sábado, 10 de dezembro de 2011

Audiência pública em Quixelô definiu a aplicação de R$ 500 mil

Recursos são destinados pelo governo federal para a área de saúde


O Ginásio Poliesportivo Francisco Amaro Guedes, sede do Município de Quixelô, foi o local escolhido nesta Manhã de Quinta-Feira(08.12.2011) para a realização da audiência pública que definiu a aplicação de R$ 500 mil pela Secretaria Municipal de Saúde na melhoria do Sistema de Abastecimento de água potável para a zona urbana do município, contemplando a sede e a Vila de Antonico.

A emenda de iniciativa popular, como a que foi realizada em Quixelô, tem como finalidade a implementação de políticas públicas prioritárias de apoio aos pequenos municípios, a partir de indicação (única), destinadas para estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde.

Para a secretário municipal de saúde Williane Antero, os recursos destinados pelo Ministério da Saúde serão de fundamental importância para o fortalecimento da saúde e vai beneficiar diretamente tanto usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) como para os profissionais da saúde. “A audiência pública promovida pela prefeitura e Câmara de Vereadores, com a participação da sociedade civil organizada, foi vital para a destinação dos recursos e suas prioridades e vão representar um impacto positivo na área de saúde”, avalia a gestora.

O presidente da Câmara,Samuel Araújo,destacou a importância da audiência pública e reconheceu a iniciativa da secretaria municipal de saúde como louvável. “É um fato histórico para Quixelô, onde o povo é convocado para ter o direito de escolher onde os recursos serão aplicados”, atesta o edil.

Falando em nome da Administração Municipal , o Vice-Prefeito,José Simão da Silva, ouviu a manifestação de representantes de cada segmento da sociedade e avaliou que a escolha do item de investimento vêem a atender a implantação de uma ação que muito auxiliará a população quixeloense, sendo a mesma opinião compartilhada pelo Diretor do SAAE, César Almeida.

Pela decisão da audiência pública, Os recursos deverão ser alocados para a Construção de Uma Estação de Tratamento de água e Conclusão de Trechos da Adutora para o abastecimento da Sede e Vila Antonico.

A audiência pública contou com a participação dos vereadores Samuel Araujo,Wellington Batista,Chico Cesar,Wagner Vieira,Raimundo Gomes, Secretários,Funcionários Públicos e Sociedade Civil.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Câmara municipal de Quixelô encerra seus trabalhos do ano de 2011


A câmara municipal de Quixelô finaliza nesta sexta feira dia 09/12/2011 as 17:00 os trabalhos do ano de 2011,presidido pelo Presidente Samuel Araújo, que tomou posse da casa em 1º de janeiro de 2011,o presidente falou hoje cedo para o Quixelô noticia, que o ano de 2011 foi um ano de muitas conquista e realizações, a pesar de vários impersilios o corrido durante este período, mais garante que o ano de 2012 vai ser de muito proveito e trabalho com todos seus amigos da casa. Por este motivo a mesma esta convidando todos os Quixeloenses para participarem da ultima sessão do ano na câmara municipal de Quixelô, e aproveitando já deseja a todos os amigos e munícipes um feliz Natal e um 2012 de muita paz e harmonia no coração de todos Quixeloenses, e que em 2012 juntos possam realizar mais e mais trabalhos.

Duas mulheres são assassinadas na Grande Fortaleza durante a madrugada

Duas mulheres foram assassinadas na madrugada desta sexta-feira (9), na Grande Fortaleza, segundo informações do Comando de Policiamento da Capital (CPC). De acordo como o tenente coronel Roosevelt Alencar, supervisor do CPC, a polícia suspeita de envolvimento com tráfico de drogas nos dois casos. As duas foram mortas com tiros.

Uma das vítimas era uma moradora de rua do Bairro Conjunto Jereissati, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o CPC, a mulher estava sem documentos de identificação. O outro caso ocorreu no Bairro Parque Leblon, a vítima de 38 anos entrava em casa quando recebeu os tiros. Os casos foram encaminhados para a Polícia Civil para serem investigados.

Fonte: G1-CE, com informações da TV Verdes Mares

Tiririca brinca em comissão e chama colega de cara de joelho


´E o palhaço o que é?´ Ao menos nesta quinta-feira (8), há duas respostas. A primeira: é o tema de uma audiência pública na comissão de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados. A segunda: é presidente desse encontro, com o ex-profissional circense e atual parlamentar Tiririca (PR-SP). Foi a primeira oportunidade em que ele falou longamente na Câmara desde que tomou posse, após de ter sido eleito com mais de 1 milhão de votos em 2010 –neste ano, ele não subiu à tribuna nenhuma vez. Ele presidiu a sessão no lugar de Fátima Bezerra (PT-RN).

Tio é preso no Rio após confessar morte de sobrinha, diz polícia


Após mais de quatro horas de depoimento, o tio da menina Maria de Fátima, de 5 anos, encontrada morta em um valão na Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira (8), confessou o crime, de acordo com a polícia.

Ainda segundo a polícia, o homem de 20 anos afirmou que tinha costume de abusar sexualmente das sobrinhas.

A Divisão de Homicídios vai autuá-lo em flagrante e prendê-lo pelos crimes de estupro de vulnerável e homicídio doloso.

Segundo a polícia, o tio disse que raptou a criança, enquanto ela brincava na varanda de casa, na tarde de quarta-feira (7), no bairro de Santa Cruz. Em seguida, ele levou a menina para as margens de um valão, localizado no final da rua onde mora, tentou abusar sexualmente, mas a criança reagiu.

A polícia disse que, segundo o depoimento dele, após a reação da sobrinha, o tio resolveu matá-la, asfixiando e estrangulando a menina. Os agentes informaram que na delegacia, o homem chorou ao relembrar o crime.

Os agentes da Divisão de Homicídios falaram que o tio deve passar a noite na delegacia, e em seguida, será transferido para uma unidade prisional.

A polícia informou também que vizinhos tentaram linchar o suspeito, mas ele foi colocado em uma viatura.

Tio ajudou nas buscas pelo corpo

O pedreiro Sandro dos Santos, de 40 anos, pai da criança, disse que o irmão ajudou inclusive nas buscas a Maria de Fátima. De acordo com Sandro, quando a polícia chegou ao local do crime, o irmão ficou nervoso e assumiu o homicídio.

“Quando chegaram os agentes, o meu irmão ficou nervoso e disse ‘fui eu’. Pode ser o meu irmão ou outra pessoa, mas eu quero que o culpado apodreça na cadeia. É uma dor muito forte. É como abrir o seu corpo, tirar parte do seu coração e jogar fora”, desabafou Sandro, revelando ainda que o irmão seria usuário de drogas.

O corpo da menina foi achado num valão na localidade de Areia Branca sem roupas e foi reconhecido por parentes.

Família acompanha trabalho da polícia

O pai contou que o irmão mora a 60 metros da sua casa, e por isso tinha o costume de entrar na sua residência para brincar com as crianças. O pedreiro aguarda o laudo dos peritos do Instituto Médico Legal (IML) para saber as causas da morte da filha. Ele acompanha o trabalho da polícia na delegacia ao lado de outros parentes.

“Eu não sei qual o motivo que pode ter levado alguém a cometer essa barbaridade. A Maria de Fátima era uma menina tímida e quieta, e que não saía para a rua”, disse.

O pai disse que a última vez que a filha foi vista brincava na varanda da casa. O pedreiro tem ainda outros cinco filhos.

