sábado, 4 de junho de 2011

Caçados ladrões de notebook



Bandidos contam com um equipamento que detecta a presença de computadores dentro dos automóveis


Uma operação que mobilizou 40 policiais civis e militares para o cumprimento de dez mandados de prisão e busca e apreensão resultou, na manhã de ontem, na prisão de um homem e apreensão de diversos objetos furtados de veículos na área nobre da Capital.

A operação tinha como objetivo desarticular uma quadrilha especializada no arrombamento de caminhonetes e carros de luxo, principalmente nos bairros da Aldeota e Meireles. O alvo do grupo criminoso eram notebooks e outros objetos de valor que pudessem ser subtraídos de dentro dos automóveis.

Ordem judicial

Durante toda a manhã, policiais trabalharam no cumprimento dos mandados expedidos pela juíza Adriana Alencar Magalhães, da 17ª Vara Criminal. Pedro Cavalcante de Sousa, que tinha um dos mandados expedidos contra si, foi capturado.

Em outra diligência, a Polícia apreendeu uma grande quantidade de material, câmeras fotográficas, caixa de som para iPod, capa de iPad Apple, CDs com fotografias, caneta Breitiling, valises de couro das grifes Victor Hugo e Monblanc, bolsa para notebook da marca Tommy Hilfiger, óculos Okley, diversos relógios de grifes famosas, iPod, controles de alarme para carros e carregadores.

De acordo com a delegada Mosarina Lacerda, do 2º DP, ainda havia muita coisa a ser apreendida, "inclusive um equipamento que é utilizado pela quadrilha para detectar a existência de aparelhos eletrônicos dentro dos veículos. Os arrombamentos são praticados de acordo com o que é detectado por este dispositivo", explicou a delegada.

Numerosa

De acordo com Mosarina, a quadrilha investigada há pelo menos seis meses pela Polícia é numerosa e conta com mais de dez envolvidos. Dentre eles, haveria jovens de classe média da Capital. Uma das buscas foi realizada numa mansão no bairro Dunas, na Zona Leste de Fortaleza, mas não havia ninguém na casa na hora do cerco.

No último dia 19, dois integrantes da quadrilha foram presos depois de serem perseguidos por uma patrulha do Ronda do Quarteirão (viatura de prefixo RD-1087), do bairro Alagadiço Novo até a Aldeota. Os acusados, identificados como Anderson de Oliveira Silva, 20; e Edson Costa dos Reis Filho, 25, atuavam principalmente furtando equipamentos eletrônicos, encontrados dentro dos carros estacionados em ruas próximas a colégios, faculdades e shoppings center na Aldeota, Dionísio Torres, Papicu e Meireles.

Segundo o soldado Danilo Nobre, do Ronda do Quarteirão, os bandidos haviam furtado, na Avenida Maestro Lisboa, 1100 (bairro Alagadiço Novo), o notebook do advogado Kennedy Moura, 49. O equipamento estava dentro de uma Hilux SW4 preta, no estacionamento de uma panificadora. Quando retornou ao carro, a vítima sentiu falta do computador e ligou imediatamente para a Polícia.

Rastreou

Através do celular do advogado, que consegue rastrear o notebook por contar com um dispositivo localizador da mesma marca, os policiais iniciaram a perseguição, encontrando os ladrões na Rua Vicente Linhares, na Aldeota. Eles estavam em um Celta prata de placa NUR-5425.

Com a dupla, a Polícia apreendeu diversos equipamentos eletrônicos e dinheiro trocado. Todo o material e os acusados, que já respondiam por furto, foram levados para o 2º DP (Aldeota).

Foi a partir deste flagrante que a Polícia aprofundou as investigações. O delegado titular do 2º DP, Francisco Porto, encaminhou à Justiça os pedidos de decretação das prisões e de expedição dos mandados de busca e apreensão nos endereços das pessoas investigadas.

Em poder da Polícia, havia vários registros de arrombamentos de veículos, principalmente nas imediações de um shopping situado próximo das Seis Bocas, na Cidade dos Funcionários; e no estacionamento de uma faculdade, no bairro Aldeota. A história contada pelas vítimas era sempre a mesma. De dentro dos carros foram levados os notebooks. Outros objetos também sumiam, mas o ´alvo´ principal dos ladrões eram os computadores portáteis.

