sábado, 1 de janeiro de 2011

REVIRA VOLTA NA ELEIÇÃO DE PRESIDENTE NA CÂMARA DE QUIXELÔ Samuel Araujo é Eleito Presidente da Câmara de Quixelô (o mais novo vereador do estado)

samuel Araujo o mais novo vereador do estado (eleito presidente da câmara de Quixelô)


O Novo ano iniciou-se no município de Quixelô com a eleição da mesa diretora do legislativo quixeloense (biênio 2011 a 2012).Aberta a sessão como de costume, realizou-se a chamada dos vereadores, no qual todos estavam presentes, apresentou-se na seqüência, as chapas que iriam concorrer a eleição, sendo a primeira denominada "Por um Legislativo Participativo e Atuante", composta pelos seguintes vereadores: Candidato a Presidente:Chico Ribeiro;Vice-Vagner Vieira;e vereadores Maria Leonoura e Raimundo Gomes. A outra chapa, intitulada, "Legislativo de Todos",composta pelos vereadores:Presidente - Samuel Araujo;Vice-Wellington Batista e Vereadores Francisco Cesar,Joaquim Alves e Adil Vieira.
Vencedora a Chapa " Por um Legislativo de Todos",o ex-presidente, Joaquim Alves, procedeu a posse da nova mesa diretora, que pronunciou-se no sentido de trabalhar para garantir a melhoria das condições de vida do povo quixeloense.
Na saída do evento, ocorreu um pequeno tumulto, diga-se esperado, diante do desespero dos perdedores, que por mais de sessenta dias, se proclamavam vencedores ao não observarem aos provérbios da sabedoria popular que "Não se deve cantar vitória antes de ter vencido."
Conheça um Pouco Mais dos que se candidataram a Presidência da Câmara de Quixelô:

Samuel Alves de Araujo
Bacharel em Direito,exerce o Primeiro Mandato de Vereador, filiado ao PTB, é filho de Pedro Araujo, ex- vereador e Vice-Prefeito de Quixelô e Maria Soares(Nildinha), também ex-vereadora do Município.Não consta anotações em Processos administrativos, Civis e Criminais.

Francisco Alves Ribeiro (Chico Ribeiro)
Vereador com Vários mandatos, filiado ao PTB, já foi candidato a Vice-Prefeito e também exerceu a Presidência da Câmara.É alfabetizado e constam notas de improbidade administrativa em Processos(Ficha Suja), conforme dados publicamente divulgados.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

PARA TODOS UM FELIZ 2011


Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída.
Aprendemos que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.
Aprendemos que perdemos tempo nos preocupando com fatos que muitas vezes só existem na nossa mente.
Aprendemos que é necessário um dia de chuva para darmos valor ao Sol, mas se ficarmos expostos muito tempo, o Sol queima.
Aprendemos que heróis não são aqueles que realizam obras notáveis, mas os que fizeram o que foi necessário e assumiram as conseqüências dos seus atos.
Aprendemos que, não importa em quantos pedaços nosso coração está partido, o mundo não pára para que nós o consertemos.
Aprendemos que, ao invés de ficar esperando alguém nos trazer flores, é melhor plantar um jardim.
Aprendemos que amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de nos fazer felizes. Cabe a nós a tarefa de apostar nos nossos talentos e realizar os nossos sonhos.
Aprendemos que o que faz diferença não é o que temos na vida, mas QUEM nós temos. E que boa família são os amigos que escolhemos.
Aprendemos que as pessoas mais queridas podem às vezes nos ferir. E talvez não nos amem tanto quanto nós gostaríamos, o que não significa que não amem muito, talvez seja o máximo que conseguem. Isso é o mais importante.
Aprendemos que toda mudança inicia um ciclo de construção, se você não esquecer de deixar a porta aberta.
Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás. Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro.
O nosso futuro ainda está por vir.
Então aprendemos que devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Caminhão despenca em abismo de 40 metros e carga é roubada


Um caminhão Mercedes carregado de cimento ficou destruído em um acidente no município de Itapajé, distante 125 quilômetros de Fortaleza, no início da tarde desta quarta-feira (29). Depois do ocorrido, a carga foi roubada por populares.

