sexta-feira, 12 de março de 2010

NÃO CHOVE HÁ QUASE UM MÊS NA REGIÃO CENTRO SUL DO CEARÁ


Na região Centro-Sul, a falta de chuva vem provocando a perda das culturas de subsistência de milho, feijão e arroz. Não chove há cerca de um mês. Além da morte do plantio, a escassez de água para o abastecimento humano e animal começa a preocupar as autoridades locais. A demanda por carro-pipa cresceu nas duas últimas semanas. A tendência é que a situação se agrave.

Um dos municípios que enfrenta urgente necessidade de abastecimento por carro-pipa é Acopiara. Até dezembro passado, 5.334 pessoas eram atendidas em 96 localidades rurais por caminhão-pipa. O serviço foi suspenso. "De lá para cá, a situação só piorou porque não choveu", disse o secretário de Agricultura do município, Carlos Aragão. "Eram dez veículos, mas agora precisamos de 14 porque mais 3185 pessoas necessitam de abastecimento de água".

A seca severa que castiga o sertão cearense exige maior demanda por água. Municípios como Catarina e Mombaça estão também encaminhando para a Defesa Civil do Estado relação de suas necessidades e querem a imediata reativação da Operação Pipa. Em Icó, a Secretaria de Agricultura vai fazer, a partir da próxima segunda-feira, levantamento das comunidades rurais que estão necessitando de abastecimento de água.

Já em Limoeiro do Norte, choveu 201mm em janeiro, apenas 24,4mm em fevereiro, e nem uma gota d´água até ontem neste mês de março. Praticamente nenhum dos 1.660 produtores encontrou a hora boa para plantar. Com exceção de uma plantação em oito áreas de palma forrageira, que não necessita de muita umidade, toneladas de sementes de grãos continuam estocadas. Até o dia 22 todos os produtores terão recebido as sementes. De acordo com Antônio Deusimar Silva, secretário municipal da Agricultura, o solo continua sem umidade, mas não quer falar ainda na possibilidade de seca verde. "Temos disponibilizado 3.400 horas de trator, mas não deu para iniciar ainda o plantio".

Evento em homenagem às mulheres é cancelado em Quixelô


O município de Quixelô teria na noite desta sexta-feira, 12/03, um espaço para a solidariedade e muito forró-pé-de serra, mas devido ao falecimento de uma moradora o evento foi cancelado.

” Em respeito a dor da família desta amiga de Quixelô, cancelamos o evento e vamos remarcar uma nova data, mais fica aqui os nossos pêsames a família pela perda da ente querida” disse a primeira dama de Quixelô, Francisca Josefa.

Delegação de Quixelô Viaja nesta sexta para Varzea Alegre onde disputará os Jogos Aberto do Interior


Os atletas de Quixelô esperam com espectava o inicio da disputa dos Jogos Aberto do Interior(JAI) 2009. O futsal de Quixelô é o atual campeão Regional e tentará o Bi campeonato. O futebol de Campo participa pela primeira vez da competição. O apoio é da Prefeitura Municipal, a delegação será Coordenada pelo Presidente da LIFAQUI e Secretário Adjunto de Cultura e Desporto de Quixelô, o Sr. Ailton Fernandes e também pelo Sr. Gilmásio Alexandre Ex tecnico da seleção de futsal de Quixelô.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Bandidos furtam computadores em escola de Quixelô

No dia de ontem, 10/03, por volta das 09h50min, a Polícia Militar de Quixelô, tomou conhecimento, de um furto, ocorrido provavelmente pela madrugada, na Escola Maria Cândida Maia, onde foi subtraído 05 (cinco) computadores e uma (01)impressora.

A Polícia Militar através da VTR- RP 2312 composta pelos policiais CB PM – GERALDO, SD PM – FERREIRA e SD PM – FRANCINILDO, informada por volta das 09h50,do dia 10/03/2010, pela coordenadora pedagógica da escola municipal Maria Cândida Maia, localizada no sitio Cunhã Poti, que tinha ocorrido um furto de cinco (05) computadores e um (01) impressora do referido estabelecimento escolar, segundo a coordenadora, a senhora Andréa Bezerra Costa, o material foi entregue ontem à tarde por volta das 15h00 na sede da escola, que hoje pela manhã quando as zeladoras da escola chegaram perceberam que a porta da secretaria, local onde estavam guardados os computadores, estava arrombada e ao verificarem constataram que os computadores tinham sido furtados. Segundo informação da referida funcionária o KIT fazia parte do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO, do Governo Federal para instalação de laboratório de informática na escola. O Destacamento Policial Militar de Quixelô compareceu ao local e realizou diligências, mas ninguém soube informar nada a respeito do autor (s) do furto, equivale informar que a referida escolar não dispõe de vigia, que o furto provavelmente se deu no período noturno quando escola encontrava-se sem nenhum funcionário.

