sábado, 31 de março de 2012

16 mil raios já atingiram o Ceará em 2012


A Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) já registrou de janeiro até 28 de março deste ano a ocorrência de 16 mil raios no estado. É uma média 180 raios por dia. A cidade de Granja, a 335 km de Fortaleza, apresentou a maior incidência de raios de todo o Ceará, são quase 1500.
O segundo município da lista é Viçosa do Ceará, com 598 raios. E o terceiro é Camocim, com 409. Segundo a Coelce, os números se justificam pela existência de grandes áreas abertas, propícias para a incidência de raios. Diferente, por exemplo, do que acontece em Fortaleza, onde só foram registrados quatro raios este ano.
De acordo com a Coelce, as maiores descargas podem atingir 125 milhões de volts. Para se ter uma ideia da dimensão desta descarga, a maior linha de transmissão no Brasil suporta 700 mil volts.
Para dias de tempestade, a Coelce dá algumas dicas de segurança:
- No momento da tempestade, evitar contato com objetos metálicos, como fogão, canos e torneiras;
- Não ligar equipamentos eletrônicos, se possível, retire todos da tomada e permaneça em casa;
- Na rua, evite ficar perto de carros, motos, ônibus ou tratores;
- Na rua também é aconselhável ficar longe de locais abertos;
- Não ficar de baixo de árvores ou perto de postes de energia.
Fonte: G1-CE

Operação combate bingos e jogo do bicho no Cariri


As polícias militar e civil prederam 36 pessoas na região do Cariri, no Sul do Ceará, na tarde desta sexta-feira (30) suspeitas da prática de jogos de azar. A operação foi realizada em conjunto entre as delegacias municipais de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, três cidades da região do Cariri.

Segundo a Polícia Civil, os 36 presos são vendedores e donos de agências de um jogo de aposta conhecido como "jogo do bicho". Foram apreendidos livros com anotações de movimentação financeira, cartelas de jogo do bicho e dinheiro.

Os policiais apreenderam também computadores que serão periciados. A prática do jogo de azar é proibida. Segundo a polícia, os suspeitos vão responder em liberdade.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Pague seu IPTU em dias e ganhe descontos!


Contribuintes pagando seu IPTU até o dia 30 de Abril você ganha 20% de descontos.
Aposentados, pensionistas e funcionários públicos deveram requerer a isenção até o dia 30 de abril apresentando RG e CPF. Não perca o prazo e aproveite para pagar seu IPTU com descontos!
IPTU em dias é mais obras, mais serviços, mais qualidade de vida para o Quixeloenses.
Procure hoje mesmo o Setor Tributário na Prefeitura Municipal de Quixelô.
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXELÔ,TODOS POR UM NOVO TEMPO

Preso criminoso conhecido como o mais procurado do Ceará


Está preso em Minas Gerais o criminoso conhecido como o mais procurado do Ceará pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Rubens Ramalho de Araújo, o Rubão, acusado de liderar assaltos e sequestros, responde a pelo menos 16 mandados de prisão em todo o Brasil, três deles no Ceará.

A prisão ocorreu no Estado do Tocantins, após informações da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. Ela foi efetuada por agentes da Divisão de Repressão a Organizações Criminosas da Polícia Civil mineira, que recebeu denúncias sobre a localização do criminoso do titular da Coin, major Henrique Beserra.

O acusado, também conhecido como 'Rubão', nasceu no sertão da Paraíba e se tornou um perigoso assaltante, procurado pelas polícias de pelo menos cinco estados brasileiros. Ele é chefe de uma quadrilha que cometeu grandes assaltos a bancos e carros-fortes em várias cidades nordestinas, além de Minas Gerais e São Paulo, no Sudeste do país. Na região Nordeste ele tem mandados de prisão expedidos pela Justiça do Ceará, da Paraíba e do Piauí.

Foi em Fortaleza que Rubens teria cometido um dos maiores assaltos de sua trajetória criminosa. Ele comandou o ataque a uma instituição financeira dentro de um shopping, sendo preso em 2007 por causa deste crime. O criminoso ficou detido no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) de onde fugiu com outros 25 presos, em setembro de 2008.

DN Online

quinta-feira, 29 de março de 2012

A câmara municipal de Quixelô da continuidade as sessões itinerantes


O presidente da câmara municipal de Quixelô (Samuel Araújo), da continuidade agora no mês de abril maio e junho, as sessões itinerantes, um trabalho realizado nas comunidades do município. Durante sua gestão o presidente Samuel Araújo, continuou um trabalho criado pelo ex presidente Joaquim Alves Neto. São os trabalhos da câmara nas comunidades, onde a população tem a oportunidade de acompanhar todo o procedimento regido na câmara e ver também de perto os trabalhos de cada um de seus vereadores.
Acompanhem o calendário para o mês de Abril:
DIA 13 DE ABRIL: SITIO LAGOA DO JATOBÁ (QUIXELÔ)
DIA 27 DE ABRIL; PAUS DE LEITE DA CARRANCUDA (QUIXELÔ)
DIA 25 DE MAIO SITIO TAPUIU (QUIXELÔ)
DIA 29 DE JUNHO CUNHÃ POTI (QUIXELÔ)

Iguatu vai receber recursos do PAC 2 para praça de esporte e cultura

Iguatu é uma das 17 cidades do Interior do Ceará que vai ser beneficiada com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para construção de praças para a prática de esportes e cultura.

Os recursos serão repassados pela Caixa Econômica Federal. Iguatu vai receber R$ 1,9 milhão. Os municípios devem se responsabilizar pela gestão do espaço, como coordenação de oficinas de capacitação, modalidades esportivas, apresentações culturais e de arte.

