sábado, 31 de outubro de 2009

Quixelô se prepara para o dia de finados

praça do cimitério
Avenida do cimitério
Frente do Cimitério
Parte interna do Cimitério

Na segunda feira dia 02/11 é feriado em todo Brasil por motivo do dia de finados,e Quixelô como outras cidades já começou se preparar para receber visitantes de toda região e pessoas de outra cidade que também tem parentes sepultado no cemitério de Quixelô.

O prefeito Municipal Gilson José de Oliveira já começou uma limpeza em todas Ruas da cidade inclusive na Avenida que da acesso ao cemitério local,onde por ali ira passar milhares de pessoas para visitar os túmulos de seus anti querido,também preocupado com a acomodação dos visitantes o Prefeito Gilson abriu espaço para estacionamento em um terreno ao lado do cemitério para que todos tenham onde estacionarem seus veículos veículos melhorando assim o trafego em frente do cemitério.Com esforço do fiscal da limpeza publica da cidade Sr:Glaci Sabino e o prefeito Gilson,Quixelô ta preparado pra receber todas as pessoas que vierem nesta segunda dia 02/10/09 para fazer visita onde jaza seus anti queridos.


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Secretaria de Cultura de Quixelô realiza A I CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA


Neste dia 30 de outubro aconteceu a I conferencia municipal de cultura de Quixelô, estiveram presentes mais 80 pessoas, o evento contou com representação dos orgãos governamentais e não governamentais, a sociedade civil esteve representada pelos artistas de circos, sanfoneiros, grupos de teatro, grupos de danças, poetas e poetisas, associações culturais, artesões, artistas plásticos entre outros. Foram aprovodas proposta de nivelMunicipal, Estadual e Federal, as propostas de nivel municipal servirão como subsido para o plano municipal de Cultura que deverá ser criado em breve, as demais propostas irão pra conferencia estadual e consequentimente para a conferencia nacional.

No evento esteve presente o prefeito municipal de Quixelô que fez uso da palavra e elogiou a Banda municipal,e ficou muito contente com o desempenho da banda durante os seis meses de ensaio e disse, que vem dando e vai dar total apoio a cultura do nosso município, já garantindo aos músicos da banda um bolsa no valor de 100.00 a cada um dos músicos, também lembrou que a banda de música de Quixelô terá o nome do saudoso Joacir empresário da banda Tropicália e Banda Líbano que o mesmo foi um baluarte na musica Brasileira inclusive no nosso forró.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Agentes de Saúde de Quixelô ganham aumento de 30%

Aconteceu na última Quinta - feira dia 16/10/09, na Câmara de Vereadores de Quixelô, uma importante reunião, onde O tema foi sobre a aprovação de um incentivo aos Agentes de Saúde do Municipio de Quixelô, esteve presentes as seguintes Autoridades. o Vice- Prefeito José Simão, a bancada de Vereadores e também o Advogado Dr: Viany representante do sind Saúde. nessa ocasião o Vice - Prefeito Zé Simão divulgou uma notícia muito importante para os Agentes de Saúde de nosso município. o mesmo disse que o Prefeito Gilson Oliveira está impenhado a ajudar essa categoria, Enviou o projeto de Lei de número 027/92, que conçede ajuda de custo aos referidos, o valor é de 30% do valor atribuido a cada Agente conforme o repasse do PACS (PROGRAMA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE). lembrando que essa luta já vinha de muito tempo, e só agora que foi conquistada com o empenho do Vereador Wagner Vieira que articulou todo esse processo e ainda contou com o apoio de todos os colegas Vereadores. sendo assim o projeto de Lei foi aprovado com Sucesso.

Beneficiários terão conta


Brasília Iniciado em Belo Horizonte, o Projeto de Inclusão Bancária que permite aos beneficiários do programa Bolsa Família abrir uma conta em bancos será a partir de agora expandido para todo o País.

A meta é de que quatro milhões de beneficiários tenham conta bancária na Caixa Econômica Federal até o final de 2010. Atualmente 1,9 milhão de famílias já tem a conta.