26 açudes com menos de 60% de capacidade

RAIO-X DOS AÇUDES
Açude / Município - Volume em % do reservatório

* MARTINÓPOLE Martinópole - 59.95%
* S. MARIA DE ARACAT. Sobral - 59.71%
* SÃO VICENTE Santana do Acaraú - 59.39%
* RIACHÃO Itaitinga - 59.26%
* POTIRETAMA Potiretama - 58.6%
* CURRAL VELHO Morada Nova - 58.25%
* FAÉ Quixelô - 57.72%
* SALÃO Canindé - 55.77%
* TRAPIÁ I Caridade - 55.36%
* PATOS Sobral - 53.73%
* PACOTI Horizonte - 53.48%
* FAVELAS Tauá - 52.87%
* PIRABIBU Quixeramobim - 52.79%
* LIMA CAMPOS Icó - 52.76%
* DO CORONEL Antonina do Norte - 52.75%
* MANOEL BALBINO Juazeiro do Norte - 51.92%
* CUPIM Independência - 50.07%
* POÇO VERDE Itapipoca - 49.16%
* QUANDÚ Itapipoca - 48.16%
* TIGRE Solonópole - 47.66%
* ITAÚNA Chaval - 46.84%
* MADEIRO Pereiro - 46.18%
* DESTERRO Caridade - 43%
* POÇO DA PEDRA Campos Sales - 38.5%
* QUIXABINHA Mauriti - 30.35%
* CEDRO Quixadá - 28.13%
Nº de açudes acompanhados pela Cogerh/Funceme: 117
Nº de açudes com capacidade inferior a 60% de reservatório: 26
Dados extraídos às10:04 de 10/3/2010
Metereologista afirma que situação é crítica
INMET: chuvas escassas até maio no Ceará
A previsão climática para o trimestre março, abril e maio de 2010 segue a mesma dos meses iniciais e indica chuvas na categoria abaixo da média histórica no Nordeste do Brasil, de acordo com o INMET.

terça-feira, 9 de março de 2010

Trio preso acusado do tráfico de drogas em Brejo Santo

A policia militar prende na manhã desta segunda-feira (08), três pessoas sob a acusação do tráfico de drogas na região do Cariri. Em Brejo Santo foram presos: Cícero Alves da Silva, de 50, vulgo Mirandiba, morador da Fazenda São Gonçalo no município de Mirandiba, estado de Pernambuco, Cícero Carlos da Silva, de 35, apelidado por Pezão, e sua companheira, Francisca Ribeiro dos Santos, vulgo “Nega”, de 38 anos, residentes na Rua Manoel Toinho, 166 no Bairro Auto da Bela Vista local das prisões. Segundo o Major Sobreira, que comandou a operação, Mirandiba já responde por tráfico de drogas no Pernambuco e abastecia bocas de fumo em Penaforte e Brejo Santo.

Ainda de acordo com o oficial, Pezão respondia pela venda nos municípios de Brejo Santo, Abaiara, Jati, Porteiras e Jardim. Os PMS apreenderam em poder do trio quase um quilo de maconha pronta para comercialização e mais 300 gramas de sementes para plantio, R$ 552,00 em dinheiro, possivelmente proveniente da venda da droga, como também foram recolhidas duas motocicletas, sendo uma Yamaha preta, ano 2008, sem placa e a outra Honda NXR 150 Bros KS preta, ano 2006 e placa HYD-8798, inscrição de Crato. Todo material apreendido juntamente com os acusados foram apresentados na 21ª DRPC de Brejo Santo aonde foram adotados os devidos procedimentos.

ÁUDIO: homem é alvejado com dois tiros em Iguatu


Na manhã desta terça-feira, 09/03, por volta 11:00 horas, a PolíciaMilitar fora informada de que na rua Lourival Correia Pinho, bairro Cocobó – Iguatu-CE, ocorrera uma tentativa de homicídio.

A PM de imediato, a VTR-1240, composta pelos policiais SD PM DUARTE e o SD PM ELENÍLSON , com apoio das demais VTR’s compareceram ao local e se certificaram do ocorrido que teve como vítima a pessoa de JOAQUIM LUÍS DA SILVA JUNIOR, 26 anos, casado, vendedor de mel, natural de Iguatu-CE, o memo sofreu dois disparos de revólver calibre 38, sendo atingido com um disparo nas nadegas e outro no braço esquerdo, socorrido ao Hospital Regional de Iguatu-CE, onde foi medicado, encontra-se em observação sem risco de morte, segundo informações prestadas pelo mesmo, os infratores tratam-se de JARIM e EPITÁCIO , que estavam, em uma moto honda titan de cor vermelha e se aproximaram dele, efetuando os disparos, motivo segundo informações de populares trata-se de disputa de domínio do tráfico de drogas. O policiamento encontra-se diligênciado no intuito de localizar e prender os infratores.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia internacional da Mulher

Alma de Mulher

Olhos estremecidos
Coração palpitante
Declarações sem sentidos,
Flores sem perfumes
Pensamentos imaturos
Gestos inocentes.
A mulher é inocente demais
Ela se entrega,
Mergulha numa ilusão
Sem pensar nas conseqüências.
Se declara
Sem temer a solidão.
No final se desilude
Se rende a dor de um amor.
Joga pro alto seus sonhos
E vive em funções de lembranças.
Se nega a sorrir.
Anos se passam,
O corpo diz não
Mas a alma e o coração dizem sim.
A alma de uma mulher
É extremamente sensível,
Ela comanda verdadeiros sentimentos.
Sentimentos incompreensíveis,
Sentimentos secretos,
Sentimentos sonhados
Por uma
Alma de Mulher.

