sexta-feira, 2 de março de 2012

Primeira Dama de Quixelô realiza entrega de duas cadeiras especial para criança deficiente.


A primeira Dama de Quixelô Francisca Josefa fez entrega de mais duas cadeiras de rodas especial para duas crianças deficiente em nossa cidade, a primeira Dama falou para o Quixelô noticia que desde o ano de 2010 a mesma já conseguiu 36 cadeiras incluindo três especiais, sendo que essas especiais são muito difíceis de consegui, por elas são muito caras e dificulta bastante a conquista delas. A senhora Marinalva, e senhora Dauranir ficaram muito contente em receber esse benefício para seus filho,e agradecerem bastante o esforço do prefeito Gilson e das conquistas da Primeira Dama Francisco Josefa.O mais emocionante foi o pronunciamento da senhora Daurenir que de tão contente, ainda agradeceu a primeira pela coincidência, hoje dia 02 de Março é aniversário de filho que foi contemplado com essa cadeira que vai melhora o dia a dia do mesmo.
Acompanhem o depoimento da mesma neste vídeo:

quinta-feira, 1 de março de 2012

Cotado para ser candidato em SP, Tiririca diz que será o ´prefeito do povão´


Saudado como ´prefeito´ por colegas de Câmara, o deputado Tiririca (PR-SP) já se coloca como uma realidade na disputa eleitoral de São Paulo.

A depender do entusiasmo com que tem sido cumprimentado no plenário da Casa, o sucesso nas urnas obtido nas eleições de 2010 (1,3 milhão de votos, recorde histórico) já é considerado nos bastidores. Com direito a slogan adequado ao caráter popularesco da candidatura, possibilidade lançada nesta semana pelo PR.

´Prefeito do povão´. O slogan é esse mesmo´, entusiasmou-se Tiririca, depois de ser parado pela deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) com um tratamento peculiar. ´Prefeito!´, disse a parlamentar, recentemente acusada de receber propina no esquema de corrupção no GDF desvendado pela Polícia Federal – fato que foi perdoado em plenário pelos pares, em 30 de agosto passado, em votação secreta sobre pedido de cassação de seu mandato.

Depois do cumprimento, Jaqueline recebeu um caloroso abraço do extra-oficial candidato Tiririca. Depois de alguns gracejos, o também humorista da TV Record passou a ser cumprimentado por assessores da deputada – foi quando um deles citou o slogan confirmado pelo parlamentar do PR – legenda que agora se porta como independente em relação ao governo Dilma Rousseff, tendo iniciado a legislatura como membro da base aliada com direito a ministério – Alfredo Nascimento (PR-AM) deixou a pasta em julho de 2011, em meio a acusações de corrupção.

Aproveitando a deixa, o Congresso em Foco conversou por alguns instantes com o deputado Tiririca, que disse não considerar impossível impor derrota a nomes como José Serra, pré-candidato do PSDB, e Fernando Haddad, o nome do PT para a corrida eleitoral.

Afinal, lembra, recebeu 1,3 milhão de votos em outubro de 2010. Antes de adentrar o cafezinho do plenário, o parlamentar disse que a decisão não é dele.

´Vamos ver. O povo é que, na verdade, vai decidir isso. Mas, se acontecer [a indicação dele pelo PR], vamos bater de frente nisso aí´, disse Tiririca, confessando que a disputa, menos dois anos depois de ter sido eleito como o deputado mais votado da história, não estava em seus planos.

Afinal, durante a campanha ele mesmo disse que ainda precisava aprender o que faz um deputado, para então informar aos seus eleitores. Com uma eventual empreitada para a Prefeitura de São Paulo, Tiririca ainda teria de aprender o que faz um prefeito, mesmo sem ter tido tempo suficiente para apredender o ofício parlamentar (´Ainda não tenho o que dizer ao povo´, admitiu o deputado na semana passada, depois de deixar o plenário).

