sábado, 25 de janeiro de 2014

Iguatu é a quinta cidade com mais casos de estupro do Ceará


Uma posição de destaque sem razões para se comemorar. Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a cidade de Iguatu ocupa o quinto lugar dentre os 184 municípios do estado com o maior número de registros de estupros. Foram 31 ao longo de 2013. Uma média assustadora de um caso para cada três mil habitantes. A nível estadual, a média é de três adolescentes ou crianças estupradas a cada 24 horas. Totalizando 1.236 violências que, somadas às 596 cometidas contra adultos, chega a 1.832 ocorrências, elevando a média diária para cinco registros diários. Esse número, além de impactante, revela um crescimento de 12% em comparação a 2012 (1.631) e 24% superior a 2011 (1.469). A pesquisa, realizada a pedido do portal OPovo, revela, ainda, que com um terço da população do Estado, Fortaleza concentrou 34% dos estupros de 2013. Dos 184 municípios do Estado apenas 25 não apresentaram casos. São eles Abaiara, Aiuaba, Antonina do Norte, Baixio, Barroquinha, Carnaubal, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Frecheirinha, Jaguaruana, Jati, Limoeiro do Norte, Milhã, Nova Jaguaribara, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Potiretama, São João do Jaguaribe, Senador Sá, Tarrafas, Tururu, e Umari. O órgão de segurança aponta que independente de a vítima ser adulta ou criança, o agressor quase sempre é um membro da família, ou alguém com uma relação muito próxima. Brasil O último levantamento realizado no Brasil foi feito em 2012, quando 50.617 pessoas foram vítimas de estupro. Um número maior do que os homicídios daquele ano, quando 47.094 pessoas foram assassinadas. Para denunciar o abuso sexual, basta ligar para o telefone 190. A ligação é gratuita e não há necessidade de identificação. Redação Iguatu.Net

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Grávida era mantida acorrentada pelo marido na Paraíba

Uma jovem com cinco meses de gravidez foi mantida pelo marido por cerca de um mês acorrentada pelo tornozelo na casa onde moravam na Zona Rural de Pilõezinhos, município localizado no sertão da Paraíba. O caso veio a público nesta quarta-feira (22) após a delegacia da Mulher de Guarabira, cidade vizinha a Pilõezinhos, informar que a jovem de 23 anos conseguiu fugir na terça-feira (21). De acordo com a polícia, a jovem conseguiu soltar a corrente na manhã de terça-feira e caminhar pela área de mata da zona rural da cidade até receber ajuda de um homem, que emprestou o celular para que ela pudesse acionar a polícia. A Polícia Militar então foi até o local e encaminhou a jovem grávida, ainda com a corrente presa ao tornozelo, até a Delegacia da Mulher de Guarabira. No depoimento da vítima, ela explicou que seu companheiro, com quem vivia há cerca de um ano, a mantinha presa por ciúmes. Ainda de acordo com Juliana, a vítima teve o cabelo raspado pelo marido e apresentava sinais de fraqueza, além das escoriações na perna que ficava presa à corrente. O marido da jovem mantida em cárcere privado trabalha como segurança, segundo depoimento da vítima. A vítima passou por exames médicos e de corpo de delito ainda na terça-feira. A mulher foi encaminhada para um abrigo, cujo endereço será mantido em sigilo por questões de segurança. No local, ela será submetida a novos exames e acompanhamento pré-natal.

Juazeiro do Norte-CE: Jovem é morto com três tiros na cabeça quando seguia para casa

Mais um homicídio foi registrado em Juazeiro do Norte se constituindo no 11º do ano. No início da madrugada desta quinta-feira o jovem Francisco Walisson dos Santos Almeida, de 21 anos, seguia para sua residência quando foi atocaiado e morto à altura do número 1.300 da Rua Poeta José Bernardo da Silva perto do cruzamento com a Rua Luiz de Freitas (Triângulo). Ele morava na Rua Manuel Cassimiro, 283 no mesmo bairro. Segundo a polícia, a vítima já respondia por arrombamento e desacato. Walisson foi assassinado com cinco tiros, sendo três da cabeça e um em cada braço. Quando ouviram estampidos de arma de fogo, populares residentes nas imediações acionaram a polícia que esteve no local. Ninguém soube dar informações sobre a autoria do crime, mas a polícia disse já ter o nome de um suspeito que optou por manter em sigilo. No dia 11 de maio de 2011, Walisson foi preso em flagrante na Rua Genário Oliveira, juntamente com um adolescente de 16 anos, arrombando um veículo. Já no dia 18 de novembro de 2012, no cruzamento das ruas Socorro Norões Mota e Francisco Cavalcante (Triângulo), o mesmo voltou a ser preso por desacato à polícia. O jovem se encontrava em um quiosque onde os PMs apreenderam dois cartuchos calibre 38 intactos que seriam dele.