O veículo “sobrou” em uma curva e caiu em um abismo de aproximadamente 40 metros. Apesar da situação que ficou o caminhão, o motorista só teve ferimentos leves.

O veículo trafegava pela BR-222 e quando passava pelo Km 110, o motorista perdeu o controle em uma curva chamada “curva da morte”. Segundo moradores, o motorista José Evandro Andrade Ferreira, de 41 anos, foi arremessado para fora do veículo no primeiro impacto.

O condutor foi socorrido para o Hospital Municipal de Itapajé. Ele afirmou que a causa do acidente teria sido falta de freios.

Vereadores cearenses podem não ter aumento salarial

O presidente em exercício do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Manuel Veras enviou ofício às Câmaras Municipais do Estado mandando cumprir o "princípio de anterioridade", previsto na Constituição Federal.

Significa que o aumento só deve acontecer a cada nova legislatura.

O presidente eleito da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena visitou, nesta quarta (29), o TCM para saber detalhes da resolução.

O reajuste de 61,3%, foi aprovado no último dia 23 e apenas Toinha Rocha do PSOL foi contra.

"O artº 29 da Constituição Federal diz textualmente que qualquer documento de fixação de salário dos vereadores só pode ser de uma legislatura para outra", afirma Manuel Veras.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Câmara de Quixelô Homenageia Ex-Vereadores

Um momento de grande emoção e gratidão Aconteceu neste dia 28 de dezembro de 2010, na Câmara Municipal de Quixelô, em que prestou-se homenagens aos ex-vereadores do Município de Quixelô. O evento foi conduzido pelo Presidente da Casa, Joaquim Alves Neto e Contou com a Presença do Prefeito Municipal, Gilson Oliveira, do Vice-Prefeito, José Simão e dos seguintes vereadores, Adil Vieira e Francisco Cesar, da Primeira dama, Francisca Josefa, da Secretária de Educação, Fabiana Martins e dos ex-vereadores, Zeneide ,Evilásia,Manoel Alexandre,Ivan Bezerra,Dão Vieira,Amilton Candido,Mauricio Coelho , Gilson Pereira e do ex- vereador e Vice-Prefeito, Onias João de Abreu.
Vale salientar que todos os 26(vinte e seis) ex-vereadores foram convidados para o evento, comparecendo somente os citados anteriormente. Os homenageados em suas falas relembraram a história política do município e das conquistas e contribuições de todos que passaram pelo legislativo quixeloense, em especial destaque, a fala do Senhor Onias João de Abreu, que discorreu sobre a luta pela emancipação de Quixelô e sobre como se deu a construção do novo município.
Na sua fala, o ex-vereador e atual Prefeito, Gilson Oliveira, relembrou dos trabalhos de seu tempo como vereador e enfatizou o nobre papel desempenhado por essa importante função na defesa dos interesses do povo, em especial, dos mais humildes.Também ex-vereador e atual Vice-Prefeito, José Simão, discorreu sobre a contribuição de todos que ali passaram como representantes do povo quixeloense e da contribuição impressa no desenvolvimento do nosso município.
Um dos homenageados, o ex-vereador, Mauricio Coelho, relatou em plenário as lutas travadas como político, enfatizando o aprendizado proporcionado pela função, destacando a luta por seus ideais e o não-atendimento a picuinhas políticas em detrimento do interesse do povo,recaindo de forma fabulosa a sua comparação na frase do pensador Max Weber:"Há duas maneiras de fazer política. Ou se vive para a política ou se vive da política. Nessa oposição não há nada de exclusivo. Muito ao contrário, em geral se fazem uma e outra coisa ao mesmo tempo, tanto idealmente quanto na prática."
Os homenageados Presentes agradeceram a iniciativa do evento ao Presidente da Casa e lamentaram a ausência injustificada dos demais vereadores, encerrou-se o evento com o descerramento de uma Placa em homenagem ao ex-vereador, Sebastião Patricio, in memorian, cujo nome designará o Plenário da Câmara.