´Como deputado, eu não queria isso, não. Mas, se ficar decidido, e o povo quiser… O povo é que vai dizer´, acrescentou, repetitivo e reticente, dizendo-se também ´muito feliz´ e prestigiado pela hipótese da candidatura.

Viagem da prefeita de Fortaleza (CE) ao exterior causa polêmica


A viagem da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), aos Estados Unidos causou polêmica ontem na Câmara Municipal de Fortaleza e pode até chegar a ser investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE). Isso porque, segundo o vereador Marcelo Mendes (PTC) – que é pré-candidato a prefeito de Fortaleza – Luizianne teria deixado de observar a Lei Orgânica do Município (LOM) ao viajar sem pedir autorização do Poder Legislativo.

Ontem, o presidente da sessão ordinária, Carlos Mesquita (PMDB), acatou o comunicado enviado à Câmara por Luizianne informando sua ausência da cidade.

Mas, para Marcelo Mendes, comunicar não é o bastante. Segundo ele, Luizianne precisaria pedir autorização e só poderia viajar em caso do consentimento do Poder Legislativo. O objeto da polêmica é o inciso 38 do artigo 83 da LOM, que diz o seguinte:

´Compete ao Prefeito, entre outras atribuições: solicitar, obrigatoriamente, autorização à Câmara Municipal para ausentar-se do Município, por tempo superior a 10 (dez) dias, salvo em viagens ao exterior, quando a solicitação de autorização se dará em qualquer tempo´.

Para Marcelo Mendes, a expressão ´em qualquer tempo´ significa que, independentemente do tempo de duração da viagem, Luizianne precisaria pedir autorização à Câmara. No caso atual, serão cinco dias de ausência da prefeita na cidade.

Já para Mesquita – que é ex-presidente da Câmara e um dos vereadores com maior tempo de experiência no parlamento municipal – ´em qualquer tempo´, na verdade, determina que a prefeita pode deixar para pedir autorização à Câmara em qualquer ocasião, inclusive durante a viagem ou mesmo depois de voltar à cidade.

Mesquita contextualizou seu entendimento, explicando que o inciso 38 do artigo 83 da LOM foi instituído por emenda à LOM feita pelos vereadores de Fortaleza para proteger o ex-prefeito Juraci Magalhães, que enfrentou fortes questionamentos ao viajar para fora do País sem pedir autorização à Câmara.

´Como a maioria dos vereadores era aliada do prefeito, foi feita essa emenda para garantir que pudesse pedir a autorização para viajar mesmo depois de chegar da viagem´, disse.
Marcelo Mendes considerou inaceitável que o prefeito possa pedir autorização nessas condições: ´Quer dizer que eu vou pedir seu carro emprestado, você autoriza e eu digo o seguinte pra você: olha, na verdade, eu já usei o seu carro antes mesmo de você autorizar. Isso não existe´, reclamou Marcelo, em conversa com O POVO.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O fato de Marcelo Mendes levar o caso ao Ministério Público não significa que será aberta investigação. As representações apresentadas passam por análise prévia antes da abertura de um procedimento de investigação.

Pai renuncia a prefeitura para filho se candidatar a prefeito Santana do Cariri

Jesus Garcia (PSD), prefeito de Santana do Cariri, no Sul do Ceará, renunciou nesta quinta-feira (1º), para que, segundo ele, o vice-prefeito e também seu filho, Geraldo Eriberto Garcia (PSD) assumisse. Isso, porque o parentesco de primeiro grau não permitiria que o filho fosse candidato ao cargo então ocupado pelo pai, segundo a legislação eleitoral. "A renúncia dele se deve porque eu sou candidato a prefeito nas eleições deste ano. Mas eu só posso ser candidato com a renúncia do meu pai", disse Geraldo.

O juiz eleitoral que responde pela Comarca de Santana do Cariri, Rômulo Veras Holanda, disse não ter sido informado da decisão oficialmente, mas apenas "informalmente". "Mas o prefeito informou que amanhã (2) vai dar entrada no comunicado oficial à Justiça eleitoral", disse. Mesmo assim, Geraldo disse que já tomou posse e já responde como prefeito de Santana do Cariri.