Fonte: G1-RJ

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

VILA ANTONICO RECEBE POSTO COMUNITÁRIO DOS CORREIOS


O prefeito municipal de Quixelô Gilson José de Oliveira entregou hoje quinta feira dia 08/12/2011 uma mini agencia comunitária dos correios na comunidade da vila Antonico. Um pedido feito ao prefeito a muito tempo pelos representantes daquela vila, e hoje foi entregue atendendo assim a demanda e melhorando o acesso de correspondências aos moradores daquela comunidade.Na solenidade de entrega, esteve presente ao evento moradores,vereadores,secretários do município a 1ª Dama do município Francisca Josefa, o coordenador da agencia dos correios de iguatu Cleiton Carvalho e a gerente da agencia dos correios de Quixelô(Senhora Ester).O prefeito foi agradecido pela comunidade e os vereadores que lhe acompanharam.
Entre eles: Vice Prefeito José Simão, Vereador Chico ceza, vereador Raimundo Gomes, vereador Adil Vieira, vereador Joaquim Alves, Vereador e o Wellington Batista. Parabéns aos moradores da vila Antonico por mais uma ação da prefeitura de Quixelô.

Acidente de trânsito na CE 060 em Iguatu


Um acidente de trânsito aconteceu na tarde desta quinta-feira, 08, na CE 060 em Iguatu na localidade da Varjota. Uma colisão entre um Fiat Pálio cinza de Placa HXG 3538/Acopiara e uma moto Broz vermelha de Placa NRD – 5053/Iguatu.
Segundo informações repassadas pela Polícia Rodoviária Estadual através do militar Sub – Benício, a condutora da moto Raimunda Marciana não teve a atenção necessária na hora de entrar na via e se envolveu no acidente com o Fiat Pálio que era guiado pelo Tibúcio Feitosa, “ ela não teve a atenção necessária e infelizmente se envolveu neste acidente, além disso, tem um agravante, a condutora não possui carteira de habilitação” disse o militar.
O lado direito da frente do Pálio ficou parcialmente destruída e a moto também teve partes destruídas com o impacto. Raimunda Marciana sofreu cortes na mão direita e uma ambulância foi acionada para socorrer a vítima.

Ex-capitão Daniel é condenado a 46 anos de prisão pelas mortes dos irmãos estudantes de Medicina


O ex-capitão da Polícia Militar Daniel Bezerra acaba de ser condenado a 46 anos de prisão, em regime inicialmente fechado. Após 15 horas de cansativo julgamento, a sentença foi anunciada pela juíza Danielle Pontes de Arruda Pinheiro às 2h42min desta quinta-feira, 8.

Quatro anos, oito meses e 22 dias após o crime, o réu foi condenado por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil. Daniel responderá a 23 anos de prisão pela morte de cada um dos irmãos, somando um total de 46 anos de detenção.

Pais, familiares e amigos das vítimas aplaudem o anúncio da juíza e se abraçam em choro coletivo. Defesa diz que vai recorrer da decisão.
Veja abaixo como se deu o julgamento.

08h50 – Imprensa em peso acompanha início do julgamento do ex-capitão da PM Daniel Bezerra, acusado de matar dois irmãos em Iguatu, em março de 2007.
09h13 – Familiares de irmãos assassinados chegam ao Fórum. Eles recebem apoio de amigos.
09h30min – O julgamento está marcado para as 10 horas. Começa a ser liberada a entrada da família para a sala do julgamento.
09h48min - Começa o júri. Policiais do Batalhão de Choque acompanham o início do julgamento.
09h50min - Família dos rapazes mortos acompanha o júri na primeira fileira.
10h30min- O frentista Janiclerton Alves de Melo é o primeiro a ser ouvido.Segundo a primeira testemunha, ex-PM espanca Marcelo, sem chance de reação, e churrasqueiro do local “aparta”.
10h33min- Leonardo, ao ver seu irmão sendo espancado, começa a brigar com o ex-PM. Este afirma não querer briga.
10h34min- Após isso, ex-PM dispara contra Marcelo. Leonardo tenta proteger o irmão e também é atingido
10h37min- O advogado do ex-policial, Delano Cruz, começa a interrogar Janiclerton. Ele pergunta se alguém o procurou pedindo que ele alterasse o depoimento. Janiclerton nega.
10h42min- depoimento – Ex-PM entra no seu carro e diz: acabei com a minha vida!
10h50min - Advogado Paulo Quezado questiona a atitude da defesa ao ler os depoimentos antigos da testemunha. A juíza permite que Delano Cruz continue a leitura.
11h10min - Cerca de 15 popliciais do Batalhão de Choque estão na sala do julgamento.

