sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ABUSO OU DESCASO?

Na tarde desta sexta feira dia 18/09/13 fui comunicado por uma pessoa que, que segundo se sentia incomodado com uma situação que estava acontecendo com um transporte escolar do município desta cidade.O mais mim chamou para presenciar o descaso que estava acontecendo com este transporte escolar que se encontra no estacionamento do posto FAÉ em Quixelô. O mesmo mim falou que este ônibus já se encontrava com seu motor ligado desde as 6hs da manhã deste dia, gastando combustível, de portas abertas e no meio de um sol quente e ardente que queima nossa cidade.Este ônibus transporta alunos dos sitio para cede deste município, e esta ficando em funcionamento por um simples problema,que não pode parar o motor por que o mesmo não esta funcionando na chave,segundo informações,Será que este transporte esta somente com esse problema? Quem vai saber. Só sei que é muita falta de comunicação de quem trabalha com o transporte, ou do secretario desses veículos que talvez não esteja dando manutenção nascerias ao mesmo. Mais uma coisa eu com firmo! Alguém esta correndo um grande risco com isso, os próprios alunos que trafegam neles e também os cofres publico que tem que abastece dobrado esse transporte, por que ficar um dia inteiro funcionando gastando OLEO DIESEL é jogar dinheiro no mato, ou ao mesmo tempo queimar. acompanhe as imagens feita no local:

Morre gerente de loja Zenir Móveis

Faleceu nessa manhã de sexta-feira (18) o gerente da empresa Zenir Móveis de Iguatu, Francisco Tarcísio Gomes de Melo, de 57 anos, natural de Tauá, casado, tinha uma filha, e gerenciou a Loja localizada à Rua Epitácio Pessoa no centro da Cidade, prestando serviços à empresa por mais de 10 anos. Segundo informações de familiares, Tarcísio fazia “caminhada” e ao chegar a sua casa relatou dores no peito sendo levado por sua esposa ao Hospital Regional de Iguatu, no entanto, o mesmo faleceu ainda no trajeto. Suspeita-se que o gerente tenha sido vítima de infarto. O corpo está sendo velado no Memorial Caminho da Paz na Av. Perimetral até as 00h00min, no sábado será sepultado em Fortaleza, local onde viveu por muitos anos.

Vereadores de Acopiara deixam de trabalhar em prol do povo para priorizarem brigas e picuinhas

Os vereadores de Acopiara estão perdendo uma grande oportunidade de ajudarem ao prefeito Dr. Vilmar a realizar a melhor administração que o município já teve ao longo dos tempos. Enquanto o prefeito Dr. Vilmar usa o seu tempo para trabalhar e avançar, os vereadores estão perdendo o seu tempo com briguinhas e picuinhas que não levam a nada, ou seja, virou coisa de menino de bucho amarelo. Os vereadores de oposição estão utilizando mais de 5 horas de sessão apenas para criticarem a atual administração e os de situação para defenderem, ou seja, o povo que os colocou na câmara para representá-lo é quem está perdendo. Os projetos de interesse da população, por exemplo, estão ficando em segundo plano quando na verdade deveriam ser priorizados. A Câmara de Acopiara, lamentavelmente, está se transformando num estabelecimento de fofocas. Cá pra nós A partir da próxima sessão, como vereador, pretendo mudar o meu estilo de representar o povo e seria importante que os demais procurassem fazer o mesmo. Motivo: está ficando ridículo a posição de todos os vereadores e a população já percebeu.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Acidente de trânsito deixa duas pessoas feridas na Avenida Agenor Araújo

Momento em que as vítimas eram socorridas na AV. Agenor Araújo - foto: Alex Santana Um acidente de trânsito foi registrado na noite desta quinta-feira, 17, por volta das 20h30min. na Avenida Agenor Araújo. Uma moto Titan vermelha de placa NVB 8990 foi atingida por um veículo Gol de placa NBC 7535. A equipe de reportagem do portal Iguatu.net esteve no local e entrevistou o motorista do veículo que afirmou não ter visto a moto no cruzamento com a Rua Juvenal Barreto e a Avenida, “ quando fui passar pelo local não vi a moto e seus condutores, estou aqui preocupado e querendo que todos estejam bem, esperei o socorro e vamos fazer o possível para ajudar os dois”, disse o senhor Joaquim Sampaio. Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros foi ao local e socorreu as duas vítimas do acidente que estavam na moto, Manoel de Oliveira Sousa, 34 e sua esposa Karina Raquel F. de Sousa, 33. Ambos foram conduzidos para o Hospital Regional de Iguatu. E segundo informações da unidade de saúde, o senhor Manoel de Oliveira possui a suspeita de um TCE – Traumatismo Craniano Encefálico e será transferido para Barbalha.