Como prefeito, Geraldo disse que vai continuar os projetos e obras em andamento do governo do pai. Para ele, a população não vai se importar com a mudança, feita para que ele possa se candidatar. "Eu acredito que a população não fique chateada porque nós já temos experiência política. Quando eu fui candidato a vice-prefeito com meu pai, o povo já sabia que eu seria o próximo candidato a prefeito", alega Gerlaod Garcia. Jesus, de acordo com o filho, tinha prazo para renunciar apenas em março, mas resolveu deixar logo o cargo".

Câmara Municipal

No fim do ano passado, na última sessão antes do recesso, vereadores de Santana do Cariri se reuniram para cassar o prefeito e o vice, e, com isso, a presidente da Casa, Ana de Abreu Machado pudesse assumir a prefeitura. Segundo o próprio Geraldo Garcia, os vereadores alegaram que havia "dubiedade" na administração do município, ou seja, prefeito e vice, estavam usando o cargo como se fossem uma só pessoa. "Que o vice-prefeito estava assinando cheques, nomeando pessoas. Mas eu só fazia na ausência do prefeito", explicou.

O juiz da Comarca de Santana do Cariri, Matheus Pereira Júnior, decidiu anular a sessão realizada na Câmara Municipal, por entender o ato como ilegal. A presidência da Câmara recorreu ao Tribunal de Justiça do Ceará, que manteve a decisão da 1ª instância, segundo Geraldo.

Fonte: G1-CE

Polícia divulga a lista dos mais procurados no Ceará


Dezessete pessoas integram a lista dos mais procurados pela Polícia no Estado atualmente. São homens acusados de envolvimento em crimes, como assassinatos, assaltos a banco e até sequestros. O Teledenúncia da SSPDS atende a população pelo telefone 181. As pessoas também podem utilizar o 190 para denunciar ou o telefone da Delegacia de Polícia Civil em sua região. O nome do denunciante será mantido em sigilo.


Clique na imagem para ampliar
Lourival Ramalho de Araújo, conhecido como “Rubão”, acusado de assalto e sequestro. Outro integrante da lista é o baiano César Almeida Andrade, 40, deficiente físico locomove-se por cadeira de rodas). Ele é acusado de liderar uma quadrilha de assaltantes e sequestradores, que estava agindo no Ceará e nos estados de Piauí, Bahia, Pernambuco, Sergipe e também em São Paulo e Espírito Santo.

Fugitivos de unidades prisionais também estão inseridos entre os mais procurados, como José Sílvio dos Santos Vieira Silveira. Ele escapou do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) em agosto de 2010 e é procurado por tráfico de drogas e assalto.

José Ivan Bezerra Mesquita é acusado de envolvimento com assaltos e assassinatos em Fortaleza, indicado como integrante de uma gangue que ataca estabelecimentos comerciais e agências bancárias.

Fernando de Carvalho Pereira, o “Fernandinho”, fugiu do IPPOO-II junto com outro comparsa, Marcos Rogério Machado Moraes, o “Rogério Bocão”. Os dois são indicados como envolvidos no furto ao Banco Central.

O ex-vereador de Ipu, Antônio Fábio Borges, conhecido como “Fábio Fabuloso”, é suspeito de liderar um grupo de assaltantes e homicidas e mantém ligação com tráfico de drogas. Fábio Welington da Silva Justino, o “Etim” faz parte de um bando que pratica assaltos a casas de luxo no Eusébio. O líder do grupo, identificado como “Salsicha” foi morto, ano passado, em confronto com a Polícia.

