria, aponta o levantamento, foi fortemente impactada pela componente renda, revelando-se entre um dos melhores desempenhos da Região. Entretanto, apesar deste avanço, aponta o estudo, o Estado ainda está em um patamar de desenvolvimento muito baixo e precisa avançar em políticas públicas voltadas à educação e à moradia.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

slide do primeiro festival de férias em ação de Quixelô

1º festival de férias em ação de Quixlô


Teve inicio nesta segunda feira dia 20/07/2009 o primeiro festival de férias em ação em Quixelô, com um cortejo saindo as 17hs do centro cultural Jovino Batista de Lucena, na rua Pedro Gomes de Araujo passando pela rua Jose Vitorino de oliveira até chagar ao ginásio poliesportivo de Quixelô onde teve continuidade Com as seguintes programação.
Primeiro vez uso da palavra o senhor José Simão vice prefeito de Quixelô, e em seguida o prefeito Gilson oliveira vez um discurso emocionante falando da alegria que o mesmo tava sentindo em ver a banda de música de Quixelô sendo ativado e já fazendo apresentação nas comemorações da prefeitura.
Tivemos também na noite:
Apresentação do grupo de dança do sitio barroso II, Grupo de dança do córrego
Grupo de dança do sitio garrota, grupo de dança de Quixelô, apresentação da quadrilha arco Iris do sertão de Quixelô, muito forró com o regional pé de serra (forró mourão)
E o grupo da terceira idade de Quixelô coordenado por a senhora Zenilda
As autoridades que ali se encontravam ficaram encantadas com tantas apresentações.
Autoriddades presentes no evento: Joaquim Alves neto (presidente da câmara municipal)
Wagner vieira (vereador)
Welingninton Batista (vereador)
Chico casa (vereador)
Secretário de financias (Marcelo)
Secretaria de agricultura (marta Rocha)
Secretaria de cultura (kelma)
E visitantes de outras cidades que prestigiaram o evento.