11h08min – Primeira testemunha é liberada.
11h04min – Jurado pergunta qual a reação do capitão ao chegar ao carro, testemunha afirma que ele estava muito nervoso.
11h05min- Ex-churrasqueiro do local do crime é a segunda testemunha e começa a depor.
11h22min – Cláudio afirma que não vi o acusado no início da briga. “Corri para apartar. Fiquei no meio”.
11h20min – Acusado está presente na sala. A testemunha disse não se sentir constangida com a presença dele.
11h17min - Juíza pede intervalo até que a testemunha se sinta melhor.
11h15min - Cláudio Alves, churrasqueiro da churrascaria, é a segunda testemunha e começa a depor. Ele não trabalha mais no local. O churrasqueiro afirma que viu a briga. Testemunha está nervosa e a juíza pede água para ela.
11h16min- Ex-churrasqueiro afirma ter certeza que a arma era do ex-PM, e que estudantes não estavam armados
11h17min- Acusado atira nos estudantes, mesmo a pedidos dele (ex-churrasqueiro) para que não atirasse
11h30min – Cláudio Alves afirma que o acusado saiu do local sozinho e com a arma, andando normalmente.
Cláudio Alves afirma que Leonardo não estava armado e não tentou tomar a arma do acusado.
A testemunha afirma que viu e ouviu apenas um tiro disparado contra Marcelo e a vítima caiu no chão após o disparo
A testemunha afirma que, quando tentou separar a briga, o acusado tentou pegar uma arma na cintura e não encontrou. “Pelo amor de Deus, não faça isso não”, disse a testemunha ao capitão.
11h34min – Promotor pede que depoente confirme trechos de depoimentos anteriores. Depoente afirma que não percebeu se acusado ou vítimas estavam embriagados.
11h32min - A promotoria inicia os questionamentos à testemunha.
11h37min - Promotor pergunta se depoente identificou outras pessoas no local. Ele afirma que conhecia os pais do garoto, mas não sabia que eram seus filhos.
11h38min - Promotor pergunta à testemunha se ela foi pressionada durante interrogatório na delegacia. Testemunha nega.
11h38min - Promotor pergunta à testemunha se ela foi pressionada durante interrogatório na delegacia. Testemunha nega.
11h43min – Delano Cruz, advogado do ex-Capitão, começa a fazer interrogatório. Advogado afirma que há contradições no depoimento da testemunha.
11h50min – Promotor intervém e diz que depoente não está ali para confirmar contradições em depoimentos.
11h56min - Segundo advogado, no primeiro depoimento, testemunha afirmou saber que a esposa do acusado estava com ele, mas não sabia o nome dela. No segundo depoimento, testemunha afirmou não saber se o acusado era casado, nem sabia que a esposa estava próxima. Ainda segundo o advogado, no terceiro, a testemunha afirma que não viu a esposa do acusado nem antes nem depois, aponta o advogado de defesa.
11h58min - Juíza não acata a intervenção do promotor.
12h01min – A testemunha, Cláudio Alves, assinou o depoimento e foi liberado. O advogado de defesa conversa com o acusado.
12h02min – A terceira testemunha aguarda o início do depoimento e pede para que o acusado saia da sala de julgamento.
12h08min - A terceira testemunha é o garçom da churrascaria, Carlito Holanda Gomes. Ele diz que ficou olhando a briga e viu quando o churrasqueiro quis itervir. O ex-garçom diz que viu quando o acusado se abaixou para pegar algo no chão e viu que era uma arma. “Ele foi em direção ao rapaz e disparou”, diz a testemunha.
12h10min – O ex-garçom da churrascaria diz que serviu oito doses de whisky ao acusado.
12h13min - Testemunha diz que viu quando Leonardo (vítima) chegou perto do Capitão e lhe deu uma gravata. Carlito diz ainda que o capitão frequentava o local.
12h17min – Testemunha pede que lhe tragam água. Promotoria começa o interrogatório.
12h18min - A testemunha afirma que várias vezes observou que o Capitão levava uma arma na perna quando ia à churrascaria. Depoente afirma que, quando viu o Capitão com a arma, saiu de perto e apenas ouviu o tiro.Segundo o garçom, após atirar, ex-PM diz: “Acabei com a minha vida e com a dos dois rapazes
12h28min- O garçom Carlile confirmou que o delegado de Iguatu o chamou de “mentiroso” no primeiro depoimento contra o ex-PM. O promotor Francisco Marques Lima continua a fazer perguntas a Carlito Holanda.
12h34min- Depoente afirma que após disparos ex-PM foi ao seu carro, pegou sua filha, e saiu à pé do local
12h35min- O garçon Carlile confirma que o delegado de Iguatu também o chamou de “descarado” durante seu primeiro depoimento.
12h36min- Advogado de defesa começa a interrogar a testemunha
12h39min- A promotoria pede que os advogados de defesa apresentem as páginas dos autos que estão sendo questionadas
12h42min- “Espero o tempo do mundo todo”, afirma a promotoria para que a defesa encontre as páginas dos autos questionadas.
12h43min- Advogado de defesa diz que promotoria “tem uma bola de cristal” ao afirmar que um trecho citado não consta nos autos.
12h46min - Mãe e irmã de Leonardo e Marcelo acabam de retornar para a sala de julgamento.
12h47min -Depoimento da terceira testemunha chega ao fim. Juiza informa que, após a próxima depoente, haverá pausa para o almoço.
12h48min- A quarta testemunha é José Rigoberto Ferreira, que trabalhava como garçom no restaurante Wilson Grill. Quarto testemunha prefere depor na ausência do acusado.
12h52min- O depoente afirma que não houve discussão, e que o acusado já chegou agredindo Marcelo. A esposa do acusado, ao tentar separar os dois, acabou sendo agredida acidentalmente e se retirou. Segundo o depoente, o acusado sacou a arma da perna, que chegou a cair, e não viu mais nada, pois se escondeu. O depoente afirma não ter visto os tiros, apenas ouvido. Ele diz não saber o motivo da confusão
13h13min – Depoente disse que, quando Leonardo chegou ao local, ainda não havia ocorrido o primeiro tiro.
13h20min – Ao ser interrogado pela promotoria, a testemunha confirma relatos dados em outros depoimentos.
13h28min- “Qual o depoimento verdadeiro, o de hoje ou o de Iguatu?”, pergunta o promotor Marques à Rigoberto
13h30min- Advogado de defesa começa questionamento à quarta testemunha
13h35min- Após ter questões não respondidas pela testemunha, o promotor, visivelmente irritado, encerra suas perguntas
13h39min-Jurado pergunta quais foram as palavras finais do acusado ao sair do local. Testemunha diz que foram “acabei com a minha vida”.
13h41min- Quarto acusado é liberado e é concedido uma pausa para o almoço. intervalo de 4o minutos.
14h44min- Julgamento retorna após pausa e quinta testemunha é chamada para depor.
14h55min – Juíza relê a descrição do caso. Mãe dos irmãos assassinados põe as mãos no rosto.
15h02min – Familiares se emocionam durante leitura do caso, feita pela juíza Danielle Pontes de Arruda Pinheiro.
15h03min – A primeira testemunha de defesa que vai participar do julgamento é Saimon Queiroz Santos.
15h04min – A testemunha pediu para não ser filmada pela imprensa.
15h05min - Cerca de 300 pessoas acompanham o julgamento no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.
15h06min - Do lado direito da juíza Danielle Porto estão o promotor Francisco Marques e o advogado Paulo Quezado.
15h06min – Do lado esquerdo da juíza estão o advogado Delano Cruz e o réu, Daniel Bezerra. À frente estão os jurados.
15h10min – Simon Queiroz é major da Polícia Militar e foi relator do Conselho de Justificação que apurou o caso. O major Saimon Queiroz não presenciou o crime.
15h16min – Testemunha de defesa afirma que o réu nunca teve problemas na Polícia. “Não há relato de transgressão disciplinar ou crime”, defende.
15h19min – Em segundo momento, defesa afirma que ex-capitão Daniel teve “apenas um probleminha com um carro apreendido”.
15h22min – Saimon justifica que a expulsão de Daniel Gomes da PM obedeceu à ética da instituição.
15h24min – Advogado do ex-capitão diz que única mácula que pesa contra o réu é este caso. Mãe dos irmãos assassinados reage, indagando: “Só isso?”.
15h30min - O réu permanece sentado, olhando para o lado oposto ao julgamento.
15h32min – A testemunha entra em contradição ao dizer se soube que Daniel Bezerra entregou uma pistola .40 um dia depois do crime.
15h34min – Advogado de acusação questiona: “Um policial pode estar em uma churrascaria com a arma da corporação?
15h36min – A testemunha afirma que os militares “são instruídos para que não façam isto”.
15h38 min - O promotor descreve agressões de Daniel contra duas pessoas enquanto esteve em Iguatu. A testemunha reconhece os fatos.
15h39min - Uma das juradas cochila durante a sessão. A juíza Danielle Pontes a repreende, e público ri.
15h47min – Advogado de acusação lê depoimentos de pessoas de Iguatu que relataram abuso de autoridade do ex-capitão Daniel.
15h53min – Termina o depoimento do major Simon Queiroz. Outras três testemunhas de defesa serão ouvidas.
15h58min - Segunda testemunha de defesa, sub-tenente Francisco Pereira de Oliveira, se prepara para ser ouvida.
16h – Mãe dos irmãos assassinados volta a chorar.
16h02min – Segunda testemunha está há 23 anos na corporação e diz conhecer o ex-capitão Daniel há nove anos. Defende que o réu tinha cautela com a pistola e com o colete que usava.
16h05min - A testemunha diz que Daniel era muito leal e tranquilo; alguns familiares riem ironicamente.
16h14min – Acusação lê o depoimento de um guarda da prefeitura que descreve tortura sofrida pela testemunha de defesa.
16h13min – Advogado da acusação pergunta se a testemunha já foi acusada de tortura, um dos crimes pelos quais o réu responde.
16h17min - Testemunha não confirma acusação de tortura.
16h20min - Termina depoimento da segunda testemunha de defesa, sub-tenente Francisco Wellington Pereira de Oliveira.
16h23min - Terceira testemunha da defesa, tenente-coronel Geovanni Alcoforado, começa a depor.
16h26min - Testemunha diz que recebeu informações de que o acusado não deixou a arma no local de trabalho no dia anterior.
16h27min - Geovanni Alcoforado foi a testemunha que apresentou atestado médico, obrigando o adiamento do julgamento, na semana passada.
16h29min - Termina depoimento da segunda testemunha de defesa, sub-tenente Francisco Wellington Pereira de Oliveira.
16h33min - Terceira testemunha da defesa, tenente-coronel Geovanni Alcoforado, começa a depor.
16h48min - Advogado de defesa pergunta se testemunha teria planejado a fuga do ex-capitão após o crime. Testemunha nega e diz que estava dormindo quando os irmãos foram mortos.
16h50min - Testemunha diz lamentar pelo que aconteceu ao companheiro
16h53min - Testemunha afirma que teria sofrido ameaça de morte de um suposto pistoleiro.
16h56min - O pai dos irmãos assassinados, Nelson Benevides, põe a mão no rosto; enquanto sua esposa olha para o chão.
17h20min - A testemunha afirmou que o Sd. Arquênio veio até ela com a arma usada no crime, mas nada falou sobre o homicídio.
17h22min- Cel. Geovani se exalta ao falar sobre um caso de abuso em que foi indiciado em Iguatu. “A justiça de Iguatu foi omissa”.
17h23min -O Coronel Geovani encerra o depoimento. A juíza concede 5 minutos de pausa para ouvir a última testemunha de defesa.
17h28min- Julgamento chega a quase 7 horas e meia de duração. Última testemunha ainda será ouvida. Estudantes de Direito acompanham julgamento de ex-capitão da PM
17h32min- Começa o depoimento da última testemunha de defesa, o saregento da PM, Antônio Cleudo Silva Sena.
17h41min- Antônio Cleudo segue a tendência das testemunhas de defesa e afirma que comportamento de Daniel era bom
17h44min -Advogado de defesa pergunta se testemunha possui conhecimento se o crime foi motivado por questões políticas. A Testemunha afirma que desconhece a indagação do advogado de defesa
17h45min- Apesar da determinação, o sargento disse que apenas os “praças” devolvem as armas após o serviço.
17h54min- Advogado de defesa encerra seus questinamentos e promotoria dá início às suas perguntas.
17h58min- Antônio Cleudo encerra seu testemunho dizendo que Daniel não falou com ele sobre o crime.
17h59min- A juíza chama mais uma testemunha de defesa que não estava na primeira contagem, Horácio Carlos de Almeida. Horácio também é PM. Ele não estava em Iguatu no dia do crime, assim coma as demais testemunhas de defesa.
18h04min-Sgto. Cleudo disse que Horácio Almeida recebia tratamento psiquiátrico. Ele confirma: “tomo remédios controlados”.
18h08min- A testemunha confirma que o pai das vítimas, Nelson Teixeira, o procurou para investigar os motivos do crime.
18h10min- PM Horácio sugeriu ao então Capitão Daniel que saísse da cidade de Mombaça por conta das ameaças que este sofria.
18h11min- O próximo a depor é o réu Daniel Bezerra.
18h14min-Horácio diz que prefeito de Mombaça elogiou o trabalho que Daniel estava desenvolvendo no município para toda a corporação.
18h21min- Vai começar o interrogatório ao acusado. Daniel é escoltado por policiais até o júri. A juíza pede silêncio.
18h22min -O réu parece sereno enquanto ouve da juíza a denúncia.
18h24min- Pai das vítimas deixa o salão do júri
18h30min – Acusado Daniel responde serenamente às perguntas da juíza
18h33min – Daniel confirma a autoria dos disparos, sem intenção homicida e em prática de legítima defesa.
18h35min - O réu negou os desdobramentos da denúncia feita pelos promotores.
18h38min - Daniel confirma que em sua mesa foram ingeridas de 5 a 8 doses de uísque. Mas que o consumo foi feito com outro amigo.
18h40min- “Eu não conhecia, não sabia como chegaram e onde estavam”, diz Daniel sobre vítimas.
18h43min - O ex-PM disse que havia acabado de chegar de viagem do RN, onde foi conhecer o pai.