Ao todo no Brasil, foram selecionadas 800 cidades que receberão investimentos semelhantes. Após a assinatura dos contratos, as prefeituras começam o processo licitatório.

Garoto de 15 anos morre após capotamento de caminhonete na CE-365


m garoto de 15 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas após o capotamento de uma caminhonete, nesta quarta-feira, 28, no município de Quixadá. O acidente aconteceu na CE-365, no km 132.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu após o pneu traseiro da caminhonete furar. O motorista perdeu o controle e o veículo capotou.
A vítima morreu no local. O condutor, pai do garoto, José Nês da Silva, 42, teve apenas ferimentos leves. Sua esposa, Cleidiane Lima Silva, 29, foi levada para o Hospital de Ibicuitinga, com ferimentos graves.

Ronda de Iguatu: Policial icoense detém assaltante em sua folga


A policial do Ronda do Quarteirão de Iguatu, Emanuelle prendeu um assaltante na noite desta segunda-deira [26], por volta das 19h30.

O fato ocorreu na Rua Guilherme de Oliveira, nas proximidades da Praça da Criança no Centro de Iguatu.

A Soldado, natural de Icó, fazia parte do agrupamento que estava de folga no momento da ação e contou em detalhes dofato e oseu desfecho em uma entrevista ao Iguatu.Net.

O FATO - Segundo informações da militar, a vítima, Francisca Kaliana de Oliveira, 24, teve seu aparelho celular roubado por, José Carlos Gomes Lima, 27. “Estava passando de bicicleta no local, quando vi uma grande movimentação, ao saber do que se tratava persegui o elemento, ao localiza-lo tentei negociar sua rendição por três vezes, foi quando o dominei e solicitei o apoio dos companheiros do ronda.” Contou, a SD do Ronda Emanuelle.

O acusado recebeu voz de prisão da militar a acerca de 1 km de distancia do local do fato. Após o apoio policial comparecer ao local, conduziram o acusado a Delegacia Regional da cidade, para ser feito o procedimento.

Segundo o comandante do programa de segurança da cidade Ten. Aquênio que também esteve em nossa sede de jornalismo o ato de coragem e de compromisso com a farda da militar foi exemplar “Ela provou que ser militar não é apenas uma ocupação, mas um ofício absorvente e exclusivista, que nos condiciona e autolimita até o fim, onde exige as horas de trabalho da lei.” Disse Ten. Aquênio.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Funceme registra 2ª chuva mais ‘intensa’ de Fortaleza em 38 anos


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou entre às 2h40 e às 15h da tarde desta terça-feira (27) uma precipitação de 268,5 milímetros. É a segunda maior chuva contínua na capital cearense desde o início dos registros feitos pela Funceme, em 1974. Em 1997, a chuva foi de 280 milímetros.
Na manhã desta terça-feira, a Funceme havia divulgada uma chuva de 197,5 milímetro entre 2h da madrugada e 9h da manhã. Considerando essa faixa horária, é a segunda maior chuva registrada na capital cearense, ficando atrás apenas da chuva de 2004, quando choveu 250 milímetros.
Segundo a Funceme , a chuva de 2004, de 250 milímetros, durou 24 horas. Ela foi distribuída em chuvas fracas ao longo do dia e não causou danos na cidade. As chuvas de 1997 e desta terça-feira foram mais intensas.
Segundo a Funceme, as chuvas de hoje e de 1997 foram as mais intensas já registradas pela fundação, pois ocorreram em um intervalo menor de tempo. Ainda de acordo com a Funceme, a previsão é de chuva para os próximos dias.
Fonte:G1

´Salários extras´ devem acabar


O senador Lindbergh Farias, relator da matéria, disse que a "ajuda de custo" não se justifica mais

Brasília A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou ontem projeto que extingue o 14º e o 15º salários pagos aos parlamentares. Apesar do protesto de alguns senadores, todos votaram a favor do projeto da senadora licenciada e ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Pela proposta, senadores e deputados só receberão a chamada ajuda de custo no início e no final da legislatura, e não a cada ano, como já ocorre.

Atualmente, cada parlamentar recebe dois salários, de R$ 26,7 mil cada, nos meses de fevereiro e dezembro. O projeto seguirá para votação pelo plenário do Senado e, se aprovado, vai para a Câmara dos Deputados.

Ajuda de custo

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), relator da matéria, disse que os extras, que ele chamou de "ajuda de custo", não se justificam mais. Segundo ele, a verba começou a ser paga para custear as despesas com a mudança dos parlamentares e seus familiares para o Rio de Janeiro, antiga sede do poder Legislativo, e para Brasília.

Lindbergh disse que, embora não concorde com setores que queiram "demonizar" os políticos, o benefício não deve ser mantido. "Não dá para explicar a um trabalhador nos estados que recebemos 14º e 15º salários", afirmou o senador.

Coube ao senador Cyro Miranda (PSDB-GO) a maior reclamação pública à proposta. Apesar de votar favoravelmente, Miranda disse ter "pena" de quem sobrevive apenas com o salário de parlamentar. Não é o caso dele, disse. "Eu tenho pena daquele que é obrigado a viver com R$ 19 mil líquidos com esta estrutura que temos aqui", criticou o senador, que é empresário com patrimônio declarado à Justiça Eleitoral, em 2006, de R$ 3 milhões.

O senador Ivo Cassol (PP-RO), que pediu vista do projeto na semana passada, faltou à reunião por estar em agenda política no seu Estado. De todo modo, Cassol pediu em documento enviado a Lindbergh Farias que a verba não seja considerada salário e sim de natureza indenizatória.

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado também aprovou ontem o projeto que institui o Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp).

Apesar dos acalorados debates na comissão, a proposta recebeu apenas um voto contrário, o da líder do PSB na Casa, Lídice da Mata (BA). No esforço do governo para aprovar o projeto com rapidez, a matéria deverá ir à votação na quarta nas comissões de Constituição e de Assuntos Sociais para ir a plenário.

