sábado, 28 de janeiro de 2012

Telemar e RM Engenharia são condenadas a pagar R$ 383,5 mil para agricultora


Telemar, vai receber mais de 383 mil reais. A decisão é do juiz Gerardo Magelo Facundo Júnior, da 15ª Vara Cível de Fortaleza. O acidente ocorreu em outubro de 2003, na rodovia que liga os Municípios de Iguatu e Icó, no Interior do Ceará.
O motorista do veículo fugiu sem prestar socorro a criança de 9 anos de idade, que sofreu traumatismo craniano, ficando com várias seqüelas. De acordo com a agricultora, as empresas se limitaram a enviar duas cestas básicas à família.
A Telemar ainda alegou que o condutor do caminhão e a RM Engenharia seriam as únicas partes legítimas no processo. Sustentou também não haver provas da invalidez do menino. A RM Engenharia afirmou que o motorista não tinha como prever que o garoto iria atravessar a rodovia.
O magistrado, ao julgar a ação, afirmou que os danos à vítima e à mãe eram incontestáveis. Dessa forma, determinou que as empresas paguem 50 mil reais pelos danos morais, além de, aproximadamente, 333 mil reais, a título de reparação material.

Radialista Alex Santana é um dos homenageados do 2º WebFor


I WebFor – Fórum de Comunicação Digital – Dias: 13, 14 e 15 de abril de 2012 – Local: Fortaleza/CE. Inscrições(gratuitas):webfor2012@gmail.com – Twitter: @2webfor -#webfor

O II WebFor, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé – Núcleo Ceará, Blog da Dilma, Instituto Montese e ITIC, visa reunir público usuário de blogs, orkut, myspace, sonico, facebook, ning, badoo, twitter, google+, e interessados no debate sobre a democratização da comunicação, liberdade de imprensa e expressão na internet, banda larga, mídias alternativas e convencionais, sistema e mídias digitais, inclusão sociodigital e software livre e outros temas. Maiores informações: Centro de Estudo da Mídia Alternativa Barão de Itararé – Núcleo Ceará - Daniel Bezerra – coordenador geral – 99640672(TIM)
PROGRAMAÇÃO DO II WEBFOR – FÓRUM DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
Dias 13, 14 e 15 de abril de 2012 – Fortaleza/CE
Organização: Barão de Itararé – Núcleo Ceará, Blog da Dilma, Instituto Montese, ITIC, IMPARH e Agentes Revitalizadores.
DIA 13/ABRIL/2012 – SEXTA-FEIRA
17:00 hs – Início do credenciamento
19:00 hs – Abertura – saudação dos organizadores do II WebFor.
19:15 hs – Apresentação musical – Tião Simpatia (confirmado)
19:30 hs – Palestra: Análise da mídia nos Governo Lula e Dilma – José Dirceu – ex-ministro da Casa Civil do Governo Lula – 2003/2005(a confirmar)
20:30 hs – debate do público com o palestrante.
21:00 hs – Cerimônia de entrega do Troféu WebFor 2012(veja no final da programação).
21:15 hs – Coquetel e apresentação da Orquestra Filarmônica Maestro Glaydson Carvalho(a confirmar).
DIA 14/ABRIL/2014 – SÁBADO – MANHÃ
09:00 hs – Apresentação de humor – Raimundinha(a confirmar)
09:20 hs: 1ª mesa – Tema: INTERNET, OS DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIODIGITAL E SOFTWARE LIVRE NO BRASIL, E AS MÍDIAS SOCIAIS.
Sérgio Amadeu (São Paulo/SP) – é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e, atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do ABC – Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) – A defesa de uma Internet livre e combativa e a banda larga.
Ivan Oliveira (Fortaleza/CE)– Coordenador do ITIC – Os desafios da inclusão sociodigital e software livre no Brasil.
Frederico Guimarães – Belo Horizonte/MG( um dos fundadores do SLE e seu atual coordenador) – Software Livre na educação
Christiano Therrien – coordenador de TI da Prefeitura de Fortaleza
Preto Zezé – presidente da CUFAS BRASIL – Favela e desenvolvimento em Redes Sociais.
Moderador: Manuel Neto – Coordenador do Instituto de Tecnologia, Inovação e Cultura Digital Livre.
11:00 hs – debate do público com os palestrantes.
12:00 hs – Intervalo – Almoço.
TARDE:
14:00 hs– Apresentação de Humor – Quitéria Estupefalda(a confirmar)
2ª mesa – Tema: Movimentos Sindicais na defesa da liberdade de expressão e da construção da educação nas Redes Sociais e ações do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.
Rosane Bertotti (SP), secretária nacional de Comunicação da CUT
Kelsen Bravos(CE) – Professor, editor, escritor, literatura e cultura digital -
Júlio César Araujo – Pesquisador de Linguagem e Tecnologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.
Moderadores: Geraldo Sales(Juazeiro do Norte) e Glaucia Lima(escritora)
- Debate entre palestrantes e o público.
16:00 hs – 3ª mesa – DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA BRASILEIRA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
Jonas Valente – integrante do Intervozes e mestre em Políticas de Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) – O direito à comunicação na América Latina e no Brasil.
Messias Pontes(PCdoB/CE) – O papel da mídia contra os interesses da nação.
Dep. Fed. André Vargas(PT/PR) – O PT e o Marco Regulatório das Comunicações.
Dep. Fed. Artur Bruno(PT/CE) – O trabalho da Frente Parlamentar pelo do Marco Regulatório das Comunicações.
Moderador: Deodato Ramalho – Secretário da SEMAM, tuiteiro e blogueiro.
18:00 hs – Show musical regional – poetas populares(a confirmar).
DIA15/ABRIL/2012 – DOMINGO – MANHÃ
09:00 hs – Apresentação do humorista Falcão(a confirmar)
09:20 hs - DESCONFERÊNCIA
Oficina 1 - Frederico Guimarães – Software Livre na educação
Oficina 2 – Uirá Porã – A política de Cultura Digital
Oficina 3 - Emerson Damasceno – O Fenômeno nas Redes Sociais na greve da PM.
Oficina 4 – Maria Frô – O Movimento Feminino nas Redes Sociais
Oficina 5 – Alberto Perdigão e Alex Santana – Blogueiros do Ceará e seus desafios.
Oficina 6 – Altamiro Borges – Democratização da mídia e o AI-5 Digital
Oficina 7 – Paulo Rossano Nogueira – A desconstrução da desinformação na web.
10:20 – 4ª Mesa – Tema: A EXPLOSÃO DA BLOGOSFERA, O CASO DO LIVRO PRIVATARIA TUCANA E O SILÊNCIO DA VELHA MÍDIA.
Altamiro Borges – Presidente do Centro de Mídia Alternativo Barão de Itararé – “Queremos falar: a luta pela liberdade de expressão e contra o monopólio midiático”.
Conceição Oliveira(Maria Frô) – historiadora e editora do Blog Maria Frô. – Tema: Blogosfera – cobertura colaborativa na web.
Marcelo D’Elia Branco(Porto Alegre/RS) – membro do Conselho científico do programa internacional de estudos superiores em software livre na Universidade Aberta de Catalunha
Lila Dourado (Historiadora, Pesquisadora e Consultora de Moda – Fortaleza/CE) – A importância do cidadão nas mídias sociais.
Moderadores: Hebert Santos Lima – Presidente da Fundação Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza-FUNCET e Íris Tavares – presidente do IMPARH.
12:00 hs – ENCERRAMENTO: Show musical: chorinho com Tarcísio Sardinha e mulheres chorosas(a confirmar) e entrega de Certificados de participação e Coquetel.
Homenageados com o Troféu WEBFOR:
- Íris Tavares – Presidente do IMPARH, e tuiteira.
- Acrísio Sena - Vereador Presidente da Câmara Municipal e tuiteiro.
- Alex Santana – Radialista e editor do site IGUATU NET – cidade de Iguatu;
- Associação de Blogueiros do Vale do Curu – cidade de Pentecoste.
- Deodato Ramalho – Secretário da SEMAM, blogueiro e tuiteiro
- Geraldo Sales – Sindicalista e blogueiro – cidade de Juazeiro do Norte.
- Preto Zezé – Presidente da CUFAS, e tuiteiro.
- Roberto Claudio – Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa;
- Wládia Fernandes Veçosa – Movimento GLBT, blogueira.
Blog da Dilma

