quinta-feira, 25 de março de 2010

Vereadores de Iguatu comprovam destruição da produção agricola pela seca

(Alex Santana - Iguatú) "Os vereadores de Iguatu realizaram nesta quinta-feira, 25, uma ação em conjunto com a Defesa Civil Municipal, Conselho Municipal de Desenvolvimento de Iguatu e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu.

O objetivo era registrar toda destruição causada pela seca em vários pontos da área rural da cidade, a comissão foi dividida entre quatro subcomissões que percorreram pontos distintos.

O site Iguatu.Net acompanhou a visita de uma das comissões ao Distrito do Alencar e registrou a perda total da safra de milho, feijão e arroz naquela localidade."
fonte: ceara noticia

Prefeitura de Orós recebe do presidente Lula o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


Prefeita Fátima Bezerra, presidenta da Câmara dos Vereadores, Luhanna Úrya; a coordenadora, Virlena Rios e o ex-prefeito,Leimar Bezerra todos ao lado do presidente Lula.
O município de Orós recebeu, na última quarta-feira (24), o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma iniciativa proposta pelo Governo Federal e que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. A cerimônia de premiação ocorreu em Brasília e o prêmio foi entregue à prefeita Fátima Maciel Bezerra pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Além da prefeita de Orós, também particparam do evento a presidenta da Câmara dos Vereadores, Luhanna Úrya, a coordenadora do Programa de Segurança Alimentar do município, Virlena Rios, e o ex-prefeito Dr. Leimar Bezerra.
A prefeitura de Orós foi a única do Ceará a receber o prêmio, sendo reconhecida pela prática “Cozinha Comunitária – Nutrição à Mesa”, desenvolvida em Orós há cerca de três anos. A Cozinha Comunitária de Orós foi a primeira a ser implantada no Centro-Sul do Ceará e, atualmente, fornece 200 refeições diariamente para a população de baixa renda da cidade.
“É um orgulho para nós estarmos entre as dez prefeituras premiadas em todo o Brasil e sermos a única a conquistar o prêmio no Ceará. Este prêmio é reflexo do trabalho árduo que estamos realizando em Orós para que toda a população oroense tenha uma melhor qualidade de vida. A obtenção de mais um prêmio mostra que a sociedade brasileira está reconhecendo o nosso esforço”, afirma a prefeita Fátima Maciel Bezerra. No final do ano passado, Orós recebeu o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, sendo o único município do País a vencer em duas categorias: Desenvolvimento Local e Eficiência Nutricional.
Para a nutricionista Virlena Rios, coordenadora do Programa de Segurança Alimentar de Orós, a conquista do prêmio ODM é importante para o reconhecimento dos esforços da prefeitura municipal a fim de garantir uma alimentação de qualidade à população oroense, bem como para que a sociedade conheça as boas práticas realizadas em Orós e possa desenvolver ações semelhantes em seus municípios.

AVALIAÇÃO
Ao todo, foram inscritas 1.477 práticas, sendo 785 de organizações da sociedade civil e 692 de governos municipais. Desse total, 20 práticas foram premiadas, sendo dez prefeituras e dez organizações. Os projetos foram avaliados por um comitê técnico de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com base nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; e complementaridade e/ou articulação com outras políticas públicas. A Coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Por Dháfine Mazza

Ceará tem carência de 150 delegados, aponta estudo

Dados de fevereiro deste ano apontam: a carência de delegados da Polícia Civil no Estado é de 150 profissionais. A lotação ideal nas delegacias inclui, com variações, delegados titulares, adjuntos e plantonistas. Em grande parte das delegacias regionais do Interior, o déficit chega a seis delegados.

As informações fazem parte de um dossiê elaborado por delegados aprovados no último concurso da Polícia Civil, realizado em 2006. O estudo aponta também que, embora a maior parte dos delegados convocados no ano passado tenha ido para o Interior, ainda há 89 municípios cearenses sem delegados - nem titulares nem adjuntos.