Nomes

Para não prejudicar as investigações, a Polícia ainda não revelou para a Imprensa os nomes das demais pessoas que continuam sendo procuradas. "Os mandados de prisão continuam valendo e as diligências para prender os acusados vai continuar durante todo o fim de semana", contou um dos policiais mobilizados na operação.

Ceará amplia acesso à água

Censo do IBGE referente ao ano de 2010 aponta ranking dos Estados no saneamento básico e energia


Limoeiro do Norte O Ceará teve um dos maiores crescimentos de abastecimento de água por rede de distribuição, mas ainda está entre os dez do País cujos moradores precisam encontrar meios próprios para obter o recurso hídrico. É a velha lata d´água na cabeça. O Estado tinha somente 1% de suas residências ainda sem energia elétrica, mas em números absolutos era o sétimo do Brasil com domicílios sem esse bem básico.

Também melhorou nos últimos dez anos no serviço de coleta de esgoto, porém, 171 mil residências cearenses (ou 7,2%) não possuiam banheiro ou sanitário, uma situação mais que duas vezes pior que a média nacional. Os dados constam do Censo 2010 do IBGE, divulgado parcialmente na última quinta-feira. Além de atualizar a quantidade de habitantes por Municípios, o censo também permite um novo traço sobre a situação social na cidades.

Os novos resultados preliminares do Censo Demográfico 2010 por Município contêm dados sobre população residente por situação do domicílio e cor ou raça, registro de nascimento de cartório, população alfabetizada, por grupos de idade, domicílios particulares permanentes por número de moradores, com energia elétrica, a forma de abastecimento de água, se possui banheiro ou sanitário, qual o tipo de esgotamento, que destino é dado ao lixo e o rendimento mensal da população.

Dentre esses dados, o Caderno Regional aborda três serviços essenciais: saneamento básico, coleta de lixo e fornecimento de energia elétrica.

A divulgação traz também, para alguns índices, o número registrado no Censo 2000, para efeitos comparativos sobre evolução. Foram contabilizados, em todo o País, 57, 3 milhões de domicílios particulares permanentes, dos quais aproximadamente 2,3 milhões estão no Estado do Ceará. Em 2000, eram 44,7 milhões e 1,7 milhão, respectivamente.

Água

Entre os Estados do Nordeste, o Ceará está atrás apenas de Bahia e Sergipe em número de Municípios com abastecimento de água por meio de redes de distribuição - 77,22% dos domicílios. Em 2000, eram somente 60,80% domicílios recebendo água dessa forma, entre os Estados do Nordeste o maior crescimento. Nesses casos, a água é fornecida pela Cagece ou por autarquias municipais, como os Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs).

Em 9,35% dos domicílios cearenses a água é obtida por meio de poços artesianos ou de nascentes. E há uma situação pior: 13,43% das residências só recebem água se for com ajuda de carro-pipa, cisterna, ou percorrendo quilômetros para conseguir o recurso hídrico, muitas vezes impróprio para consumo. Isso coloca o Ceará na 10ª colocação de situação crítica de domicílios para fornecimento de água no País. A média nacional é de 7,12% dos domicílios que nem estão conectados com rede de distribuição nem tem poço. O Nordeste é a região em pior situação no serviço de esgotamento sanitário: 7,81% dos domicílios contabilizados pelo IBGE não possuiam banheiro ou ao menos vaso sanitário. No País, esse número é de 2,64%, melhor em relação ao ano 2000, quando havia 6,90% das residências nessa situação.

O Ceará sofre quase o triplo da média nacional: 7,24%. Isso representa 171.277 domicílios no Estado que não têm banheiro ou vaso sanitário. Se forem considerados somente os domicílios que não têm banheiro (mesmo que tenham vaso sanitário), o número sobe para 366.812 residências, ou 15,51% do total de domicílios.