Adolescente é morto à bala após tentar proteger irmão em Iguatu


Por volta das 19h20, desta sexta-feira, 27, no Bairro Cobocó, em Iguatu, um adolescente foi assassinado bala. Segundo informações o menor morreu após se posicionar na frente do irmão, um jovem conhecido pelo apelido de “Pitibull”, que seria o alvo do tiro.
A vítima o menor de 16 anos, jogava futebol, quando foi surpreendido pelo infrator com a arma em punho que efetuou um disparo em sua direção, o mesmo foi atingido no peito esquerdo. O adolescente morreu no local.
A arma foi localizada por um popular próximo ao local do ocorrido, o revólver, calibre 38, de numeração D706788, foi recolhido pelo policiamento com 03 cartuchos, sendo um (01) deflagrado e dois (02) intactos.
A mãe da vítima suspeita que o autor do homicídio tenha sido uma pessoa conhecida pelo nome de “Romário”, o qual foi localizado na Rua José Pereira bairro 7 de Setembro. O acusado foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil da Cidade.

Avô e netos morrem eletrocutados instalando antena de TV no Ceará


Três pessoas de uma mesma família morreram eletrocutadas na tarde de sexta-feira (27), no Sítio Choró Vaquejador, em Cascavel a 56 km de Fortaleza, segundo informações do Corpo de Bombeiros de Horizonte. De acordo com os bombeiros, as vítimas foram dois jovens de 17 e 13 anos e o avô de 67.
Segundo o Copo de Bombeiros, os três tentavam sintonizar uma televisão com uma antena no telhado de casa, a antena de metal caiu sobre fios da rede elétrica local e acabou eletrocutando os três que morreram na hora. Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) , Corpo de Bombeiros e até a Companhia de energia elétrica do Ceará (Coelce), foram acionados.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Biblioteca Municipal de Quixelô receberá novos Livros


A Prefeitura de Quixelô, por meio da Secretaria de Cultura e Desporto adquirirá novos livros para a Biblioteca Municipal Josefa Almino Lopes , localizada no Centro Cultural Jovino Batista, quatro mil reais serão utilizados na aquisição de novos títulos de acordo com o Programa de Ampliação e Atualização dos Acervos das Bibliotecas de Acesso Público.
Segundo a Coordenadora da Biblioteca , Mycaele Souza, a aquisição de novos livros é, acima de tudo, um investimento em conhecimento á disposição da comunidade; estimulando o hábito da leitura e despertando o interesse de novos leitores por obras dos mais diferentes gêneros literários. “Esta é a função da Biblioteca Pública Josefa Almino Lopes: disponibilizar novos títulos e deixá-los ao alcance dos leitores. Fica o convite para a visitação á Biblioteca e abertura de cadastro para se aproximar desse universo do conhecimento gratuito e acessível á todos.”, ressalta.