Capital tem 268,5 mm de chuva, a segunda mais intensa em 15 anos

Quatro famílias ficaram desabrigadas, segundo a Defesa Civil; 114 ocorrências foram registradas em 19 horas

Quem circulou em Fortaleza, na manhã de ontem, de carro, ônibus, moto ou bicicleta, enfrentou um verdadeiro caos. Esse cenário foi provocado pela chuva de 268,5 milímetros registrada de 2h40 às 15h. Foi a segunda precipitação mais intensa da Capital, perdendo apenas para a do dia 24 de abril de 1997, quando choveu 270,6 mm.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até o começo da manhã (7h), choveu 197,5mm, a segunda maior precipitação acumulada em 24 horas que se tem notícia na Cidade desde 1974. A maior ocorreu no dia 29 de janeiro de 2004, quando foram registrados 250 milímetros de água.

Em 19 horas, a Defesa Civil registrou 114 ocorrências. Quatro famílias, que moravam nas margens do Rio Maranguapinho e no bairro Vila Velha, ficaram desabrigadas na Capital, segundo o coordenador do órgão em Fortaleza, Alísio Santiago.

Ainda conforme a Defesa Civil do Município, a grande quantidade de água gerou 85 pontos de alagamentos, 61 inundações, 13 desabamentos, 15 riscos de desabamentos, cinco incêndios e um risco de incêndio, totalizando 180 ocorrências até as 17h de ontem. A situação mais crítica era a dos bairros da Secretaria Executiva Regional (SER) III, com 70 ocorrências. Destas, 18 foram registradas no bairro Quintino Cunha, 13 no Dom Lustosa e sete no Antônio Bezerra.

Em segundo lugar, com 47 ocorrências, estão os bairros da SER V, que também foram bastante prejudicados. Destas, 23 foram registradas somente no Genibaú, próximo às margens do Rio Maranguapinho, o lugar mais atingido pela chuva.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), 13 semáforos, localizados em cruzamentos de intenso tráfego, como Av. Santos Dumont com Av. Desembargador Moreira e Rua Oswaldo Cruz com Av. Pontes Vieira, apresentaram falhas, deixando o trânsito ainda mais lento. A AMC deslocou agentes que orientaram o trânsito e técnicos para resolver os problemas.

Surpresa

Segundo Alísio Santiago, a chuva de ontem não era esperada. Conforme ele, a previsão para todo o mês de março era que chovesse, na Capital, apenas 223 milímetros.

Santiago explica também que os alagamentos podem ter sido gerados por vários motivos. Um deles é que Fortaleza está situada em três bacias importantes: Maranguapinho, Cocó e a vertente marítima, as quais incidem diretamente na maneira como a Cidade é organizada.
"Foi preciso utilizar muito asfalto e cimento para a construção de Fortaleza, além de assorear todos os rios e lagoas. Isso proporciona o maior número de inundações", destaca.

De acordo com ele, o maior número de ocorrências foi registrado no Genibaú devido ao transbordamento dos afluentes do Rio Maranguapinho. "Eu avalio que esse grande volume de água ocorreu devido às precipitações em todo o Estado. Muitos recursos hídricos são desobstruídos, então, a parte da Cidade que não tem drenagem proporcionou um grande volume de água para as calhas", ressalta. Para resolver os problemas, a Defesa Civil disponibilizou 12 equipes nas ruas com 60 agentes, além de 38 profissionais da Guarda Municipal e dezenas de fiscais das Regionais.

Ainda conforme o coordenador da Defesa Civil, na Capital, existem ainda muitos locais propícios a alagamentos, um total de 89 áreas de risco.

Por outro lado, ele ressalta que essas localidades estão sendo eliminadas e as famílias, remanejadas. "Tínhamos, em 2005, 105 áreas de risco. Hoje, temos 89 e, até o fim deste ano, estaremos erradicando mais 16 áreas", ressalta.

Para evitar os transtornos, ele afirma que a Defesa Civil do Município, em 2011, começou a limpeza de todos os canais e lagoas da Cidade. "A Prefeitura faz a limpeza e, por incrível que pareça, as pessoas continuam colocando lixo", lamenta.

Causas


Segundo o meteorologista da Funceme, José Maria Brabo Alves, a explicação para a chuva é a zona de convergência intertropical, o principal sistema atmosférico que causa o fenômeno na região. O evento é mais comum nos meses de abril e maio. Brabo ressalta que, por Fortaleza estar próxima à costa, há maior formação dos aglomerados de chuva.

O meteorologista destaca que havia uma previsão de chuva no litoral ontem, mas não com essa intensidade. Conforme ele, a previsão é que o tempo chuvoso se mantenha por 24h. "Deve ficar nublado sujeito a chuva, pelo menos até amanhã (hoje), com chance de chuva na região litorânea", conclui.

Problemas


12 equipes da Defesa Civil, com 60 agentes, foram às ruas para resolver as ocorrências da Cidade, além de 38 guardas municipais e dezenas de fiscais das regionais

89 áreas de risco existem em Fortaleza, segundo a Defesa Civil. O órgão promete que, até o fim deste ano, 16 serão erradicadas

KARLA CAMILA
REPÓRTER

terça-feira, 27 de março de 2012

Chove em mais de 100 Municípios


Iguatu. Voltou a chover em várias regiões do Ceará. Na madrugada de ontem, a localidade mais favorecida com a queda de água foi o Cariri, no Sul do Ceará. No Município de Altaneira foi registrada a maior precipitação, 96mm, seguida de Farias Brito com 75mm, Assaré com 61mm e Crato com 56mm. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 100 municípios.

