sábado, 30 de janeiro de 2010

QUIXELÔ 25 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA


Quixelô tem suas origens ligadas ao Índios Quixelôs, os quais foram exemplos de bravura por resistirem à colonização branca do século XVII e se mantiveram na região mesmo em períodos de grandes secas. Passou à categoria de cidade em 1985, até então era distrito de Iguatu.
A luta por sua emancipação política teve início em 02 de fevereiro de 1984, quando realizado um plebiscito que, embora com uma pequena margem de votos, obteve o êxito esperado. E em 1985 ocorreram as primeiras eleições para prefeito, na qual o Sr. Maconi Matos foi eleito o primeiro Prefeito, de Quixelô, para administrar o município, por dois anos (1985 e 1986). Daí por diante sucederam-se novos pleitos eleitorais, estando atualmente na gestão político-administrativo, tendo como Prefeito GILSON JOSÉ DE OLIVEIRA. Historicamente Quixelô é um município recém-criado mas que, graças ao compromisso do atual administrador com a melhoria da qualidade de vida da população, tem apresentado um significativo desenvolvimento em termos de infra-estrutura básica, saúde, educação e ações sociais.
Situado no alto do Jaguaribe, na Região Centro-Sul do estado do Ceará, com uma extensão territorial de 775 km, limita-se a Norte com Solonópeles, ao Sul com Iguatu, a leste com Acopiara e a Oeste com Orôs e Jaguaribe.
É uma região de planície, banhada pelo Açude Orós e pelos riachos Faé, Antonico, Cunhã Poti, Madeira Cortada, Riacho do meio e Riacho vermelho. Apresenta um clima quente e seco, com temperaturas média 32º C. Quanto aos recursos hídricos, Quixelô dispõe de açudes nas seguintes comunidades rurais: Paus de leite, Mata Fresca, Jiqui, Pitombeira do Jiqui, Garrota, Angicos, Caldeirão, Riacho do Meio, Maracajá, Recanto, os quais encontram-se com soma volumes de água bastante deficitários em decorrência do extenso período de estiagem dos últimos anos.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Bom Jesus do Quixelô, pela lei provincial nº 1429, de 14-09-1871 e por ato provincial de 01-09-1865.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Bom Jesus do Quixelô, pelo decreto estadual nº 101, de 09-12-1890. Sede na atual vila Bom Jesus do Quixelô.
Pelo decreto estadual nº 8 - A, de 10-03-1892, é extinta a vila, sendo seu território anexado ao de Iguatu.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito está grafado Bom Jesus do Quixelô e figura no município de Iguatu.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto estadual nº 169, de 31-03-1938, retificado pelo decreto estadual nº 378, de 20-10-1938, o distrito se denomina Bom Jesus.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito já denominado Bom Jesus, figura no município de Iguatu.
Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Bom Jesus passou a denominar-se Quixelô.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Quixelô ex-Bom Jesus, figura no município de Iguatu.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
Elevado à categoria de município com a denominação de Quixelô, pela lei estadual nº 11005, de 01-02-1985, desmembrado de Iguatu. Sede no antigo distrito Quixelô. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1986.
Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede.
Pela municipal nº 06, de 24-10-1994, é criado o distrito de Antonico e anexado ao município de Quixelô.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Quixelô e Antonico.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alterações toponímicas municipais
Bom Jesus de Quixelô para Bom Jesus de Quixelou, alterado em 1933.
Bom Jesus de Quixelô para Bom Jesus alterado pelo decreto lei estadual nº 169, de 31-03-1938, ratificado pelo decreto estadual nº 378, de 20-10-1938.
Bom Jesus para Quixelô alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943.

festa da escola gozaga mota em Quixelô

Aconteceu ontem no ginásio poliesportivo de Quixelo o festa de concludentes dos alunos da escola Gonzaga Fonseca Mota, onde vários alunos receberam seus certificado. A festa aconteceu com uma boa animação com o grupo de sesta Felipe e Lucinha com um repertorio bem, especificado para a Tuma de concludentes.Veja a Relação de concludentes:

3ª ( A) André Araujo

Jessica Daiane de Lucena

Maria Eliane

Maykson Alves de Lima

Paula Alves de Lima

Yanaiara de lima Assis

3º (B)

Francisca Nascimento Lima

Francisco Dias do Nascimento

Luziane Lopes Moura

Marcos Andre de Freitas

Samara Alves Lucnea

3ª(C)