Padre Antônio Maria é feito refém em invasão de mosteiro


O padre Antônio Maria, que também é cantor e escritor, estava no grupo feito refém durante a invasão ao Mosteiro Karim, em Jacareí, no interior paulista, na noite desta quarta-feira (25). Os criminosos entraram no local e renderam cerca de 15 pessoas, incluindo o padre, freiras, jovens adotados e o caseiro do local. O grupo fugiu levando eletrônicos, dois carros e dinheiro. Ninguém havia sido preso até o final da manhã desta quinta-feira (26).
“Eles disseram que não iam fazer mal nenhum, mas que queriam dinheiro. Eu falei ‘meus filhos, não façam isso, nós não temos dinheiro. Nós lutamos com dificuldade’. Até as pessoas imaginam muitas vezes que eu nado em dinheiro, porque canto, porque tenho discos, vou à televisão. Porque sou amigo do Roberto Carlos e isso não quer dizer nada”, contou o padre.
Logo após ser desamarrado, o sacerdote disse a um dos criminosos que iria rezar por ele. “Eu falei ‘eu sei que não vai dizer teu nome, mas eu quero dizer que eu vou rezar muito por você, por vocês, vai falar isso para os teus amigos’. E eu fiquei lá conversando com ele e disse até ‘eu quero te dar um abraço’, e eu abracei ele e ele me abraçou”, disse.
Invasão
A freira Rosane dos Santos Coelho disse que não ficou nervosa quando se deparou com o grupo armado no terreno do estabelecimento. “Minha reação foi de tranquilidade. A gente passando serenidade faz com que eles [os criminosos] fiquem mais calmos”, disse a irmã ao G1 na manhã desta quinta.
Segundo a freira, cerca de sete homens armados entraram no terreno do mosteiro por volta das 23h desta quarta. Primeiramente, o grupo rendeu o caseiro, o padre e três jovens adotados que ficam em casas separadas do prédio principal. Depois, segundo a freira, uma parte do grupo foi até o mosteiro com um dos jovens. “Ele [jovem adotado] falou que o padre estava passando mal. Quando abri a porta para levar remédios, os assaltantes me abordaram”, contou.
De acordo com irmã Rosane, os homens armados levaram as freiras que estavam no prédio, o caseiro, o padre e os jovens para um quarto do mosteiro, em um grupo de cerca de 15 pessoas. O padre e o caseiro ficaram amarrados com as mãos nas costas. “Depois eles pediram para que apontássemos os quartos e vasculharam todo o mosteiro”, disse.
De acordo com o delegado Talis Prado Pinto, da Delegacia Seccional de Jacareí, o grupo levou dois carros que estavam no terreno, televisores, computadores, celulares e R$ 1.100 em dinheiro. Os assaltantes deixaram o terreno por volta das 2h.
Segundo irmã Rosane, um assalto semelhante aconteceu no mosteiro há cerca de dois anos. Ela afirma que o terreno não é murado, mas protegido apenas por uma cerca fácil de ser ultrapassada. “Nós estamos tentando buscar ajuda com a polícia, pois não temos renda fixa para fazer uma segurança maior. Mas vamos ver o que Deus vai providenciar”, disse.
Fonte: G1

Quatro morreram nas CEs durante a madrugada


Quatro pessoas morreram em acidentes envolvendo motocicletas nas rodovias estaduais (CEs) entre a noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira. O caso mais grave foi em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Lá três pessoas morreram. O caso envolveu duas motos, que colidiram. Foi na CE-064, à altura do quilômetro 32. As vítimas fatais foram os dois motoqueiros, identificados como Antônio Clemilton, 32 anos e Regislânio Viana, 23. Outro passageiro também morreu. Ele foi identificado como Francisco Vieira, 38 anos.
Os dois condutores, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) não tinham habilitação para dirigir.
Também segundo a PRE, as três vítimas não usavam capacete no momento em que o acidente ocorreu. O acidente ocorreu no quilômetro 32 da CE-064. E no quilômetro 126 da CE-040, no município em Fortim, uma pessoa morreu depois da colisão entre um carro de passeio e uma bicicleta. A vítima foi João Cândido, 58 anos, que estava na bicicleta.

