sábado, 21 de agosto de 2010

Dilma tem 47% das intenções de voto, e Serra, 30%, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada deste sábado (21) aponta que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, tem 47% das intenções de voto, contra 30% do candidato do PSDB, José Serra. A candidata do PV, Marina Silva, aparece com 9% no levantamento. É a primeira pesquisa divulgada depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Dos demais candidatos, nenhum candidato obteve 1% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos totalizam 4% e os que não sabem, 8%.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Desta forma, Dilma pode ter entre 49% e 45%, Serra, entre 32% e 28%, e Marina, entre 11% e 7%.

O levantamento foi encomendado pelo jornal "Folha de S.Paulo". Foram realizadas 2.727 entrevistas nesta sexta-feira (20). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 24460/2010.
A pesquisa anterior do Datafolha foi divulgada no dia 13 deste mês, com entrevistas feitas dos dias 9 a 12. No levantamento, Dilma teve 41%, Serra, 33%, e Marina, 10%. Dos demais candidatos, nenhum atingiu 1%.

Segundo turno

Segundo a pesquisa divulgada neste sábado, num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista teria 53% e o tucano, 39%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 49% das intenções de voto, e Serra, 41%.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lula afirma que quer continuar a governar o País

A declaração foi dada em discurso de improviso durante visita às obras da ferrovia Transnordestina em Salgueiro, no interior de Pernambuco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, 17, que ele e os demais nordestinos querem continuar governando o País. A declaração foi dada em discurso de improviso durante visita às obras da ferrovia Transnordestina em Salgueiro, no interior de Pernambuco.

Sem citar a sua candidata Dilma Rousseff, Lula deixou claro que quer ganhar as eleições. Lula disse que a função do presidente é cuidar do povo, como “a mãe cuida do seu filho” e ressaltou que o "Estado não é para servir os ricos, mas para ajudar os pobres". A menos de cinco meses de deixar o poder, o presidente disse, para uma plateia de funcionários da obra da ferrovia, que quer deixar como legado a sensação nas pessoas humildes de enxergá-lo como uma delas. "O grande legado que vou deixar é o que vocês já disseram sobre mim: É um de nós que chegou lá", afirmou

Para evitar debandada tucana, Tasso cobra respeito de Ciro


O senador Tasso Jereissati (PSDB) disse ''não ser bom para a democracia'' a busca do ex-aliado Ciro Gomes (PSB) por apoio de prefeitos do PSDB - que tem Marcos Cals como candidato ao Governo - para a campanha pela reeleição do governador Cid Gomes

O senador Tasso Jereissati (PSDB) pediu “respeito aos partidos políticos” por parte de seu ex-maior aliado, o deputado federal Ciro Gomes (PSB), coordenador da campanha à reeleição do irmão, governador Cid Gomes (PSB). A afirmação do líder tucano se reporta ao encontro de Ciro com prefeitos da região do Cariri, na última quarta-feira, no qual selou o apoio de, pelo menos, seis prefeitos do PSDB à candidatura de Cid.

“Só sei que esse sistema de cooptação de prefeitos não é bom para a democracia”, criticou Tasso no último sábado, durante visita a Sobral, berço político dos Ferreira Gomes. “É preciso respeitar os partidos políticos. A democracia está sofrendo muito com esse processo.”

Tasso negou que vá utilizar a mesma estratégia dos ex-aliados para angariar a simpatia de prefeitos de outros partidos, entre eles o PSB. “Nós não temos as armas necessárias pra isso”. E acrescentou, em tom de rancor: “Mas eu acho que eu não faria isso”.

Apesar do nítido descontentamento com o ex-aliado, Tasso evitou polemizar. Inclusive sobre o fato de estar pedindo votos para seu candidato, Marcos Cals (PSDB), em Sobral: “Aqui é berço de todo cearense”, justificou.

Ele também preferiu não comentar estratégias de Ciro para fortalecer a candidatura do irmão, como a aproximação com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) - rival histórica de Tasso. “Eu prefiro não analisar isso agora”, disse, ao ser perguntado sobre o que achava do recente encontro de Ciro e Luizianne.

Debate
Tasso, contudo, não economizou críticas a Cid. Para o senador, foi uma “grosseria” o fato de o governador rejeitar ir ao debate entre os candidatos ao governo a ser promovido pela TV Jangadeiro na próxima quinta-feira, 19. “Uma grosseria muito grande. Ou é grosseria ou é desculpa”, criticou. Na última quinta, Cid alegou que, além do “choque de agendas”, considerar “suspeita” a realização de um debate em uma TV de propriedade de “um dos candidatos”. No caso, Tasso.