A intenção é facilitar o acesso ao sistema bancário de pessoas que muitas vezes esbarram em problemas como falta de comprovante de renda ou de moradia quando tentar abrir uma conta. Pelo projeto, o beneficiário precisa procurar a Caixa e manifestar o interesse de abrir a conta, com a apresentação do CPF. A expectativa é de que em cerca de duas semanas todo o processo esteja concluído.

O benefício do Bolsa Família passará a ser depositado na conta automaticamente, depois que ela estiver aberta. Ele pode fazer até quatro saques por mês, sem pagamento de tarifa. As contas simplificadas são isentas de taxas. Os correntistas, no entanto, não terão acesso a talão de cheque. Outra novidade é que essas famílias passam a ter a possibilidade de usar serviços como microcrédito, resseguros e poupança.

Apesar de a conta bancária abrir a possibilidade para o empréstimo, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, avalia que não há risco de endividamento dessa população de baixa renda. "Qualquer endividamento será mais à frente, dentro de um critério de microcrédito, aí já com maior capacitação e maior acompanhamento das famílias", explicou.

Mãe de uma menina e incluída no Bolsa Família há três anos, Erivânia Alves da Silva vive no município de Nossa Senhora do Socorro (SE) e abriu a conta bancária há cerca de um mês. Ela destaca as vantagens de ter acesso aos serviços bancários, já que com o cartão usado até então só pode sacar todo o dinheiro. Além disso, ele não tem outras funções. "Agora posso pegar empréstimo e poupar. No momento não pretendo pegar empréstimo, mas deixar um pouquinho do dinheiro que recebo lá guardado sempre pensando no futuro da minha família". A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda, disse que a experiência do projeto iniciado em Belo Horizonte demonstrou que as famílias não têm dificuldades para usar os serviços bancários e não gastam além de suas possibilidades. O projeto piloto da inclusão bancária dos beneficiários do Bolsa Família foi iniciado em 2008 e, atualmente, cerca de 400 mil contas são abertas por mês pelos beneficiários

Padre Cícero é tema do Festival do Minuto


Juazeiro do Norte. Com a finalidade de intensificar a produção de vídeos-minuto no Nordeste, a coordenação do Festival do Minuto, maior de vídeos na América Latina, escolheu o Padre Cícero como tema, durante a Romaria de Finados, para premiar os produtores de vídeo. Neste fim de semana a equipe chega a Juazeiro, para dar um impulso nas atividades de produção e divulgar com mais intensidade o evento.

O trabalho tem o apoio na região do Centro Cultural Banco do Nordeste. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 por meio dos sites www.festivaldominuto.com.br e www.festivaldominuto.com.br, por onde também devem ser enviados os vídeos produzidos.

O festival é realizado por meio do seu criador, Marcelo Masagão, também curador do Festival. Ele é cineasta, tendo realizado, entre outros, os filmes "Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos) (1999), "1,99 - Um Supermercado que Vende Palavras" (2004) e "Otávio e as Letras" (2007). O diretor e produtor executivo é Gustavo Steinberg, mestre em Ciências Políticas (PUC-SP) e em Comunicação (London School of Economics), autor de dois livros e produtor de cinco filmes longa-metragem. Sua estreia na direção de longas aconteceu em 2008, com "Fim da Linha". O Festival hoje inspira mais de 40 países, que tem festivais semelhantes. E é justamente na maior romaria do ano que o evento vem para Juazeiro.

Para Lênin Falcão, gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro, neste fim de semana e feriado de Finados, como forma de incentivo, a ONG Juriti decidiu realizar uma oficina de produção de vídeos. As pessoas que irão participar da oficina poderão se inscrever no Festival e já concorrer. A premiação acontecerá em Juazeiro, no feriado.