Fonte: O Estado CE

Animal causa acidente de trânsito com vítima fatal em Iguatu


Antônio Adergson Rodrigues de Oliveira ,21, é mais uma vítima de acidente de trânsito em Iguatu. Por volta das 19h desta quinta-feira, 26, nas proximidades do Distrito do Barro Alto, o mesmo pilotava uma moto e colidiu com um animal na CE 375. A vítima foi socorrida para o Hospital de Iguatu e em seguida, transferido para Barbalha mas no meio do percurso veio a óbito .
Na manhã de hoje, 27, familiares compareceram ao Instituto Médico Legal de Iguatu, mas receberam uma péssima notícia. Devido a falta de legistas a necropsia do corpo será realizada em Quixeramobim.
A equipe de reportagem do Portal Iguatu.Net entrevistou a liderança política do Barro Alto, Nelho Bezerra, que falou sobre a questão de animais nas estradas e a falta de um legista no IML de Iguatu, “ pedimos ao DER que fiscalize mais as nossas estradas para evitar mais acidentes como este e também quero aqui pedir que no IML de iguatu acabe esta falta de legistas, a família deste jovem agora está sofrendo com a sua partida e pela demora na necropsia do seu corpo que será em Quixeramobim” disse.
O vereador durante a entrevista afirmou que o impacto foi tão violento que o crachá da empresa que a vítima trabalhava ficou preso em um dos chifres do animal.
Mais informações no Plantão Policial da Rádio Liberdade AM.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prefeitura de Quixelô inicia trabalho de construção do Açude da Carrancuda


A Prefeitura de Quixelô iniciou a recuperação do Açude de Carrancuda, zona rural do município de Quixelô. Várias máquinas e trabalhadores estão no local realizando aterros e realizando novas fundações.
Segundo o Prefeito Gilson Oliveira, esse trabalho de estruturação dos abastecimentos de água no município vem sendo realizado com muito afinco, além da recuperação deste reservatório a Prefeitura no Corrente mês está realizando em Parceria com a SOHIDRA a perfuração de oito poços artesianos nas localidades de Varjota, Currais Novos, Butão, Recanto, Coqueiro, Carnaubinha dos Camilos, Barroso, Mulungu que proporcionará uma melhoria na qualidade de vida dos quixeloenses.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Desabamento de prédio no Centro do Rio


Pensei que era uma bomba', diz testemunha que viu prédio cair no Rio
O gerente de um restaurante próximo ao local onde um prédio desabou na noite desta quarta-feira (25), na Rua Treze de Maio, no Centro do Rio de Janeiro , Demésio da Silva, afirmou à Globo News que viu o momento em que o edifício caiu.
“A gente estava na frente, quando ouvimos o barulho, um estouro e o prédio desceu inclinado. Quando vi pensei que era uma bomba, vi aquela fumaça preta, todo mundo correndo, uma coisa horrível. Parecia as Torres Gêmeas”, contou ele, por telefone, à Globo News.
Segundo ele, no local do prédio ficava uma agência bancária. De acordo com informações do Centro de Operações da prefeitura, a Avenida Almirante Barroso, entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, está interditada em ambos os sentidos.
O administrador de empresas Neimar Filiton, de 32 anos, estava na academia de ginástica quando ouviu um estrondo. "Quando saio, passo pela Rua Treze de Maio para pegar o metrô. Quando passava em frente ao prédio, ouvi um barulho forte. Começou então a cair concreto e parte do prédio veio abaixo. Estou todo empoeirado e sujo. Foi o maior desespero. Muita gente correndo", contou ele
Ele contou que as pessoas que passavam pela rua ficaram imprensadas. "A gente não teve tempo de correr. Teve gente atingida pelos pedaços de concreto, mas não tive coragem de chegar perto, porque podia cair mais coisa", disse.
Segundo Neimar, havia gente dentro do prédio. "Tinha gente dentro do prédio, porque as pessoas que tinham acabado de sair queriam voltar para tentar ajudar a quem ficou”, disse ele.
Um estudante que estava assistindo aula na cobertura do prédio ao lado do edifício que desabou contou que cerca de 30 pessoas ficaram sem conseguir sair de onde ele estava, porque a estrutura ao lado do desabamento também foi atingida.
“Eu estava assistindo aula na pós-graduação, com umas 30 pessoas, com colegas de classes, e começou a tremer, apagou a luz, quando vimos a estrutura do prédio cair”, contou ele, por telefone, à Globo News.
Ele contou que uma equipe do Corpo de Bombeiros precisou resgatar os estudantes.
Segundo a Defesa Civil, há informações sobre vítimas, mas ainda não há confirmação do número de pessoas atingidas.
Equipes da prefeitura, do Quartel Central do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da Polícia Militar estão no local, que está isolado.
Muitos carros estacionados próximos ao prédio ficaram cobertos de escombros. Imagens mostram muita poeira no local.

Prefeitura alerta para o uso ilegal de paredões de som


A poluição sonora causada pelos paredões de som e o uso de garrafas de vidro nas festas de carnaval e pré-carnaval são alvos de uma campanha de conscientização que está sendo articulada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), com o objetivo de garantir segurança e bem-estar aos foliões. A secretária Fátima Mesquita faz um apelo à população: “Além de ilegal, os paredões de som perturbam a ordem pública e desrespeitam o bem comum, além de prejudicar o bom andamento do que foi organizado por nós para que os foliões possam se divertir da melhor maneira possível. Vamos trabalhar junto com a polícia e, principalmente, com a população, no sentido de fiscalizar e inibir esse tipo de prática, através da denúncia”, disse. As denúncias sobre os paredões de som, considerados como crime ambiental, podem ser feitas ao Ciops por telefone (190); e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), pelo telefone 3452.6923 ou pela internet, através do site do órgão.