Antônio Fernando Martins Barbosa é irmão do assaltante Reginaldo Martins Barbosa, morto em 2010 em tiroteio com a Polícia. Eles faziam parte da quadrilha chamada “Família Alves”, que praticava assaltos a caminhões carregados no Interior. Também são acusados de homicídios e sequestros. Outro integrante da “Família Alves”, que está sendo procurado atualmente, é Francisco Edvan Rocha Alves, que já tem prisão preventiva decretada.

Também são procurados Jean Luís de Lima, Francisco Elno dos Santos Lopes, Rubnilson da Cunha Amador, Robson Carlos Muniz, o “Carioca”, e André Luis Soares Oliveira, conhecido por “Dragão”. Este último, fugiu do IPPOO-I em 2005 e, como a maioria dos que compõem a lista, hoje, é considerado de alta periculosidade.

Jucas-CE: Justiça manda soltar acusado de matar pai e filho há quinze anos


O Tribunal de Justiça do Ceará concedeu habeas corpus ao assassino de Antonio Carmo de Sales, e de seu filho de apenas 06 anos de idade, o garoto Antonio Edgle Pinheiro Carmo o crime ocorreu no ano de 1996.

Relembre o fato

O acusado José Solimar, entrou em discussão banal em um Bar com a vitima, a qual foi abatida com vários tiros de arma de fogo, sendo que o garoto Edgle amedrontado com o bate boca, se abraçou com o pai no momento em que o assassino de arma em punho acabou atingido o inocente que faleceu junto com o pai.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

HOMEM É ASSALTADO NO CENTRO DE QUIXELÔ


QUIXELÔ: hoje dia 29 de fevereiro por volta das 11hs da manhã um senhor por nome de Orlando residente em Quixelô aposentado,estava no centro da cidade quando foi surpreendido por dois homem que chegaram de repente tomando uma quantia,segundo o mesmo de 800,00 a vitima ainda tentou reagir agredindo uns dos assaltante com o um cinto,outro que ficou com o dinheiro fugiu tomando rumo ignorado,mais a policia local fez uma rápida diligência e conseguiu prender um dos acusado do roubo.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Megaoperação da polícia prende 22 pessoas em Icó


Uma megaoperação da polícia resultou na prisão de 22 pessoas no município de Icó, a 375 quilômetros de Fortaleza, durante toda a manhã desta terça-feira (28).
De acordo com a Delegacia Regional de Icó, foram vários os mandados de busca e apreensão expedidos. Os indivíduos presos foram autuados por tráfico e associação ao tráfico, na operação que ocorreu em diversos pontos da cidade.
Além das prisões, três veículos foram apreendidos - duas motos e um Fiat Siena -, cerca de 400 gramas de crack, R$ 3 mil em dinheiro e uma quantidade ainda não especificada de cocaína.
A ação foi fruto de uma parceria entre delegados da regional de Icó e inspetores de várias delegacias, inclusive da capital cearense. As 22 pessoas presas foram levadas para a cadeia pública.

MP COMBATE PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

O Ministério Público Eleitoral, através do promotor de Justiça Eleitoral da 55ª Zona Eleitoral, Déric Funck Leite, ajuizou, hoje (28/02) uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e ainda Representação Eleitoral contra o pré-candidato à prefeito de Solonópole, José Webston Nogueira Pinheiro, devido ao abuso do poder econômico e dos meios de comunicação.
Inicialmente, o Ministério Público Eleitoral tomou conhecimento da propaganda eleitoral antecipada praticada pelo pré-candidato, nos autos de uma representação eleitoral. Após a manifestação judicial, verificou-se que Webston Pinheiro insistia nas práticas vedadas pela legislação eleitoral. O pré-candidato foi condenado pela Justiça Eleitoral ao pagamento de multa no valor de R$ 20.000,00.
Verificou-se inclusive que ele teria promovido festa de natal totalmente gratuita, com sorteio de brindes, trenzinho, tobogã, cama elástica, dentre outros atrativos. Não obstante a realização de festa de natal para a população, houve ampla divulgação do evento através de informes escritos. Ante as circunstâncias fáticas, o Ministério Público Eleitoral entendeu que não se tratava apenas de propaganda eleitoral antecipada; mas, sim, abuso do poder econômico e dos meios de comunicação.
Nesse sentido, o promotor Eleitoral propôs uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) pleiteando a decretação de inelegibilidade do pré-candidato para as Eleições de 2012 e pelos próximos oito anos, com base na Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/10) que alterou o artigo 22, inciso XIV da LC nº 64/90. Considerando ainda que o promovido insiste em afrontar a legislação eleitoral, o Ministério Público ofereceu representação pela prática de propaganda eleitoral antecipada, pugnando pela condenação de multa no valor máximo de R$ 25.000,00 devido à reincidência.
Nos autos da AIJE é enfatizado que tanto a doutrina como a jurisprudência são enfáticas ao firmar que a ação pode ter como objeto fatos ocorridos antes do início do período eleitoral e que, por sua gravidade, caracterizem abuso do poder econômico capaz de influir negativamente na legitimidade das eleições.