De acordo com eles, que não foram convocados ainda, o documento foi preparado a partir das informações repassadas pela Superintendência da Polícia Civil. O órgão não confirma os dados. Segundo o relatório, na Delegacia Regional de Itapipoca, por exemplo, que cobre 17 municípios, há um delegado titular e um adjunto. A lotação necessária seria um titular, um adjunto, dois assistentes e quatro plantonistas. O déficit é de seis delegados, cita o documento.

Na Delegacia Regional de Baturité, responsável por 14 municípios, há um titular. O ideal seria também um adjunto e quatro plantonistas. As metropolitanas, em geral, não têm delegados adjuntos, conforme a pesquisa. Nas especializadas, não há déficit, com exceção da Delegacia de Defraudações e Falsificações, cuja lotação atual inclui um delegado titular, um adjunto e um assistente. O necessário seria mais cinco assistentes.

O relatório indica que, em nenhuma das 45 delegacias municipais do Interior, há delegados adjuntos. Quanto à situação de Fortaleza e Região Metropolitana, a carência é de delegados plantonistas, cita o documento.

Um dos aprovados no concurso de 2006, Paulo Cid Torres, que disponibilizou o documento, ressalta que a convocação dos concursados restantes seria uma forma de investir mais na segurança pública do Estado. ``Os índices de violência estão muito altos na Cidade e a gente está querendo trabalhar, ajudar a sociedade. Nós poderíamos estar trabalhando em prol da segurança pública para diminuir esses índices``, comenta.

Outro aprovado, Victor Timbó Lima, ressalta que um dos fatores que dificultam as ações da Polícia Civil é a falta de efetivo nas delegacias. ``Não precisamos da criação de novas delegacias para sermos nomeados. Já existe delegacia com falta de delegados. E há pessoas altamente qualificadas, com formação muito boa, que ainda não foram chamadas``, cita. Paulo Cid, Victor Timbó e outros candidatos remanescentes do concurso público criaram uma comissão para incentivar o Governo a serem chamados logo.

SAIBA MAIS

> Candidatos remanescentes do último concurso da Polícia Civil do Estado pedem para ser chamados. Um deles é o advogado Paulo Cid Torres. Ele passou por todas as fases, inclusive o curso de formação profissional, que exigia dedicação exclusiva, já que as aulas ocorriam em tempo integral.

> O advogado ressalta que não há nenhuma perspectiva de chamada.

> De acordo com o advogado, o curso de formação, uma das últimas fases do processo seletivo, era em tempo integral. E muita gente precisou se afastar de seu trabalho para ir ao curso. Uma deles foi a advogada Lorna de Aguiar. Ela atuava como procuradora de São Benedito e teve de pedir afastamento: ``Como o concurso tem validade de dois anos, temos até 4 de agosto de 2011 para sermos convocados. Acho muito difícil sermos chamados antes. Só um milagre mesmo``.

> Outro aprovado, Victor Timbó de Lima, acrescenta que o Governo tem feito muito investimento na área da segurança pública e, portanto, considera ``oportuna`` a nomeação dos demais delegados.

> Ele foi aprovado na 1ª fase de um concurso para promotor de justiça de Pernambuco. Parou no meio do caminho. ``Desisti para me dedicar a ser delegado de polícia do Estado do Ceará, porque não tenho intenções de deixar meu Estado``, considerou Victor. Na época em que foi chamado para participar do curso de formação, ele precisou deixar a advocacia e o magistério. Lecionava em vários cursinhos preparatórios para concursos.

E-MAIS

> Segundo o estudo apresentado pelos candidatos remanescentes do último concurso da Polícia Civil, com a construção da nova Divisão de Homicídios e Narcóticos, no Bairro de Fátima, a carência no número de delegados se eleva.

> ``No projeto de lei encaminhado pela Superintendência de Polícia Civil ao governador do Estado, está prevista, para cada uma das mencionadas divisões, a lotação de 44 delegados de polícia``, cita o relatório.

> Assim, com o déficit de 150 delegados, mais a carência de 44 da Divisão de Homicídios e 44 da Divisão de Narcóticos, a carência total no Estado saltaria para 238 delegados.

