sexta-feira, 5 de novembro de 2010

acidente de trânsito na rua 13 de Maio em Iguatu


Moto envolvida no acidente
Nesta quinta- feira,04, por volta da 16h10min horas, a Polícia Militar recebeu a informação, via 190, de que no cruzamento das ruas 13 de Maio com Santos Dumont – centro de Iguatu-CE, ocorrera uma ocorrência de trânsito (atropelamento).

A PM através da viatura RP 1241 composta pelos Sds CARLOS – BEZERRA e o C. RODRIGUES compareceram ao local e se certificara do ocorrido que teve como vítima a pessoa de MARIA LÍCIA MACÊDO DE ANDRADE, 51 anos, casada, professora, natural de Lavras da Mangabeira-CE, a mesma foi colhida por uma moto Honda CG 150 de cor preta, ano 2008, placa HYI 1337-CE, pilotada por RONIERI ALVES DE LIMA, 21 anos, o mesmo permaneceu no local acionou socorro para a vítima e em seguida apresentou-se na Delegacia Regional de Polícia Civil. Adiantamos que a vítima foi socorrida ao Hospital Regional de Iguatu-CE e em seguida transferida para a cidade de Barbalha-CE com suspeita de traumatismo craniano, estado de saúde inspira cuidados.

Viaturas do Ronda não podem ultrapassar 50 Km/h em vias urbanas


Por determinação do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) as viaturas do Ronda do Quarteirão não podem mais trafegar com velocidade superior a 50 km/h nas vias urbanas. Segundo o comandante do Ronda, coronel Werisleik Matias, os PMs devem cercar os criminosos e forçá-los a fugir em direção às CEs ou BRs, vias onde a velocidade é liberada.

Mas existem exceções para a nova regra fixada pela Polícia Militar. Coronel Werisleik afirmou que, em caso extremos, o policial que estiver na viatura solicita a liberação da determinação ao Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops). Após um sinal positivo do Ciops, a perseguição pode ser feita a qualquer velocidade.

Ministro da educação rejeita veto do CNE ao livro de Monteiro Lobato


O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira que vai devolver ao Conselho Nacional de Educação (CNE), para reconsideração, o parecer que aprovou restrições ao livro "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato, em escolas da rede pública. Haddad disse que pessoalmente não considera a obra racista. Ele recebeu inúmeras manifestações de educadores no sentido de não homologar o parecer do conselho. Sem o aval do ministro a decisão do conselho não entra em vigor.

"É incomum a quantidade de manifestações que recebemos de pessoas que não vêem nenhum prejuízo para que a obra continue sendo adotada nas escolas", disse Haddad.

O ministro disse que vai esperar o fim do prazo em que o parecer fica aberto para consulta pública para no fim do mês devolver o texto aos conselheiros, com o pedido de reconsideração. O ministro deixou claro que é contra qualquer forma de veto ao livro, mas disse que não vê problema na inserção de uma nota explicativa para contextualizar eventuais expressões de cunho racista, como também propôs o conselho. Neste caso, porém, Haddad afirmou que para tornar essa regra obrigatória o conselho precisaria detalhar melhor como fazer isso

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Iguatu comemora centenário da Estrada de Ferro


Neste ano acontece o centenário da chegada da estrada de ferro no município de Iguatu. Para comemorar a vinda de um dos principais meios de transporte do século XX e um dos principais instrumentos da vinda do progresso e do desenvolvimento para Iguatu, a Secretaria de Cultura e Turismo está preparando uma vasta programação para comemorar esse feito.

Nesta sexta-feira (05), nas instalações do Cine Teatro Pedro Lima Verde, a partir das 14 horas, haverá o lançamento da exposição fotográfica 100 TRILHOS que é um conjunto de fotografias da atualidade das margens da estrada de ferro em todo o seu percurso em Iguatu, objetivando apresentar à cidade a paisagem esquecida por muitos. Logo em seguida será exibido um filme em curta metragem que leva o mesmo nome da exposição, como forma de registrar a memória de ex-maquinistas e preservar a história da estação.

Logo após as exibições, um grupo de estudantes e pesquisadores farão um longo debate, levantando pontos fundamentais para a salvaguarda da memória local.

SOBRE A ESTRADA DE FERRO
De acordo com os relatos históricos, a estrada de ferro ligando Iguatu a Fortaleza foi inaugurada no dia 05 de novembro de 1910, na gestão do então intendente municipal da época, Belizário Cícero Alexandrino, que realizou os festejos em frente a sua residência oficial, e contou com a participação do diretor da Estrada de Ferro, Zózimo Barroso e de centenas de moradores. "Houve muitos discursos, queima de fogos, balões foram soltos em comemoração ao acontecimento", disse o pesquisador e memorialista Wilson Lima Verde.

Desse dia em diante o progresso neste município se tornou eminente, e três anos após seria inaugurada a primeira fábrica local de beneficiamento de arroz e depois de algodão, numa iniciativa do coronel José Mendonça.