Internauta flagra assalto ao Banco do Brasil de Catarina

PF-CE apreende R$ 438 mil apurado em tráfico de drogas no aeroporto de Fortaleza


A Polícia Federal no Ceará apreendeu R$ 438 mil apurados em vendas de droga no Ceará, de acordo com o delegado da Polícia Federal Tarcísio Abreu. Segundo o delegado, um jovem de 20 anos foi preso em flagrante no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, neste fim de semana, com o valor de quase R$ 500.000.

Ainda conforme o delegado, o valor havia sido apurado em Fortaleza com a venda de droga e ele iria a Manaus, capital de Amazonas. Lá, de acordo com Tarcísio Abreu, ele iria comprar mais drogas para vendê-las no Ceará. Ele foi preso em flagrante e está detido na sede da superintendência da Polícia Federal no Ceará.

Em entrevista coletiva, o delegado Tarcísio Abreu divulgou duas apreensões de drogas realizadas neste fim de semana. No aeroporto Pinto Martins, um homem foi preso em flagrante com 2,3 quilos de cocaína. A Polícia Rodoviária Federal prendeu um outro suspeito com 40 quilos de maconha. O portador da droga também foi preso.

De acordo com a Polícia Federal, as apreensões são independentes, e os suspeitos presos anunciados nesta segunda-feira (27) fazem parte de redes de tráfico diferentes.

Trevo do Norte, em Sobral, fecha as portas sem dar explicações aos clientes


Alvo de investigação da Polícia Federal, o Trevo do Norte localizada em Sobral, pertencente a Marlon Sobreira, filho da deputada estadual Mirian Sobreira (PSB) fechou as portas no último dia 13 de fevereiro.

O motivo para o fechamento da casa de jogo ainda não foi explicado pelos donos e os clientes do título pedem uma satisfação urgente.

Muitos colaboradores, dentre eles, locutores e vendedores cobram dividas existentes com os mesmos.

Comenta-se que Marlon Sobreira, proprietário do Trevo do Norte pediu um prazo de 30 dias para quitar os débitos.

Na época que o Trevo do Norte foi fechado pela PF, o juiz federal Sérgio Norões Milfont Júnior já havia julgado procedente a ação civil do Ministério Público Federal, ajuizada pelo procurador da República, Fernando Braga Damasceno.

O pedido do MPF determinava que à R.A. Promoções e Serviços Ltda suspendesse de imediato toda e qualquer espécie de jogo de azar ou sorteios, incluindo os bingos e as loterias.

Caso os responsáveis pela atividade insistissem em realizar os sorteios semanais pagariam uma multa de R$ 200 mil por cada sorteio realizado após a intimação da decisão.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quadrilha assalta banco no município de Catarina

Na manhã desta segunda-feira (27), cerca de seis homens fortemente armados assaltaram o Banco do Brasil do município de Catarina, região dos Inhamuns, por volta de 11h30min. Dois policiais foram baleados durante troca de tiros e outras duas pessoas foram feitas reféns.