18h45min-Daniel disse que a criança foi para o carro na companhia de sua esposa enquanto ele pedia a conta.
18h48min- Daniel conta que ouviu gritos e acenos da menina no carro. Ex-PM diz que chegou até o carro e encontrou um homem debruçado sobre o carro. Temia que ele pegasse uma pistola no veículo. Daniel afirma que uma das vítimas empurrou sua mulher, que caiu. Público se manifesta.
18h52min - Daniel afirma que uma das vítimas empurrou sua mulher, que caiu. Público se manifesta. Réu afirma que o homem que estava no carro estava com o pênis à mostra. Ele disse que reclamou.
18h55min - “Rapaz, tem quatro banheiros na churrascaria e você vem urinar perto de uma criança e empurra minha esposa”, afirma. Daniel afirma que uma das vítimas portava uma arma. Ele conta que entrou em contato físico com ele para desarmá-lo.
18h56min - Ex-PM disse que foi agredido por três pessoas. Ele alega que ficou com a visão prejudicada por conta do ataque.
18h57min- “Parem de bater em mim, não quero mais briga!”, disse Daniel em depoimento. Daniel disse que apanhou a arma de uma das vítimas no chão e a apanhou. Ele ameaçou atirar.
18h59min - O réu disse que foi pego pela gola da camisa quando ele efetuou o disparo. “Senti uma ‘gravata’ e ouvi os gritos de minha esposa e enteada, estava desfalecendo quando virei e atirei”. Daniel disse que estava com medo e queria sair do local. Ele procurou a chave do carro e não encontrou.
19h - Ele confirmou que fugiu a pé, pediu que a mulher fosse até a casa de uma irmã que ele iria se apresentar à Polícia. Daniel nega que tinha uma arma escondida na perna direita. Ele diz que pegou o revólver do chão.
19h02min- O ex-PM disse que se apresentou em uma delegacia em Jaguaribe. Antes entregou a pistola ao Sd. Arquênio.
19h04min- O ex-PM dissO ex-PM disse que se apresentou na delegacia de Jaguaribe. Antes entregou a pistola ao Sd. Arquênio. Juíza pergunta se ex-capitão tinha uma arma na perna direita. Réu nega, mas diz que “policial tem direito de ter uma arma em dias de folga”.
19h05min- “O Coronel Geovanio sabia que eu possuía a arma”, contradizendo o depoimento dado pelo policial. O ex-capitão diz que se apresentou espontaneamente na delegacia de Jaguaribe.
19h06min- “Minha demissão foi baseada em uma lei revogada”, conta Daniel sobre expulsão da PM. Juíza passa a palavra ao promotor. Daniel pede o direito de ficar calado para responder às perguntas.
19h07min- Promotor exige as negativas a todas as perguntas feitas ao réu.
19h08min - Daniel alega que foi orientação de seu advogado. “Invoco meu direito constitucional de permanecer calado. Negativas de Daniel às perguntas do promotor geram risadas no público que acompanha o julgamento.
19h20min- Promotor pergunta a Daniel por uma suposta agressão contra a própria mulher em um show em Iguatu.
19h23min - Daniel se mostra irritado enquanto nega respostas às perguntas de promotor.
19h29min - Depoimento de Daniel Bezerra chega a uma hora. Ele continua se negando a responder as perguntas feitas pela acusação.
19h34min - Promotoria indica contradição entre os depoimentos do réu, o indaga, mas escuta a mesma resposta.
19h37min - Promotor Francisco Marques faz a 20ª pergunta a Daniel, que continua invocando direito de permanecer calado. Público ironiza silêncio do réu.
19h46min.- Promotoria chega à trigésima pergunta sem resposta
19h56min - “Sem mais perguntas”. Promotor faz 40 perguntas a Daniel que invoca direito de permanecer calado. Advogado de defesa começa a inquirir Daniel Bezerra, que volta a responder às perguntas. Daniel afirma que relatório da Corregedoria de Iguatu é uma “trapaça política”.
19h59min.- O acusado nega ter sacado uma arma durante um show em Iguatu e ameaçado o público presente.
20h - O réu permanece alterado durante as perguntas e agora responde, indiretamente, perguntas feitas pela acusação.
20h01min - Daniel nega ter ingerido 8 doses de uísque. Ele também disse que se propôs a fazer teste de alcoolismo após o crime.
20h06min - Julgamento completa 10 horas. Daniel Bezerra continua prestando depoimento.
20h08min - Acusado disse que foram constatados “derrames” nos dois olhos depois de ser agredido pelas vítimas. O público reage.
20h10min - Apesar do pedido de seu advogado, réu pede para falar sobre porte ilegal de arma da corporação. Por ser formado em Direito, réu apresenta linguagem jurídica em sua defesa.
20h12min - Daniel confirma que sua pistola estava carregada com 30 cartuchos.
20h14min- Ex-PM rebate acusação do promotor de que estaria usando um coldre na perna. “Não cabia uma pistola .40″. Daniel reafirma a autoria dos disparos, mas alega que foram em legítima defesa.Daniel pede para demonstrar como os disparos foram feitos. A juíza permite.
20h18min- Acusado afirma que primeiro disparo foi feito quando a primeira vítima puxou sua camisa, que não foi acidental. A segunda vítima o agarrou pelo pescoço, por trás, e então o segundo disparo foi efetuado.
20h28min- Advogado pergunta: “Os PMs Cleudo e Horácio são perturbados mentais?”. O réu diz que o PM Horácio só apresentou sintomas de problemas mentais após ter contato com a família das vítimas.
20h29min - “Fui julgado em praça pública, como no Império Romano”, afirma Daniel sobre expulsão da PM.
20h32min - O julgamento aconteceu em Mombaça. Daniel aponta a presença do Governador Cid Gomes na ocasião. Acusado afirma que foi demitido da PM com base em uma lei revogada, que não existe mais.
20h37min - “As pessoas confundem prisão especial com privilégio”, diz Daniel sobre detenção no BPChoque.
20h38min - “O que chamam de impunidade eu chamo de 4 anos e meio de prisão”, afirma Daniel.
20h40min - Réu diz, “eu sou um morto-vivo”. Ele afirma que assim que sair da prisão será assassinado.
20h42min - Daniel rechaça a imprensa, “ela confunde liberdade de expressão com vontade de ofender”. “Eu não quero minha liberdade. Se eu tiver de pagar que seja de forma justa”, afirma Daniel.
20h44min – Julgamento de ex-capitão da PM acusado de matar irmãos deve terminar após as 22 horas. “Hoje eu sou um morto-vivo, pois sei que no momento que colocar os pés fora da cadeia vão me matar” afirma acusado.
20h47min – Da parte da Polícia Militar, Daniel disse que recebeu “muita perseguição”.
20h50min - “Eu estou falando a verdade, não titubeei. Peço que seja feita a justiça. Jamais iria atirar em alguém se minha vida não estivesse em risco”, defende-se o réu.
20h51min – “Eu peço encarecidamente, me julgue pela verdade” Pede réu aos jurados.
20h52min – Daniel se emociona enquanto fala aos jurados.
20h53min – Após 2h e 27 minutos, o depoimento de Daniel Bezerra é encerrado.
20h57min – A juíza Danielle Pontes determina uma pausa de 20 minutos. Logo após é a vez da exposição final da acusação.
21h21min - Público volta aos poucos para o tribunal para que o julgamento seja retomado.
21h26min – Juíza solicita entrada do réu e pede silêncio para retomar o julgamento. Ela passa a palavra ao promotor Francisco Marques.
21h40min -A acusação promete “surpresas” durante explanação. O promotor se diz acuado com a presença da PM no Tribunal.
21h42min – Promotoria pede ao júri que saibam ver “o tanto de mentiras que foi falado”.
21h47min – Público se emociona com o retrospecto do caso feito pela promotoria.
21h50min – Promotoria afirma que policial estava alcoolizado quando matou os irmãos. O relato continua e mais pessoas se emocionam.
21h53min – Promotoria usa uma garrafa de uísque para ilustrar o que são oito doses da bebida, que teria sido ingerida pelo réu na noite do crime.
22h - Pais das vítimas choram copiosamente com o relato da promotoria.
22h13min - São exibidas imagens veiculadas pela imprensa na época do crime.
22h14min – Mãe dos jovens mortos se desespera diante da exposição da promotoria.
22h17min -Continua a exibição de matérias feitas pela imprensa durante o velório das vítimas.
22h20min – A acusação exibe um vídeo com Neimar Teixeira, tio das vítimas, que estava no momento do crime e morreu 2 meses depois.
22h26min - No vídeo, o tio das vítimas conta como o crime aconteceu e ressalta a boa conduta dos sobrinhos.
22h27min – Familiares continuam emocinados, assistindo vídeos com imagens do velório das vítimas e com depoimento de familiares.
22h28min – “Este crime é indefensável”, afirma promotor sobre alegação de legítima defesa da vítima.
22h29min – Familiares dos jovens assassinados são aparados por cuidados médicos. Pai das vítimas permanece na sala de julgamento.
22h33min – Agora são exibidos depoimentos com a opinião da população sobre o crime.
22h34min – Vídeo expõe depoimentos de deputados estaduais da época cobrando empenho na mudança das leis penais por conta do crime.
22h41min - “24 de dezembro é dia do aniversário do seu filho que morreu, Nelson. Mais um natal você vai passar sem ele”, diz promotor.
22h42min – Promotor recrimina “tática” da defesa de não ter aceitado a participação de mulheres no júri.
22h48min – Advogado Paulo Quezado toma a palavra da acusação.
22h49min – “Os dois rapazes estavam armados, mas deixaram suas armas no hospital”, diz Paulo Quezado.
22h54min - O advogado auxiliar da acusação lembra que uma das testemunhas de defesa votou pela expulsão de Daniel. “Por motivo banal”.
22h59min - Acusação exibe fotos dos corpos das vítimas. Ela afirma que os tiros foram disparados com intenção de matar.
23h - “Um cidadão como este é resultado das mazelas humanas”, afirma advogado em relação a Daniel.
23h02min - Mostrando fotos de perícia, a promotoria frisa que os tiros foram efetuados a queima-roupa, tendo a intenção de matar.
23h05min - Paulo Quezado chama Daniel Bezerra de “Exterminador do Futuro”, por conta do crime.
23h06min – Acusação conclui explanação. Uma parte do público aplaude. A palavra agora é do advogado Delano Cruz.
23h08min - Julgamento chega a 13h de duração.
23h13min - Delano Cruz condena declarações da acusação de “manobras” por parte da defesa. Ele afirma que o representante do Ministério Público não se ateve aos autos do processo em sua explanação.
23h14min - A defesa ressalta o bom comportamento de Daniel, que teria sido motivo de sua indicação a trabalhar em Mombaça.
23h16min – Delano critica a participação do governador Cid Gomes durante a investigação do caso.
23h17min - O advogado afirma que a própria mãe pediu para que ele abandonasse o caso. Mas ele se manteve firme.
23h21min – “Eu tenho compromisso moral com a minha profissão”, afirma advogado de defesa. “O capitão Daniel não é um vagabundo, é um trabalhador”, diz a defesa.
23h22min – Delano Cruz fala da má remuneração dos policiais do Estado.
23h27min – O advogado afirma que a quantidade de álcool ingerida pelo acusado era insuficiente para alterar seu estado físico.
23h30min – Acusação rebate críticas sobre não ter usado os autos do processo.
23h31min – Dalano Cruz afirma que acusação se baseou na comoção para convencer os jurados.
23h34min - Danilo Cruz ironiza a acusação dizendo: “Eu não vou perder tempo com esse capitão, se a TV Jangadeiro já condenou ele”.
23h39min - Neste momento, o advogado questiona o depoimento de Janiclerton, testemunha de acusação que depôs nesta quarta.
23h45min - “O depoimento de Janiclerton é completamente diferente do que foi exposto pela acusação”, afirma Delano.
23h49min - Algumas pessoas que assistem ao julgamento deixam o tribunal.
23h51min – Delano Cruz continua descrevendo os depoimentos das testemunhas de acusação para apontar contradições.
23h53min – “Jovens são educados sem nenhum limite”, afirma Delano sobre postura da vítima quando urinou em público.
00h10min – “Se o julgamento tivesse acontecido em Iguatu o Fórum seria incendiado”, afirma advogado de defesa.
00h12min – Julgamento completa 14 horas de duração e a defesa continua a fazer suas explanações. O advogado afirma que caso Daniel seja condenado a menos de 30 anos de prisão ele terá cumprido a pena.
00h13min – “Daniel é um cidadão como todos nós que podemos passar por isso”, afirma Delano.
00h14min – O advogado faz denúncias de que teria sofrido ameaças de morte durante as investigações.
00h20min – Julgamento segue e veredicto está previsto para sair nesta madrugada
00h21min – Delano diz que consultou espírita sobre o caso.
00h27min – Acusação diz que o advogado Delano Cruz perdeu tempo sem apresentar os autos. “Se vire nos 7″ (minutos que faltam).
00h32min – Advogado diz que perdeu o raciocínico com interrupção do promotor Francisco Marques. Os dois trocam farpas.
00h52min- A juíza Danielle Pontes já está reunida com os jurados, em uma sala secreta, para decidir o veredicto.
00h40min – Tempo de explanação da defesa se encerra. Delano Cruz pede absolvição ou pena leve para o réu. Acusação abre mão do direito de réplica. Juíza concede pausa para jurados irem ao banheiro.
00h55min- A juíza Danielle Pontes já está reunida com os jurados, em uma sala secreta, para decidir o veredicto.
01h05min- É grande a ansiedade do público no tribunal à espera do veredicto.
01h11min – A juíza retorna ao tribunal.
01h14min- Julgamento completa 15h. Juíza Danielle Pontes se prepara para ler o veredicto.
01h26min – É intensa a movimentação no tribunal. A juíza ainda aguarda a decisão dos jurados.
01h32min- A juíza pede que todos fiquem de pé para anunciar a decisão.
01h44min- Daniel Bezerra é considerado culpado e é condenado a 46 anos de prisão.
01h45min- O réu responderá a 23 anos pela morte de cada irmão assassinado.
01h49min- Defesa pede alegação à pena.
01h50min- Os presentes aplaudiram a decisão do júri.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Proteção do Meio Ambiente: Iguatu conquista Selo Verde