Dentre os domicílios com banheiro ou vaso sanitário, a situação não melhora muito: apenas 32,76% escoavam os dejetos por meio de rede de esgoto. Outros 10,62% utilizam fossas sépticas, um dado alarmante: 49,38% das residências dão "outro" destino de esgotamento. É fácil relacionar esses domicílios à maior incidência de doenças, como diarreia, que atinge principalmente crianças. É uma comparação do óbvio: moradores sem saneamento básico estão mais sujeitos a doenças, e é esse segmento que mais povoa os hospitais públicos de atenção básica em saúde. Ou seja: governo que não gasta em saneamento gasta mais em saúde. E não há situação em que remediar seja melhor que prevenir.

Lixo

É comum ouvir o termo "aterro sanitário" na referência ao local para os resíduos sólidos. Mas no Ceará, o que predomina mesmo são os lixões. E o problema começa na porta de casa: 75,3% do lixo produzido em casa era coletado. Abaixo da média nacional, que era de 87,4%.

O que não era coletado no Ceará, 24,7% têm outro destino, ao encargo do próprio morador. Isso representa 583.277 mil residências no Estado que não recebem serviço, seja público ou privado, de coleta dos resíduos sólidos. Em números absolutos, é a terceira pior situação do Nordeste.
LUZ EM CASA
Energia elétrica ainda não é para todos

O Ceará é o quarto do Nordeste e o sétimo do País com domicílios que ainda não possuem rede de luz elétrica

Limoeiro do Norte No Ceará tem luz para muitos, mas ainda não para todos. De acordo com os resultados parciais do Censo 2010 do IBGE, ainda existiam 25.045 residências no Ceará que não possuiam energia elétrica. É onde a lamparina predomina. O número é pequeno (representa 1%), se comparado com o universo de domicílios levantados pelo censo, mas em números absolutos o Ceará é quarto do Nordeste e 7º do País em quantidade de casas sem energia elétrica.

Em todo o Nordeste são 339.087 domicílios sem luz elétrica. É a pior realidade entre as regiões do País. No Brasil, inteiro existem 728.512 residências sem energia elétrica. A situação é menos incômoda na região Sul, onde apenas 0,3% dos domicílios ainda não tinham energia elétrica em 2010. Mas o avanço nacional no acesso à luz é fato estatístico: diminuiu de 5,5% em 2000, para 1,3% em 2010 a quantidade de casas sem energia elétrica. O salto em acesso ao benefício foi maior a partir do Programa Luz Para Todos, do Governo Federal.

Em encontro do qual participava o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o governador Cid Gomes afirmou à reportagem o compromisso de que, até o fim do ano de 2012, 100% das residências cearenses tenham energia elétrica. Proposta ambiciosa, mas que tem como aliadas outras alternativas renováveis de energia, como as eólicas, no litoral, e a energia solar, no sertão dos Inhamuns.

Turbinas eólicas


Mas isso não quer dizer muita coisa para a vida de sertanejos, como os moradores da comunidade Xavier, em Camocim, na Zona Norte do Estado. A poucos metros das residências existe um parque eólico já em atividade, financiamento privado com apoio governamental, mas uma situação paradoxal: a comunidade não tem energia elétrica, nem nunca teve. Mesmo estando cercados de turbinas eólicas, os moradores fazem parte da estatística dos "sem luz".

Residência sem energia elétrica está parada no tempo em termos de tecnologias, que vão de uma TV ou computador para acesso à informação, ou até mesmo equipamentos elétricos que auxiliam a economia dos empreendedores individuais.

O último Censo reforça que houve um avanço nos serviços de abastecimento de água, rede de esgoto, coleta de lixo, domicílios com residência elétrica, e outros índices econômicos como a renda per capita. No entanto, ressalta o caminho que ainda se precisa trilhar, especialmente na região Nordeste, que figurou entre as piores condições em vários pontos levantados nos domicílios.

Fiscalização


Ao fornecimento de energia se soma à qualidade da distribuição. No mês passado, técnicos do setor de energia da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) deram início às fiscalizações deste ano. Eles verificam se são cumpridas a legislação e a regulamentação no fornecimento de energia aos clientes pela Coelce. Essa atividade fiscalizadora existe há 11 anos.