Possibilidade de seca preocupa lideranças em cidades do Interior

A agricultura de sequeiro e pecuária devem amargar perdas ainda maiores, após últimos prejuízos Russas. Prefeitos, líderes comunitários e moradores de diversos municípios cearenses receberam com preocupação o prognóstico da quadra invernosa anunciado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), divulgado na última terça-feira. Segundo o órgão, há 40% de possibilidade de chuvas abaixo da média, de fevereiro a abril. A situação preocupa gestores quanto a ações para amenizar os problemas da estiagem, que pode entrar em seu terceiro ano consecutivo.Na zona rural, os pequenos reservatórios atingem volume morto e não apresentam condições para abastecimento do consumo humano A agricultura de sequeiro é a que vem sendo mais penalizada com as sucessivas secas que atingem o semiárido brasileiro. De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, as perdas em 2012 foram em torno de 84% e em 2013, 75%. Com relação à pecuária, morreram no ano passado cerca de 100 mil cabeças bovinas, de um total de estimado em 2,6 milhões. "Foi uma redução drástica, mas vale ressaltar que o Ceará perdeu menos que outros Estados nordestinos, onde os percentuais chegaram até 30%", disse Martins. Para o secretário, um cenário semelhante de estiagens anuais seguidas há 20 anos seria um verdadeiro desastre para economia do Estado. "Isso não aconteceu graças às tecnologias sociais e aos investimentos que vêm sendo financiados para o pequeno e médio produtor", afirmou. No Sertão Central o momento ainda é de esperança, apesar das perspectivas desanimadoras apresentadas pela Funceme. Essa foi a avaliação apresentada pelo coordenador regional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), José Militão de Almeida Neto. A orientação da entidade é de animar o homem do campo. Quando as chuvas iniciarem é importante plantar. Quanto aos recursos hídricos para consumo humano, Militão enfatizou a necessidade da expansão dos programas de escavação de poços. Por enquanto a situação é mais critica em Canindé e em Caridade, onde não existem mais mananciais para captação de água. Nas outras regiões, grandes açudes, como o Fogareiro, em Quixeramobim, o Arrojado Lisboa, em Banabuiú, e o Patu, em Senador Pompeu, podem atender as comunidades de vários municípios através da Operação Pipa. Esse é o caso do Fogareiro. Além de Quixeramobim, está abastecendo comunidades de Madalena e Itatira, conforme acrescentou. Na região dos Sertões de Crateús e Inhamuns, gestores e trabalhadores receberam o prognóstico com preocupação. A água para o consumo humano será o grande problema se a seca se prolongar. Nessa região, a situação, que já é crítica, tenderá a se agravar. Em Crateús, o abastecimento já está sendo realizado com a água transportada do Açude Flor do Campo, de Novo Oriente, operação realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) no ano passado.
Castanhão chegou ao seu nível mais baixo em toda a sua história FOTO: ELLEN FREITAS Para o coordenador da Defesa Civil de Crateús, Teobaldo Marques, o quadro no município, que já é emergencial, poderá ser de calamidade, caso não haja a recarga do reservatório Carnaubal, que abastece a cidade de Crateús. "A saída, que apenas ameniza, é manter a política de perfuração de poços profundos que vem sendo realizada desde o ano de 2013", destaca. O prefeito Carlos Felipe informou que tem a garantia da Cogerh de que Crateús não sofrerá desabastecimento de água. "A Cogerh garantiu que tem um plano B e um plano C para abastecer Crateús, que seria trazer água de um reservatório aqui da região e perfuração de poços da bacia do Parnaíba, da qual fazemos parte. Mas, mesmo com os prognósticos, confio nos planos de Deus", frisou. Em Irauçuba, na região Norte do Estado, o secretário de Meio Ambiente, Caetano Rodrigues, conta que a Cagece informou que o Açude Gamaleira ficaria completamente sem água. Ele explica que a única maneira do município vencer mais