Na Praça do Ferreira, durante a primeira apresentação do bloco “Concentra, mas não sai”, no último sábado (21), já se podia observar uma mudança de hábito dos foliões. Nenhum carro de som interferiu na festa e a grande maioria dos presentes evitou o uso de garrafas de vidro, optando por latinhas e garrafas plásticas. O assunto foi tema de reunião entre representantes da Semam e dos blocos carnavalescos, que debateram a necessidade de manter o ordenamento urbano e a segurança dos brincantes do Pré-Carnaval da cidade.

Para coibir o uso dos paredões de som, a Semam e a Polícia Militar vão realizar um trabalho conjunto na Praia de Iracema, durante o Pré-Carnaval. Serão duas equipes de fiscalização, cada uma com cinco fiscais e cinco PMs. Esse é o primeiro Pré-Carnaval em que vigora a chamada “Lei do Paredão”, aprovada em fevereiro de 2011 pela Câmara de Fortaleza. Os paredões ferem a Lei Municipal 9756 de 2011, conhecida como Lei do Paredão de Som, que proíbe o uso desses equipamentos em vias públicas, sob pena de multa e apreensão. Em 2011, a Semam apreendeu 426 equipamentos. “O paredão de som é caso de polícia, e como tal deve ser tratado, tanto pelo poder público como pela população, que deve denunciar esse tipo de abuso”, complementou a secretária de Cultura de Fortaleza. Os proprietários dos equipamentos flagrados infringindo a lei são autuados, têm o paredão apreendido e pagam multa que varia entre R$ 850,80 e R$ 8.508.

A “lei do paredão”

O Projeto de Lei municipal 0198/09 proíbe o funcionamento dos equipamentos de som automotivos, popularmente conhecidos como paredões de som, nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos em Fortaleza. De autoria do vereador Guilherme Sampaio, a lei também estende a proibição dos paredões e equipamentos sonoros semelhantes aos espaços privados de livre acesso ao público, como postos de combustíveis e estacionamentos. A lei é mais um instrumento para reforçar o trabalho que a Prefeitura de Fortaleza já realiza desde 2005, através da Semam, contra a poluição sonora na capital cearense.

Fonte: Site da Prefeitura de Fortaleza

Lula visita o ator Gianecchini em hospital de SP


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o ator Reynaldo Gianecchini, na tarde desta quarta-feira, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ambos fazem tratamento contra o câncer no mesmo instituto médico.

Acompanhado de sua esposa, a ex-primeira dama Marisa Letícia, Lula foi até o quarto onde o ator está se recuperando de um transplante. O encontro com Gianecchini e sua mãe, Heloisa Helena Gianecchini, durou cerca de meia hora.

Cid: ´boataria´ paralisou Fortaleza


O governador Cid Ferreira Gomes atribuiu a paralisação de Fortaleza, no último dia 3 de janeiro, a uma "boataria geral". "Foi mais um terror de comunicação do que uma insurgência", afirmou ontem, após concluir uma visita à obra do Centro de Eventos do Ceará.

Naquele dia, a Capital ficou em clima de feriado, em decorrência da greve da Polícia Militar, que durou cerca de sete dias, de 29 de dezembro a 4 de janeiro. "Foi um momento dramático", relembrou.

Contatos

"Logo que começou a greve, entrei em contato com o Ministério da Defesa, Casa Civil e Gabinete da Segurança Institucional", todos do governo Federal. Nos foi enviada a Força Nacional".

Segundo o governador, os casos que chegaram a seu conhecimento, por meio do senador Inácio Arruda e do secretário da Fazenda, Mauro Filho, não se confirmaram. Familiares dos dois relataram acontecimentos em um hospital particular e na avenida Monsenhor Tabosa.

"Liguei para o hospital e pedi imagens das câmeras instaladas na Monsenhor Tabosa e não houve nem tiroteio, nem arrastão nesses lugares". Para ele, o que houve decorreu de "uma predisposição ao medo".

Sensível

Cid Gomes disse ainda que prefere "passar um apagador e não comentar mais" sobre este assunto. "Este movimento está ocorrendo em outros estados. É nacional", comparou. "Acontece que os trabalhadores não se conformam apenas a reposição da inflação. E isto chegou a uma categoria muito sensível", em referência à Polícia.

O tom do governador foi ameno de comparado às declarações de seu irmão, o ex-governador Ciro Ferreira Gomes. Na semana passada, Ciro não mediu palavras para classificar o movimento dos policiais e bombeiros militares. Chamou os servidores de ´bandidos fardados, covardes, que usam mulheres e crianças como escudo".

As declarações de Ciro Gomes tiveram uma imediata reação dos representantes das categorias da Segurança Pública, que prometerem processar o ex-chefe do executivo cearense.

Os militares aguardam, agora, o cumprimento dos termos do acordo entre as partes.