E nesta semana foram realizadas audiências para discutir o licenciamento ambiental para instalação de linhas de transmissão de energia nos Municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, até a Subestação Pecém, em São Gonçalo.

O objetivo é atender o consumo de energia na Região Metropolitana de Fortaleza. As demandas são maiores onde há maior adensamento residencial, bem como unidades industriais e comerciais, como nas cidades de médio e grande portes do Estado.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Bonecas do Cariri em Cuba

Entre linhas, agulhas e tecidos, mulheres artesãs ressignificam as próprias vidas e são referência em pesquisa


Crato Bonecas fabricadas neste Município são apresentadas no Congresso Ibero Americano de Psicodrama, realizado em Cuba. A iniciativa foi da psicóloga Elisete Leite Garcia, uma cratense residente em São Paulo, que transformou as bonecas, um brinquedo de infância, numa fonte de pesquisa científica de Psicodrama e Sociodrama, originando o Tatadrama.

Esta metodologia tem como fundamento, segundo Elizete, o pensamento atribuído a Platão, segundo o qual "a pessoa pode descobrir mais sobre os outros em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa".

As mulheres cubanas, segundo Elizete, ficaram encantadas com o trabalho das cratenses, o que é traduzido em cartas afetivas que recebeu das cubanas e também das bonecas que ganhou, feitas após o encontro por elas. Uma delas, a cara da própria psicóloga.

A outra boneca, uma linda negra de cabelos louros, será levada para as mulheres do Crato, as mesmas que enviaram seus personagens de panos coloridos para Havana, junto com bilhetinhos carinhosos. "A história das bonequeiras do Crato que iniciaram seu trabalho artesanal na sombra de um frondoso pé de manga no quintal da casa de uma delas emocionou as cubanas", afirma Elizete.

A interação foi maior quando a psicóloga apresentou a técnica a um grupo de psicodramatistas formados por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e educadores, que fizeram questão de acompanhar o seu trabalho e participar de sua oficina com as bonecas, durante a programação do congresso em Cuba. Eles entenderam que a psicóloga usou as bonecas do Crato como objeto intermediário, um termo criado pelo psicodramatista Jaime Rojas Bermúdez. Foi o mesmo que introduziu este conceito e o utilizou, especialmente trabalhando com fantoches, ainda na década de 60, em hospitais psiquiátricos de sua época.

Ponte


O objeto intermediário, de acordo com Elizete, é a "ponte" entre o personagem e o ser, no caso, as bonecas. Rojas Bermúdez estabeleceu as características que um objeto intermediário deve possuir como existência, maleabilidade, adaptabilidade, identificabilidade, entre outros.

Neste projeto, Elizete teve a ajuda de duas outras psicodramatistas, que trabalharam como auxiliares: Rafaella Calentano e Carolina Cintra. Elas interpretaram bonecas cratenses, intervindo com as mulheres cubanas. Mais do que uma experiência enriquecedora profissionalmente, a psicóloga ficou encantada mesmo com a troca afetiva entre as mulheres da região do Cariri e de Cuba.

"No plano real, elas não se encontraram. Mas por meio de bilhetes, cartas e até presentes que umas enviaram às outras, digo que foi um encontro de almas. O que mais me deixa feliz e enriquecida é saber que dois mundos tão parecidos e tão diversos se juntaram em seus amores, dores, sabores, risos e dramas", afirma a psicodramatista. Tão perto e tão longe. Em Cuba, são mulheres vivendo sob o julgo do duro regime ainda comandado pela família Castro. Um dos poucos lugares onde as mesmas têm liberdade de expressão é no local em que foi realizado o congresso, na Casa de Orientação da Mulher e da Família, localizado na Praça da Revolução, um patrimônio cultural do povo cubano

Já as mulheres cratenses realizam seu trabalho, no sertão nordestino, com sua simplicidade e sabedoria da roça, tecendo suas tramas e dramas debaixo de uma mangueira.