um ano de seca seria com a construção da adutora que traria água do Açude Missi, mas o processo ainda se encontra na licitação. Situação crítica Enquanto isso, a Prefeitura continua pagando carros-pipas para trazer água do mesmo açude e depositar em tanques externos cobertos, onde a população se locomove para pegar baldes com o liquido. "A situação está crítica aqui. A população compra água por baldes, água mineral ou qualquer que seja vendida. Nossa única esperança seria com a adutora prometida há quase três anos pelo Governo do Estado", lamenta. Em Juazeiro do Norte, o prognóstico da Funceme também ascendeu a luz amarela junto ao Sindicato que representa os rurícolas. O presidente da entidade, José Pereira da Silva, avalia que se as chuvas não acontecerem, os municípios necessitarão receber apoio dos governos do Estado e Federal, no sentido de que sejam ampliados os números de vagas nos programas voltados ao setor, como o Garantia Safra e o Bolsa Estiagem, por exemplo. "O número de agricultores cadastrados nestes programas é insuficiente para atender aos agricultores do nosso município, caso não haja quadra invernosa suficiente para uma boa safra neste ano", garante o sindicalista. No Vale do Jaguaribe, os gestores estão em alerta com a diminuição do nível do Açude Castanhão, que se encontra com 39% de sua capacidade. Para o prefeito de Jaguaribara, Francini Guedes, o momento é de se pensar sobre a reutilização dessa água para não comprometer o abastecimento futuramente. ELLEN FREITAS E SUCURSAIS REPÓRTER E COLABORADORES O QUE ELES PENSAM Se ano for sem chuvas será difícil "O momento é de muita preocupação. Caso não haja chuvas em Juazeiro também neste ano, a administração vai procurar trabalhar em consonância com o governo do Estado e com a União no sentido de minimizar as perdas dos agricultores. O município já aderiu ao Garantia Safra e estamos trabalhando a possibilidade da ampliação do número de vagas" Raimundo Macedo Prefeito de Juazeiro "A notícia nos preocupa bastante, pois já estamos em uma situação difícil decorrente da seca. Continuaremos com a perfuração de poços profundos que já realizamos desde o ano passado e tem amenizado a situação de muitas comunidades. Temos a garantia da Cogerh de que Crateús não ficará sem água, que tem o plano B e o plano C, caso não haja recarga no Carnaubal" Carlos Felipe Prefeito de Crateús "Nossa situação caso não chova é trágica. Não tem como os agricultores sobreviverem a mais um ano de seca. Em 2013, tivemos uma perda de 90% da produção. As chuvas mais recentes não mudaram em nada a situação. Os açudes, rios e poços já estavam secos e a maior parte foi absorvida pela terra. Espero que o quadro mude, ou vamos ter muitas dificuldades. Francisca Albertina Teixeira Presidente do Sind. dos Trab. Rurais de Sobral "O quadro tende a se agravar. Se não fizer água para melhorar a situação dos reservatórios deveremos ficar sem água em Crateús. Já estamos em situação de emergência e o prognóstico nos faz imaginar que possamos viver uma situação de calamidade. Esperaremos mais socorro porque o município não tem condições de resolver total, não tem recursos para isso" Teobaldo Marques Coordenador de Defesa Civil de Crateús "Temos que discutir sobre uma melhor utilização da água do Castanhão. Algumas comunidades de Jaguaribara é abastecida por carro-pipa, por incrível que pareça. É preciso todos os órgãos se engajarem de forma séria, nunca vamos deixar de ter seca no Ceará, temos que aprender a conviver com ela, com seriedade coragem planejamento e monitoramento" Francini Gues Prefeito de Jaguaribara "Nós recebemos essa notícia com muita preocupação porque os governos federal e estadual estão atrasados nas ações de combate à seca. Ano passado foi muito sofrido, porque nas regiões mais distantes de Russas não se tem água. Custeamos quatro carros-pipas e o governo com mais três, mas ainda é preciso de mais quatro carros pipa para atender as comunidades" Weber Araújo Prefeito de Russas