CENTRO-SUL Moradores festejam pavimentação de CE


Passeio de bicicleta entre Quixelô e Solonópole, em comemoração a asfalto da rodovia CE-154 realizado no dia 22/12/2010
Depois de várias décadas, os moradores do Centro-Sul podem ver o sonho de melhoria da CE-154 se tornar real
Quixelô. Foram 55 anos de espera, mas, moradores do Distrito de São José, em Solonópole, puderam, finalmente, comemorar a pavimentação em asfalto da rodovia CE-154, que liga a localidade à cidade de Quixelô. Um passeio ciclístico com um percurso de 38km foi a forma escolhida pelos participantes para celebrar a realização do sonho coletivo.
Nas três últimas décadas, moradores do Distrito de São José enfrentaram transtornos para ter acesso tanto à cidade de Quixelô, quanto à sede de Solonópole. A estrada de terra ficava intransitável no período de chuva. Os doentes, crianças e idosos eram os que mais sofriam, sem ter acesso à assistência médica. No tempo de seca, era a poeira que incomodava. Eara problema o ano inteiro.
A conclusão do asfalto trouxe alegria para os moradores e vai aproximar mais a cidade de Solonópole à Iguatu, que é polo comercial e de prestação de serviço na região Centro-Sul. "Essa obra significa muito para nós e é a realização de um sonho de mais de 50 anos", disse o coordenador do Sesc de Iguatu, Raimundo Neto de Carvalho. "Uma mulher morreu de parto na localidade de Nova Olinda, em 1982, por falta de transporte, que não podia passar porque o riacho estava cheio".
Dificuldades
Cada morador tem uma história particular sobre as dificuldades enfrentadas para ter acesso à cidade de Quixelô e em seguida a Iguatu. "Quando chovia forte e o inverno era pesado ninguém passava nos riachos porque não tinha ponte e nem estrada", contou a professora, Ione Carvalho.
O motorista do Sebrae, Olavo Rodrigues, emocionado, segurava uma bandeira vermelha para sinalizar e advertir os motoristas sobre o passeio ciclístico que reuniu centenas de moradores. "Você não imagina a alegria que nós estamos vivenciando com a conclusão dessa obra", frisou. Para o padre Ricardo Ferreira, pároco da Matriz de Solonópole, o percurso para Iguatu ficou reduzido em mais de 100km. "Antes, quando chovia a estrada ficava intransitável e era preciso ir por Senador Pompeu, dando uma volta muito longa", disse. "Agora ficou muito bom".
Os primeiros estudos sobre a construção do asfalto começaram em 1955. Na década de 1990, foram realizadas obras de infraestrutura e de terraplanagem. Agora, meio século depois, os operários da empresa Samaria, responsável pela obra, trabalham na conclusão da rodovia, serviços de construção de canais de drenagem, meio fio e acostamento e, posteriormente, sinalização.
O trabalho deverá ser encerrado em janeiro próximo, no trecho de 63 km entre Solonópole e Quixelô.

Prefeitura de Iguatu faz entrega de brinquedos a partir desta terça-feira


Nesta edição do Natal de Luz, a prefeitura de Iguatu vai distribuir presentes para todas as crianças de 1 a 12 anos de idade. Mais de 19 mil crianças, incluindo a zona urbana e rural, foram cadastradas para receber os presentes de Papai Noel, que este ano chegou um pouco atrasado em virtude de um problema na licitação para a compra dos brinquedos.

Nesta terça-feira (28), várias escolas estarão sediando a entrega dos brinquedos, que contará com a participação dos professores e a direção de cada unidade de ensino. O prefeito Agenor Neto, na maioria das solenidades, sempre participa, onde recebe o carinho das crianças e da população que são atendidas com mais um benefício de caráter social.