Trata-se de um grupo com potencialidades adormecidas, que foram despertadas. "Elas resgataram a identidade, o papel profissional e o valor como mulher bonequeira e artesã", destaca Elizete, complementando: "E ainda ganharam uma nova fonte de renda familiar".

Delegado baleado em fuga de presos recebe alta


O delegado do 30º Distrito Policial, Domingos Sávio Diógenes Pinheiro, 42, recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (02). O delegado estava internado no Hospital Regional Unimed (HRU), desde o dia 23 de maio, quando foi submetido a uma cirurgia no tórax após ser baleado em uma fuga de presos no bairro São Cristóvão, em Fortaleza.

Domingos Sávio deve realizar sessões de fisioterapia e seguir em repouso domiciliar, de acordo com um boletim médico expedido na manhã desta sexta-feira (03).

Fuga

Em menos de 48h, o traficante resgatado na ação, Francisco Clerton do Carmo, o ´Diabo Louro´, foi capturado pela polícia. 'Diabo Loiro' foi encaminhado para uma da quatro Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPL) da Grande Fortaleza.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Juazeiro do Norte-CE: A imprudência no piloto das motocicletas

Tornou se comum ver nas ruas de Juazeiro do Norte as mais bárbaras cenas de imprudência por parte de muitos que pilotam motocicletas. As irregularidades são muitas e se acentuam nos finais de semana. Recentemente, o Site Miséria divulgou um acidente causado nos chamados retornos clandestinos das avenidas Padre Cícero e Leão Sampaio. Todavia, tais cenas de violência no trânsito não são suficientes para contribuir na mudança dessa realidade.

O caminho curto da contramão é outro flagrante comum quase sempre com acidentes. Avanço da preferencial por motoristas e motociclistas desatentos também é comum, foi o caso de uma jovem no final da tarde da última terça-feira em Juazeiro colhida por um veículo que invadiu a preferencial nos cruzamentos das Ruas São Francisco com Santa Isabel. A pressa, o desconhecimento, a ignorância à sinalização ou a economia de combustível são fatores que levam à desordem no trânsito quando o piloto envereda pela contramão sem ligar para os riscos que sofre.

Outra questão não menos difícil de ser vista nas ruas e avenidas juazeirenses é a transformação de motos em verdadeiros veículos utilitários conduzindo bagagens que até ultrapassam o limites das motocicletas. Esta semana, por exemplo, na Avenida Leão Sampaio, duas pessoas foram vistas levando uma enorme escada e pedaços de tábuas igualmente representando riscos para quem trafega. Também é comum vê-los carregando bicicletas sem se falar no excesso de passageiros.

Já se tem notícias de motocicletas com até cinco pessoas, sendo a maioria crianças de uma mesma família. Isso normalmente acontece na hora da comunhão entre o trabalho do casal e a condução dos filhos para a escola. A ausência de equipamentos e acessórios de segurança também desafia às autoridades de trânsito. É comum ver pilotos com motos sem faróis, buzinas, piscaletes ou deixando de usar capacetes e viseiras.

Nos fins de semana a situação parece se agravar em se tratando de imprudência. Ai vem o excesso de velocidade, o desrespeito aos semáforos e a ingestão de bebidas alcoólicas. Por conta de situações assim, o volume de acidentes com lesões, seqüelas ou vítimas fatais cresce a cada dia. Em meio a esse quadro, junte-se a grande quantidade de menores trafegando em motocicletas com alguns até embriagados.

Fonte: Miséria Noticas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ex-BBB Cowboy foi assassinado com tiro na nuca; polícia suspeita de assalto

Ex-BBB André Cowboy é morto em SP

O ex-Big Brother André Luís Gusmão de Almeida, 37, o Cowboy, foi assassinado com um tiro na nuca na madrugada desta quarta-feira (1º), na chácara onde morava na zona rural de em Alumínio (79 km de SP). A principal suspeita da Polícia Civil, por enquanto, é de que tenha ocorrido um assalto na chácara em que morava com a família. Foi levado do local um notebook e um aparelho de TV.

Cowboy participou do BBB-9. Segundo investigações preliminares da polícia, ele escutou latidos do cachorro por volta das 3h e saiu no quintal para ver o que estava ocorrendo. Quando foi atingido pelo disparo.

