quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Aposentadorias fantasmas - Delegado vai ampliar investigações

uazeiro do Norte. Serão intensificadas as investigações relacionadas às "aposentadorias fantasmas" no Cariri. Só em Juazeiro, acredita-se que cerca de mil pessoas estejam recebendo salários de pessoas que já faleceram. Essa é a estimativa do delegado da 20ª Regional de Polícia Civil de Juazeiro, Victor Timbó de Lima.

Ele admite que esse foi o dado repassado pela mesma fonte que na semana passada denunciou um dos casos, em que uma mulher de 52 anos sacava desde maio as aposentadorias da tia, de 81 anos, que morreu em maio.

Os trabalhos serão ampliados após a greve da Polícia Civil no Estado, já que o efetivo, de apenas 30% no momento, é insuficiente para dar segmento às investigações. Somente no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), são 3.454 casos de aposentadorias sob investigação, em 50 Municípios e 11 agências, com Gerência Executiva em Juazeiro.

No que diz respeito à esfera federal, está sendo realizado um trabalho de identificação dos casos por meio de órgãos como Controladoria Geral da União (CGU), Procuradoria Geral da União (PGU), além de dados que estão sendo recolhidos pelo Ministério da Saúde nos hospitais, para repasse ao INSS. Os casos investigados pela Polícia Civil estão relacionados às aposentadorias e pensões dos previdenciários do Estado e Municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.