Em 1920, o empresário Trajano de Medeiros implantou a indústria Cidao, de beneficiamento de algodão e óleo. Na mesma década, seguiram-se outros empreendimentos: quatro fábricas de beneficiamento de algodão. A indústria São José, de Lafaiete Teixeira; Santa Margarida, de Virgílio Correia; uma de Otaviano Benevides e outra da viúva Romeiro. "O surgimento dessas empresas mostram a importância da ferrovia que impulsionou o desenvolvimento local", frisou Lima Verde.

Cid Gomes faz reunião com o comando da segurança do Ceará e cobra ações contra assaltantes de banco

O Governador Cid Gomes cobrou nesta segunda-feira, 01, dos representantes da segurança pública do Ceará por ações mais enérgicas contra bandidos que estão assaltando bancos no interior do estado. A reunião contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, do superintendente da Polícia Civil, delegado Luiz Carlos Dantas, do Comandante da Polícia Militar, coronel William Rocha, e do titular da Divisão Anti-Sequestro, delegado Andrade Júnior.

O último banco assaltado foi em Lavras da Mangabeiras e os meliantes utilizaram dinamites para entrar na agência.

Morte por enforcamento em Quixelô

nesta terça feira dia de finados, 02/11, por volta das 06h, a Polícia Militar foi informada que deu entrada no Hospital de Quixelô uma vítima de enforcamento.

A Polícia Militar através da VTR- RP 2432 composta pelos policiais SUB TEN PM – MACÊDO, CB PM MILITÃO e o SD PM ANTÔNIO, a tomar conhecimento do fato, compareceu à referida unidade de saúde, aonde veio a identificar a vítima fatal como sendo a pessoa de MANOEL CESARIO DA SILVA, 86 anos, residente no Sítio Várzea Redonda, a 24 Km da sede de Quixelô-CE. Segundo informações do filho da vítima, o MANOEL foi encontrado pendurado com uma corda em volta do pescoço no quarto da casa onde morava.

Temer nomeado após pressão


Nota da assessoria de Dilma diz que 30 nomes da equipe de transição foram encaminhados ao presidente Lula
Brasília. Depois de pressão do PMDB, o vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB) foi indicado na tarde de ontem pela presidente eleita Dilma Rousseff para coordenar a equipe de transição que começará seus trabalhos, oficialmente, na próxima segunda-feira.

Na segunda, primeiro dia após o resultado da eleição, Dilma havia se reunido com os seus coordenadores petistas, tendo definido que a coordenação política da transição caberia ao presidente do partido, José Eduardo Dutra, e a transição técnica ao ex-ministro Antonio Palocci.

Os dois nomes permanecem com as mesmas funções, mas estarão subordinados, pelo menos no papel, a Temer. A medida tem o objetivo de conter insatisfação no PMDB, o maior dos dez partidos oficialmente aliados em torno de Dilma.

A nota divulgada pela assessoria de Dilma diz que cerca de 30 nomes da equipe de transição foram encaminhadas ao presidente Lula. "Na oportunidade, esclarece que a coordenação política dessa equipe será feita pelo vice-presidente eleito Michel Temer, pelo coordenador geral da campanha, José Eduardo Dutra, e pelos deputados federais Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo".

Cardozo atuará tanto na área política quanto técnica. Dutra falou com os jornalistas após deixar a casa de Dilma, no Lago Sul, região nobre de Brasília. Ele fez questão de ressaltar que a equipe de transição terá uma função técnica, que não tratará de indicação de nomes para o ministério. Ele reafirmou que caberá a ele, Dutra, recolher as sugestões com os partidos, a partir da próxima semana, e levá-las para Dilma. O petista negou que a indicação de Temer seja fruto de pressão do PMDB.

Dutra se reuniu ainda na noite de ontem com o PMDB, na casa de Temer. Além da composição do novo governo, será discutida a eleição para a Presidência da Câmara, cadeira disputada pelo PT e o PMDB.

Dilma permaneceu durante o dia em sua casa. Ele se reuniu pela manhã e em parte da tarde com Dutra, Cardozo e Palocci. Segundo Dutra, ela falou por telefone com mais líderes de Estado, entre eles Angela Merkel (Alemanhã) e José Luis Zapatero (Espanha).

DESAVENÇAS

Petistas negam a existência de descontentamento do PMDB

Brasília. O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e o secretário-geral do partido, deputado José Eduardo Cardozo (SP), negaram ontem qualquer descontentamento de alguns partidos da base aliada, como o PMDB, sobre o começo do processo de transição do governo. Dutra destacou que a equipe de transição não refletirá a formação do governo, e será "eminentemente técnica".

"Desconheço esta insatisfação até porque ontem (segunda-feira), logo que terminou a conversa com a presidente, quando ela me encarregou de iniciar contatos com vários partidos, conversei com o vice-presidente Michel Temer e já naquela ocasião marquei um reunião para hoje com o PMDB e com ele e não ouvi nenhuma manifestação de insatisfação," afirmou o presidente do PT.

"Este primeiro trabalho de transição não diz respeito a qualquer questão relativa a formação de governo. A transição é eminentemente técnica," completou o petista.