Premiação será entregue no próximo dia 15, no Hotel Oásis do Atlântico em Fortaleza.
O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) realiza dia 15 de dezembro a solenidade de premiação das 39 prefeituras cearenses agraciadas com a premiação Selo Município Verde. 96 municípios se inscreveram.
Nesse mesmo dia serão também conhecidos os quatro municípios que se destacaram na limpeza de sua orla marítima, no projeto Praia Limpa. Serão distribuídos mais de R$ 1 milhão com as duas premiações, “para que os municípios invistam nas suas políticas ambientais” segundo informações do presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, que presidiu, na manhã de hoje , terça-feira 6, a XIII reunião ordinária do Comissão Técnica do Programa Selo Município Verde e a III do Comitê Gestor. Ao final, o grupo se confraternizou com a troca de amigo secreto.
Ficou definido que uma moção honrosa será entregue ao jovem Iranildo de Sousa Ferreira, 17, de Ibiapina, que é o embaixador climático, e que desenvolve, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, o Programa Preservando Para o Futuro (Prefuturo).
Pela primeira vez
Cinco municípios, dentre os 39 selecionados, receberão a certificação pela primeira vez: Brejo Santo, Piquet Carneiro, Farias Brito, Jaguaruana e Jijoca de Jericoacoara. Outra curiosidade é que nesses oito anos de criação do Selo Verde, Sobral, Caucaia, Cruz, Bela Cruz e Maranguape não deixaram cair os índices de avaliação ambiental.
O município que possui COMDEMA adere voluntariamente, de acordo com Socorro Azevedo, coordenadora do Programa, com a equipe do Conpam e integrantes do Comitê Gestor que avaliam todos os dados primários enviados pelo por cada um dos municípios.
As pontuações são aplicadas observando o Índice de Gestão Ambiental – IGA, o Índice de Mobilização Ambiental -IMA e o Índice de Desempenho Ambiental-IDA, resultando das três avaliações o Índice de Sustentabilidade Ambiental – ISA.Os 39 municípios selecionados obtiveram nota superior a 3,80 no Índice de Desempenho Ambiental.( Ver Tabela)