Allan Batista da silva

Beatriz Barbosa

Clenilton silva

Francisco Gomes pereira

Francisca kelma de Souza Araujo

Jamile

Jandson Milton

Lucilene vieira de lima

Luciana Josefa da silva

Patrícia Barbosa Araujo

Raimundo Raul Rodrigues

3º (E) Aline Alves de Souza

Alison silva oliveira

Ana Paula Miranda Araujo

Carvalho

Cintia lima costa

Aligenisse Medeiros

Fabiana Gomes dos santos

Jose Ailton de Souza

Josefa tayane Alves de lima

Lidoel Gomes Medeiros

Mairla Guedes da silva

Maroisa silva

Nara Raquel

Rafael Guedes dos santos

Ricardo Candido pereira

Taciana batista ferreira

Verônica silva

3ª (F)

Ana Maria silva Souza

Francisco glecione da silva

Mairla neves de lima

E em seguida a diretora do colégio Gonzaga mota fez seus agradecimentos a todos alunos e populares que assistia a cerimônia,e também vice prefeito Jose Simão fez uso da palavra f agradecendo a todos ali presentes.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Chuva provoca cheia no canal do Rio Grangeiro

Crato A maior chuva registrada este ano no município cratense provocou cheia no canal do Rio Grangeiro, que corta a cidade, interditando ruas, que ficaram cobertas pela lama, além de invadir alguns estabelecimentos. Outros trechos como a Rua Tristão Gonçalves, mais conhecida como Rua da Vala, e a Nelson Alencar, ainda no início da manhã, ficaram intrafegáveis. A água chegou a quase um metro de altura no prédio do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vizinho ao cemitério público, no Centro a cidade. Dezenas de homens foram mobilizados no início da manhã para realizar um mutirão de limpeza em vários pontos da cidade. Foram registrados 115 milímetros de precipitação, segundo a Funceme. Ontem, nos sítios Gravatá e Suassuna, em Caririaçu, a 6km da cidade, houve o registro de chuva de granizo. Uma forte ventania veio junto, provocando a queda de árvores e arrancando telhas das casas.

Policial fuzilado na estrada



sequência de violência contra policiais militares, que começou no último domingo com o assalto a dois soldados do Ronda do Quarteirão e a um coronel da Polícia Militar, teve ontem um desfecho trágico: a morte do soldado PM Antônio Sidney da Silva Barreto, 38, lotado na 2ª Companhia de Polícia de Guarda (2ª CPG). O militar foi executado, na tarde de ontem, com dois tiros de pistola calibre Ponto 40 (0.40) quando trafegava em sua motocicleta, na Avenida Raimundo Pessoa de Araújo (Estrada da Taquara), que liga os Municípios de Maranguape e Caucaia.

O PM estava fardado e se dirigia à Casa de Privação Provisória de Liberdade II (CPPL II), em Caucaia, onde entraria de serviço. Durante o percurso, ele foi baleado duas vezes, nas costas e no braço e, alguns metros depois, caiu da moto. Nada foi roubado, o que fez com que a Polícia descartasse a hipótese de uma tentativa de assalto. Um suspeito já foi identificado, mas o seu nome não foi divulgado pelas autoridades.

Bandidos fogem da Delegacia de Iguatu e a ação foi filmada


Na madrugada desta quinta-feira, 28, uma fuga aconteceu na Delegacia Regional de Iguatu, dois prisioneiros conseguiram escapar. A ação aconteceu por volta das 03h da manhã, os nomes dos meliantes são os seguintes: Paulo de Caldas Santos e o Fernando Almino de Abreu.

Na Delegacia de Iguatu existe um sistema de filmagem onde tudo é gravado e esta fuga foi toda registrada. O radialista Pinheirinho teve acesso às imagens e ao lado dos militares falou sobre a ação dos bandidos, ” a fuga aconteceu sem ninguém perceber e durou quase uma hora toda movimentação” afirmou.

“ A fuga aconteceu na madrugada, eles conseguiram com um grampo abrir os cadeados e através da grade escalar a parede da delegacia, tudo foi filmado e as diligências estão acontecendo no intuito de prender estes bandidos” disse o Delegado Agenor Freitas de Queiroz.

