quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Padre Cícero é tema do Festival do Minuto


Juazeiro do Norte. Com a finalidade de intensificar a produção de vídeos-minuto no Nordeste, a coordenação do Festival do Minuto, maior de vídeos na América Latina, escolheu o Padre Cícero como tema, durante a Romaria de Finados, para premiar os produtores de vídeo. Neste fim de semana a equipe chega a Juazeiro, para dar um impulso nas atividades de produção e divulgar com mais intensidade o evento.

O trabalho tem o apoio na região do Centro Cultural Banco do Nordeste. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 por meio dos sites www.festivaldominuto.com.br e www.festivaldominuto.com.br, por onde também devem ser enviados os vídeos produzidos.

O festival é realizado por meio do seu criador, Marcelo Masagão, também curador do Festival. Ele é cineasta, tendo realizado, entre outros, os filmes "Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos) (1999), "1,99 - Um Supermercado que Vende Palavras" (2004) e "Otávio e as Letras" (2007). O diretor e produtor executivo é Gustavo Steinberg, mestre em Ciências Políticas (PUC-SP) e em Comunicação (London School of Economics), autor de dois livros e produtor de cinco filmes longa-metragem. Sua estreia na direção de longas aconteceu em 2008, com "Fim da Linha". O Festival hoje inspira mais de 40 países, que tem festivais semelhantes. E é justamente na maior romaria do ano que o evento vem para Juazeiro.

Para Lênin Falcão, gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro, neste fim de semana e feriado de Finados, como forma de incentivo, a ONG Juriti decidiu realizar uma oficina de produção de vídeos. As pessoas que irão participar da oficina poderão se inscrever no Festival e já concorrer. A premiação acontecerá em Juazeiro, no feriado.

Os ganhadores, ao final do concurso, terão seus trabalhos apresentados no site do Festival. Serão três prêmios de R$ 1.000,00 cada, sendo um deles destinado a quem realizar um vídeo durante a romaria, no dia 2 de novembro. A ação é patrocinada pelo Banco do Nordeste (BNB). Segundo Lênin, até 2007, a participação do Nordeste no evento era mínima, e os organizadores decidiram ampliar essa inclusão de grandes eventos nordestinos, a exemplo das festas religiosas e populares. "Então, eles procuraram parceiros como o BNB para realizar esse trabalho de forma mais intensa". Ano passado, a coordenação do Festival já realizou alguns trabalhos na região, já por meio da parceria.

"Essa é também uma oportunidade de divulgação da romaria", diz Lênin. A Romaria de Finados, também chamada da Esperança, terá sua abertura oficial na noite de hoje, com missa campal na Basílica de Nossa Senhora das Dores, às 19 horas.

Os trabalhos para o Festival podem ser produzidos de forma muito simples, conforme o gerente do Centro Cultural. "As pessoas que se inscreverem podem fazer seus trabalhos com celulares e até câmeras digitais", explica.

ORIGEM

1991 É O ANO de início do Festival do Minuto, o maior da América Latina, que inspirou mais de 40 países a criarem eventos semelhantes. Este ano, o evento acontece em Juazeiro do Norte

Um comentário:

  1. Veja documentário que fiz sobre Padre Cícero, após dois anos de filmagens. Intitulado: PADIM CIÇO, SANTOU OU CORONEL? Se gostar, comente, avalie e divulgue. Pode acessar através do meu blog:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.