Incredulidade
A comitiva tucana fez uma carreata no último sábado do aeroporto de Sobral até o Beco do Cotovelo - tradicional reduto político e cultural da cidade. Lá, em um mini-comício na calçada do Banco do Nordeste, Tasso, Cals e candidatos a deputado discursaram para quem passava, ladeados por bandeiras e fotos e ao som de tambores.

A recepção da população sobralense a Tasso, antigo amigo dos principais líderes políticos da região, foi a de quem não acredita na perda de vínculo entre ele e os Ferreira Gomes. Um comerciante do Beco do Cotovelo - que preferiu não se identificar para não “desagradar” a nenhum dos lados - se disse confuso. “Eu já vi gente doente pelo Cid que diz que vai votar no galego. Se o próprio Cid disse que ele (Tasso) era o melhor político do Estado do Ceará...”, afirmou.

Colisão entre veículos deixa vítima fatal em Cariús

Ontem terça-feira, 17, por volta das 17h40, na CE 375, mais precisamente, na localidade conhecida como Sítio Tinguijado, zona rural de Cariús, um acidente de trânsito (colisão), que resultou na morte da pessoa de Charles Francisco dos Santos Brandão, ele que é solteiro, natural de Teresópoles-RJ, 19 anos, residente no Distrito de São Sebastião, Carius, o qual estava guiando uma motoneta, marca HONDA, modelo C100 BIZ, ano 2002, cor vermelha, de placa HXG 4674, quando veio a colidir com um veículo, marca/modelo GM/CHEVROLET D20 CUSTOM L, de cor bege, ano 2008, de placas HUW 0762, guiada pelo Sr. Adelino Leite de Oliveira, casado, agricultor, natural de Salvador-BA, 69 anos, residente no Sítio Catolé, Cariús.

Após tomar conhecimento do fato, de imediato, uma composição daquele Destacamento PM, através da VTR RP 2372, composta pelos policiais SGT Silvestre, CB Gonçalves e o SD Marlon, compareceu ao local da tragédia, e, de imediato, acionou uma composição da Polícia Rodoviária Estadual – PRE em Iguatu/CE, para tomarem as providências cabíveis ao fato.

Segundo informações colhidas no local da ocorrência, o Sr. CHARLES FRANCISCO DOS SANTOS BRANDÃO era recluso do regime semi-aberto, e cumpria pena na Cadeia Pública da cidade Cariús, e, no momento do ocorrido, estava deslocando-se para àquela cidade, quando, na referida localidade, em uma curva, veio a colidir com o segundo veículo, que estava transportando alunos e trafegava em sentido contrário.

O Charles foi socorrido e encaminhado para o hospital local, aonde veio a dar entrada na referida unidade de saúde já sem vida. O motorista da D20 prestou os primeiros socorros à vítima fatal, e, logo depois, evadiu-se. Que a PRE compareceu ao local e efetuou a remoção dos veículos envolvidos do local para o pátio externo do destacamento PM da cidade de Cariús

incêndio no aeroporto de Iguatu


O fogo chegou próximo às aeronaves e assustou moradores da localidade

Na manhã desta quarta-feira, 18, um incêndio de grades proporções aconteceu no Aeroporto Municipal de Iguatu, várias viaturas do Corpo de Bombeiros realizaram o combate ao sinistro que se alastrou por boa parte da vegetação seca dentro do aeroporto. Um trator foi acionado para colocar areia nas proximidades de um hangar que possuía uma aeronave, o Departamento de Estradas e Rodagens também enviou vários carros pipa que auxiliaram os militares no combate ao fogo.

“Tudo está sob controle, mesmo com tantas dificuldades devido os fortes ventos estamos conseguindo controlar este incêndio gigante que até agora não sabemos onde e como teve início” disse o Tenente do CB, Nildo.

domingo, 15 de agosto de 2010

Caminhão atropela e mata na Gamileira


Mauro Cavalcante de Jesus foi atropelado e morto na tarde deste sábado em Iguatu. O acidente aconteceu no sítio Gamileira. Segundo informações da Polícia, que esteve no local, a vítima estava embriagada e guiando uma bicicleta, quando foi colhido por um caminhão vermelho de placa BML 6088 de São Paulo. Mauro Cavalcante a vítima tinha 25 anos e residia na Rua Manoel Alexandre, antiga rua dos Inocentes.O motorista do caminhão desapareceu logo após o acontecido. O veículo atropelador foi encaminhado ao pátio da delegacia de polícia para serem feitos os procedimentos. O corpo de Mauro Cavalcante de jesus, a vítima, esteve no IML de Iguatu e em seguida foi liberado para sepultamento.