Quadrilha explode agência bancária de Senador Sá

Uma agência bancária foi explodida na madrugada desta quinta-feira (23), em Senador Sá, a 268 Km de Fortaleza. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), por volta de 1 hora da manhã, oito homens armados com fuzil, pistolas e escopetas invadiram a cidade, cercaram a agência bancária e efetuaram vários disparos. Depois de explodir alguns caixas eletrônicos e pegar o dinheiro, o grupo fugiu em um carro e uma moto em direção a cidade de Massapê, município vizinho do local onde ocorreu o crime. O CPI informou que apesar do tiroteio não houve registro de feridos. A quantia levada não foi divulgada. A Polícia Militar continua em busca dos suspeitos. Ninguém foi preso. Esse já é o segundo ataque a banco somente em 2014. G1

Operação contra tráfico de drogas cumpre mandado no bairro Vila Neuma em Iguatu

Imagens da operação policial realizada no bairro Chapadinha, nesta segunda-feira (20) Cerca de 60 policiais civis e militares, realizam operação na manhã desta terça-feira (21) no bairro Vila Neuma, em Iguatu, para cumprir 18 mandados de buscas e apreensão expedidos pela justiça. A operação conta com apoio de policiais das cidades de Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Quixadá. A operação visa ainda o combate ao tráfico de drogas e combate ao crime organizado, que ultimamente vem se desenvolvendo na região. "Estamos realizando um trabalho sério, com apoio da justiça, e a nossa expectativa é que a partir dessas ações, possamos levar mais tranquilidade à população do município", disse o tenente Bertoleza. Bairro Chapadinha Na manhã de ontem, as forças policiais realizaram operação semelhante no bairro da Chapadinha. Seis pessoas foram presas e dois menores detidos: Jeferson Xavier de Souza, 21 anos; Rogério Vieira de Souza, vulgo Rogério Chapada, 40 anos; Rondnei Melo da Silva, 22 anos; Francisco Thiennes da Silva Lima, 24 anos; Neudivan Pereira de Oliveira, 25 anos, Antônio Luis de França Neto, 20 anos, e os menores I. T. S, 16 anos, e F. I. D. P, 17 anos.A polícia ainda apreendeu 01 revólver calibre 38, uma espingarda, 08 aparelhos celulares, 02 relógios, munição, e a quantia em dinheiro de R$ 1.371,00. Todo material apreendido foi encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu para os devidos procedimentos legais.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ATÉ MARÇO Chuvas no semiárido devem ser dentro da ´normalidade´

É o que prevê o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) para o semiárido brasileiro As chuvas do início do ano deixaram esperançosos os nordestinos, que sofrem com uma das piores secas da história. Preocupados com a situação estarrecedora, muitos aguardam, ansiosos, a previsão para a quadra chuvosa de 2014, que vai de fevereiro a maio. A perspectiva do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é animadora. O fato de estar chovendo no Ceará não significa que o Estado terá uma quadra chuvosa boa ou ruim, já que o período atual é classificado como "pré-estação chuvosa". A previsão para o período até abril será divulgada hoje FOTO: NATINHO RODRIGUES A previsão para o semiárido brasileiro entre os meses de janeiro e março indica maior probabilidade de ocorrência de chuva dentro da faixa do normal, considerando uma distribuição de probabilidade de 25%, 40% e 35% de ocorrência de precipitação nas categorias acima, normal e abaixo da normal climatológica, respectivamente. A previsão climática do Centro para o primeiro trimestre de 2014 também indicou um padrão de temperatura dentro da normal climatológica para todo o semiárido nordestino. Os profetas da chuva também estão otimistas. Apesar de preverem que as chuvas deverão demorar a chegar no Interior, eles garantem que este ano haverá uma boa quadra chuvosa. No tradicional Encontro dos Profetas da Chuva, realizado no último dia 11, em Quixadá, 14 dos 28 participantes, além de outros oito observadores, apontaram previsão favorável superior à 80%. Já o prognóstico da Fundação Cearense de meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) será anunciado hoje com a previsão climática para os meses de fevereiro a abril. A divulgação encerra o XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino. O órgão ressalta que busca diminuir as subjetividades que possam influenciar no resultado da previsão, reforçando a importância das análises técnicas e dos modelos atmosféricos nas avaliações. "Desde o ano passado, temos no Ceará um modelo global que simula a atmosfera do planeta todo. Também acessamos as informações de vários outros modelos de instituições parceiras do Brasil e de outros países. Nossa meta é fazer uma previsão objetiva com esses dados, evitando a interferência da subjetividade do ser humano. Ao mesmo tempo, o sistema proporciona uma maneira de evitar que aspectos externos influenciem o sistema (diante de um quadro crítico de seca, por exemplo, alguns profissionais sentem-se tentado a dar uma mensagem de esperança. Este não é o nosso papel)", diz Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme. Depois do Workshop, a Funceme permanecerá monitorando e avaliando as condições dos oceanos e da atmosfera. "O prognóstico não é definitivo. Faremos nova reunião no fim de fevereiro para emitirmos uma previsão atualizada que mostrará a tendência das precipitações até maio, último mês da quadra chuvosa. Se percebermos que os sinais desse outro período estão diferentes, a nova previsão será divulgada contemplando essas mudanças", complementa. Pré-estação Leandro Valente, meteorologista da Funceme, explica que, para chegar ao prognóstico, o órgão, juntamente com outros centros nacional e internacionais, usou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como tende a ser as chuvas nos próximos três meses. O especialista salienta que o fato de estar chovendo no Ceará não significa uma quadra chuvosa boa ou ruim. "Estamos no período de pré-estação chuvosa. Em janeiro, o principal sistema que atua no Estado, que gera chuvas de forma mais frequente, são os vórtices ciclônicos de altos níveis. Esse sistema costuma atuar em dezembro e em janeiro. Já na quadra chuvosa, que abrange de fevereiro a maio, o sistema que atua é a Zona de Convergência Intertropical", ressalta. Por isso, as chuvas de janeiro não podem ser utilizadas como indicador da quadra chuvosa, uma vez que existem dois sistemas diferentes atuando nesse período. Luana Lima REPÓRTER