De acordo com a Funceme, a tendência para as próximas 72 horas é de permanência de chuvas isoladas em todo o Estado, com maior intensidade na região litorânea, ao longo de toda a faixa. "A Zona de Convergência Intertropical está sobre o Estado, e isso favorece a ocorrência de chuvas", explicou a meteorologista Gabriela Lameu. A pluviométrica registrada no período de 26 dias deste mês apresenta um desvio de 60% em relação à média histórica, que é de 165mm, conforme a Funceme.

A novidade é a sangria do açude Muquém, em Cariús, na Bacia do Alto Jaguaribe, que começou ontem. No começo deste ano, o reservatório estava com mais de 90% da capacidade. Agora, são quatro reservatórios que estão sangrando no Sul do Ceará: Valério, localizado em Altaneira, Junco, em Granjeiro, Rosário, em Lavras da Mangabeira, e Muquém, em Cariús.

Seis barragens estão com volume acima de 90%. São elas: Gavião, Tijuquinha, Quixeramobim, Orós, Trussu e Ubaldinho. Há 17 reservatórios com volume inferior a 30%.

No geral, as verificações de chuvas isoladas e de baixa pluviometria, em fevereiro e neste mês não, têm contribuído para o aumento significativo do acúmulo de água nos 134 reservatórios do Estado, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs). Nas principais bacias hidrográficas, os rios ainda não ficaram cheios nesta quadra invernosa. Por conta disso, o volume total acumulado até ontem permanecia o mesmo do começo do mês, isto é, 70%.

A situação, entretanto, é confortável, pois, durante a quadra invernosa do ano passado, houve recarga significativa dos reservatórios cearenses.

O retorno das chuvas reanimou os produtores rurais, tendo em vista que a ocorrência de veranico nos últimos 15 dias e de chuvas isoladas de baixa pluviometria trouxe um quadro de preocupação para os agricultores em várias regiões do Estado.

CHUVAS NO CEARÁ

Municipio mm

Altaneira ........................................................96

Farias Brito ...................................................75

Assaré..............................................................61

Crato .................................................................56

Ibiapina ...........................................................55

Missão Velha ................................................44

Santa Quitéria ..............................................44

Palmácia .........................................................40

Juazeiro do Norte ......................................36

Mauriti ............................................................34

Caririaçu .........................................................34

Iguatu ...............................................................34

Moraújo ..........................................................32

Iracema ...........................................................31

Guaraciaba do Norte ................................31

Barbalha .........................................................30

Fonte: Funceme

Vacinação de tilápias eleva produtividade no criatório


A vacina é principal arma contra a Estreptococose, doença que causa a mortalidade de peixes adultos
Limoeiro do Norte
O processo de vacinação é simples. Antes de ser vacinado, o peixe é levemente sedado, provendo melhor conforto e bem-estar ao animal. A vacina é injetada na barriga (cavidade abdominal)
Chegou neste ano ao Brasil uma novidade que já está trazendo bom retorno a produtores de peixes em cativeiro. Para combater doenças e melhorar a produtividade, já acontece no Ceará a vacinação de tilápias. O Estado, que é o maior produtor dessa espécie de peixe no País, agora difunde esse tratamento profilático para o animal que incrementa em até 15% a sobrevivência da criação. A vacina chegou como principal arma contra a Estreptococose, um mal que tem atingido os peixes e comprometido as criações. Produtores de tilápia em Municípios como Jaguaribara, Pentecoste e Cascavel já aderiram à novidade, com aposta no retorno financeiro que traz o cuidado com o bem-estar dos peixes.

O criador Lucas Alder, da Fazenda Itaparati, Município de Pentecoste, foi o primeiro beneficiário do Nordeste com a vacinação de tilápias-do-nilo, uma das espécies de peixe mais cultivadas no País. O processo de vacinação é simples. Antes de ser vacinado, o peixe é levemente sedado, provendo melhor conforto e bem-estar ao animal. A vacina é injetada na barriga (cavidade abdominal). A imunidade dura pelo menos 210 dias. Quanto à aplicação com agulha, o processo é considerado seguro e não causa mortalidade nos animais. "A agulha é apropriada e não machuca o peixe", afirma Rodrigo Zanolo, gerente de produto da MSD Saúde Animal, empresa que trouxe e tem disseminado a prática da vacinação da tilápia no Brasil. Este processo já é realizado há anos em atividades mais tradicionais de criação de peixes no mundo, como as produções de salmões no Chile e Noruega. O método injetável da vacina é considerado um dos mais eficientes.

De acordo com o engenheiro de pesca, Leonardo Cericato, a vacinação de tilápia é uma das melhores estratégias não só no combate à doença Estreptococose como uma salvaguarda no melhor rendimento e produtividade dos peixes. Leonardo é doutor em Aquicultura e Águas Continentais pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) e coordenador de Território Aquicultura da MSD, Saúde Animal.

A Estreptococose é uma doença causada por uma bactéria chamada Streptococcus agalactiae e é considerada a doença de maior impacto econômico na tilapicultura mundial. No Brasil a doença apresenta distribuição em todos os polos de produção, do Nordeste ao Sudeste. As principais perdas são de animais adultos (pesam acima de 100 gramas); essa bactéria causa quadros clínicos severos de septicemia e encefalite, infecções do sistema nervoso central, em tilápias na fase de engorda, principalmente durante os meses mais quentes no ano.

A doença é observada com frequência nos cultivos em tanques-rede e a mortalidade pode ser elevada, causando prejuízos econômicos consideráveis aos produtores. Os surtos podem apresentar mortalidades de 5% a 40%, dependendo dos fatores de risco envolvidos. Mas o prejuízo não é só na mortalidade. Outra perda está associada aos animais sub-clínicos, que mantêm a doença na criação e trazem baixo desempenho ao lote.