Secretário de Segurança pede informações à Procuradoria de Justiça de SP sobre integrantes do PCC no Ceará

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social Servilho Paiva pediu ao procurador Geral de Justiça do São Paulo Márcio Fernando Rosa informações sobre investigações feitas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo indicando a presença de membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) em todo País, inclusive no Ceará. Segundo uma matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, 120 criminosos atuariam no Ceará. No documento, Servilho cita a matéria públicada no último dia 14 pelo jornal, a respeito de investigações para adotar medidas necessárias no Estado. " Solicito a remessa de informações pormenorizadas acerca dessas investigações e da matéria veiculada, para que possamos adotar as medidas atinentes as providências que deverão ser efetivadas pelo sistema de segurança pública de Estado do Ceará". O Ministério Público denunciou 175 pessoas por participação em organização criminosa e na acusação da prática de crime de formação de quadrilha armada para o tráfico de entorpecentes, crimes contra o patrimônio e contra a vida de agentes públicos, além da aquisição, posse e manutenção de armas de fogo. De acordo com o MP, as circunstâncias descritas nas denúncias e os elementos de prova colhidos só poderão ser divulgados caso seja retirado o sigilo de Justiça decretado no processo. O MP pediu a prisão preventiva de todos os denunciados. A Justiça, no entanto, indeferiu a solicitação e o Ministério Público recorreu da decisão. Além dos criminosos, a investigação detectou 18 supostos casos de corrupção envolvendo policiais civis e militares de São Paulo. Ao menos 30 policiais são investigados. As suspeitas surgiram após interceptações feitas em chamadas telefônicas de integrantes do PCC entre março de 2010 e janeiro deste ano. Com informações do jornal Folha de São Paulo

PRF implode rochas na 'Curva da Morte' localizada na BR-222

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão implodindo, por etapas, uma rocha na BR-222, no km 109, próximo ao município de Itapajé (distante 125 km de Fortaleza) no trecho conhecido como "curva da morte". Trecho ficou interditado por 3 horas entre a manhã e a tarde desta quinta-feira (17) Foto: Wellington Macedo A rocha tem cerca de 8 a 10 metros e para sua implosão estão sendo usadas dinamites, sendo interditados 4km da rodovia. A operação desta quinta-feira (17) ocorreu entre 11h30 às 14h30. A demora no procedimento é decorrente da retirada das rochas e dos entulhos na pista.As implosões têm como objetivo diminuir o número de acidentes fatais no trecho. Isso permitirá abrir mais a pista, possibilitando que a "curva da morte" fique menos fechada e falicitando a manobra dos motoristas.

AGENTES DE SAÚDE RECEBEM MOTOS PARA TRABALHAR EM AQUIRAZ-CE

AGENTES DE SAÚDE RECEBEM MOTOS PARA TRABALHAR EM AQUIRAZ-CE. Foi excelente a repercussão da entrega das 174 motos cinquentinha realizada na terça- feira, dia 14 de agosto pelo Prefeito Edson Sá aos Agentes de Saúde e de endemias do município de Aquiraz-CE. Os veículos irão facilitar muito a vida dos agentes que a partir de agora irão prestar um serviço de melhor qualidade à população, já que terão o benefício de não chegar cansados às residencias. Alguns andavam de bicicleta, outros iam a pé isso dificultava bastante o trabalho. A agente de Saúde Alessandra Bernardo elogiou bastante a iniciativa e disse que, " agora os agentes estão se sentindo cada vez mais valorizados pela administração municipal". O Prefeito Edson Sá tem dado total apoio aos agentes, tendo triplicado a gratificação que eles recebiam no início de 2.009. Estiveram presentes na solenidade de entrega das motos,que teve como palco a agradável Praça da Matriz de Aquiraz, além do prefeito Edson Sá, a Secretária de Saúde, Dra. Nilzete Zeidan, secretários de outras pastas do governo municipal como Educação , Lúcia Veras, Meio Ambiente, Fco. Cabral e Administração, Cláudia Pontes. O Prefeito anunciou ainda que serão entregues os capacetes em breve, aumentando a segurança dos agentes que também participaram de um curso de direção defensiva, visando prepará-los para a condução correta dos veículos. FONTE: REDE AQUIRAZ. Links para esta postagem Postado por BIO ACS às 08:41