"Durante a minha primeira gestão demos inicio a este procedimento de colocar o mesmo brinquedo para as crianças ricas e pobres, com o mesmo Papai Noel e com a mesma alegria que a nossa equipe irá realizar esta distribuição. Igualdade, humildade mas principalmente a mensagem de união entre todos é isto que desejamos passar de mensagem para todas as mais de dezenove mil crianças que estarão recebendo seu brinquedo neste final de ano” afirmou o prefeito Agenor Neto.

Calendário de entrega de presentes

Terça-feira (28)

08hs - Cardoso I
09hs - Gadelha, Quixoá, Barra I, Alto do Jucá, Cocobó e Santo Antonio.
10hs - Sítio Bravo, Altiplano, Vila Daer e Vila Neuma.
13hs - Sítio recreio
14hs - Sítio Baú
15hs - Bairro Areias

Quarta-feira (29)

08hs - Barro Alto, São Sebastião e Brasília.
09hs - Bairro flores e Paraná, Suassurana e Santa Rosa.
10hs - escola Jeremias Felipe
13hs - Distrito de alencar e sítio Estrada.
14hs - Cajás, Cajazeiras, Chapadinha, Vila Centenário e Veneza.
15hs - Vila Fomento e Penha

Quinta-feira (30)

08hs - João Paulo II e CAIC
09hs - Cohab's e Jardim Oásis
10hs - No sítio Barreiras

Transportes intermunicipais não atendem à demanda


Ônibus lotados, banheiros sujos, "pinga-pinga" nas paradas dificultam as viagens para o interior