“A família estava dormindo. Ele saiu para ver porque os cachorros estavam latindo e a mulher dele escutou um disparo. Ela chamou por ele e não obteve resposta, então chamou a polícia”, disse a delegada de alumínio responsável pelo caso, Luciane Toledo.

Cowboy ainda chegou a ser levado para o pronto-socorro da cidade e depois foi levado ao Hospital Regional de Sorocaba (SP), mas não resistiu ao ferimento.

A delegada disse que abriu um inquérito para investigar o caso e vai aguardar os laudos para ter mais detalhes do crime. Até as 11h de hoje, a polícia ainda não havia prendido nenhum suspeito do crime.

Ele era casado e tinha três filhos. Eles estavam dormindo na casa, um sobrado, no momento do crime. Após a participação no BBB, Almeida ainda tentou a carreira de cantor.

Ao UOL por telefone, a mulher de André, Luciana Almeida, confirmou a morte do ex-BBB. "Com certeza ele reagiu ao assalto para proteger a família. Assim que ouvi o tiro liguei para polícia, que o socorreu, eu fiquei em casa protegendo as crianças, pois podia acontecer alguma coisa comigo. Infelizmente ele não resistiu aos ferimentos, coisas da vida", disse a viúva abalada. O velório será nesta quarta-feira (1°) na cidade de Alumínio. "Ainda não sei o horário do enterro, mas será hoje. Não tive condições de ir vê-lo", disse.

menor pilota moto e se envolve em acidente no Sítio Santa Rosa




Antônio Felipe de Amorim uma das vítimas do acidente
Deram entrada na manhã desta quarta feita, 01, no Hospital Regional de Iguatu, duas vítimas de acidente de trânsito. As vítimas deram entrada na unidade, por volta das 8h Antônio Felipe de Amorim de 35 anos morador do Sítio Carrapicho, sofreu fraturas no fêmur e joelho, já o segundo envolvido no incidente o adolescente de 17 anos J. C. A. L morador do Sitio Santa Rosa II sofreu uma fratura exposta na perna direita.

O acidente aconteceu por volta das 7h30 no sítio Santa Rosa quando as vítimas ambas em suas motocicletas (Ainda não Identificadas) colidiram. Moradores da região afirmam que na comunidade é comum ver vários menores pilotando veículos em alta velocidade. A nossa equipe tentou entrevistar o menor envolvido, mas o mesmo recusou se pronunciar
Menor envolvido no acidente sofreu uma fratura exposta em sua perna direita

terça-feira, 31 de maio de 2011

Em 24h, PRF apreende 6 carretas com cigarro contrabandeado em MS


Apreensões ocorreram em Campo Grande e em Três Lagoas.
Também foram apreendidos dois carros com cigarro contrabandeado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nas últimas 24 horas aproximadamente 1,5 milhão de carteiras de cigarro contrabandeado, o que equivale a 150 mil pacotes. Foram três carretas nesta segunda-feira (30), dois carros e mais duas carretas nesta terça-feira (31).

Nesta segunda-feira, na BR-163, na região da capital Campo Grande, três carretas, sendo duas delas do tipo “tanque” foram apreendidas com mais de 82 mil pacotes.

Em pleno Dia Mundial Sem Tabaco, na manhã desta terça-feira, na BR-262, no macro anel rodoviário de Campo Grande, dois carros que vinham do município de Antônio João, a 402 quilômetros da capital sul-mato-grossense, foram apreendidos com 1,5 mil pacotes de cigarro contrabandeado, cada um.

Os motoristas disseram aos policiais que receberiam R$ 300, cada um, para levarem os cigarros até o terminal de ônibus no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Ambos já tem passagem por contrabando de cigarros.

Justiça ouve testemunhas de caso de professor suspeito de pedofilia em MS

Professor é suspeito de filmar a enteada e alunas nuas em Dourados.
Investigações começaram a partir de denúncia feita pela mulher do suspeito.