A Merck (conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e do Canadá) é hoje a líder no ramo de assistência à saúde animal. A Merck Animal Health ficou conhecida no Brasil como MSD Saúde Animal. Oferece a veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde.

A vacinação ainda configura um avanço no tratamento de doenças com peixes, antes tratadas com antibióticos incorporados à ração (para animais em engorda) e que acabavam gerando impacto no ambiente, por associar resíduos químicos à água e também causar a seleção de bactérias resistentes.

O Ceará é o maior produtor de peixe em cativeiro do Brasil. A tilápia é o que desponta, e o Ceará responde por 20% da produção nacional. De acordo com a Associação Cearense de Aquicultores (Aceaq) a produção de tilápia aumentou 50% entre fevereiro de 2011 e mesmo mês em 2012. E a expectativa é de 30 mil toneladas de tilápia no Ceará neste ano. De acordo com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) a tilápia é produzida em cerca de 60 açudes em 57 Municípios do Estado. Orós, Jaguaribara e Pentecoste estão entre os principais municípios produtores.

Agenor Neto irá anunciar seu pré-candidato a prefeito no dia 10 de abril


Está definida a data para apresentação do pré-candidato a prefeito indicado pelo Agenor Neto, será no próximo dia 10 de abril. O local do anúncio será no já tradicional campo do Cocobó, palco de grandes encontros realizados pelo gestor municipal.
A expectativa é grande da população pelo nome que será apresentado, concorrem a indicação o vice-prefeito, João Alencar; o vereador líder na Câmara Municipal, Aderilo Filho; o Secretário de Saúde, Joab Soares; a Secretária de Gestão, Célia Freitas e a Secretária de Finanças, Francigleuba Aragão. O nome do pré-candidato a vice não será apresentado neste dia.

Ceará é o segundo estado com maior número de mortes por alcoolismo


O Ceará é o segundo estado do Brasil com maior número de mortes por alcoolismo com 0,77% de mortes para cada 100 mil habitantes, segundo o estudo realizado pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (Sim), do Ministério da Saúde. A pesquisa revela o padrão de comportamento do brasileiro no consumo do álcool. Na região nordeste 27% dos homens com idade entre 25 a 34 anos são dependentes de bebidas alcoólicas.
No trânsito, a ingestão de bebida ao volante está entre as principais causas de acidentes. Em 2011, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) registrou 2.547 infrações com base na Lei Seca no Ceará. Neste ano, já foram registrados 1.038 casos.
A psicóloga Regina Elias estuda as consequências do álcool na saúde pública. Na sua pesquisa, finalizada em 2007, apontou políticas necessárias para enfrentar o problema com mais seriedade. “É preciso monitorar a venda, procurar estabelecer controles para que as pessoas vulneráveis, como as crianças e os adolescentes”, alertou.
Problemas pessoais, familiares e sociais
O consumo exagerado e a dependência do álcool geram males não apenas ao organismo, mas também causam problemas pessoais, familiares e sociais. De acordo com coordenador regional da Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica, Rogério Melo, cerca de 45 % dos jovens experimentam drogas pela primeira vez por curiosidade ou falta de informação e, por isso, o trabalho de educação é muito importante.
O reflexo do alto número citado na pesquisa reflete na quantidade de pessoas querendo sair do vício. O grupo de cooperação Alcoólicos Anônimos existe em vários lugares do Brasil e no mundo. Em Fortaleza, são quase 300 grupos. Em todo o Ceará o número chega a 438 grupos.
‘Fundo do poço’
Quem viveu essa realidade e conseguiu sair, faz questão de dar um testemunho. “Eu não cheguei à perda da família, mas meu fundo de poço foi espiritual e material”, disse um homem, que preferiu não se identificar.
Ele conta que procurou ajuda nos Alcoólicos Anônimos. Em todo o Ceará são 438 grupos que reúnem dependentes e ex-dependentes na busca pela cura. Os integrantes do grupo compartilham experiências sobre o uso do álcool e juntos buscam ficar longe do vício.
Fonte: g1

Aprece promove encontro para debater Ficha Limpa


Prefeitos cearenses estiveram reunidos nesta segunda-feira (26) em Assembléia Extraordinária da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), realizada no auditório do BNB, Em Fortaleza. A Lei da Ficha Limpa foi destaque no encontro que contou com a participação do advogado Djalma Pinto.

Especialista em legislação eleitoral, Djalma Pinto esclareceu dúvidas dos gestores sobre o tema e deu orientações aos prefeitos cearenses. Segundo ele, estão impedidos de concorrer ao pleito, os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político.

Também são inelegíveis, pelo prazo de oito ano, aqueles que forem condenados, em situação semelhante à citada acima, pelos crimes contra economia popular, corrupção eleitoral, os que forem excluídos do exercício da profissão em decorrência de infração ético-profissional, os demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, ou que tenham feito doações eleitorais tidas como ilegais pela legislação vigente, dentre outros.

A Aprece também ofereceu aos participantes conhecimentos que viabilizem ações de gestão e condutas pautadas na melhor observância das leis.

Fim de mandato

Durante o evento, também serão repassadas informações sobre providências para o último ano de mandato, com orientações legais para as administrações municipais.

Outros temas

Ainda foram discutidos temas pertinentes e de interesse dos municípios como a realização esse ano da II Marcha Municipalista do Ceará, dias 24 e 25 de abril, cujo tema será “Discutindo a Sustentabilidade dos Municípios Cearenses”; questões pendentes com o Governo do Estado; Piso Salarial do Magistério e Fundeb; entre outros.