Jovem afegã dá à luz sêxtuplos gerados sem inseminação artificial


Sara Gul, uma jovem afegã de 22 anos, deu à luz sêxtuplos, três meninos e três meninas, atingindo de uma só vez a média de filhos que mulheres afegãs costumam ter durante toda a vida. A gestação não foi causada por inseminação artificial, técnica que não existe no país.
As crianças nasceram com peso abaixo do normal; cinco apresentam boas condições de saúde, mas um deles está em estado preocupante, segundo o ginecologista Hamidi Elmi. Essa foi a primeira gravidez de Sara. Os bebês nasceram num hospital de Mazar-e-Sharif, capital da província de Balkh.
Nesta terça-feira (24), a mãe admitiu à Reuters que chegou a tentar um aborto ao saber que teria uma gravidez múltipla. “Eu até pulei de um muro, mas nada aconteceu com eles”, afirmou.
Em declarações a agência afegã Pajhwok, a mãe assegurou que estava preocupada em como alimentar tantos filhos com o salário de seu marido, um humilde lavrador de 28 de idade, com quem se casou há um ano e meio.
Inicialmente, um exame de ultrassom mostrou quatro, e não seis bebês. “Fiquei com medo quando os médicos me falaram que eu estava esperando quatro crianças, mas agora estou muito feliz”, afirmou Sara.
Natural de uma zona rural, Gul espera que o Governo preste algum tipo de assistência para que ela possa cuidar dos bebês.
Os bebês nasceram com pesos entre 1,18 quilos e 470 gramas e ficarão na incubadora até que atinjam dois quilos, explicou o ginecologista Hamidi Elmi. A direção do hospital afirmou que essa é a segunda vez que uma mulher dá à luz sêxtuplos no centro médico.
Cultura
As mulheres no Afeganistão costumam casar muito cedo, às vezes ainda adolescentes. O casamento geralmente é arranjado e, pouco depois de formalizado, os filhos são esperados.
A região de Balkh, no norte do país, é relativamente estável comparada com a fronteira com o Paquistão, reduto da insurgência talibã.
Raras de ocorrer naturalmente, gestações múltiplas são geralmente o resultado de fertilização artificial, mas o tratamento sequer existe no Afeganistão.
As famílias afegãs se orgulham de possuir muitos membros, mas fatores como guerras, conflitos e pobreza são refletidos no índice de que uma em cada quatro crianças morre antes de completar 5 anos de idade.

Idoso amarra esposa em poste e a espanca com fio de eletricidade

Uma briga de casal de idosos terminou na delegacia na tarde deste sábado, dia 21, na cidade de Arapiraca – distante 120 quilômetros de Maceió. Marido amarrou esposa em poste e a espancou.
Moradores do bairro Planalto acionam o 3° Batalhão de Polícia Militar ao perceber que o casal estava embriagado e havia iniciado uma discussão com agressões.
A mulher, de 62 anos, teria iniciado uma discussão com o marido – Lourival Antônio dos Santos, 62 anos -, foi rendida, amarrada no posto e anda foi agredida com um fio de eletricidade.
De acordo com o 3° BPM, o casal idoso foi encaminhado para a Central de Polícia Civil de Arapiraca. Não há informações ser o agressor foi preso.
Alagoas 24h

Adolescente de 16 anos grávida de três meses é morta em Sobral, no CE

Uma adolescente de 16 e com três meses de gravidez foi morta com um tiro na cabeça na manhã de terça-feira (24), em Sobral, a 233 km de Fortaleza, segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI). De acordo com a polícia, a jovem foi morta na casa do namorado de 18 anos, principal suspeito de cometer o homicídio.
Segundo o CPI, a polícia ainda não sabe o que motivou o crime, mas há suspeitas de que o namorado fosse usuário de drogas. Ainda de acordo com a polícia, após o crime, o companheiro da vítima procurou os pais dela para avisar que o corpo estava na casa dele, fugindo em seguida. Buscas estão sendo realizadas em Sobral e municípios vizinhos.

Jovem é agredido a pedradas e pauladas durante briga de gangues em Fortaleza


Mulheres presas com arma de brinquedo acusadas de assalto no bairro Pirambu; brigas entre gangues no Conjunto Alvorada, no bairro Messejana; e uma tentativa de latrocínio, no Conjunto Palmeiras, movimentaram o plantão policial da noite dessa terça (24) e madrugada desta quarta-feira (25) na Capital cearense.
Briga entre gangues
Mais uma briga entre gangues rivais deixou um jovem gravemente ferido na noite desta terça-feira (24) no Conjunto Alvorada, no bairro Messejana. Segundo a polícia, AntônioSales Souza Filho, 20 anos, suspeito de ser integrante de uma das gangues, foi agredido com pedradas e pauladas durante o confronto entre as gangues Alecrim e Lagoa Seca. A vítima foi levada em estado grave ao Frotinha de Messejana.
Motoboy rendido e despido
Policias da Ronda de Ações Ostensivas e Intensivas (Raio) evitaram um latrocínio na noite desta terça-feira (24) no bairro Conjunto Palmeiras, na Capital. De acordo com os policiais, um motoboy foi rendido por dois homens, que o levaram para um matal no bairro e o deitaram no chão despido. No momento em que a polícia desconfiou da ação, entrou no local, e os acusados conseguiram fugir levando R$100,00 e a motocicleta da vítima.
Presas com arma de brinquedo
A polícia prendeu, na noite desta terça-feira (24), duas mulheres acusadas de realizar uma série assaltos na Avenida Leste Oeste, em Fortaleza. Segundo informações da polícia, no momento da abordagem, as suspeitas estavam com uma arma de brinquedo. As acusadas foram detidas e levadas para o 7º Distrito Policial, no bairro Carlito Pamplona.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Juazeiro do Norte: Três homicídios e três mortes em acidentes com motos no fim de semana caririense


Subiu de quatro para sete o número de mortes violentas neste final de semana na região do Cariri. Foram três homicídios, três vítimas fatais no trânsito todas em acidentes envolvendo motocicletas e um suicídio. Os corpos necropsiados no Instituto Médico Legal (IML) foram de dois de Juazeiro do Norte e os demais de Barro, Caririaçu, Barbalha, Lavras da Mangabeira e Missão Velha

O primeiro a chegar foi do agente rural Damião Rita da Silva, de 21 anos, que residia no Distrito de São Miguel em Mauriti. Ele trabalhava em Orós e retornava para casa a fim de participar de uma festa de formatura na localidade onde morava. O acidente foi na BR-116 perto da Cerâmica do Barro. O jovem pilotava sua moto e colidiu com um caminhão da Volks dirigido por Francisco das Chagas Coelho, de 50 anos. Damião viajava no sentido Barro/Milagres e o caminhão na direção contrária. Chovia na hora e a batida aconteceu em uma curva quando a moto invadiu a contramão.