Os vencedores

Receberão o Selo Município Verde: Caucaia, Itaitinga, Barreira, Cruz, Maracanaú, Crateús, Pacoti, Sobral, Novo Oriente, Maranguape, Piquet Carneiro, Bela Cruz, Missão Velha, Crato, Itarema, Icapuí, Fortaleza, Quixeramobim, Eusébio, Acaraú, Tauá, Campos Sales,Brejo Santo,Morada Nova, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Juazeiro do Norte, Croatá, General Sampaio, Várzea Alegre, Farias Brito, Jaguaruana, Acopiara, Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Ocara e Apuiarés.
Portal Ceará Agora.

Aposentadorias fantasmas - Delegado vai ampliar investigações

uazeiro do Norte. Serão intensificadas as investigações relacionadas às "aposentadorias fantasmas" no Cariri. Só em Juazeiro, acredita-se que cerca de mil pessoas estejam recebendo salários de pessoas que já faleceram. Essa é a estimativa do delegado da 20ª Regional de Polícia Civil de Juazeiro, Victor Timbó de Lima.

Ele admite que esse foi o dado repassado pela mesma fonte que na semana passada denunciou um dos casos, em que uma mulher de 52 anos sacava desde maio as aposentadorias da tia, de 81 anos, que morreu em maio.

Os trabalhos serão ampliados após a greve da Polícia Civil no Estado, já que o efetivo, de apenas 30% no momento, é insuficiente para dar segmento às investigações. Somente no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), são 3.454 casos de aposentadorias sob investigação, em 50 Municípios e 11 agências, com Gerência Executiva em Juazeiro.

No que diz respeito à esfera federal, está sendo realizado um trabalho de identificação dos casos por meio de órgãos como Controladoria Geral da União (CGU), Procuradoria Geral da União (PGU), além de dados que estão sendo recolhidos pelo Ministério da Saúde nos hospitais, para repasse ao INSS. Os casos investigados pela Polícia Civil estão relacionados às aposentadorias e pensões dos previdenciários do Estado e Municípios.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Audiência pública discutirá ação a ser implementada na área da Saúde em Quixelô

O prefeito Municipal de Quixelô, Gilson José de Oliveira, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Samuel Alves de Araujo, convidam toda a população Quixeloense a participar de uma Audiência Pública onde será discutida proposta de emenda ao Orçamento Público da União 2012, a denominada Emenda Popular, que tem como objetivo definir ação, na área da saúde, a ser implementada com recursos no montante de R$ 500 mil.
Local: Ginásio Francisco Amaro Guedes - Sede
Data: 08 de dezembro de 2011(Quinta-Feira)
Horário: 08:30 horas

Ações disponíveis para a emenda:
- Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde;
- Implantação de Melhorias Sanitárias Domiciliares para Prevenção e Controle de Agravos;
- Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Abastecimento de água em municípios de até 50 mil habitantes, exclusive de regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento econômico (RIDE);
- Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Esgotamento
Sanitário em municípios de até 50 mil habitantes, exclusive de regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento econômico (RIDE);
- Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de manejo de resíduos sólidos em municípios de até 50 mil habitantes, exclusive de regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento econômico (RIDE);
- Serviço de Atenção as Urgências e Emergências na Rede Hospitalar.

A Presença da População é imprescindível nesta importante ação de melhoria na oferta do Sistema de Saúde do Nosso Município.

Comunicado


O presidente da câmera municipal de Quixelô Samuel Araujo comunica a todos que a audiência publica que estava marcada para hoje terça feira dia 06/12, por motivo superior não pode ser realizada, ficando marcado este compromisso para aproxima quita feira dia 8 de dezembro as 08h30min da manha no ginásio poliesportivo de Quixelô.
Agradece o presidente da câmera municipal Samuel Araujo

Aposentadorias ilegais são apuradas no Cariri


NSS está averiguando 3.454 casos indevidos de recebimento de pensões e aposentarias de pessoas já falecidas

Juazeiro do Norte. Uma denúncia anônima levou à cadeia uma dona de casa que sacava aposentadoria de uma tia depois de morta desde o mês de maio deste ano, neste Município. Semelhante a esse caso, centenas deles podem estar se repetindo em regiões como Cariri, Centro-Sul e Sertão Central. Segundo a gerência executiva do Instituto Nacional de Previdência e Seguro Social (INSS), em Juazeiro, são 3.454 ações em apuração em cerca de 50 Municípios que fazem parte da área de abrangência de atendimento por parte da gerência, numa área de 11 agências.

Podem ser pessoas desavisadas, que deixaram de confirmar o óbito junto às agências, ou simplesmente estão abusando da boa fé. Contudo, o ato ilegal poderá terminar na Justiça.