Acopiara já contabiliza 34.895 eleitores aptos a votarem nas eleições deste ano

De acordo com dados fornecidos pelo TRE - Tribunal Regional Eleitoral o município de Acopiara conta até o momento com 34.895 eleitores aptos a votarem nas eleições deste ano.

O número pode aumentar consideravelmente levando-se em consideração que o prazo final para regularizar e tirar novos títulos termina no final de maio.

Em todo o Estado de Ceará o número de eleitores aptos a votarem já atinge a marca de 6.016.697.

Municipios da região Centro Sul

Acopiara: 34.895
Iguatu: 69.093
Quixelô: 12.289
Orós: 17.768
Cedro: 19.709
Jucás: 18.797
Cariús: 15.766

domingo, 25 de março de 2012

Polícia Guardas municipais são baleados no Terminal do Antônio Bezerra

Dois guardas municipais foram lesionados a bala no início da tarde deste domingo (25) no interior do Terminal do Antônio Bezerra.

De acordo com informações do Ronda do Quarteirão da área, os tiros foram disparados por um grupo de torcedores do Ceará, que, após a ação, conseguiram empreender fuga. Ainda com detalhes da polícia, foi montado um cerco na região para capturar os indivíduos.

Os guardas foram encaminhados ao Frotinha de Antônio Bezerra, onde passam por avaliação médica. Um deles foi baleado no braço esquerdo, enquanto a guarda foi lesionada nas costas. Segundo uma médica do órgão, as lesões não são graves.

Quadrilha armada rouba Câmara de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) foi invadida por 12 homens armados de pistola na manhã deste domingo (25). Os assaltantes levaram todo o dinheiro do caixa eletrônico que fica dentro da CMF.

Segundo a polícia, os bandidos entraram no local por voltas das 6h e permaneceram até às 12h20min. O bando rendeu e amarrou os guardas que faziam a segurança na Câmara.

Os assaltantes fugiram e a polícia ainda não tem conhecimento do paradeiro do grupo nem do dinheiro.

Juazeiro do Norte-CE: Criança é estuprada e morta asfixiada no Parque Ecológico


O corpo de uma criança de 11 anos de idade foi encontrado por populares as 07h30min ao lado de uma das trilhas do Parque Ecológico das Timbaúbas em Juazeiro do Norte. Segundo a perícia criminal, apresentava sinais de estupro e de que teria sido morta asfixiada. Vandieri Lima dos Santos era mais conhecida como Bebê e se encontrava em sua residência, na Rua Farias Brito (Bairro João Cabral), até às 23 horas desta sexta-feira.

A garota estava na companhia dos pais e outra irmã de 12 anos, além de Marcônyo Francisco da Silva, de 25 anos, residente na Avenida Paraíba (João Cabral), que era uma pessoa de confiança da família. Ele foi preso pela CP52 sob o comando do sargento Calixto juntamente com uma equipe da CPMA tendo à frente o sargento Simião e conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil para responder por homicídio, pois o mesmo assumiu na hora da prisão que era o autor do crime. De acordo com parentes da vítima, o acusado teria convidado as duas meninas para irem com o mesmo até a residência do seu avô a fim de pegar um dinheiro.
A mais velha recusou o convite dizendo que era tarde, porém Vandieri se dispôs a ir junto com Marcônyo. Os dois seguiram adiante e a menina não mais retornou. Hoje pela manhã, quando soube do achado de um cadáver, José Silvestre dos Santos, que é tio da vítima foi até o parque e a reconheceu. O corpo estava a uma distância de metro e meio ao lado da trilha nas imediações da lagoa um pouco após a ponte. Uma equipe da FTA (Força Tática de Apoio), sob o comando do Cabo Silva, guarneceu o local.
Militares do Ronda do Quarteirão foram os primeiros a chegarem e acionaram a perícia criminal, na pessoa de Antonio Barbosa, e o rabecão para transportar o corpo ao IML a fim de aprofundar exames. Ontem, Rosy Gonçalves teve o corpo encontrado em uma esquina do bairro Triângulo e, com essas duas mortes, chega a 10 o número de moulheres assassinadas este ano na região do Cariri, sendo a quarta somente em Juazeiro, onde três mulheres foram assassinadas no intervalo de uma semana.

Prefeito no CE tem bens suspensos por suspeita de apropriação indevida


O Tribunal de Justiça do Ceará manteve nesta sexta-feira (23) a liminar que determina a indisponibilidade de bens do prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, e de ex-vereadores da cidade. A fiscalização foi feita pelo Departamento dos Regimes de Previdência Social e abrangeu o período de 2001 a 2008.

Segundo denúncia do Ministério Público, foi constatada a ausência do repasse ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município no valor de R$ 1,5 milhão. O valor, conforme o MP, foi descontado dos servidores municipais. Para o órgão, a prática se configura como crime de apropriação indébita previdenciária.

Segundo o Tribunal de Justiça, o prefeito recorreu da decisão que mantém a liminar bloqueando os bens. O prefeito alegou que está sendo cerceado. ´Deferimento de liminar em sede de ação civil pública por improbidade administrativa, antes da notificação, não gera cerceamento de defesa, não acarretando, portanto, qualquer nulidade´, respondeu o desembargador Teodoro Silva Santos, relator do processo. O G1 tentou entrar em contato com o prefeito, mas as ligações não foram atendidas.

A liminar pedida pelo Ministério Público e decretada pela Justiça indisponibiliza os bens do prefeito e de ex-vereadores na soma equivalente ao valor que, segundo o MP, foi desviado. O juiz da comarca de Quixeramobim determinou também a devolução do todo o valor recolhido dos funcionários para o sistema previdenciário a cada mês.