> Há 112 candidatos remanescentes do concurso de 2006 a serem chamados.
Fonte: O Povo Online

Carro da Segurança Pública do Estado se envolve em acidente

Um veículo que pertence à Secretaria de Segurança Pública do Estado, conduzido pelo Cabo Ronaldo do Nascimento Nogueira, atropelou uma vaca na CE-060. O militar nada sofreu.

Porte de arma

Por volta da meia noite de hoje (25) a PM encontrou um revólver sob posse de Alyson Rubens Otaviano, de 34 anos. O comerciante não tem porte da arma. Ele foi levado à DP de Icó.

Ameaça

Na tarde de ontem, a PM de Iguatu efetuou a prisão do vigia José Roberto Barros, de 34 anos. O motivo foi uma série de ameaças feitas pelo infrator contra o Soldado da PM Humberto, porque não teria gostado da abordagem do mesmo. O vigia dizia que iria matar o policial.

Tiroteio

Um homem embriagado disparava em via pública por volta das 22h de ontem (24) na localidade de Ibicuã, em Piquet Carneiro. Identificado como Josimar Gonçalves Braga, de 40 anos, o infrator disparou dois tiros enquanto ordenava a entrada imediata dos moradores.

Estudante é baleado em escola de Sobral

Um estudante foi baleado enquanto assistia aula numa escola municipal de Sobral, na região Norte do Estado.

Outro jovem, identificado como "Rafael", teria invadido a sala do Colégio Antenor Naspoline e deferido alguns tiros contra o rapaz.

Segundo informações preliminares, os dois tiveram uma discuissão na noite de ontem (24).

A vítima foi ferida na clavícula e no petiro esquerdo, foi socorrido na Santa Casa de Sobral e não corre risco de morrer.

Ação conjunta das polícias Civil e Militar desarticulam traficantes em Iguatu


Policiais se preparando para operação

Por volta das 4h30 da manhã desta quarta-feira (24), o comandante da 2ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar de Iguatu, Tenente Coronel Gomes Filho reuniu todos os policiais militares e repassou instruções para desenvolver uma operação quando estariam cumprindo vários mandados de prisões e apreensões na cidade e região.

Na oportunidade a reportagem conversou com ele que adiantou "é um trabalho voltado para o combate ao entorpecente e estamos juntos com a Polícia Civil dando cumprimento a 10 mandados judiciais na região de Iguatu combatendo o crime organizado e o tráfico de drogas".Os policiais foram divididos em nove equipes e cada uma delas, segundo Gomes Filho foram para locais diferentes
dando


Policiais se preparando para operação
cumprimento simultâneo a todos os mandados. As equipes em cada residência visitada fizeram um pente-fino no sentido de localizar e apreender as drogas.

Agenor Freitas, delegado regional, também esteve participando desta operação e disse "esse é um trabalho que já vínhamos investigando e solicitamos mandados de busca em nove residências e neste momento estamos saindo para realizarmos todos esses mandados em casas de traficantes aqui em nossa cidade".

Por volta das 8h, a operação já tinha resultados positivos com duas prisões e apreensão de drogas, armas e dinheiro. Com a chegada das equipes na DRPC e com o resultado em mãos o delegado disse para nossa reportagem "mais uma vez uma vitória de toda sociedade e num trabalho conjunto, inclusive com o Ministério Público representado pelo Dr. Fernando o resultado de um quilo e trezentos gramas de crack, armas e prisões".esta operação foi presa, na Rua Plácido Castelo, Natália Felipe de Lacerda, que tem 21 anos e em sua residência drogas e armas. O Tenente Coronel Gomes Filho falou da positividade e dos benefícios da realização de uma operação como esta para a sociedade. "Demonstra que as instituições unidas trabalhando em parcerias tem dado bons resultados. Há uma integração muito grande com o Ministério Público, polícia judiciária e polícia militar no sentido de dar proteção a sociedade. Executamos todos os mandados e o resultado está aí seis armas brancas, 1.300g de crack, muito dinheiro trocado pronto para a comercialização e depósitos bancário que servirão para investigação", adiantou.