Sistemas de irrigação garantem a produção de feijão de corda no CE

Os agricultores do sul do Ceará que investiram em sistemas para irrigar a lavoura estão colhendo uma boa produção de feijão de corda. O cultivo da cultura gera emprega na região que enfrenta um longo período de seca. O agricultor Pedro Pereira investiu em irrigação, o que fez a lavoura nascer. Em tempos de seca prolongada, o produtor não conseguia tirar na terra. Então, ele investiu R$ 2,5 mil com o sistema e espera recuperar o dinheiro. “Vamos ver se dá para recuperar ao menos o gasto. Mesmo que não dê muito pra mim, mas que dê ao menos trabalho para a comunidade”, diz. Em Brejo Santo, no sul do Ceará, onde fica a lavoura do agricultor Pedro Pereira, outros 150 produtores investiram no feijão de corda irrigado em um projeto assistido pela Ematerce. Eles plantaram 690 hectares, o que representa 63% da a área do município. A produção causou aumento da oferta de emprego. O quilo do feijão de corda em vagem é vendido a R$ 1,30 para os atravessadores. A produção é enviada para Juazeiro do Norte, Fortaleza e Pernambuco. “Eu chego movimentar cerca de 20 mil quilos por semana, o que dá uma base de R$ 30 mil a R$ 40 mi por semana”, diz o comerciante Antônio da Cruz. Fonte: G1 CE

Distrito José de Alencar: Senado aprova projeto que permite a criação de novos municípios

O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) projeto de lei que permite a criação de novos municípios. Proposto em 2008 pelo Senado, o projeto sofreu alteração na Câmara e, por isso, voltou para nova votação pelos senadores. Agora, seguirá para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff. Segundo o relator da proposta, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), atualmente, o projeto já permitiria dar início a processos de emancipação – e transformação em município – de pelo A matéria aprovada pelo Senado regulamenta a Constituição ao estabelecer regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios e determina que distritos poderão se emancipar após a realização de um plebiscito. O texto aprovado é um substitutivo, com várias alterações no projeto original, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). De acordo com o substitutivo aprovado, o primeiro passo para a criação de um município é a apresentação, na Assembleia Legislativa, de um pedido assinado por 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada, tanto no caso da criação ou desmembramento quanto nas situações em que houver fusão ou incorporação de cidades. Após o pedido, a assembleia legislativa deverá coordenar um “estudo de viabilidade” do novo município. Se houver viabilidade financeira e populacional, com base nos critérios estabelecidos na lei, será realizado o plebiscito que definirá a criação ou não do novo município. A liderança política do Distrito José de Alencar, Ednaldo Lavor, afirmou para a reportagem do portal Iguatu.net que o sonho de ver a sua terra emancipada está mais próximo, “ chegou o momento, estamos muito perto de concretizar este sonho, vamos fazer uma grande ação para orientar as pessoas sobre a necessidade do nosso Distrito seguir o seu caminho, todos da comunidade desejam isto e agora com a aprovação deste projeto temos a convicção que a emancipação irá acontecer nos próximos anos, foi uma vitória do nosso movimento, na verdade do povo Alencarino”, disse. Os senadores retomaram o projeto inicial do Senado e retiraram do texto aprovado na Câmara a possibilidade de se criar novos municípios em áreas de reserva indígena, de proteção ambiental ou pertencentes à União. Informações do G1