Corinthians vence o Palmeiras em jogo tenso no Pacaembu


Em todos jogos do Palmeiras, a bola parada vira a principal preocupação do adversário, graças à precisão de Marcos Assunção. No clássico deste domingo, a jogada mudou de lado e virou a arma do Corinthians na vitória de virada por 2 a 1, no Pacaembu, com gols de Paulinho e Liedson no início do segundo tempo, um na sequência do outro. Marcos Assunção abriu o placar no primeiro tempo, com um chute de fora da área, com direito a homenagem ao humorista Chico Anysio na comemoração ao imitar o Professor Raimundo.

O resultado mantém o tabu de 17 anos sem derrotas do Timão para o arquirrival no Pacaembu (agora são cinco triunfos e três empates). Mais do que isso, encerra uma série de 22 jogos de invencibilidade da equipe de Luiz Felipe Scolari.

O Timão chega a 34 pontos e ultrapassa o Palmeiras, que iniciou a 15ª rodada do Campeonato Paulista na liderança, com 32 pontos. Se o São Paulo não vencer o Mirassol, a equipe de Tite assume o primeiro lugar na tabela.

O Verdão dominou o primeiro tempo e abriu o placar aos 17 min, quando Marcos Assunção recebeu sozinho na intermediária e arriscou o chute. A bola desviou nas costas de Leandro Castan e encobriu o goleiro Julio Cesar.

“Peguei a bola e não tinha ninguém na minha frente. É isso que nós do meio-campo temos que fazer, tem de arriscar no gol”, comentou o camisa 20 alviverde.

“Mata o goleiro quando desvia. Estava indo para o lado direito e foi para o esquerdo”, lamentou o camisa 1 alvinegro.

Já os donos da casa falhavam na criação das jogadas ofensivas e erravam muitos passes. A opção por cruzar a bola na área não surtiu efeito, já que a defesa adversária levou vantagem pelo alto.

Seis minutos depois do gol, aconteceu um tumulto em campo. Liedson acertou com o pé o goleiro Deola. Os palmeirenses foram para cima e houve uma troca de empurrões. O camisa 9 alvinegro pediu desculpas, mas não se livrou do cartão amarelo.

O clima seguiu tenso, principalmente em torno de Barcos. Primeiro Leandro Castan ficou bravo com o argentino e colocou a mão no rosto para reclamar, como se tivesse sido agredido. Não aceitou o pedido de desculpas. Minutos depois, Barcos sofreu uma falta dura de Chicão, caiu no chão e também não aceitou as desculpas. O camisa 3 levou o amarelo.

O intervalo mudou a partida e a virada corintiana ocorreu em dois minutos. Aos 4 min, a bola foi cruzada na área, a defesa afastou mal e Paulinho pegou a sobra na pequena área para empatar.

Aos 6 min, Jorge Henrique, em cobrança de falta, cruzou na área. Marcio Araújo desviou mal, para o próprio gol.

Os comandados de Tite tiveram as melhores oportunidades para ampliar a vantagem, enquanto o time de Felipão ficou perdido e só teve uma boa chance nos pés de Valdivia, que chutou para fora.

Fonte: UOL

Mulher aborta e cachorros devoram metade do feto em Quixeramobim


Quixeramobim Seria uma estória bizarra de cinema não fosse verídica; uma mulher abordando uma criança num matagal e em seguida o bebê sendo devorado por cães. Essa tragédia aconteceu na Serrinha de Santa Maria, uma localidade situada há cerca de 30 Km do Centro de Quixeramobim, na região Centro do Ceará. O feto foi encontrado pelo marido da agricultora grávida. Foi ele quem procurou a Polícia e relatou o ato grotesco praticado pela companheira de 20 anos. Não havia motivo para o infanticídio. Ele era o pai, assegurou à Polícia. Ela já é mãe de uma menina de três anos.
Segundo o diretor do Núcleo de Perícia Forense (Pefoce) de Quixeramobim, Marcos Ferreira, a mãe estava escondendo a gravidez. Ao receber a visita do médico da Saúde da Família ela disse apenas ser um inchaço na barriga, mas estava bem. Na madrugada desta sexta para o sábado o marido deu pela falta dela, não estava dormindo. Ao procura-la a encontrou retornando para casa, toda ensanguentada. Ela já tinha feito o mesmo com outro filho, mas a família chegou a tempo de socorrer a criança. Dessa vez os cachorros chegaram primeiro.

Ainda de acordo com o diretor da Pefoce de Quixeramobim, apesar de terem sido encontrados apenas os membros inferiores do feto, a necropsia poderá efetuar os levantamentos necessários para definir o estado de gestação, provavelmente já no nono mês, bem próximo do parto. O restante do corpo continua sendo procurado na localidade, situada próximo de onde foi instalado o radar meteorológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O delegado Leonardo Ferreira, titular da Delegacia Municipal, é quem vai apurar o caso.

DN

Comandante é preso cobrando propina dentro do quartel da PM

O comandante do Grupo de Policiamento Militar (GPM) da Cidade de Santa Luz, interior do Piaui, sargento Lucas Pereira dos Santos, foi preso em flagrante sobre a acusação de cobrar propina para liberar veículos apreendidos e presos da cadeia.

A operação ocorreu nesta sexta-feira (23) e foi liderada pelo delegado regional de Bom Jesus Thiago Rabelo. “Ele foi preso em flagrante acusado de corrupção, cobrando R$ 200 para liberar moto apreendida”, contou o delegado.

A polícia chegou até o comandante através de denúncias da população. “Fizemos o flagrante e ele foi surpreendido dentro do GPM. Foi encontrado os R$ 200 em seu bolso”, revela o Thiago Rabelo.

O delegado regional informou ainda que o comandante alegou durante o flagrante que o dinheiro seria proveniente de um saque efetuado por ele em um banco local.

“Ele também vai responder por porte ilegal de arma já que em seu poder estava um revolver calibre 38 com cinco munições que estava sem registro”, conta Thiago Rabelo.