Segundo informações, um dos policiais baleados durante o assalto, Luiz Alves Neto, foi socorrido para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O policial levou um tiro nas costas.

Os suspeitos fugiram em dois carros, pertencentes aos reféns, o gerente do banco e um médico. De acordo com informações, eles foram libertados no município de Aiuaba.

As Polícias da região fazem um cerco neste momento, com auxílio de dois helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas

Fonte: Portal C News

Mais um homicídio à bala em Acopiara

Mais um homicídio à bala movimentou o plantão policial em Acopiara, ontem, por volta das 22 horas. A vítima foi o jovem Francisco Adecilo da Silva, 21 anos, alvejado com 04 disparos na cabeça.

O crime foi registrado na vila Esperança, Forró do Balde. O rapaz ainda chegou a ser socorrido mais não resistiu aos ferimentos.

O autor do crime foi identificado como Cícero Pereira de Souza, 25 anos. O motivo ainda é desconhecido para a polícia.

Açude Trussu acumula 92% da sua capacidade total Açude Trussu acumula 92% da sua capacidade total


A população do município de Iguatu vive novamente a expectativa de ver, ainda este ano, o sangramento do açude Roberto Costa, mais conhecido por Açude Trussu. Construído sobre o leito do rio Trussu, numa parceria entre o DNOCS e Secretaria de Recursos Hídricos do estado do Ceará, o reservatório possui uma capacidade total de 301.000.000 m³, e atualmente é responsável por mais de 80% do abastecimento de água de Iguatu.
Em decorrência das fortes precipitações que tem caído na região este ano, o açude Trussu tem alcançado um nível considerável em seu volume de água, e já atinge a marca de 92,07 da sua capacidade, conforme dados divulgados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – COGERH.
Com os dados divulgados, a expectativa agora é com a sangria, já que será a terceira vez em que o reservatório chega ao nível de sangria, num período de 15 anos, já que o mesmo teve as suas obras concluídas no ano de 1996, durante o mandato do governador Tasso Jereissati (PSDB).
Iguatu Notícias

Lavras da Mangabeira-CE: Inverno é apenas regular, mas o volume de águas do Rio Salgado começa a subir


O inverno ainda não se consolidou na região do Cariri onde as chuvas só começaram a se intensificar na segunda quinzena deste mês como previa a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia). Mesmo assim, o volume das águas do Rio Salgado começou a subir conforme mostra o flagrante do repórter Normando Sóracles sobre a ponte do manancial no município de Lavras da Mangabeira. Naquela área do Cariri as chuvas estão até mais intensas do que mais ao Sul do Ceará.

Em nível de Ceará a maior chuva deste ano aconteceu no município de Beberibe, no Litoral de Fortaleza, com 180 milímetros neste domingo. Outra boa chuva nas últimas 48 horas foi em Palhano, na região jaguaribana, com 116 milímetros. Nesse mesmo período, a maior chuva no Cariri aconteceu em Milagres com 27 milímetros e outros 20 no município de Granjeiro.

Na verdade, as chuvas tem oscilado muito em nossa região, principalmente quando se trata dos maiores município como Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. As maiores chuvas deste ano foram no mês de fevereiro, sendo, pela ordem, em Brejo Santo (160 mm), no dia 19, além de Cedro (113,5 mm) no dia 17; Porteiras O(97 mm) no dia 18; Campos Sales (80 mm) no dia 12 e Ipaumirim com 74,4 milímetros dia 26 de fevereiro.
Durante o mês de janeiro e a primeira metade do mês de fevereiro já tinha caririense preocupado com o atraso das chuvas na região. Em determinado momento, quando as mesmas surgiram com boa pluviosidade, já veio a preocupação generalizada com obras inacabadas e paradas ou em andamento, além da má qualidade viária em virtude da abertura de buracos no perímetro urbano e destruição de estradas vicinais.