Chuva deixa mais de 3 mil desalojados no RJ

Mais de três mil pessoas continuam desalojadas no Rio de Janeiro por conta do temporal do fim de semana, segundo levantamento feito pela Coordenação da Defesa Civil do Estado divulgado hoje. As chuvas deixaram seis mortos, quatro na capital e dois em Niterói.

Segundo o relatório, 3.048 pessoas continuam em abrigos em função das fortes chuvas que atingiram vários municípios fluminenses no fim de semana. Deste total, 3.015 estão desalojadas e 33 desabrigados.

Apesar da água já ter começado a baixar, em São Gonçalo ainda existem diversos pontos alagados. O município é o que concentra maior número de vítimas: 2.905 mil desalojados. No Rio de Janeiro também há seis desalojados. As inundações ocorreram nos bairros Jardim Catarina Velho e Novo México. Em São Pedro da Aldeia, onde também ocorreram inundações, são 94 desalojados e oito desabrigados.

Já em Saquarema, são 10 desalojados e 25 desabrigados. No município as chuvas provocaram deslizamentos no Bairro Jardim, e, além das edificações danificadas e destruídas, a Defesa Civil Municipal mantém interditadas preventivamente 10 residências.

Homem é encontrado morto dentro do banheiro da rodoviária da cidade de Barro

Um crime misterioso foi registrado na cidade de Barro (Região do cariri). O corpo de um homem foi encontrado com três perfurações a faca dentro do banheiro da rodoviária do município. O caso ocorreu nesse domingo e a vítima foi identificada como João Marcelino Magalhães (65). Ele era passageiro do ônibus da empresa São Geraldo que procedia de de São Paulo com destino ao Rio Grande do Norte.

O ônibus fez a parada para o almoço em Barro quando o corpo de Marcelino foi encontrado. A Polícia abriu inquérito para apurar o caso

Celular pode ter salvo mulher de ser morta pelo ex-marido

A operária Sandra Maria Carneiro, 31, sofreu uma tentativa de homicídio na manhã desta segunda-feira (8), em Maracanaú. O ex-marido dela, Maurício Alves Carneiro da Silva, disparou vários tiros contra Sandra. Mas o surpreendente desta história é que, no Dia Internacional da Mulher, ela pode ter sido salva pelo celular que carregava junto ao peito. O aparelho impediu que o tiro de atingisse o coração.

A vítima saía de casa para o trabalho com o atual namorado quando o ex-marido chegou disparando contra o carro em que os dois estavam. Sandra correu para dentro de casa e foi perseguida por Maurício. No quarto, onde dormia um dos filhos do casal, a mulher foi atingida por um tiro no punho, mas continuou fugindo.

Na cozinha, o ex-marido acertou mais dois tiros na vítima. Um deles atingiu a cabeça de Sandra de raspão e o outro poderia ter atingido o coração, mas foi parado pelo celular que estava junto ao peito da vítima.

Sandra foi encaminhada para um hospital de Maracanaú e depois transferida para outro hospital particular em Fortaleza. Segundo familiares, Maurício Alves já tinha um histórico de crimes violentos e havia comprado a arma no dia anterior.

A Polícia trabalha na busca do acusado, que iniciou fuga após o crime

TENTATIVA DE SUICÍDIO POR ENVENENANEMTO

No dia 07/03/2010, por volta das 21h40, a Polícia Militar de Quixelô, tomaram conhecimento por meio do vigia do hospital de Quixelô, que tinha dado entrada um homem envenenado.

A Polícia Militar através da VTR- RP 2312 composta pelos policiais CB PM - GABRIEL , SD PM – FRANCINILDO e o SD PM - LIMA NETO, acionados pelo vigia do Hospital de Quixelô, compareceram aquela Unidade de saúde, por volta das 21h00, por ocasião de um entrada de paciente vítima de envenenamento, o senhor WILLIAN FORMIGA DE ANDRADE, natural de Quixelô, casado, 36 anos, agricultor, residente no sítio barroso I, na zona rural do município. Segundo informações de parentes, que não souberam informar os motivos, o mesmo ingeriu bebida alcoólica misturada com gás e água sanitária. A vitima foi transferida para o hospital Regional de Iguatu.