Deputado defende que cidadãos portem arma de fogo para defesa própria

O deputado Manoel Duca (Pros) defendeu nesta quarta-feira, 16, que cidadãos brasileiros tenham direito a portar armas de fogo. Em pronunciamento na tribuna da Assembleia, o parlamentar defendeu que a Lei do Desarmamento seja rediscutida, pois "os bandidos estão armados", enquanto a população teria "dificuldade para tirar porte legal de armas". "Hoje estamos amedrontados, o cidadão tem que ter sua arma", disse Duca. Segundo ele, o armamento seria positivo pois, no caso de um cidadão armado presenciar um assalto, ele poderá defender a vítima. O deputado do Pros citou ainda as ameaças de criminosos virem a atrapalhar a Copa do Mundo 2014 e criticou manifestantes presos em flagrante que acabam soltos. Fonte: Povo Online com informações de AL-CE

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Polícia Militar alerta para o golpe do sequestro virtual

Ontem dia 15/10/13, pela manhã, em Fortaleza, bandidos ligaram para família de um caminhoneiro e a empresa que ele trabalha, informando que o mesmo estava sequestrado, exigindo uma quantia em dinheiro para libertá-lo. Coincidentemente, o telefone celular do motorista estava descarregado. Um funcionário da empresa verificou pelo sistema de rastreamento que o caminhão se encontrava na Rua do Cruzeiro, em Iguatu, e em seguida ligou diretamente para o telefone da viatura RD 1251, que tinha em sua composição o Ten Arquênio, Comandante do Ronda e que se encontrava como Oficial de Operações e os Sds Nonato e Janael, informando-os sobre o fato. Imediatamente os policiais se deslocaram até local, onde confirmaram a informação e mantiveram contato com o motorista, que por uma infeliz coincidência estaria supostamente sequestrado. Após tudo esclarecido o motorista seguiu a sua viagem normalmente.

Polícia Militar efetua prisão de quadrilha em Iguatu-CE


Na noite de terça-feira (15), por volta das 21h00, 04 (quatro) pessoas foram presas em uma ação exitosa da Polícia Militar, através dos policiais militares do Ronda do Quarteirão. Os policiais executavam o patrulhamento no centro da cidade de Iguatu, quando desconfiaram da presença de um veículo Corsa Sedam preto, que a princípio se encontrava estacionado em frente à agência da Caixa Econômica Federal. Na tentativa de dissimular a atitude de suspeição, os ocupantes do veículo saíram do local, todavia os policiais seguiram o veículo e conseguiram fazer a abordagem, acionando em seguida o apoio de outras viaturas, comparecendo imediatamente ao local o Ten Arquênio, Comandante da 3ªCia/5ºBPCom e o Maj Hermann, Comandante do 10ºBPM com suas equipes. O veículo estava sendo ocupado por 03 (três) homens e 02 (duas) adolescentes de 15 e 17 anos de idade, sendo que 01 (um) dos homens conseguiu se evadir antes da chegada do reforço policial. Foram encontrados em poder dos acusados dinheiro e ferramentas, supostamente utilizadas para arrombar casas lotéricas e caixas eletrônicos, conforme discriminação a seguir: Ø A quantia de R$ 14.405,25 (quatorze mil quatrocentos e cinco reais e vinte e cinco centavos) em espécie. Ø 05 (cinco) aparelho celulares; Ø 01 (um) alicate de pressão; Ø 01(um) pé de cabra; Ø 01 (uma) mão de força; Ø 01 (uma) chave micha; Ø 01 (uma) peruca; Ø 01 (um) maçarico com dois tubos; Ø 01(um) chapéu de sol cor preta e vários depósitos bancários. Na abordagem, os policiais descobriram que os membros da quadrilha haviam se hospedado em uma pousada na cidade de Acopiara, com entrada às 03h00 e saída às 16h00 do dia 16/10/13, onde os policiais militares locais encontraram depósitos bancários no valor total de 11.900,00 (onze mil e novecentos reais), feitos na agência da Caixa Econômica da cidade de Acopiara, na manhã de ontem, deixados dentro de uma bolsa, esquecida debaixo de um colchão do quarto onde a quadrilha havia ficado hospedada. A quadrilha é supostamente acusada de ter praticado um furto em um estabelecimento comercial do tipo chegue e pague, na cidade de Quixeramobim, ocorrido na madrugada de ontem dia 16/10/13, de onde foi subtraída a quantia de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), e estaria em Iguatu, em tese, para tentar praticar arrombamentos em caixas eletrônicos das agências bancárias, como também a casas lotéricas. Todos os acusados juntamente com todo o material e dinheiro apreendidos foram conduzidos à Delegacia Regional de Iguatu, para a lavratura do procedimento policial. A Polícia Militar continua realizando buscas e operações na tentativa de localizar e prender o 3º homem integrante da quadrilha que conseguiu se evadir.

