domingo, 13 de setembro de 2009

Câmara Municipal de Quixelô Promove Audiência Sobre Segurança Pública

DR:Luis Augusto de Vasconcelo (juiz) Joaquim Alves neto (prsidente da câmaar municipal)


Aconteceu neste Sexta-Feira(11 de Setembro de 2009),na Câmara Municipal de Quixelô, uma Audiência Pública sobre Segurança, um tema de extrema discussão na sociedade quixeloense por conta de alguns homicidios ocorridos nos últimos meses bem como casos de furtos e roubos.

Estiveram Presentes ao evento autoridades como:O Prefeito Municipal, Gilson Oliveira, O Vice-Prefeito, José Simão da Silva,O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Alves, O Vice-Presidente, Adil Vieira, os Vereadores, Francisco Ribeiro,Francisco Cesar,Maria Leonora,Raimundo Gomes, Samuel Araujo, Wagner Vieira,Wellington Batista e ainda o Juiz da Comarca, Dr.Luiz Augusto de Vasconcelo, o Delegado, Agenor Freitas, e delegado local, SargentoMarcelo e o Defensor Público, Zaqueu Quirino.

Na abertura do Evento, O Presidente da Câmara, saudou os Presentes e iniciou a ordem do dia delegando ao Juiz da Comarca local a condução dos trabalhos.Na sua fala, o Meritíssimo teceu algumas considerações sobre a violência e enfatizou o papel da participação da população na cooperação e elucidação de ações delituosas.

Na Sequência, O Prefeito Gilson Oliveira,Cumprimentou os Presentes e parabenizou a Câmara pela iniciativa de Promover o evento em pauta e ainda expôs a preocupação da administração com a Segurança Pública, área de responsabilidade do Governo Estadual, que mesmo com recursos limitados, o município tem cooperado para promoção desta no município.

O Vice-Prefeito, José Simão, em Pronunciamento, ressaltou o perfil da violência no município bem como a invasão de drogas no município como o Crack, fato que causa extrema preocupação das autoridades locais.

Aberta a plenárias para os populares,A Senhora Zenilda Martins, destacou a violência física e psicológica contra os idosos e mulheres que acontecem no município e solicitou ações mais firmes no combate a esse crime que ocorre comumente no município. Alguns Populares questionarem a obrigatoriedade do uso do capacete, sendo que este deveria ser abonado no município por conta dos crimes de pistolagem já ocorridos quando os executantes usavam esses item que em vez de proteção serviu de camuflagem para os bandidos.

Outro tema levantado foi a possibilidade de implantação da Guarda Municipal que poderia inibir alguns delitos.

Em resposta aos questionamentos, o juiz expôs que a obrigatoriedade do uso do capacete se faz por uma lei federal que não pode ser derrogada por uma lei local e ainda afirmou que os casos de violência contra os idosos e a a mulher são apurados com severidade, visto que esses possuem alguns privilégios em ações judiciais como celeridade na tramitação dos processos e leis com penas mais severas.

Em resposta, quanto a Criação da guarda, O Prefeito relatou que a administração pensa na criação desta entidade mas que tal ato só pode ser concretizado a partir da criação de uma lei municipal, observando a legislação vigente e os recursos para a manutenção da entidade.

Em sua fala, o Delegado Agenor Freitas, enfatizou a importância da Sociedade na resolução de crimes pois, só a polícia sozinha não é capaz de resolucionar os conflitos e apontar os culpados, citou alguns casos vivenciados por ele em que a participação da comunidade foi essencial para o sucesso na apuração dos fatos.

Também o delegado local, Sargento Marcelo, solicitou o auxílio da população e expôs as ações desenvolvidas pelo destacamento.

No término do evento, o Juiz destacou a importância da famílias na educação e participação na vida dos filhos, pois o desajustamento e falta de valores no seio familiar são a causa da desestrutura social e aumento da violência.

O Presidente da Câmara, Joaquim Alves agradeceu a presença dos populares e em nome da administração local entregou uma comenda de agradecimento ao Juiz pelas ações desempenhadas no município.

Um comentário:

  1. Importante a Audiência Pública sobre segurança Pública. Só lembrando que foi uma das promessas de campanha do prefeito Gilson e só depende dele a criação da mesma. Afinal, maioria na Câmara ele tem e como é tutelado pelo Agenor Neto, que goza de muito prestígio, recurso não será problema. Mas a grande discursão que a Câmara de Vereadores está jogando para debaixo do tapete é a Audiência Pública solicitada pelo vereadores do PT Raimundo Gomes e Leonoura Lucena, sobreo PPA do muncípio.A uadiencia foi solicitada em junho e até agora nada. É a questão principal, inclusive para se garantir a tão prometida guarda municipal, da época da campanha.

    José Mácio Alves
    Sitio-Sitio - Quixelô CE

    ResponderExcluir

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.