O Ministério Público, representado pelo Dr. Fernando, que estava presente acompanhando os resultados da operação disse que "infelizmente o tráfico hoje é o maior câncer social que nós temos e está destruindo a juventude e as famílias. Em Iguatu, infelizmente, o poder do tráfico está muito forte, inclusive com vários homicídios e tentativas por conta da disputa do

Autoridades discutem os resultados da operação
poder do tráfico. As instituições estão irmanadas, unidas combatendo eficazmente esse câncer, essa praga, esse mal social que é o tráfico de drogas".

Segundo o Dr. Fernando, o Ministério Público tem realizado operações conjuntas dando cumprimento a vários mandados. No ano passado foram várias operações como esta, segundo ele. O ue mais chama a atenção do Ministério Público é a presença de mulheres no tráfico."Hoje toda boca de fumo tem envolvimento de mulheres fazendo o serviço de mula para os traficantes. As mulheres hoje não estão sendo somente companheiras e amantes dos traficantes e sim comparsas e totalmente envolvidas com o tráfico de drogas. Toda operação mulheres são presas envolvidas no tráfico", acrescentou o promotor de justiça Dr. Fernando.
Material apreendido na operação

terça-feira, 23 de março de 2010

Garoto fenômeno



Kelvem com Banda skema
Nome: Ícaro kelvem silva de melo
Idade: 13 Anos
Filho de: Luís Francisco silva e Laura Maria da silva
Residente: Quixelô CE
Esse garoto vem chamando multidões com seu dom da musica, aos 5 anos já fazia alguma notas musicais em teclado,e sanfona,no Quiforró do ano 2000 ganhou o troféu como melhor mascote na Quadrilha Flor do Gira sol do sitio garrota ele veio representado o Rei do Baião Luís Gonzaga, daí desperto dentro de si o dom que o mesmo tem com a musica, Hoje já se apresentou em palcos com bandas de nomes como: Solteirões do Forró,Toca do vale,Banda skema,Bixo do forró, e muitas participações com Grupos de forró,Afonso Reis Lenilson, Denis do teclados,Falcões do forró.Foi considerado por o Cantou Toca do vale como um ótimo baterista.vejam o vídeo do Kelvem Baterá, com a banda skema a federal do Brasil..

segunda-feira, 22 de março de 2010

VÍDEO: 2ª etapa da vacinação contra a gripe suína começa nesta segunda-feira, tire suas dúvidas

A partir desta segunda-feira, 22, começa mais uma etapa de vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Até o próximo dia 2, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos e doentes crônicos poderão ser imunizados gratuitamente contra a doença.

O Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde informa que as pessoas com a doença devem ser vacinadas independentemente da contagem de linfócitos T CD4+ (células atingidas pelo vírus HIV).

Nos postos de saúde, os portadores do vírus não precisam revelar sua condição, por terem direito a sigilo. da doença, por existir o direito ao sigilo.

É recomendado aos vacinados não realizarem exames de carga viral ou contagem de linfócitos nas quatro semanas posteriores à imunização por haver chances de alteração dos resultados. A estimativa é de que 630 mil pessoas vivam com HIV/aids no Brasil.

Entre os doentes crônicos a serem vacinados nessa etapa estão também pessoas com menos de 60 anos com problemas de coração, pulmão, rins, fígado, câncer, diabéticos e obesos. As grávidas podem receber vacina em qualquer mês de gestação.

Os cidadãos devem estar munidos de documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Os pais devem levar o cartão de vacinação dos bebês. A meta do ministério é imunizar 80% do grupo da segunda etapa.

Segundo o ministério, grávidas em qualquer período de gestação podem receber a vacina. As crianças de 6 meses a 2 anos vão receber uma dose dividida em duas vezes, sendo que a segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira.