Triplo homicídio a tiros de pistola na zona rural de Juazeiro do Norte

José Marcio Alves e a Verdade


QUIXELÔ: O papel do Governo é governar. O papel da oposição é opinar, na esperança que alguma crítica seja analisada e que se mude tal situação que não está boa. É assim que tento analisar o papel dos diferentes atores políticos e sociais em Quixelô, em particular o do PT, que está no poder. O PT no Brasil é odiado e amado por muitos. Em Quixelô, antes de chegar ao poder, o PT detinha mais de 50% de aprovação de acordo com pesquisa interna. Digo isso porque como presidente do PT à época, tive acesso a várias informações. Não amo nem odeio o PT, mas a decepção no que se tornou o partido para mim, de cuja história ajudei a construir, é muito grande. Primeiro, o modo de agir que alguns caciques dentre do PT usam para impor suas vontades, com choros e lágrimas de crocodilos, e o papel de eternos excluídos e com isso criando um clima para santificar uns e demonizar outros, afastando com suas astúcias, pessoas como Áureo Junior, que embora eu reserve as minhas criticas públicas pela sua ausência da vida política em Quixelô, só atuando mais em períodos próximos à eleições, foi colocado na geladeira e depois fritado pelos “companheiros”. O próximo a ser descartado e banido do processo, pois incomodava aos poderosos dentro do partido seria eu mesmo. É do conhecimento de tod@s que mesmo com a experiência de 2 eleições para vice-prefeito, uma com Junior e outra com Socorro Gomes, sendo que esta última a eleição perdemos com apenas 823 votos, o grupo do atraso existente dentro do PT, tramou a escolha do vice para o dia da eleição, quando não existia se quer 1/5 dos filiados, conforme pode ser observado na ata da convenção, e escolheu a Leonoura Lucena. Depois veio o processo de calunia, tentando me desqualificar e dizendo que eu tinha me vendido pro Gilson Machado. Em relação à Leonoura, pelo que se comenta, também já foi expurgada, não fazendo mais parte do partido, integrando agora o grupo de Marcelo Sobreira. E são muitos os casos de “expulsão voluntária” e abandono de propostas históricas como fez o vereador Maurício Coelho, que defendia a transmissão das sessões pela Rádio para que as pessoas dos sítios pudessem ouvir e hoje se cala. Fiz essa rápida análise para demonstrar que, se as pessoas que são ou eram do partido, por pensar diferente e dentro de uma lógica de coerência, são excluídas, o que dizer da população em geral? E assim é que os contratados temporários, com raras exceções, são pessoas do grupo de apoio à prefeita, não se faz concurso para todos os cargo para continuar o mesmo sistema de dominação que já faz história m Quixelô, a saúde vai mal obrigado, existem empresas recém criadas que já faturaram milhares de reais (é só olhar nas empresas que mais receberam no site do TCM, portal da transparência, verificar o CNPJ e consultar no site da receita da Fazenda e ver a data de criação). E as obras? Merecem uma reflexão, em destaque para ginásios no Antonico e sede que não terminam, pinturas feitas parece que por amadores que começam a pintar de baixo para cima e dos detalhes para o geral. Em relação ao ginásio da sede, uma critica feita por Ailton Fernandes no face foi até curtida pela vice-prefeita. As estradas mal retocadas, mesmo a prefeitura tendo agora uma motoniveladora, em uns locais se passa e em outros não, ficando 50% da buraqueira e costelas de vaca (vejam a estrada do Quixelô ao Faé e comprovem), não se fala mais na escola do Estado que receberia o nome de Socorro Gomes, o matadouro não há projetos ou está escondido da população, a barragem construída há 60 anos e que era um polo de lazer e amenizava o calor da cidade está abandonada e a culpa é de todos, menos das gestões municipais, e por aí vai...a PERSEGUIÇÃO POLÍTICA. O exemplo notório de perseguição política é a mim mesmo, que por ser integrante, sócio fundador do ICEQUI, a prefeitura usa de tudo, tipo avisos e mais avisos na rádio, sala de informática e cinema e não paga nada, nem para ajudar na energia elétrica. A explicação para a prefeita não colaborar é que eu falo demais no facebook. Que Deus me dê língua e coragem para falar pelos excluídos, pel@s que não podem, pois também são perseguidos, que minhas ideias de verdadeira liberdade política para Quixelô possam ser veiculadas enquanto neste país existir liberdade de expressão, hoje só encontrada na internet e mesmo assim vigiada por Obama. Amig@s de outros lugares desse imenso Brasil sei que vocês não são atingidos pelas políticas “públicas” desse município, mas que sirva de reflexão para vocês também sobre o que acontece nos seus, pequenos ou metrópoles. Abraços!