"Esse é um trabalho técnico, que naturalmente tem uma supervisão política formada por essas pessoas. A questão da composição de governo está sendo feita através de conversas minhas com os diversos partidos, e que depois quem irá definir essa questão será a presidente da República", declarou.

Dutra negou ainda que o nome de Michel Temer como um dos quatro coordenadores da transição, junto com Dutra, e os deputados petistas por São Paulo Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo, tenha sido incluído por reclamações do PMDB.

Ele confirmou também o jantar na noite de ontem com a legenda, mas afirmou que o encontro não seria para discutir nomes para o futuro governo.

Dutra vai conversar com 10 partidos da base e mais o PP e setores do PTB que apoiaram a candidatura petista.

Ele pretende apresentar um panorama sobre sugestões e demandas dos aliados quando Dilma retornar de sua viagem com Lula ao G-20.

"Nessas conversas com os diversos partidos não vai se definir qualquer questão relativa a ministérios. O objetivo dessas conversas é fazer um relato para a presidente de como os diversos partidos estão vendo a questão do governo, que não passa apenas pela formação do governo, passa por prioridades do início do governo, questões políticas e estratégicas", relatou o presidente do PT.

Minimizou

O deputado federal José Eduardo Cardozo, por sua vez, minimizou o fato de apenas petistas terem participado na véspera da primeira reunião da presidente eleita com a equipe de transição.

"A reunião de ontem (segunda-feira) foi informal, um balanço geral, uma conversa livre. Desconheço qualquer coisa assim (descontentamento de partidos", afirmou Cardozo pouco antes de participar de uma nova reunião ontem na residência de Dilma, em Brasília

O fato é que a disputa até então equilibrada entre o PT e o PMDB pelos cargos-chave na Caixa Econômica Federal - instituição que executa os programas sociais do governo e, em especial, o Minha Casa Minha Vida -, Banco do Brasil, e Petrobras já começa a se acirrar

Transnordestina passará por Iguatu e Acopiara e chegará a dobrar volume de cargas no CE

Com mais de 146 km² de área e importantes culturas agropecuárias e industriais, o Ceará ainda utiliza o modal rodoviário como um dos principais meios de transporte de suas cargas.

Interligando esse modal aos transportes ferroviário e marítimo a partir da ferrovia Transnordestina, a expectativa é de que o transporte de cargas dobre em algumas regiões do estado.

Em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, a quantidade de cargas movimentadas deverá crescer 2,25% com a passagem da ferrovia.

Passará dos atuais 1,61 milhões TU/ano (toneladas úteis por ano) para 3,64 milhões em 2014. As projeções são da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

O crescimento projetado para o transporte de cargas em Quixadá, outro ponto de parada da ferrovia no Ceará, é de é de 2,04%.

A expectativa é passar dos atuais 425,5 mil TU/ano para 868,12 mil TU/ano até 2014.

Interligação

A Transnordestina vai interligar os estados de Piauí, Pernambuco, Alagoas e Ceará aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE) e deverá ser concluída até 2012. As cargas não serão apenas exportadas pelos portos, mas também deverão abastecer o mercado.

A ferrovia possui 1.703 km, dos quais 526,57 km são no Ceará. O Estado utilizará um sistema diferenciado para interligar trechos da ferrovia ao setor rodoviário.

Segundo o assessor técnico do Metrô de Fortaleza (Metrofor), Sérgio Azevedo, serão dez pontos de parada em plataformas multimodais de carga. “Em todos os locais de parada, há importantes rodovias federais e estaduais”. Nos “portos secos”, as cargas dos caminhões serão depositadas em vagões.

A quantidade e os tipos de cargas que serão transportadas foram definidos por um estudo produzido pela Adece e gerenciados pela Transnordestina Logística.

“Foi feito um estudo sobre os potenciais locais, onde há cargas para serem transportadas e que materiais são esses, definindo as cadeias produtivas”, detalhou o presidente da Adece, Zuza de Oliveira.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O PREFEITO GILSON AGRADECE OS 7.275 VOTOS PARA A PRESIDENTA DILMA


PREFEITO DE QUIXELÔ GILSON JOSÉ DE OLIVEIRA

O prefeito de Quixelô Gilson José de Oliveira agradece a todos os eleitores Quixeloence que depositaram seu voto a Primeira mulher eleita a presidente da republica com 56% dos votos, e nesse meio esta os votos de confiança e consideração do povo Quixeloence, que depositaram 7.275 votos em todo município.

domingo, 31 de outubro de 2010

Amigo de Daniel celebraram missa de 30º dia de seu falecimento


Fotos do momento fianal da missa
Na ultima Quinta feira dia 25/10/2010 amigos de Daniel celebraram a missa de 30º dia de falecimento que ocorreu num trágico acidente Moto,em Quixelô,multidões cantaram e rezaram em intenção a alma do mesmo,lembrando das coisas boas que Daniel deixou nessa terra,Brincadeira,amizade, e por si muita saudade,No final de missa todos seus amigos vestindo uma camisa com sua foto lhe homenagearam com uma linda musica da banda catedral,Tempestade e o sol,ficando assim a lembrança daquele que partiu deixando muita saudade.