sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ministro da educação rejeita veto do CNE ao livro de Monteiro Lobato


O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira que vai devolver ao Conselho Nacional de Educação (CNE), para reconsideração, o parecer que aprovou restrições ao livro "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato, em escolas da rede pública. Haddad disse que pessoalmente não considera a obra racista. Ele recebeu inúmeras manifestações de educadores no sentido de não homologar o parecer do conselho. Sem o aval do ministro a decisão do conselho não entra em vigor.

"É incomum a quantidade de manifestações que recebemos de pessoas que não vêem nenhum prejuízo para que a obra continue sendo adotada nas escolas", disse Haddad.

O ministro disse que vai esperar o fim do prazo em que o parecer fica aberto para consulta pública para no fim do mês devolver o texto aos conselheiros, com o pedido de reconsideração. O ministro deixou claro que é contra qualquer forma de veto ao livro, mas disse que não vê problema na inserção de uma nota explicativa para contextualizar eventuais expressões de cunho racista, como também propôs o conselho. Neste caso, porém, Haddad afirmou que para tornar essa regra obrigatória o conselho precisaria detalhar melhor como fazer isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.