Limoeiro do Norte. É quando está em transporte público que o cearense mais deseja possuir um carro próprio. Não bastassem os ônibus abarrotados entre os bairros de Fortaleza, o problema de quem utiliza ônibus intermunicipal é prolongado por quilômetros e horas.
Sem atender à demanda de passageiros como exige a lei nem mesmo nos períodos tranquilos, o transporte público entre cidades torna-se um caos maior nas últimas semanas do ano. Da desorganização na venda de passagens, de assaltos e ao mínimo de higiene nos banheiros, os usuários de linhas de ônibus intermunicipal enfrentam uma dramática procissão sobre rodas.
O problema do serviço de transporte público entre os Municípios do Ceará é evidente em qualquer período do ano, não somente nos feriados de fim de ano e no Carnaval. A reportagem constatou as dificuldades já na compra da passagem: os nomes dos passageiros são anotados em um bloco de papel, e uma impressora matricial libera as passagens.
A viagem tem início ao meio-dia, com destino a Flores, em Russas, depois a sede desse Município, e em seguida algumas paradas para subida e descida de passageiros, até parar em Fortaleza, cerca de 3h45 depois. Uma placa informa que a lotação deve ser de 46 passageiros sentados e até nove em pé. Mas foram contabilizados 29 passageiros em pé, incluindo idosos e crianças.
O Detran só permite passageiros em pé em viagens de até 200 quilômetros e somente em períodos atípicos, ou seja, feriados e períodos de Natal, Revéillon e Carnaval.
O limite para passageiros em pé é de 20% do número de assentos. Na viagem feita pela reportagem, no meio da semana e antes do período natalino, não deveria haver passageiros em pé. "Isso é um absurdo, o ônibus já tá lotado e eles continuam parando na estrada para subir gente", reclamou Francineide Gomes, de Russas, imprensada no corredor com sua bolsa.
O cobrador não disfarça a agonia. Precisa caminhar por entre um labirinto de gente para fazer nova conferência das passagens. A situação é mais dramática quando alguém nos fundos precisa descer antes de todo mundo. Aqui é o "pinga-pinga", afirma o motorista na segunda viagem do dia entre Limoeiro do Norte e Fortaleza.
É como chama os ônibus que param em vários lugares, em pequenos terminais ou mesmo na beira da estrada. Com medo de perderem o emprego, os motoristas e cobradores ouvidos pediram para não serem identificados. Há duas semanas um ônibus da empresa São Benedito foi assaltado nas proximidades da cidade de Russas. O homem subiu na beira da estrada com uma arma enrolada em um jornal e no meio do caminho anunciou assalto.
Logo no início da viagem o banheiro exalava cheiro de urina. Como o ambiente é fechado para condicionar o ar para frio, o mal cheiro se espalha. Um passageiro reclama e o cobrador coloca spray de perfume para resolver o problema. "Tinha que ter desabastecido o banheiro antes da viagem", confessa, em reclamação à equipe que teria comandado a viagem anterior. Os passageiros não fazem cerimônia para reclamar.
Constrangimento
A professora Ilnar Maia reclama ter passado por um constrangimento. No terminal rodoviário de Messejana embarcou num ônibus para Limoeiro com uma sobrinha de 8 anos de idade. Na entrada não lhe solicitaram nem o documento da criança tampouco a passagem. "Só no meio da viagem vieram me informar que tinha que pagar a passagem da criança. E o ônibus estava tão lotado que uma moça subiu com uma criança de colo e ficou sentada ao lado do motorista", lamenta ela.
Retorno
Para retornar a Limoeiro, no estande da empresa de viação São Benedito, na Estação Rodoviária Engenheiro João Tomé, não se sabe se a fila é única, não há qualquer indicação. A vendedora no guichê diz que sim, mas não manda retornar um usuário que entrou sem pegar fila nem apresentava qualquer indicativo de que não precisasse esperar (o benefício se dá para gestantes, lactantes, pessoas com crianças no colo, idosos e deficientes físicos). Os passageiros se (des)organizam na frente da venda de passagens e não é rara a discussão sobre quem chegou primeiro no atendimento.
Na compra da passagem, a atendente solicita o nome do passageiro, mas não pede a carteira de identidade - a solicitação foi feita em somente uma das viagens. O ônibus sai da rodoviária, segue para Messejana. Novos passageiros em pé vão se acumulando no corredor.
E o ônibus vai "pingando" em busca de passageiros. A situação só ameniza quando chega em Russas, onde há desembarque de dezenas de passageiros e alguns outros sobem, para uma viagem que, se não seguir para Quixeré ou Tabuleiro, tem fim em Limoeiro do Norte.
O Ceará se orgulha de ter uma das menores tarifas de ônibus por quilômetro rodado. Significa que o passageiro paga menos por quilômetros rodados do que em outros Estados. Mas ter ônibus não significa qualidade de serviço. Que o digam os moradores do Distrito de Itapebussu, em Maranguape.
De acordo com o comerciante José da Silva Souza existe apenas uma linha para atender cerca de 15 mil habitantes. A linha que vem e vai para Fortaleza passa por vários distritos: Boqueirão, Lagoa do Juvenal, Manoel Guedes, Antonio Marques e Itapebussu. A situação complica mais para pessoas que trabalham em Fortaleza e moram nessas áreas da Região Metropolitana.
O Detran admite que o serviço de ônibus intermunicipal nessa região é um dos mais precários do Ceará, os ônibus são velhos e menos seguros.
"Uma nova licitação no ano que vem vai permitir que haja uma mudança nessa situação, porque o Detran vai exigir que só sejam utilizados ônibus novos e obedecendo a todas as normas de segurança", afirmou o engenheiro Joaquim Rolim, do Núcleo Técnico do Detran.
De acordo com Fábio Pereira, gerente de tráfego da São Benedito, para este período a empresa aumentou em quase 50% a frota de veículos para atender à demanda

Mega-sena da virada pode pagar até R$ 190 milhões

Devido ao grande volume de apostas nos últimos dias, o prêmio previsto para a Mega da Virada foi reavaliado. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), quem acertar as seis dezenas pode ganhar até R$ 190 milhões. Até domingo, a CEF tinha registrado R$ 146 milhões em apostas, mas apenas ontem foram registrados mais R$ 45 milhões.

