terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Temporal assusta moradores do Distrito do Barro Alto. Internautas gravam chuva de granizo

Na tarde desta terça-feira,30, chuvas foram registradas em Iguatu. Na sede do município apenas alguns chuviscos foram vistos nos Bairros, mas na zona rural da cidade, vários locais registraram fortes precipitações que chamaram a atenção de todos. É o caso do Distrito do Barro Alto que fica localizado a cerca de 16 quilômetros da sede e que foi atingido por um temporal que durou cerca de 10 minutos, o bastante para destruir parte do telhado do ginásio esportivo, derrubar árvores, destelhar residências e causar prejuízos a produtores de bananas na região. A equipe de reportagem do portal Iguatu.net esteve no local. Além disso, um fenômeno chamou a atenção de todos, granizo, pedras de gelo caíram na sede do Distrito e que deixou muitos moradores assustados. “ Foram quase 10 minutos de granizo, pequenas pedras de gelo caindo do céu, quando eu e os amigos vimos isto ficamos assustados, mas depois observamos de perto e até filmamos para provar ao povo o que aconteceu”, disse Edmundo Gonçalves, morador do local. Em instantes imagens da chuva de granizo. O local mais preocupante deste temporal foi o Ginásio Esportivo, onde parte do telhado foi derrubado pelos fortes ventos, “ primeiro ouvimos os trovões, depois os ventos chegaram trazendo as chuvas e o granizo, de repente vi as placas de zinco voando pelo asfalto, a estrada que passa aqui e todos ficaram assustados com isso”, destacou Edson Silva, 22. Uma equipe da COELCE esteve no local para retirar uma das placas de zinco que ficou presa na rede de energia. Árvores foram vistas caídas, uma delas interditou parcialmente a CE 375 que liga Iguatu a Jucás. Dezenas de casas também tiveram seus telhados danificados, “ na minha casa, os problemas foram as pedras de granizo, elas batiam e faziam um enorme barulho no teto e destruiu uma parte deles, além disso teve os fortes ventos que levaram algumas telhas foi assustador”, enfatizou Maria da Graças, 56, moradora do Alto dos Gaviões. Vejam algumas imagens da destruição causada na tarde desta terça-feira,30, pelo temporal no Distrito do Barro Alto:
Placas de zinco do telhado do Ginásio foram levadas pela ventania
Placas de zinco do telhado do Ginásio foram levadas pela ventania

Ex-prefeita de Lavras da Mangabeira (CE) e o esposo passam bem após procedimentos cirúrgicos

a ex-prefeita de Lavras da Mangabeira, no Ceará, Dena Oliveira, passou por procedimento cirúrgico no hospital regional do Cariri e não corre risco de vida. O esposo da prefeita, José Maria também foi atingido de raspão e passa bem. De acordo com o médico Rommel Feijó, José Maria teve um ferimento superficial em que a bala entrou e saiu pela pele sem atingir regiões internas. A bala que atingiu a ex-prefeita transfixou a região do tórax. "Ela foi submetida a uma drenagem, mas está bem e conversando", afirmou o médico. Os dois foram baleados pelo seu segurança conhecido apenas por João Beato, 49 anos. Ele invadiu o quarto do casal, efetuou os disparos e em seguida cometeu suicídio.
Para o Delegado Osmar Borges, o funcionário estaria supostamente embriagado. E caso está sendo apurado pela polícia. Dena Oliveira é irmã do senador Eunício Oliveira e mãe do deputado estadual, Daniel Oliveira.

Homem é vítima de tentativa de homicídio a bala em Iguatu

O fato aconteceu por volta das 12h30 desta terça-feira (30), na travessa Luis Barreto, próximo ao Largo da Telha, no centro da cidade. A vítima, Rozeano Alves Cabral, 26 anos, foi alvejada por vários disparos de arma de fogo, e foi socorrida pela ambulância do SAMU para a emergência do Hospital Regional de Iguatu. Os disparos atingiram a vítima na região do abdômen, pescoço e braço. Seu estado de saúde é considerado grave. A polícia não tem pista de quem teria cometido o crime. Viaturas da PM encontram-se realizando diligências pelo local na tentativa de tentar identificar e prender o suspeito.

Chuva de granizo atinge Ipueiras

Um fato inusitado surpreendeu os moradores de Ipueiras (município a 304 km de Fortaleza) na tarde desta terça-feira (30). Uma chuva de granizo atingiu a cidade e assustou muita gente. A estudante Samara Ferreira de Morais flagrou o episódio e, através da ferramente VC Repórter, pelo aplicativo WhatsApp, enviou um vídeo com o ocorrido. “Esta foi a primeira vez que tive notícias de chuva de granizo aqui na cidade. Ela deve ter demorado mais ou menos uns 3 minutos. As pedras eram bem grandes, tinham cerca de 3 centímetros”, conta a estudante. Ainda segundo Samara, não foi registrado nenhum estrago em decorrência da precipitação. “Até agora não fiquei sabendo de nada, só vi um carro um pouco amassado. Fora isso, mais nada”. A estudante também relata que a chuva fez bastante barulho. Por meio de nota, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explica que há formação de nuvens de chuva desde a madrugada desta terça-feira (30) em várias regiões do Estado, como centro-sul, Serra da Ibiapaba, Litoral Norte e na região Jaguaribana. Essas nuvens se formam em virtude da presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Nordeste (NE) brasileiro. Pelo posicionamento desse sistema (típico da pré-estação chuvosa), existe previsão de chuva nessas regiões do Ceará e, em algumas localidades as precipitações podem ser mais intensas. A Funceme também afirma que fenômeno da chuva de granizo, já ocorreu outras vezes no Estado. Acontece quando as nuvens de chuva se desenvolvem muito verticalmente e, quanto mais alto ela for, menor é a temperatura dentro desta nuvem, ocasionando o congelamento das gotículas e a formação das bolas de gelo.