As pessoas que foram comprovadas de estarem recebendo os valores de forma ilegal poderão responder por crime de estelionato. Foi o que aconteceu com a acusada Vera Lúcia do Nascimento, de 52 anos, no momento em que tentava retirar no caixa eletrônico o valor referente à aposentadoria da tia, Auzenira Nascimento, que morreu aos 81 anos. O valor viria acompanhado do pagamento do 13º. Só que a esta altura o benefício estava cancelado.

Auzenira era professora aposentada do Estado e do Município. A dona de casa já havia sacado pelo menos R$ 7 mil e terá que devolver aos cofres públicos a quantia, além de responder pelo crime.

Muitos casos de recebimentos indevidos acontecem pelo menos no primeiro mês, após o falecimento do beneficiário. A maioria das pessoas justifica que o valor seria para pagar remédios e despesas de funeral. Essa pode ser uma das constatações feitas de acordo com o Monitoramento Operacional de Benefícios, segundo a analista de seguro social, Tatiana de Freitas.

Ela afirma que o número de casos tem aumentado em virtude do rastreamento que vem sendo feito desde 2008. Com isso, são constatados os óbitos e o período de lançamentos dos benefícios, que podem estar sendo depositados automaticamente pela Previdência, continuando nas contas dos beneficiários falecidos, ou simplesmente estão sendo retirados por pessoas autorizadas, por meio de procurações, para fazerem as retiradas dos usuários.

Os nomes estão sendo levantados por meio da Controladoria Geral da União (CGU), Procuradoria Geral da União (PGU), e também no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, dados dos possíveis falecidos estão sendo levantados e cruzados, para constatar as situações irregulares de recebimentos. O Ministério da Saúde também vem fornecendo as declarações dos óbitos em hospitais da região.

"Os próprios cartórios têm a obrigação de informar o óbito, mas quando a família não tira o documento, não tem como isso ocorrer", explica a analista. Com isso, o rastreamento tem sido mais eficaz. Tatiana afirma que muitos casos ocorrem mesmo de má fé. E isso implica, além do crime de estelionato, em ter que devolver o valor corrigido à Previdência. Caso a pessoa não tenha condições de devolver os valores de uma só vez, poderá até ter a dívida parcelada para viabilizar o pagamento.

Com a constatação do recebimento, o procurador do beneficiário será convocado pelo INSS para dar explicações e oferece um prazo de defesa. Nesse caso, a pessoa responsável pelos saques dos benefícios irá esclarecer se, efetivamente, estaria ou não recebendo o dinheiro.

Todos os anos, as senhas são renovadas nos bancos e, nesses casos, as próprias agências são responsabilizadas por identificar o segurando e renovar a senha. Já os valores depositados em contas, após os óbitos, que não estejam sendo mais sacados serão devolvidos para o setor de Orçamento, Finanças e Contabilidade (OFC), do INSS.

A Polícia em Juazeiro do Norte suspeita de centenas de casos semelhantes acontecendo na cidade e vai continuar investigando esses crimes na região.

FIQUE POR DENTRO
Contribuições

A Previdência Social é um seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar. O tempo de contribuição varia de acordo com o tipo de aposentadoria. O INSS administra o recebimento dessas mensalidades e paga os benefícios aos aposentados que contribuíram e que se aposentaram.

As empresas são responsáveis por descontar a contribuição dos funcionários contratados. No caso de autônomos e empregados domésticos, são os próprios interessados que devem fazer o pagamento, usando um carnê, diretamente com a Previdência.

MAIS INFORMAÇÕES
Gerência Executiva do INSS em Juazeiro, Rua São Paulo, 1883 D
Bairro Santa Teresa, Juazeiro do Norte Telefone: (88) 3572.4300

Elizângela Santos
Repórter

Salário mínimo deveria ser de R$ 2.349,26, diz Dieese

O salário mínimo necessário para o trabalhador suprir despesas básicas como alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, como determina a Constituição Federal, deveria ser de R$ 2.349,26. O cálculo foi feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com base no preço mais alto da cesta básica alimentar, verificado em Porto Alegre no mês de novembro, de R$ 279,64.

O valor do salário calculado pelo Dieese corresponde a 4,31 vezes o mínimo em vigor, de R$ 545,00, montante superior ao de outubro, quando o calculado pelo Dieese fora de R$ 2.329,94. Em novembro de 2010, o mínimo necessário era de R$ 2.222,99 ou 4,35 vezes o mínimo vigente de R$ 510,00. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional da Cesta Básica, que mostrou que das 17 capitais pesquisadas, o preço subiu em 15 cidades.

O levantamento também apontou que, para adquirir a cesta em novembro, o consumidor brasileiro que ganha o salário mínimo precisava trabalhar 96 horas e 13 minutos. Esse tempo ficou acima do verificado em outubro, quando a mesma compra requisitava o cumprimento de 94 horas e 4 minutos.

Na comparação com novembro de 2010, no entanto, o tempo era maior: exigia 98 horas e 12 minutos.

Segundo o Dieese, o custo da cesta básica, quando comparado com o salário mínimo líquido, ou seja, após os descontos da Previdência Social, também mostrou a mesma correlação. "No mês passado, a cesta demandava, na média das 17 capitais pesquisadas, 47,54% do rendimento líquido, enquanto em outubro eram necessários 46,48% e em novembro de 2010, 48,52%", informaram os técnicos do Dieese.

Fonte: AE

Exames laboratoriais descartam H1N1 em Quixeramobim e Acopiara


O único caso que foi notificado com suspeita da gripe A H1N1 em Quixeramobim foi descartado pelo Laboratório Central de Saúde Pública - Lacen, unidade da Secretaria da Saúde do Estado. Os exames confirmaram gripe comum. Em Acopiara, onde também havia um único caso notificado, outro descarte. O Lacen, além de descartar gripe A H1N1, conclui após examinar material coletado, que nem gripe comum o paciente apresentava. Já em Boa Viagem, de 24 notificados, foi confirmado 1 caso de H1N1 e 2 de gripe comum. Em Quixadá, houve confirmação laboratorial de 1 caso de gripe A e 1 caso de gripe comum. Ainda neste final de semana, o Lacen confirmou três casos em Pedra Branca, município que notificou os primeiros casos no último dia 23 de novembro, com o total passando de 14 para 17 casos de gripe A H1N1.
Os casos que surgiram até agora de gripe A H1N1 têm relação com o município de Pedra Branca, origem do surto. O tratamento de todos os casos notificados independe do resultado dos exames. Os pacientes suspeitos iniciam imediatamente o tratamento com tamiflu. A estratégia de tratar todos os pacientes com sintomas respiratórios da doença já com o tamiflu, mesmo sem a confirmação de exames laboratoriais, trouxe resultados positivos no Rio Grande do Sul, que viveu um surto de H1N1 e não registrou nenhum óbito. No Ceará, a essa estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde, também desde o início do surto em Pedra Branca, tem dado o retorno esperado, que é evitar agravamento de casos e óbitos. Até agora todos os casos foram leves e moderados.
A Secretaria da Saúde do Estado, como medida preventiva e para garantir estoque estratégico de assistência, já liberou caixas de tamiflu para todas as 21 regionais de saúde. De abril a maio deste ano, foram vacinadas no Ceará 1 milhão e 50 mil pessoas contra gripe. Em Pedra Branca foram vacinadas 6.590 pessoas. O público alvo era formado pelas crianças de seis meses a menores de dois anos, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas e idosos acima de 60 anos. Além da vacinação, outras medidas de prevenção devem ser adotadas:
• Lavar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz).
• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
• Usar lenço de papel descartável.
• Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar.
• Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 5 cinco dias após o início dos sintomas).
• Evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados). É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.
• Restrição do ambiente de trabalho para evitar disseminação.
• Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Homicídio e lesão a bala em Quixelô


Na manhã desta segunda feira dia 05/12/2011 por volta das 3:20 aconteceu um homicídio abala em Quixelô,Vitima fatal:Gertulho Alves do nascimento,idade 24 anos,residente no sitio santa felícia Acopiara,profissão agricultor.estado civil, casado.Segundo testemunhas falou para a policia que um homem chegou em uma moto e foi efetuando vários disparo contra a vitima que veio cair já sem vida no local do acontecido , vale ressaltar também que o senhor José viera conhecido por (zu) Idade 28 anos, estado civil solteiro agricultor, este foi também lesionado com um dos disparo atingindo seu braço direito. O fato o correu a 500 metros da casa de show pallaci show e também da policia que estava na quele local: o CB Fernando SD Antonio e SD Inácio tomarão conhecimento do fato realizando a diligencia a procura do infrator mais o mesmo já tinha tomado rumo a CE 375 destino a solonopolis segundo informações .
Informações colhidas na DP de Quixelô

domingo, 4 de dezembro de 2011

Noticia do domingo 04/12/2011


Hoje no pallece show em Quixelô acontece a 3ª festa do arroz 2011,com desfile de lindas garotas, concorrendo o titulo 2011,e ainda muito forró com Forrozão da galera e forró Real,vai ser uma noite imperdível, acompanhem amanhã cobertura total do evento e o nome da nova rainha do arroz 2011.

