sexta-feira, 12 de março de 2010

NÃO CHOVE HÁ QUASE UM MÊS NA REGIÃO CENTRO SUL DO CEARÁ


Na região Centro-Sul, a falta de chuva vem provocando a perda das culturas de subsistência de milho, feijão e arroz. Não chove há cerca de um mês. Além da morte do plantio, a escassez de água para o abastecimento humano e animal começa a preocupar as autoridades locais. A demanda por carro-pipa cresceu nas duas últimas semanas. A tendência é que a situação se agrave.

Um dos municípios que enfrenta urgente necessidade de abastecimento por carro-pipa é Acopiara. Até dezembro passado, 5.334 pessoas eram atendidas em 96 localidades rurais por caminhão-pipa. O serviço foi suspenso. "De lá para cá, a situação só piorou porque não choveu", disse o secretário de Agricultura do município, Carlos Aragão. "Eram dez veículos, mas agora precisamos de 14 porque mais 3185 pessoas necessitam de abastecimento de água".

A seca severa que castiga o sertão cearense exige maior demanda por água. Municípios como Catarina e Mombaça estão também encaminhando para a Defesa Civil do Estado relação de suas necessidades e querem a imediata reativação da Operação Pipa. Em Icó, a Secretaria de Agricultura vai fazer, a partir da próxima segunda-feira, levantamento das comunidades rurais que estão necessitando de abastecimento de água.

Já em Limoeiro do Norte, choveu 201mm em janeiro, apenas 24,4mm em fevereiro, e nem uma gota d´água até ontem neste mês de março. Praticamente nenhum dos 1.660 produtores encontrou a hora boa para plantar. Com exceção de uma plantação em oito áreas de palma forrageira, que não necessita de muita umidade, toneladas de sementes de grãos continuam estocadas. Até o dia 22 todos os produtores terão recebido as sementes. De acordo com Antônio Deusimar Silva, secretário municipal da Agricultura, o solo continua sem umidade, mas não quer falar ainda na possibilidade de seca verde. "Temos disponibilizado 3.400 horas de trator, mas não deu para iniciar ainda o plantio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.