Policiais do Ronda apreendem 50 pedras de crack na cidade de Acopiara Policiais do Ronda apreendem 50 pedras de crack na cidade de Acopiara


Os policiais do Ronda do Quarteirão de Iguatu, apreenderam no final da manhã deste sábado, em mais uma diligência, no município de Acopiara, na localidade Vila Moreira, R$ 308,00, sendo 55 notas de R$ 2,00, 2 (dois) celulares, 1 (um) carregador, 1 (uma) moto e 50 pedras de crack, em posse do moto taxista, Francisco Saraiva da Silva, 28 anos, que estava acompanhado de um menor.
Os infratores foram trazidos para a Delegacia Regional de Iguatu, ainda pela manhã, para serem tomadas as devidas providências. Na entrevista concedida para a equipe de reportagem do Portal Iguatu.Net, o cabo Alberto falou. “Quando fomos acionados imediatamente nos dirigimos ao local, e na vistoria feita, encontramos com os infratores, 50 pedras de crack e todo esse dinheiro, que logicamente deve ser lucro obtido das vendas das drogas, rapidamente apreendemos os dois e trouxemos aqui para a delegacia”.

Obras no roteiro de Dilma têm pelo menos uma década


Três grandes obras a serem visitadas pela presidente Dilma Rousseff, hoje, somam investimento de R$ 2 bi

São três obras vultosas, e que irão modificar a realidade do Estado e, em especial, da Região Metropolitana de Fortaleza, mas que carregam em si um histórico de longas esperas e frustrações por parte da população, perante os atrasos. Os empreendimentos que serão visitados hoje, pela presidente Dilma Rousseff, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), remontam a períodos bem anteriores à criação do próprio PAC, havendo registros ainda de 1987.

A agenda de Dilma no Ceará, que vem ao Estado pela segunda vez neste ano, engloba visitas no Metrofor, a ETA-Oeste (integrado ao projeto do Eixão das Águas) e ao Vila do Mar.

O primeiro destes chegou até a virar chacota ou mesmo "lenda urbana" por conta da população, que já vê as obras, iniciadas em 1999 com previsão de entrega para 2002, arrastarem-se por 13 anos.

Beberibe registra maior chuva do ano


Fim de semana foi de muita chuva nos Municípios do interior, com inundações na zona rural
Ibaretama. O fim de semana foi com muita chuva, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até o fim da tarde de ontem havia chovido em 52 Municípios do Ceará. A maior precipitação foi registrada no Boqueirão do Cesário, em Beberibe, no Litoral Leste, com 180mm.

Mesmo sendo a maior chuva do ano até agora, a Prefeitura não registrou graves incidentes provocados pela precipitação, até o fechamento desta edição. Segundo o secretário de Agricultura do Município, França Vieira, a chuva não afetou a sede da cidade. "Boqueirão do Cesário é uma área pouco habitada", afirmou, complementando que desconhecia a ocorrência de maiores impactos. No entanto, a coordenação estadual da Defesa Civil registrou que algumas estradas que ligam Beberibe a outras localidades estavam alagadas.

Em Flores, no Município de Ipu, na região da Ibiapaba, as precipitações chegaram a 143mm. Segundo a Funceme, a região do Vale do Jaguaribe foi onde choveu mais, com 406mm distribuídos em 10 Municípios.

Em Ibaretama, pluviômetros registraram 140mm de precipitação, conforme constatou o técnico em Agropecuária Ednaldo Calixto. Oficialmente, a Funceme contabilizou 103mm. Na Fazenda Santa Rosa, situada na localidade de São Paulo, zona rural deste Município, parte de uma casa desabou. O agricultor José Ferreira da Silva, 52 anos, a esposa Aires Ferreira da Silva e os oito filhos passaram momentos de aflição. Segundo o casal, foram mais de 12 horas de chuvas. Eles temiam que o restante da casa desabasse.