A Justiça começou a ouvir nesta terça-feira (31) os envolvidos no caso de um professor de 36 anos suspeito de filmar e fotografar a enteada e alunas nuas em Dourados, cidade localizada a 233 quilômetros de Campo Grande. A audiência teve início por volta das 17 horas. Foram convocadas testemunhas de defesa, acusação e o réu.

De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual (MPE), as investigações começaram no último dia 13 de março, quando a esposa do suspeito entregou à Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) um pen drive, que segundo ela pertencia ao professor, que continha cenas de nudez. Algumas delas haviam sido capturadas dentro do banheiro de uma escola da cidade.

A esposa do professor contou que fingiu estar dormindo quando ele chegou em casa no dia 12 de março e viu o marido esconder o pen drive em cima do guarda roupa. Quando ele dormiu, recolheu o objeto e constatou o material pornográfico. Entre as adolescentes que apareciam, estava a filha dela, atualmente com 12 anos.

Não foi, de acordo com a denunciante, a primeira vez que flagrou o esposo com material pornográfico. Entre os anos de 2004 e 2005, ela encontrou imagens de uma prima do suspeito nua. Em outra ocasião, segundo ela, achou uma mala contendo lingeries e mais cenas de sexo.

O professor foi indiciado por adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornografia envolvendo criança ou adolescente.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

MP combate a venda de DVDs pornográficos a menores em feira livre na cidade de Jardim


O Ministério Público do Estado do Ceará, representado pelo promotor de Justiça da comarca de Jardim Leonardo Gurgel Carlos Pires, expediu, dia 11/05, uma recomendação à Polícia Militar, a fim de que sejam realizadas operações para o cumprimento da Lei Federal nº 8.069/90, que trata sobre a exposição em local público de conteúdos pornográficos, ou ainda, a venda ou locação destes para crianças e adolescentes, e, em caso de flagrante delito, seja o infrator e o material apreendido conduzidos para realização do procedimento cabível, devendo ainda ser observado se o referido conteúdo tem origem na pirataria audiovisual ou outra violação de direito autoral.
De acordo com o Promotor de Justiça, a medida é uma resposta à denúncia feita pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) daquele município de que crianças e adolescentes teriam livre acesso a mídias, como DVDs, com conteúdos pornográficos em plena feira livre localizada na cidade de Jardim.
O documento também recomenda aos comerciantes da feira livre que cumpram a Lei Federal nº 8.069/90, não vendendo, locando ou expondo em local público qualquer objeto referido nos já citados artigos, notadamente os que possuam conteúdo pornográfico. O CREAS e o Conselho Tutelar do município de Jardim deverão fiscalizar o cumprimento da referida lei.
Leonardo Pires requisitou a divulgação e distribuição da recomendação aos comerciantes da feira livre do município através do CREAS e do Conselho Tutelar em movimento devidamente programado, bem como a divulgação da iniciativa por meio das emissoras de rádio locais.

MPCE

Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Quixelô Realiza Caminhada Pelas Ruas da Cidade.


É preciso romper com o pacto de silêncio que encobre as situações de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Não se pode ter medo de denunciar. Essa é a única forma de ajudar esses meninos e meninas.