Operação Policial prende grupo e apreende armas, dinheiro e munições em Iguatu

Operação das Policias Civil e Militar resultou na prisão de quadrilha e apreensão de armas, munições, dinheiro e até carvão vegetal. CLIQUE PARA AMPLIAR (Foto Paulo Ricardo/Iguatu.Net) Seis presos e armas, munições e dinheiro apreendidos. Este foi o saldo de uma operação desencadeada em conjunto pelas Policias Civil e Militar da cidade de Iguatu. Logo por volta das 7 horas, 10 viaturas se deslocaram para o bairro Chapadinha a fim de prenderem pessoas com envolvimento no tráfico de drogas e outros crimes de menor envergadura. Coordenado pelo Comandante do 10º Batalhão da 2ªCIA, Major Paulo Hermman, os policias apreenderam duas armas, sendo um revólver calibre 38 e uma espingarda, além de várias munições, 40 sacos de carvão vegetal e quase R$ 1.600,00 em notas pequenas. Em entrevista ao Portal Iguatu.Net, o Delegado Regional de Polícia Civil, Agenor Freitas de Queiroz, que também acompanhou a operação, disse que dois homens “de alta periculosidade foram presos”.
“Prendemos o Gel, que já é um velho conhecido da Polícia, e o Rogério, tido como chefe do tráfico na região. Rogério, inclusive, já ameaçou tocar fogo no Fórum da cidade, além de dizer que iria matar o Cabo Simões, Sargento Lopes, o Promotor Fernando Miranda e a mim. São pessoas perigosas e que mantinha o crime vivo naquela região”, considerou. No entanto, Agenor considera que esse grupo não tenha participação com a morte do crediarista Eugênio Cardoso de Araújo. Hermman ressaltou que, apesar de não ter sido encontrado drogas com nenhum dos presos, o tráfico de entorpecentes é inerente aos acusados. “Achamos quase dois mil reais com um homem que não trabalha, ou seja, certamente um dinheiro proveniente do tráfico”. “Com um deles, achamos uma agenda contendo inúmeros nomes e telefones, que acreditamos ser de clientes”, acrescentou o Major. O Delegado confirmou que os seis acusados serão indiciados por associação ao tráfico; formação de quadrilha, crime ambiental, posse ilegal de arma e munições e, posteriormente, encaminhados a Cadeia pública da cidade. O adolescente que foi apreendido, apesar de não poder seguir o mesmo caminho dos demais, por está protegido pelo Estatuto da Criança e Adolescente já desperta a atenção de Agenor Freitas. “Ele é menor de idade mais já é conhecido dos policiais, se seguir nessa linha, certamente acabará preso quando for maior de idade”, finalizou.

Funceme registra 52 mm de chuvas em Iguatu

De ontem para hoje choveu em 42 municípios cearenses. A maior chuva foi registrada em Acopiara, no Centro-sul do estado, 90 milímetros. Em Lavras da Mangabeira, na mesma região, choveu 70 milímetros. Em Aurora, na região do Cariri, a chuva foi de 57 milímetros. Em Iguatu, choveu uma média de 52 milímetros. De acordo com previsões da Funceme para o restante do dia é de precipitações no centro-norte do Estado, principalmente entre a tarde e à noite. Nas outras regiões, céu com nebulosidade variável e chuvas isoladas. Já para amanhã a previsão é de chuvas isoladas na faixa litorânea e Serra da Ibiapaba na madrugada e no período da manhã. Nas demais regiões do Ceará, céu entre parcialmente nublado e claro. Confira as 10 maiores chuvas do dia. Acopiara: 90.0 mm Lavras da Mangabeira: 70.0 mm Aurora: 57.0 mm Ipaumirim: 53.8 mm Quixelô: 53.0 mm Iguatu: 52.0 mm Cedro: 51.0 mm Granjeiro: 40.2 mm Icó: 40.0 mm Farias Brito: 38.0 mm