Comerciante é morto a facadas no município de Orós-CE

O comerciante Alexandro Nunes Amorim, 40 anos, conhecido por "Alex do Trailer", foi morto na madrugada desta quarta-feira (16) por volta de 01h, nas dependências de sua residência, localizada na Rua Cícero do Monte, no centro de Orós.

Segundo informações de vizinhos, os suspeitos são três homens encapuzados, que ao abordarem o comerciante, anunciaram o assalto e mesmo a vítima tendo entregue o dinheiro, acabou sendo golpeada com três facadas na região do pescoço e abdômen.

Alex ainda foi socorrido ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 

Os suspeitos fugiram após cometerem o crime.  

A vítima tinha um trailer na Praça Anastácio Maia, no centro de Orós. 

Fonte: Iguatu Notícias

Marca do CE exibe criança em poses erotizadas e gera denúncias ao Conar

Campanha gerou polêmica por usar imagem de menina em poses consideradas sensuais (Foto: Reprodução)
Uma campanha do Dia das Crianças de uma marca cearense de bolsas e sapatos gerou polêmicas nas redes sociais. As três peças publicitárias mostram uma menina maquiada, usando objetos de adultos e em poses erotizadas. A campanha foi veiculada nas redes sociais da empresa e em banners nas lojas físicas. Após a publicação em 12 de outubro, as imagens foram compartilhadas por centenas de usuários do Facebook, acompanhadas de críticas à marca. A empresa diz que houve uma ´´interpretação distorcida´´ do conteúdo.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) afirmou que, até a segunda-feira (14), recebeu 70 notificações sobre a campanha da marca cearense, aceitou as denúncias e abriu um processo contra o anunciante. O órgão recebe denúncias de consumidores, autoridades e anunciantes, além de regulamentar a prática publicitária com base no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Entre os que criticaram a campanha, estão especialistas e publicitários que analisam que as peças ferem o código, que trata sobre crianças e adolescentes na publicidade. O parágrafo 1º do artigo 37 diz que “crianças e adolescentes não deverão figurar como modelos publicitários em anúncio que promova o consumo de quaisquer bens e serviços incompatíveis com sua condição, tais como armas de fogo, bebidas alcoólicas, cigarros, fogos de artifício e loterias, e todos os demais igualmente afetados por restrição legal”.
Segundo a coordenadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (Grim), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Inês Vitorino, a campanha desrepeita não só o código da publicidade, mas também o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“É uma campanha extremamente de mau gosto e desrespeitosa em relação às crianças. Para começar, a criança não é o foco da campanha. A marca é para o consumo de adultos e coloca a criança extremamente erotizada, em uma situação absolutamente desnecessária. Além disso, fere o ECA porque coloca a criança em situação vexatória, de calcinha, se maquiando, dentro de uma sociedade com tantos casos de pedofilia e abuso sexual”, afirma Inês Vitorino.
Para a pesquisadora, o caso é um retrocesso às discussões sobre ética na publicidade. “A reação das pessoas foi imediata contra a campanha. Quando vi, não acreditei. Um tema que vem sendo discutido há mais de uma década. Foi uma exposição desnecessária, gratuita. Com certeza, nas discussões de Ética, será lembrado com um exemplo de que nem tudo vale para vender”.
´Má interpretação´
Em nota, a marca Courofino informou que as peças e o banner publicitário divulgados na página oficial da empresa em uma rede social “buscou homenagear uma data tão importante no cenário nacional” e que houve uma “interpretação distorcida da real intenção da empresa” que era de mostrar a brincadeira de uma criança com os pertences da mãe.
A empresa também afirmou que não teve a intenção de erotizar a infância e informou que já retirou o material publicitário de circulação. A marca ainda pediu aos usuários das redes sociais que não compartilhe a imagem ou que excluam das páginas para diminuir os “efeitos negativos causados pela má interpretação da campanha”.
Regulamentação
De acordo com o Conar, mesmo que a marca retire as peças, o processo continua tramitando, pois poderá referenciar campanhas futuras. O próximo passo será dado por um dos 180 relatores do Conselho de Ética do Conar, escolhido para o caso, que decidirá se será necessária ou não uma medida liminar para a retirada da campanha. Segundo o conselho, o voto deve ser dado até esta quarta-feira (16). Caso não tenha uma medida liminar, a campanha pode ser utilizada até o fim do julgamento do processo, que dura de 30 a 40 dias.
Ainda de acordo com o Conar, é importante que as empresas reconheçam e atendam a regulamentação do conselho. A retirada é de responsabilidade do anunciante, que é informado sobre a existência do processo e pode participar da sessão que julgará o processo, apresentando, inclusive, defesa.