Gritos de 'Magrão', aplausos e hinos marcam enterro do ídolo Sócrates


Cerca de mil pessoas acompanham cerimônia, realizada em Ribeirão Preto
Pouco depois de a bola rolar para Corinthians x Palmeiras, no Pacaembu, um ídolo do Timão arrastou cerca de mil pessoas em sua despedida. Torcedores e amigos, muitos com as camisas do Corinthians e do Botafogo-SP, estiveram presentes ao enterro de Sócrates, neste domingo, em Ribeirão Preto. A cerimônia ocorreu às 17h25 e era prevista apenas para a família, mas a Polícia não conseguiu conter a multidão, que seguiu o cortejo até a sepultura, no Cemitério Bom Pastor. O ex-jogador faleceu na madrugada deste domingo, aos 57 anos, vítima de choque séptico - ele enfrentava uma cirrose hepática e problemas no sistema digestivo, decorrentes de problemas causados pelo consumo prolongado de álcool.
orcedores cantaram hinos de Corinthians e Botafogo-SP e entoaram o coro de "Magrão, Magrão", mais um apelido de Sócrates. Ao fim do enterro, todos aplaudiram o ídolo e cantaram o Hino Nacional.

Confira o especial Doutor do Futebol
Desde o início da tarde a movimentação era grande no cemitério. O caixão com o corpo de Sócrates chegou ao local às 13h40 e foi visitado por tanta gente que foi preciso fechar as portas do salão às 16h30. Raí e Sófocles, irmãos do ex-jogador, representaram a família, mas não falaram com a imprensa. Um padre fez uma prece em homenagem ao Doutor.
Outros ex-jogadores, como Wladimir, que ganhou três títulos paulistas pelo Corinthians ao lado de Sócrates (nos anos 80), e Zetti, amigo de Raí dos tempos de São Paulo, também foram se despedir de Sócrates. A esposa Kátia, muito abalada, não compareceu.

Enterro de Sócrates coincidirá com a última rodada do Brasileirão; jogos terão minuto de silêncio


O corpo do ex-jogador Sócrates, morto na madrugada deste domingo em São Paulo, será enterrado no final desta tarde em Ribeirão Preto (SP), cidade-natal do Doutor. A decisão foi tomada pela família, e o horário previsto para o enterro, 17h, coincidirá justamente com o início da última rodada do Campeonato Brasileiro.

Coincidentemente, o Corinthians, time de coração de Sócrates e pelo qual ele teve as maiores glórias de sua carreira, é um dos postulantes ao título nacional. O time alvinegro precisa apenas de um empate contra o Palmeiras, no Pacaembu, para se sagrar pentacampeão brasileiro.

Por meio de um comunicado em seu site oficial, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou que os 10 jogos da rodada terão um minuto de silêncio em homenagem ao ex-jogador da seleção.

A previsão é de que o corpo de Sócrates chegue a Ribeirão Preto por volta das 13h e que o enterro aconteça aproximadamente às 17h, se possível antes mesmo de o Corinthians entrar em campo. A princípio, a família optou por um velório simples, apenas para parentes e amigos.

Sócrates morreu às 4h30 deste domingo no hospital Albert Einstein, na capital paulista. O ex-atleta estava internado desde a última quinta-feira por conta de uma infecção intestinal causada por uma bactéria. Apesar de uma ligeira evolução no quadro clínico na tarde de sábado, o Doutor não resistiu à infecção, já generalizada, e faleceu.

Esta foi a terceira internação de Sócrates neste ano, as outras duas causadas por uma hemorragia digestiva derivada do consumo de álcool de forma prolongada. O ex-jogador deixa mulher e filhos. Raí, um dos seus irmãos, ficou famoso por ser ídolo no São Paulo na década de 90.

Homem é condenado por tatuar um pênis nas costas de colega


Chester Yves, de 25 anos, queria tatuado nas costas o símbolo do Yin/Yang, ao lado de um dragão e um tigre. Mas o amigo dele, Matthew Brady (foto ao lado), de 22 anos, resolveu ignorar o desejo de Yves e aprontou uma peça: tatuou nas costas do rapaz um pênis de 40 centímetros!
A tatuagem deveria pôr fim a um desentendimento entre os dois jovens, que moram em Ipswich (Austrália). Acabou gerando mais confusão, que foi parar na Justiça.
Matthew foi condenado a 12 meses de prisão. Yves pôs outra tatuagem nas costas, cobrindo o falo, segundo o ´Sun´.

acidente de trânsito com vítima fatal em Iguatu


A madrugada deste domingo, 04, por volta de 1h20min um acidente de trânsito que teve como resultado uma vítima fatal aconteceu na Avenida Cruzeiro do Sul em Iguatu.
Um veículo Fiat Pálio, ano 2010/2011, cor vermelha, placa NUO-8858 colidiu com uma moto Yamaha YBR 125 K, ano 2006, verde, placa HXM-9475 que estava sendo guiada por Antônio Jean Teixeira, 46, que teve morte instantânea. O garupeiro Manoel Carlos Santos, 60, sofreu várias escoriações pelo corpo e foi levado para o Hospital Regional de Iguatu. O condutor do Pálio, Francisco Gonçalves da Silva, foi conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil onde estão sendo tomadas as providências cabíveis.
fonte:Iguatu.net

Congresso de jornalistas em Iguatu debate mídia e poder


Foi realizado ontem, dia 3, em Iguatu, no Teatro Municipal Pedro Lima Verde, o XIV Congresso de Jornalistas do Interior do Ceará. O evento reuniu dezenas de profissionais de comunicação social (jornalistas, blogueiros, radialistas, correspondentes e assessores).

O jornalista Alberto Perdigão falou sobre o fenômeno de multiplicação dos blogs que surgem nas cidades do Interior e observou que é preciso haver união, qualidade, ética, cidadania e profissionalismo no trabalho diário de postagem de notícias. Perdigão defendeu um trabalho independente com um jornalismo a serviço da comunidade. O criador do blog da Dilma, jornalista Daniel Bezerra também falou sobre mídia, blogs e poder.

Os estudantes de Jornalismo da Faculdade Cearense, Mhthceli Praciano, Érica Oliveira, Lígia Xavier, Eduardo Siqueira e Edmundo Clarindo apresentaram modelos de diagramação e web designer.

O jornalista Honório Barbosa, repórter do DN, falou sobre a relação mídia e suicídio, trazendo uma reflexão sobre o tema que é muito explorado na maioria das vezes com sensacionalismo e detalhes em rádios e blogs do Interior.
OBJETIVOS

O presidente da Aceji, jornalista João Ferreira, disse que a realização do congresso representa um resgate histórico dos grandes certames promovidos pela entidade, e que estavam suspensos há mais de 20 anos. “Esse evento representa a retomada do compromisso da Aceji na contribuição às comunidades do Interior, por meio do encaminhamento de suas demandas mais urgentes”, destacou. “É um esforço da atual diretoria que se torna realidade”.

Blog Diário Centro Sul