Os ganhadores, ao final do concurso, terão seus trabalhos apresentados no site do Festival. Serão três prêmios de R$ 1.000,00 cada, sendo um deles destinado a quem realizar um vídeo durante a romaria, no dia 2 de novembro. A ação é patrocinada pelo Banco do Nordeste (BNB). Segundo Lênin, até 2007, a participação do Nordeste no evento era mínima, e os organizadores decidiram ampliar essa inclusão de grandes eventos nordestinos, a exemplo das festas religiosas e populares. "Então, eles procuraram parceiros como o BNB para realizar esse trabalho de forma mais intensa". Ano passado, a coordenação do Festival já realizou alguns trabalhos na região, já por meio da parceria.

"Essa é também uma oportunidade de divulgação da romaria", diz Lênin. A Romaria de Finados, também chamada da Esperança, terá sua abertura oficial na noite de hoje, com missa campal na Basílica de Nossa Senhora das Dores, às 19 horas.

Os trabalhos para o Festival podem ser produzidos de forma muito simples, conforme o gerente do Centro Cultural. "As pessoas que se inscreverem podem fazer seus trabalhos com celulares e até câmeras digitais", explica.

ORIGEM

1991 É O ANO de início do Festival do Minuto, o maior da América Latina, que inspirou mais de 40 países a criarem eventos semelhantes. Este ano, o evento acontece em Juazeiro do Norte

Educação terá mais recursos

Brasília O Senado Federal aprovou por unanimidade nesta quarta-feira a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 96A/03 que reduz anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União (DRU) incidente sobre os recursos destinados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.

Criada em 1994 com o nome de Fundo Social de Emergência, a DRU permite à União retirar da área 20% dos recursos que, pela Constituição, teriam que ser destinados ao setor.

Pela proposta, a alíquota que era de 20% cai para 12,5% no exercício de 2009 e 5% em 2010. Em 2011, não haverá mais a incidência da DRU na educação.

O ministro Fernando Haddad (Educação), que acompanhou a votação, afirmou que o Congresso corrige uma distorção do passado. Segundo ele, desde 1994, a educação vem perdendo cerca de R$ 10 bilhões por ano com a DRU.

"Fizemos as contas e a educação perdeu cerca de R$ 100 bilhões nesse período. Poderíamos ter formado todos os professores e matriculado todas as crianças na educação infantil", disse. Embora o fim da desvinculação dos recursos para a educação só esteja previsto para ocorrer a partir de 2011, a PEC estabelece redução da DRU já em 2009 e 2010, liberando verbas extras de R$ 4 bilhões e R$ 7 bilhões, respectivamente.

Parte do valor poderia ser repassado a Estados e municípios, responsáveis pela oferta do ensino médio e da pré-escola, respectivamente.

O Orçamento da educação neste ano é de cerca de R$ 41 bilhões. A previsão para o próximo ano é que seja R$ 50 bilhões.

A PEC também torna obrigatório o ensino para crianças e jovens de 4 a 17 anos. Hoje, a obrigatoriedade abrange a faixa etária de 6 a 14 anos. Com isso, seriam acrescentados dois anos da pré-escola e o ensino médio. Durante a tramitação da proposta, a mudança da obrigatoriedade do ensino foi apoiada pelo Ministério da Educação.

Pela Constituição, os pais e o poder público podem ser responsabilizados pelas crianças fora da escola. De acordo com Haddad, os recursos da desvinculação serão investidos na universalização da pré-escola e do ensino médio.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Agenor Neto assina ordem de serviço para ampliação do Complexo Esportivo e Turístico do Cocobó

Agenor Neto assina a ordem de serviço para a construção de uma cachoeira no Cocobó

Na noite desta terça-feira, 27, na presença de autoridades legislativas, secretários municipais, do ex-prefeito Hildernando Bezerra, e demais lideranças, o prefeito municipal, Agenor Neto, assinou a ordem de serviço para a ampliação do Complexo Esportivo e Lazer, Dep. José Ilo Alves Dantas, localizado no bairro Cocobó.