Fonte: G1 CE 

Turista francês desaparece no CE

Um oficial da Polícia francesa veio ao Ceará para ajudar nas investigações sobre o misterioso sumiço
Ilan Avittan está desaparecido desde o último 14 de setembro, quando foi visto pela última vez FOTO: DIVULGAÇÃO
A Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) divulgou, na tarde de ontem, o desaparecimento do francês Ilan Avittan, 59. O turista visitava Fortaleza com frequência há cerca de 10 anos e possuiu um apartamento localizado na Avenida Beira Mar.
Segundo informações da titular da Deprotur, delegada Adriana Arruda, no dia 1º de outubro um amigo de Avittan foi à delegacia e registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.). O documento informava à Polícia sobre o desaparecimento do francês, que foi visto pela última vez no dia 14 de setembro. O turista não é casado e também não tem filhos. De acordo com informações da delegada, Avittan é proprietário de uma empresa de venda de calçados, em Paris.
França

Anteontem, o capitão da Polícia de Paris, Jean Paul de Azevedo, desembarcou na Capital cearense com o objetivo de ajudar nas investigações e manter o contato com a família de Avittan, que está na França. O policial francês informou que está hospedado na embaixada da França, em Brasília, mas veio à Fortaleza para acompanhar o cumprimento o mandado de busca realizado no apartamento do turista.

Na tarde de ontem, a Polícia cumpriu a ordem judicial e comprovou o desaparecimento de Avittan. Segundo informações da delegada Adriana Arruda, a Polícia constatou que não havia malas no apartamento e os dois passaportes que o francês possui, sendo um expedido em Israel e outro na França, também não estavam no local. Foi constatada, ainda, a falta de aparelhos celulares ou tablets. Para a delegada, a ausência desses aparelhos eletrônicos pode indicar que o turista pode ter viajado.

Porém, a família de Avittan não possui informações sobre o paradeiro e informou à Polícia francesa que o turista nunca passou tanto tempo fora do país sem manter contato.

Avittan estava em Fortaleza desde o mês de julho. São quase quatro meses longe dos familiares. A delegada divulgou a imagem do homem desaparecido para facilitar as buscas e fez um apelo para quem souber do paradeiro do homem realizar contato com a delegacia, através do telefone 3101.2488 ou 190.
Fonte: Diário do Nordeste