A lista de doenças crônicas inclui:

- obesidade grau 3 ou antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);
- doenças respiratórias crônicas desde a infância (como fibrose cística, displasia broncopulmonar);
- asmáticos (formas graves);
- doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
- doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (como distrofia neuromuscular);
- imunodeprimidos (como pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
- diabetes mellitus;
- doença hepática (como atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
- doença renal (como insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
- doença hematológica (hemoglobinopatias);
- pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (como doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
- portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
- portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (como hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Confira o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:
Profissionais de saúde e indígenas – 8 de março a 19 de março
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos – 22 de março a 2 de abril
Jovens de 20 a 29 anos – 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas – 24 de abril a 7 de maio
Pessoas de 30 a 39 anos – 10 de maio a 21 de maio


A partir desta segunda-feira, 22, começa mais uma etapa de vacinação contra a
influenza A (H1N1) – gripe suína. Até o próximo dia 2, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos e doentes crônicos poderão ser imunizados gratuitamente contra a doença.

O Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde informa que as pessoas com a doença devem ser vacinadas independentemente da contagem de linfócitos T CD4+ (células atingidas pelo vírus HIV).

Nos postos de saúde, os portadores do vírus não precisam revelar sua condição, por terem direito a sigilo. da doença, por existir o direito ao sigilo.

É recomendado aos vacinados não realizarem exames de carga viral ou contagem de linfócitos nas quatro semanas posteriores à imunização por haver chances de alteração dos resultados. A estimativa é de que 630 mil pessoas vivam com HIV/aids no Brasil.

Entre os doentes crônicos a serem vacinados nessa etapa estão também pessoas com menos de 60 anos com problemas de coração, pulmão, rins, fígado, câncer, diabéticos e obesos. As grávidas podem receber vacina em qualquer mês de gestação.

Os cidadãos devem estar munidos de documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Os pais devem levar o cartão de vacinação dos bebês. A meta do ministério é imunizar 80% do grupo da segunda etapa.

Segundo o ministério, grávidas em qualquer período de gestação podem receber a vacina. As crianças de 6 meses a 2 anos vão receber uma dose dividida em duas vezes, sendo que a segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira.

A lista de doenças crônicas inclui:

- obesidade grau 3 ou antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);
- doenças respiratórias crônicas desde a infância (como fibrose cística, displasia broncopulmonar);
- asmáticos (formas graves);
- doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
- doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (como distrofia neuromuscular);
- imunodeprimidos (como pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
- diabetes mellitus;
- doença hepática (como atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
- doença renal (como insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
- doença hematológica (hemoglobinopatias);
- pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (como doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
- portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
- portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (como hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Confira o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:
Profissionais de saúde e indígenas – 8 de março a 19 de março
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos – 22 de março a 2 de abril
Jovens de 20 a 29 anos – 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas – 24 de abril a 7 de maio
Pessoas de 30 a 39 anos – 10 de maio a 21 de maio

domingo, 21 de março de 2010

chuva alegra agricultores de Quixelô

Da noite do sábado até a manha do domingo choveu 80mm na cidade de Quixelô,uma chuva que começou por volta das 23.20 da noite do sábado e finalizando por volta das 11.30hs na manhã do domingo.No sitio salça município de Quixelô choveu 75mm,sitio Mata-pasto 100mm,no sitio FAE 90mm,informações repassada por moradores dessas localidades.Assim os agricultores Quixeloences amanheceram com novas esperança de ter um bom inverno.
Vejam logo abaixo os números das chuvas em outras cidades:
Campos Sales: 92 mm
Quixelô: 80 mm
Acopiara: 50 mm
Várzea Alegre: 77 mm
Crato: 70 mm
Cedro: 63 mm
Icó: 50 mm
Jaguaribe: 60 mm
Orós: 42 mm
Pentecoste: 73 mm
Granja: 52 mm

Funceme registra 90 mm de chuvas em Iguatu

Da noite de sábado até a manhã de domingo, a FUNCEME ( Fundação Cearence de Meteorologia) registrou em Iguatu através do seu posto pluviométrico, uma precipitação de 90 mm.
As fortes chuvas tiveram início por volta das 23h30min. e durante toda madrugada de domingo, 21, além das precipitações, relâmpagos e trovões atingiram Iguatu.
O site Iguatu.Net entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e até agora nada está registrado de ocorrências tanto na área rural e urbana devido às chuvas.