As apostas na Mega da Virada estão abertas até às 14 horas (horário de Brasília) da sexta-feira, em todas as lotéricas do Brasil. A aposta simples custa R$ 2. O sorteio acontece a partir das 20 horas do dia 31 de dezembro, na Praça da República, no centro de São Paulo, com transmissão ao vivo pela Rede Globo, SBT, Record, Band, RedeTV e Cultura.fonte diario do nordeste

Faixa pede pena máxima ao ex-capitão Daniel


Dia 17 de Março de 2007, acontecia em Iguatu, um crime que chocaria a todos os moradores da região-centro sul. Na noite daquela quarta-feira, os dois irmãos médicos, Marcelo e Leornado foram assassinados pelo então capitão da Polícia Militar, Daniel Bezerra Gomes.

O duplo homicídio causou comoção, e a população por seguidas demonstrações de indignação, clamou por justiça. Três anos se passaram, a exoneração e prisão do ex-capitão e com a data da audiência marcada, seriam fatores que levassem ao esquecimento, ou até mesmo ao esfriamento do clamor popular, mas não foi isso que nossa reportagem pôde conferir.

Na manhã de hoje, 28, flagramos uma faixa postada na Rua 15 de Novembro, com os dizeres: “Por o desequilíbrio de um Capitão pedimos pena máxima”, não se sabe ainda quem pôs a faixa no local, a certeza que se tem, é que a população, familiares e amigos ainda clamam por justiça e por um desfecho digno ao caso que ficou marcado – de forma trágica – na sociedade da região centro-sul.

fonte:iguatu.net

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cinturão Digital entra em fase de testes


A partir desta segunda-feira (27) o Cinturão Digital do Ceará (CDC) – uma infraestrutura de 2400 km de fibra óptica para transporte de dados na velocidade de 10 Gbps (10000 vezes 1 Mbps) – que cobrirá 91% da área urbana do Ceará com Internet banda larga estará funcionando em regime de testes nas rotas Fortaleza-Morada Nova e Fortaleza-Sobral. Até o fim de janeiro todas as 56 cidades cearenses previstas na primeira fase já estarão “iluminadas”.

Os testes realizados na última quarta-feira (22) mostraram que nos municípios de Sobral e Morada Nova é possível baixar um filme de 2h em apenas 30 segundos no ponto central da rede. Nestas cidades os órgãos do Governo do Estado já estão conectados por meio de rádio Wimax. Além de acesso rápido à internet, o CDC permitirá o uso de serviços como, telemedicina, ensino a distância e monitoramento de câmeras de segurança em todo o território estadual. A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) proverá o acesso de órgãos do Estado.

Ainda será realizado leilão de concessão de parte da infraestrutura para empresas privadas que explorarão serviços digitais por meio do Cinturão Digital. Em contrapartida, as empresas cobrirão o custeio de manutenção e a atualização tecnológica da rede.
fonte:iguatu noticia

Menor é alvejado com tiros em Iguatu


Na noite de ontem, 26, por volta das 20h30, a Polícia Militar foi acionada, via 190, sobre uma ocorrência de lesão corporal a bala na Vila Daer, nº 46, Iguatu/CE.

A Viatura 1241, composta pelos policiais militares, SD PM Matos, SD PM Nonato e SD PM Albuquerque, compareceu ao local e constataram a veracidade dos fatos. Segundo informações de populares, dois elementos em uma BIZ, Prata, ambos de capacete efetuaram três disparos de arma de fogo, sendo que um dos disparos atingiu a cabeça de um menor identificado como J.G.F, 16 anos, A vítima foi socorrida por populares para o hospital local e encontra-se em observação. A composição policial após colher todas as informações, iniciou as diligências no sentido de localizar e prender os acusados.
fonte:iguatu.net