O Fernando Abreu pertence ao município de Quixelô e o Paulo de Caldas Santos, participou de um assalto a um depósito de bebidas em Iguatu, praticou um assalto em Saboeiro e quando foi preso estava portando uma arma cal.38.

Reforma da Delegacia de Iguatu

Entramos em contato com o Sec. Adjunto de Segurança do Ceará, Nivaldo Freire, e o questionamos sobre a reforma na unidade de segurança, “ estamos em fase de licitação e nos próximos dias estaremos anunciando o nome da empresa para ter início a reforma da delegacia de Iguatu” afirmou.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Audio: do secretario de saude do ceara João Ananias

secretario de saúde do ceara visita Quixelô


Esteve hoje dia 27/01/2010 na cidade de Quixelo o secretario de saúde do estado do ceara e futura deputado federal o senhor João Ananias,fazendo uma bela visita em nossa cidade, onde o mesmo acompanhado do vice prefeito José Simão e do Vereador Wagner vieira percorreram acidade conhecendo problemas que ainda existe e também vendo obras já realizada pelo preito Gilson.Mais a visita do secretario foi mesmo para falar a população Quixeloence da recuperação do hospital municipal de nossa cidade,que vai trazer melhoria para o mesmo.O secretario em seguida seguiu até a câmara de vereadores de Quixelo onde muitas pessoas ali lhe esperava para ouvir as proposta do secretario sobre a saúde do nosso município. O secretario João Ananias respondeu varias perguntas de populares deixando todos satisfeito com suas resposta. Nesta palestra esteve presente:
O presidente da câmara senhor Joaquim Alves Neto, o vice presidente Adil Vieira,O vereador Wagner Vieira, a vereadora Leonora,o vice prefeito José Simão,e secretários e funcionários da área da saúde, e também populares da cidade

Adolescente é apreendido com arma contrabandeada


Diligências realizadas na manhã de ontem por policiais militares da Força Tática de Apoio (FTA), da 3ª Companhia do 6º BPM (Maracanaú), no Conjunto Acaracuzinho, resultaram na apreensão de um adolescente de 15 anos com uma escopeta de repetição, de calibre 12. Ao verificar a procedência do armamento, de alto poder de destruição, a Polícia descobriu a suspeita de que ele pode ter sido contrabandeado da cidade de Assunção, no Paraguai.

De acordo com o sargento Gilberto Pereira, comandante da operação, a arma estava escondida na residência do adolescente, enrolada em uma rede e debaixo de um sofá. Segundo o militar, ele e seus companheiros conseguiram chegar até o garoto por meio de uma denúncia anônima.

Conforme a informação inicial repassada à FTA da 3ªCia/6ºBPM, um grupo de assaltantes, que age nos municípios de Itaitinga, Pacatuba e Guaiúba, e tinha como esconderijo o Conjunto Acaracuzinho, estava guardando em uma residência daquele bairro o arsenal utilizado nos assaltos. Além da escopeta apreendida, os PMs tinham a informação de que a quadrilha também estava de posse de pistolas e revólveres.

Busca

Na manhã de ontem, logo nas primeiras horas, a operação foi desencadeada. Quando a equipe da FTA chegou à casa do adolescente e fez a busca, encontrou a escopeta. Segundo a Polícia, o adolescente confessou ser fugitivo da Centro Educacional São Francisco, onde cumpria medida socioeducativa pelo crime de tráfico de drogas.

"Ele nos disse que guardou a arma em sua casa a pedido de um homem identificado como Pedro, o chefe da quadrilha de assaltantes que ataca topiques e estabelecimentos comerciais", explicou Gilberto. O garoto foi conduzido ao 20º DP (Acaracuzinho), onde o delegado Evilázio Rebouças lavrou um auto de apreensão em flagrante.fonte:diario do nordeste

chuvas e pancadas de ventos em Quixelo e Região

na noite de ontem dia 26/01/2010 uma boa chuva caiu em nossa região, animando o produtor e criador rural, onde muitos ja sonha com um bom inverno na nossa região,os criadores de animais ja estão preocupado com sua criação por falta de pasto para alimentação do gado.asougueiros ja comento a falta de gado para o abete segundo eles, quem tem gado não quer vender por enquanto esperando melhora no comercio.mais ontem muito ja ficaram animado por que achuva que veio foi muito boa,moradores do sitio barrozo comentaram que foi muita chuva e veto deixado pessoas assustadas com o vedaval que foi muito forte.