SELEÇÃO DE FUTEBOL DE QUIXELÔ ESTA CLASSIFICADA PARA A FASE FINAL DOS JOGOS ABERTO DO INTERIOR- EM MORADA NOVA

Quixelô CE 30 de maio de 201- Quixelô participou pela terceira vez consecutiva dos Jogos Aberto do Interior fase regional Várzea Alegre, nesta edição Quixelô participou com uma delegação de 45 atletas, composta de Futsal femino e masculino e o futebol de Campo. A unica seleção que garantiu vaga na fase final foi a delegação do futebol de campo que irá representar o município e poderá ser campeão estadual em Morada Nova, desde que assumiu a a gestão municipal em, 2009 o prefeito Gilson Oliveira tem garantido a participação de Quixelô nos Jogos Aberto do interior. O secretário de Cultura e Esporte de Quixelô Ailton Fernandes vem conseguindo grandes conquistas no esporte municipal, em 03 edições que o município participou conseguiu clarificar o município duas vezes pra fase estadual, Ailton Fernandes também vem organizando o esporte no município, uma vez que criou a liga de futebol amador quixeloense(LIFAQUI) da qual é presidente, através da LIFAQUI, realizou o maior e melhor campeonato da história de Quixelô. Foi através dessas ações que Ailton Fernandes tem conquistado o respeito dos atletas Quixeloenses, a prova disso é que nessa edição dos JOGOS ABERTO DO INTERIOR, conseguiu montar uma seleção forte com os melhores atletas de Quixelô e é sabido que a maioria vai pela atenção que tem para com mesmo. A seleção de futebol foi treinada pelo técnico lidomar Vieira o popular Lida, que também de forma voluntária fez um grande trabalho a frente do grupo e conseguiu o principal objetivo que foi classificar o município, o presidente do Antonico Miguel Gonçalves e o professor e vice presidente da LIFAQUI Luiz Gomes conhecido como Luisinho também deram um grande apoio a equipe. O secretário Ailton Fernandes agradece a parceria com a Prefeitura Municipal e a todos os atletas que fizeram um grande trabalho, agora a meta é ser campeão estadual em Morada Nova.

domingo, 29 de maio de 2011

Homicídio à bala no Bairro Jardim Oásis em Iguatu

No dia de ontem, 28, por volta das 21:50 horas, a Polícia Militar tomou conhecimento, via 190, que uma pessoa havia sido alvejada a bala na localidade do bairro Jardim Oásis, na rua conhecida vulgarmente como “Rua Principal”, nesta cidade de Iguatu/CE.

A PM inicialmente, compareceu ao local a VTR RD 1241, composta pelos policiais SD PM NÓBREGA, SD PM NONATO, SD PM MATOS e o SD PM BEZERRA, de imediato, aonde vieram a constatar que a vítima, posteriormente identificada como sendo a pessoa de FRANCISCO VALDEMIR DE SOUZA, 25 anos, natural de Saboeiro/CE, já havia sido socorrida pelo Resgate do Corpo de Bombeiros; que a vítima foi encaminhada para o Hospital Regional desta cidade, apresentando três(03) perfurações a bala à altura do abdômen, a qual não resistiu aos ferimentos e veio a óbito naquela unidade hospitalar. Que, segundo levantamento preliminar, a vítima estava transitando na referida localidade, quando foi abordada por dois(02) elementos, que chegaram em uma motocicleta, marca Honda, modelo 125 Fan, cor vermelha, e logo efetuaram vários disparos de uma arma de fogo, tipo pistola, calibre.380; após a prática do delito, os elementos fugiram, tomando rumo desconhecido. Que o policiamento encontra-se diligenciando, no sentido de identificar, localizar e prender os autores do delito informado.

homem é encontrado morto no Bairro COHAB em Iguatu


No início da manhã deste sábado, 28, no Bairro Cohab em Iguatu, o policiamento da cidade foi solicitado a comparecer ao local pois um corpo de um homem morto havia sido encontrado na calçada de uma creche.

Até o momento não se sabe ainda o que tenha levado a morte da vítima. O corpo foi levado ao Hospital Regional de onde foi aguardada a chegada do rabecão, informações chegam a nossa equipe que a vítima atendia pelo nome de Fransueldo Venâncio Ferreira.

Baile funk termina com assassinato de jovem de 23 anos em Santa Quitéria

Francisco de Assis Silva de Souza, 23, foi encontrado na madrugada deste domingo (29), no meio da rua, em Santa Quitéria, no Sertão Central, apresentando três lesões a bala. Momentos antes, ele foi visto em um baile funk realizado naquela cidade.

O rapaz ainda foi encaminhado ao hospital, no entanto, não resistiu. Assis de Souza foi atingido no abdômen, no peito direito e no lado esquerdo do rosto. Os policiais que foram ao local do crime não obtiveram informações sobre a autoria nem os motivos do assassinato.

O mistério sobre o crime, além da autoria desconhecida, é maior porque a vítima não tinha antecedentes criminais. Aparentemente, nada foi levado de Assis de Souza. Por isso, a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte) foi descartada.

Fonte: Comando de Policiamento do Interior via Jangadeiro Online