Noutra área de Ibaretama, à margem da CE-359, crianças trocaram o futebol pelo o "aquabol", como definiram a brincadeira no início da manhã de ontem. Foi como o campo da comunidade ficou após a enxurrada registrada na região no dia anterior. Um dos garotos chegou a comentar: se chove um pouco mais a gente ia brincar daquele esporte olímpico de piscina. Ele se referia ao polo aquático. O campo está situado em uma área de baixio, próximo a um córrego. No Sertão Central, além de Ibaretama, onde muitas cisternas de placa até transbordaram, houve registro de chuvas somente em Quixadá, pouco mais de 11mm. Mesmo assim, foi o suficiente para algumas cisternas também receberem água.

Há dias moradores aguardavam a chegada dos carros-pipa. Mesmo assim em alguns distritos como Cipó dos Anjos, há cerca de 40Km do Centro de Quixadá, a situação ainda é considerada crítica. Falta água para o consumo humano.

Zona de convergência

De acordo com a Funceme, a zona de convergência intertropical favorece o início da quadra chuvosa no Estado. Para as próximas 24 horas, a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada em todas as regiões cearenses. Para as próximas 48 e 72 horas, permanece a possibilidade de chuva isolada, com o céu parcialmente nublado. Na última sexta-feira, a supervisora do Núcleo de Meteorologia da Funceme, Meire Sakamoto, já havia previsto que a nebulosidade poderia aumentar no final de semana, com chuvas localizadas.

"Por enquanto, a meteorologia não pode ser precisa nesses casos, principalmente considerando um ano como este em que as chuvas deverão ocorrer na média ou abaixo da média", afirmou a supervisora.

A Funceme avalia que, atualmente, com a disponibilidade de novos recursos tecnológicos, é possível conhecer melhor o ocorrência das precipitações. Para isto, há um auxílio importante da previsão e prevenção de danos decorrentes das chuvas. "Hoje, com o radar meteorológico em Quixeramobim e a aquisição de novos equipamentos podemos repassar informações sobre onde está chovendo e para onde as chuvas estão indo", disse Meire.

Mais informações

Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme)
Av . Rui Barbosa, 1246
Fortaleza
Telefone: (85) 3101.1088

CHUVAS NO CEARÁ

Municipio .................................................. mm

Beberibe ....................................................180

Ipu..................................................................143

Palhano.......................................................116

Guaraciaba ...............................................114

Aracoiaba...................................................110

Ibaretama..................................................103

Itaitinga.......................................................102

Pires Ferreira...........................................102

Granja.............................................................90

Ocara...............................................................82

Uruburetama..............................................81

Russas............................................................77

Acarape.........................................................75

Itapiúna........................................................72

São Benedito.............................................70

Iguatu vive a expectativa da chegada da Cruz Peregrina


A Diocese de Iguatu vive a expectativa da chegada da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude.

De acordo com a programação divulgada pela diocese de Iguatu, a cruz, símbolo da fé, está em peregrinação na diocese de Crato e chegará amanhã, sábado, dia 25, à noite, na cidade de Cedro, onde será acolhida pelos católicos. No domingo pela manhã cedo, será celebrada missa.

Depois, a cruz irá para a cidade de Icó onde vai peregrinar em igrejas do Centro Histórico. No início da tarde, segue para o Distrito de Lima Campos e por volta das 16 horas deverá chegar à cidade de Iguatu.

Haverá concentração próximo ao BNB Clube para a acolhida da Cruz Peregrina e em seguida carreata para a condução do símbolo da fé até a igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, onde será celebrada missa campal a partir das 17 horas.

Na segunda-feira, dia 27, a Cruz vai para o presídio e depois para o bairro João Paulo Segundo. À noite haverá missa na Catedral de São José, às 19 horas, e em seguida a Cruz seguirá para a Diocese de Quixadá.

A Cruz foi abençoada pelo então Papa, João Paulo II. É acompanhada de outro símbolo religioso, o Ícone de Nossa Senhora, que é uma cópia de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica já construída para Maria, a Basílica de Santa Maria Maior.