sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Câmara Municipal de Quixelô realiza Sessão Intinerante

sessão intenerante (sitio garrota Quixelô)

O Sítio Garrota, zona rural do município de Quixelô, foi sede nesta sexta-feira, dia 16 de Outubro de 2009, da Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Quixelô.
Com o objetivo de fomentar a participação popular, a instalação da sessão na referida localidade contou com a participação de todos os vereadores e ainda da Secretária da Educação, Fabiana Martins ,Sub-Secretário de Cultura, Ailton Fernandes,lideranças locais e Moradores.
Tendo por principal motivador da reunião, a discussão do Plano Plurianual ,a sessão teve início com as aberturas dos trabalhos pelo Vereador Presidente da Casa Legislativa, Joaquim Alves Neto,que cumprimentou os presentes e enfatizou a importância daquela discussão a ser desenvolvida para o Progresso do município.
Dada a palavra aos Vereadores, iniciou a ordem do dia, O edil, Raimundo Gomes, que lamentou a tragédia ocorrida na comunidade de Vila Antonico que ceifou a vida de dois jovens da mencionada localidade.
Na seqüência fez uso da palavra,o vereador, Chico Ribeiro, no qual lamentou a falta de credibilidade dos políticos perante a juventude e ainda parabenizou o presidente da câmara de Quixelô pela realização das sessões itinerantes.
Após,discursou para os presentes, o vereador, Samuel Araujo, que relatou a reunião ocorrida no dia da manhã na câmara municipal com os servidores da saúde a fim de debater o reajuste salarial da categoria e disponibilizou seu apoio a causa em pleito.
Prosseguindo o evento, pronunciou-se o vereador, Wagner Vieira que expôs a necessidade do reajuste dos servidores da saúde e a sua articulação junto ao governo municipal a fim promover melhores condições de trabalho e salarial junto a referida classe e ainda sensibilizou os presentes para participarem da discussão do PPA.
Ainda, Utilizou-se da palavra, o vereador, Adil Vieira, que discorreu sobre a importância da educação para construção de uma sociedade mais justa e solidária, voltada para o desenvolvimento integral do ser humano e como o momento de discussão das ações do Plano Plurianual pode proporciona um real e verdadeiro caminho para o desenvolvimento municipal.
Encerrada as falas foi apresentada para votação o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação das bibliotecas públicas do município de Quixelô, sendo na sede municipal, Centro Cultural Jovino Batista e na Vila Antonico, na E.E.F.João Vicente Alves.
Após a leitura da mensagem estabeleceu-se uma polêmica sobre a denominação das bibliotecas,levantando-se pelos edis a possibilidade de tais ambientes receberem nomes de professores locais em vez dos próprios prédios que as sediam.
Convocado pela mesa, O Sub-Secretário, explanou que poderia sim, ser indicados nomes de pessoas que contribuíram pela cultura e educação de Quixelô e ainda justificou a urgência do Projeto precisaria pois, o mesmo servirá para a solicitação de recursos junto ao Ministério da Cultura.
Consultada pelo Vice-Presidente da Camara, Adil Vieira, sobre possíveis nomes para as mencionadas bibliotecas, a Secretária da Educação, relatou que seria muito interessante uma consulta popular, no entanto lembrou o nome da Educadora, Josefa Almino(Neta),grande educadora do município que faleceu tragicamente em um acidente quando ia para o trabalho.
O Mencionado Projeto foi aprovado pela mesa diretora, sendo manifestado pelo vereador Adil, a importância da comunidade poder designar os nomes dos titulares dos referidos ambientes.
No encerramento a Secretária da Educação, realizou uma explanação para os presentes sobre as ações da educação no PPA e o impacto de cada uma no desenvolvimento e melhoria da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.