No projeto de ampliação daquele espaço de lazer, será construída uma cachoeira, complemento esse que servirá de atrativo turístico para toda a região. Na ocasião, o prefeito Agenor Neto, anunciou para os próximos meses, a concretização de vários projetos em prol da comunidade iguatuense, e entre eles podemos destacar, a construção do Anel de Contorno Viário da Cidade de Iguatu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Iguatu

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Está faltando asfalto no Nordeste

A grande demanda da região fez com que a Petrobras atrasasse o fornecimento do produto. Por causa disso, parte das obras de recuperação das rodovias federais está parada ou atrasada há duas semanas.

Na BR-116, a principal rodovia federal que corta o Ceará, as máquinas que trabalhavam na restauração da estrada, estão praticamente paradas. Desta vez o motivo não é falta de recursos. No caixa do Dnit, R$ 150 milhões estão reservados para recuperar dois trechos da rodovia, que há anos recebia apenas Operações Tapa-Buracos. O que falta é asfalto.

Mas o andamento dos trabalhos não mudou apenas na BR-116. Nos últimos 15 dias, todas as 20 obras do Dnit no Ceará estão paradas ou em rítmo bem lento. O problema atingiu outros estados nordestinos e segundo o superintendente do Dnit foi causado pelo excesso de obras que estão sendo executadas no país. Mas a Petrobras já sinalizou para a retomada da distribuição de asfalto.

A estatal negou que esteja faltando asfalto para o mercado e também para as obras do PAC no Nordeste. Segundo a empresa, a capacidade de produção da Petrobras é de 3 milhões de toneladas por ano, enquanto a demanda total, prevista para as obras, é de 2,4 milhões. Mas a empresa admite que a Lubnor, unidade de refino da empresa no Ceará, informou estar no limite da capacidade de produção. Outra informação é que devido às intensas chuvas no Nordeste, a demanda por cimento asfáltico de petróleo pelo Dnit aumentou 518% em um mês e meio.
fonte:Diario do Noredeste

domingo, 25 de outubro de 2009

Acidente de Moto Em Quixelô

Hoje por Volta das 04:00 horas da manhã foi vítima de acidente de moto o adolescente Ronilson, conhecido como Rone, o referido adolescente estava piltotando uma moto CG 125 trafegando no sentido Gaspar - Quixelô, o acidente aconteceu na passagem molhada do açude Leandro no Sítio Mulungu a 20 Km da sede do Município, o referido adolescente foi encontado e socorrido por populares, o mesmo estava desacordado e irreconecível, o Hospital Muncipal de Quixelô encaminhou-o para o Hospital Rgional de Iguatu de onde foi para o hospital de Barbalha. o Estado de Saúde do mesmo é grave, pois sofreu uma pancada muito forte na cabeça.

Liga de Futebol Amador Quixeloense realizou forum de debates em Quixelô

A Liga de Futebol Amador Quixeloense - LIFAQUI, realizou nesse sabado dia 24 de outubro um forum de debates com os dirigentes de Equipes de futebol, atletas e os orgãos governamentais do Município, além de atletas e dirigentes estiveram presentes o vice-Prefeito José Simão da Silva o Vereador Vagner Vieira, que também faz parte da diretoria da LIFAQUI, e o vereador Samuel Araújo. Os trabalhos foram coordenados pelos dirigentes da Liga Wagner Vieira, Luiz Gomes Tavares e Ailton Fernandes que é o atual presidente da Liga e esta respondendo pela Secretaria Ajunra da Cultura Turismo e Desporto do Município de QuixLô, entre as decisões tomadas ficou acertado que cada Equipe de futebol pagara uma mensalidade de R$15,00, outro assunto debatido foi a Edição 2009 dos Jogos Abertos do Interior, onde a liga esta levando futebol de campo em parceria com a Secretaria da Cultura e Espotes do Muncípio, ficando definido os dias 27,29,30 de outubro para a realização uma peneira com os atletas pré convocados, serão selecionados 18 atletas, que irão compor a seleção de futebol de campo de Quixelô. Ficou acertado tambám a data de 05 de Dezembro para a realização de uma assembleia geral para elaboração do plano de esportes da LIFAQUI para 2010.