No sábado foram quatro mortes violentas começando pela madrugada com duas delas. Na Rua Sebastião Feitosa (Parque Recreio Paraíso) em Caririaçu, o jovem Fabiano Gomes Lopes, de 23 anos, foi morto por dois indivíduos que trafegavam em carro de cor preta. A dupla passou atirando causando a morte imediata do rapaz. No bolso de sua calça a PM encontrou 30 cartuchos calibre 22 e uma pedra de crack. Antes de fugirem, seus algozes roubaram uma arma de fogo que estava com o mesmo.

Já a jovem Klébia Vieira Sabino, de 20 anos, que residia na Rua Expedito Macedo Queiroz, 44 (Rosário) em Barbalha, foi morta com um tiro na cabeça. Provavelmente, um crime por encomenda que pode ter partido do interior da cadeia pública daquela cidade. A mãe da garota que já respondia por furto disse à polícia que a mesma vinha sendo ameaçada por um indivíduo apelidado por China preso por tráfico de drogas. Foi a segunda mulher morta este ano em Barbalha e a terceira no Cariri.

Na noite de sábado, na Rua João Correia de Oliveira (Juvêncio Santana) em Juazeiro, Lailson de Souza Almeida, de 15 anos, foi atingido com duas balas perdidas e morreu na Clínica São José. A intenção dos quatro indivíduos que passaram em duas motos era matar Renê da Silva Dias, o Renê das Malvas, de 30 anos, ali residente. O menor passava a pé com o pai Lenilson Pires de Souza Almeida, de 40 anos. Ambos moram no Juvêncio Santana e o pai saiu lesionado com um tiro no tórax, sendo socorrido para o Hospital Regional do Cariri e não corre risco de morte.

O adolescente morreu momentos depois na Clínica São José para onde foi socorrido após ser atingido cm dois tiros no tórax. Renê igualmente foi baleado no tórax e levado às pressas para o HRC, a fim de ser submetido a uma cirurgia. Este tem um Mandado de Prisão contra si por homicídio. Parentes de Zé Ferreira admitem rixas com Renê, mas se apressaram em negar envolvimento no caso como se fora qualquer tentativa de vingar a morte do filho deste, José Nilton Nunes Duarte, no dia 22 de dezembro.

Por volta das 21h30min, na CE 385 ou Rodovia Padre Cícero à altura do Distrito de Quitaiús na zona rural de Lavras da Mangabeira, o motorista José Valdioneide Ricarte, de 36 anos, que residia na Avenida São Vicente, no Centro de Cariús, viajava pela rodovia em sua motocicleta Honda CG 125 Titan KS de cor vermelha, ano 2002, e placa MBS-6455, inscrição do Ceará, quando no referido trecho perdeu o equilíbrio e caiu. No acidente, o piloto bateu com a cabeça no acostamento da estrada e morreu no local. O corpo dele foi necropsiado no IML de Iguatu.

No domingo chegaram mais dois corpos sendo o primeiro de Francelin A. Coelho Bezerra, de 45 anos, que praticou o suicídio por meio de enforcamento em Juazeiro do Norte. Por volta do meio dia o jovem Alan Moraes Alves, de 19 anos, que residia no Sítio Cercadinho (Distrito de Jamacaru), morreu no Hospital de Missão Velha. Três horas antes, ele Haia caído de sua moto Honda Titan de cor preta quando trafegava pela estrada que liga àquele Distrito ao centro de Missão Velha.

Mulher sobe nua em cima do carro para evitar prisão da irmã


Uma mulher de 36 anos tirou a roupa e subiu nua em cima do carro de sua irmã em uma rua em Pattaya, na Tailândia, na tentativa de evitar que sua irmã fosse presa pela polícia após se envolver em um acidente, segundo o jornal ´Pattaya Mail´.

O incidente ocorreu no dia 5 de janeiro, mas foi divulgado na última sexta-feira (20) pelo jornal. Sukholtha Khemthong, que estava bêbada, ficou nua em cima do veículo Mazda de sua irmã Suthathip Khemthong depois que o carro foi parado pelos policiais.

A polícia tentou prender Suthathip depois que Johann Mitterpleininger, de 45 anos, contou que foi atingido por um veículo quando andava de moto. Com base na descrição do carro, a polícia parou Suthathip quando ela seguia para sua casa.

Radilaista e irmão músicos são mortos a tiros em festa por demorar cantar música pedida


Um duplo homicídio vitimou um radialista e o irmão dele, ontem (22), por volta das 19:45hs, na cidade de Rio Brilhante em Mato Grosso do Sul, em um assentamento que fica às margens da BR-163, na altura do Km 320.