Comandante do GPM está preso no quartel de Bom Jesus. Após o flagrante, outras denuncias de vítimas estão sendo registradas, inclusive, de presos que teriam pago R$ 200 para serem soltos.

De acordo com o delegado Thiago, o sargento Lucas Pereira dos Santos está em processo de aposentadoria. A prisão contou com apoio de quatro policiais civis.

Capa de revista com é censurada por ter uma atriz pelada e grávida


A revista "Elle" que traz a foto da atriz Jessica Simpson, 31, grávida e nua foi censurada em um supermercado da rede Safeway em Tuscon, Arizona, nos EUA.
A capa da publicação foi coberta com papelão ou simplesmente virada, segundo reportagem do "Arizona Daily".
Uma porta-voz do supermercado disse que recebeu muitas reclamações da imagem e, por isso, decidiu escondê-la.

Piloto de helicóptero da Globo passa mal enquanto voava


Monalisa Perrone falava no "Bom Dia Brasil" quando o piloto passou mal - Divulgação
Uma equipe da Globo de SP passou por uma grande susto na manhã da última quinta (22).
A repórter Monalisa Perrone sobrevoava de helicóptero a represa Billings e falava ao vivo no “Bom Dia Brasil”, quando o piloto da aeronave passou mal.
De acordo com o colunista Daniel Castro, o comandante do Globocop, Norbert Engelmeier Júnior, sentiu uma forte dor no olho esquerdo, perdendo parte da visão. Ele teve muita dificuldade para se localizar e fazer o caminho de volta.
O helicóptero não chegou a balançar, mas o piloto percorreu um trajeto três vezes mais demorado até pousar na sede da Globo, no bairro do Brooklin, com certa trepidação.
O piloto saiu da emissora de ambulância com suspeita de ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) em pleno ar.
Porém, segundo a assessoria de imprensa da Globo, Norbert Engelmeier Júnior passou por uma tumografia que não acusou nada.
Fonte: Na telinha

Sem data vinda de parte das cinzas de Chico Anísio para Maranguape


O corpo do humorista Chico Anysio, 80 anos, foi cremado na tarde de hoje (25) no Cemitério do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. A cerimônia reuniu familiares e amigos na capela do cemitério, onde o corpo foi velado pela manhã, sem a presença de fãs.
Ontem, o corpo foi velado até as 22h, no salão principal do Theatro Municipal do Rio, onde mais de 5 mil pessoas compareceram para prestar as últimas homenagens ao humorista. Chico Anysio morreu na última sexta-feira (23) de uma parada cardiorrespiratória, em consequência de falência múltipla dos órgãos.
De acordo com a Santa Casa de Misericórdia, que administra o crematório, todo o processo para a cremação ocorre em cerca de uma hora. A família faz o reconhecimento do corpo e assina os papéis. Em seguida, segue a uma sala de despedida, onde a família faz orações e preces por cerca de 30 minutos. Depois, o caixão é fechado e segue para o crematório, onde é proibida a participação de parentes.
O advogado Paulo César Pimpa, que cuida dos bens de Chico Anysio há mais de 15 anos, disse que ainda não foi divulgada a data em que parte das cinzas do comediante será levada para sua cidade natal, Maranguape, no Ceará. A outra metade será levada para o Projac, central de produção dos programas da Rede Globo, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade, como era desejo de Chico Anysio.
Agência Brasil

Serra vence prévia e será candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo


Com 52,1% dos votos, o ex-governador José Serra venceu neste domingo a prévia do PSDB para a escolha do candidato do partido à prefeitura de São Paulo. É a quarta vez que o tucano disputa o cargo. Das outras, venceu uma (2004) e perdeu duas (1988 e 1996).

Participaram da votação 6.229 dos cerca de 20 mil filiados ao partido na cidade. O secretário estadual José Aníbal ficou em segundo na prévia, com 31,2 % dos votos. O deputado federal Ricardo Tripoli foi o terceiro, com 15,7 %.

Os aliados de Serra ficaram decepcionados com a votação. Eles queriam que o ex-governador tivesse mais de 80% dos votos para não passar a impressão de que o partido entra dividido na corrida eleitoral.

Serra deve se dedicar a partir de agora à busca por alianças. Os apoios do PSD e do PP já estão garantido. O objetivo é buscar também a aliança com o DEM, mas o partido tem exigido que, como contrapartida, os tucanos apóiem a candidatura do deputado federal ACM Neto à prefeitura de Salvador. O PV é outro alvo. O PSDB também sonha com alianças com PDT, PPS e PR.

Cearense é vencedora do Miss Surda Brasil 2012


As candidatas do Ceará, Mato Grosso e São Paulo venceram o concurso Miss Surda Brasil na noite deste sábado (24) em Fortaleza, segundo a organização do evento. Bruna Barroso, 25 anos, fortalezense, conquistou o primeiro lugar. A candidata do Mato Grosso, Reany Oliveira, ficou em segundo lugar e a representante de São Paulo, Amanda Moltner, em terceiro.

Quatorze candidatas surdas disputaram o concurso, realizado neste ano pela primeira vez no Brasil. O título de Miss Simpatia foi de Rayonara Rodrigues, do Rio Grande do Norte.

A vencedora do Ceará vai concorrer ao título mundial no Miss Deaf World 2012 (Miss Surda Mundo), que ocorrerá em 1º de julho, em Praga. O concurso, inspirado na edição internacional, foi trazido ao Brasil pela modelo cearense Vanessa Vidal, surda que ficou em 2º lugar no Miss Brasil em 2008 e foi convidada a participar do Miss Deaf World 2011, quando, segundo ela, surgiu a ideia de realizar a edição brasileira.