Segundo informações, o Radialista Edemilson Sarat de Lima, 47 anos, funcionário da Rádio Cativa de Rio Brilhante, estava em uma festa familiar no assentamento juntamente com seu irmão, Eudes Sarat de Lima. Os dois tocavam violão para animar a festa.

Segundo informações da Polícia Civil de Rio Brilhante, os irmãos passaram o dia no assentamento. Em dado momento um dos participantes da festa pediu uma determinada música, mas como a dupla demorava em sua execução, o homem foi reclamar e pegou no braço do violão de um dos irmãos, que disse que iria tocar a música, mas que o homem deveria soltar o violão e aguardar.



O homem identificado apenas por Klayton, não gostou da atitude do músico, sacou uma pistola calibre 9mm que trazia à cintura e passou a disparar contra os irmãos.

Eudes foi atingido por sete tiros na região da cabeça e um no ombro esquerdo, enquanto Edemilson foi atingido por dois tiros na região do tórax, três na cabeça e três nas costas.

Os dois morrem na hora.
Agentes das Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil de Rio Brilhante estiveram no local do crime fazendo levantamentos.

O delegado titular de Rio Brilhante vai instaurar inquérito e nesta segunda-feira começará a ouvir testemunhas do caso para melhor fundamentação e tentativa de identificar de forma mais precisa o autor do duplo homicídio.

Homem mata ex-mulher a facadas, fere os filhos e tenta se matar em seguida no Ceará

Um homem matou a ex-mulher e feriu os dois filhos (um de dois e outro de quatro anos de idade) no início da manhã desta segunda-feira (23), em Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza. A vítima fatal, Alexandrina Silva de Assis, de 21 anos, estava deitava em uma rede quando o ex-companheiro, Anderson Rodrigues, de 23 anos, chegou e, após uma briga, ele a esfaqueou.

De acordo com a polícia, ao tentar evitar que o pai matasse a mãe, os filhos também foram atingidos. Mesmo ferida, Alexandrina ainda tentou pedir socorro, mas caiu e morreu na calçada de casa. Segundo informações dos vizinhos, por não aceitar o fim do relacionamento, Anderson e Alexandrina tinham brigas constantes.

Após ver que tinha tirado a vida da ex-companheira, Anderson tomou “chumbinho” (remédio para matar ratos), para tentar se matar, mas foi encontrado por uma viatura do Ronda do Quarteirão, encaminhado ao hospital do município e transferido em seguida para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. Já as crianças tiveram escoriações leves, foram examinadas e liberadas.

Jangadeiro Online

Iguatu registra 63mm de chuvas de ontem para hoje


De ontem para hoje a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme) registrou 63mm de chuvas na sede do município de Iguatu. Nas localidades da zona rural as precipitações foram as seguintes: no distrito de Baú - 63mm; sítio Quixoá -89mm. Durante esse mês já foram totalizados 195mm de chuvas, conforme dados registrados no pluviômetro instalado na sede do município. Veja gráfico abaixo.

Segundo a Funceme, neste ano há 40% de probabilidade de chuvas em torno da média histórica no Estado, durante os meses de fevereiro, março, abril e maio. Em números, isso significa um quantitativo de precipitação entre 750mm e 800mm.

As chances de que chova acima da média são de 35% e a probabilidade de chover abaixo da média é de 25%.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Austríaco escapa de acidente, vai à igreja agradecer e morre esmagado por altar


O austríaco Gunther Link, um católico devoto de 45 anos, escapou da morte quando ficou preso em um elevador. Em seguida, foi a uma igreja agradecer a Deus, mas o altar de pedra caiu sobre ele e o matou, segundo o jornal britânico “Telegraph”.
O caso ocorreu na Igreja Weinhaus, em Viena, capital austríaca. Link teve morte instantânea, segundo o jornal.
“Ele era um homem muito religioso, ficou assustado quando ficou preso no elevador e rezou para se livrar”, disse Roman Hahslinger, porta-voz da polícia.
“Pouco depois, ele saiu do elevador e foi direto à igreja para agradecer”, disse o policial. “Ele aparentemente abraçou um pilar de pedra em que o altar estava apoiado, e o altar caiu sobre ele, matando-o na hora.”
O corpo de Link foi encontrado por paroquianos que chegaram à igreja no dia seguinte para assistir a uma missa.
As impressões digitais da vítima foram encontradas no altar. O caso vai ser investigado.

Lavras da Mangabeira-CE: Motorista morre em acidente na Rodovia Padre Cícero


Mais um acidente com vítima fatal foi registrado por volta das 21h30min deste sábado na CE-385, batizada de Rodovia Padre Cícero, à altura do Distrito de Quitaiús na zona rural de Lavras da Mangabeira. O motorista José Valdioneide Ricarte, de 36 anos, que residia na Avenida São Vicente no Centro de Cariús, viajava pela estrada em sua motocicleta Honda CG 125 Titan KS de cor vermelha, ano 2002, e placa MBS-6455, inscrição do Ceará.

Quando passava no citado trecho, perdeu o equilíbrio do veículo e caiu. No acidente, o piloto bateu com a cabeça no acostamento da estrada e morreu no local. A polícia foi acionada e os Cabos Francivaldo e Leânio estiveram no local, juntamente com o Soldado Wedes, isolando a área. Eles comunicaram o fato ao Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu para onde o corpo foi levado a fim de ser necropsiado.

Miséria