quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Guarda vai usar pistolas não-letais


A Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF) passa a utilizar, a partir de hoje, nos terminais, as pistolas Taser, armas não-letais, que paralisam os infratores. O novo equipamento, conforme a instituição, é uma opção mais segura para ser utilizada em situações de resistência, sendo usado somente em último caso, quando há extremo risco.

A Taser emite ondas "T" (semelhantes à onda cerebral), paralisando o infrator que permanece lúcido, mas não consegue controlar o próprio corpo. O disparo não provoca lesão e nem hematoma, apenas imobiliza o infrator por tempo suficiente para a sua detenção.

Forma segura

"Na Guarda Municipal nós seguimos a filosofia de utilizar armamento de baixa letalidade. O Taser faz exatamente isso. Pode deter um criminoso de uma forma segura para todos", disse o diretor-geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Arimar Rocha.

Duzentos guardas municipais foram capacitados para utilizar a Taser e já há recursos para realizar o treinamento com mais mil guardas. Com isso, Rocha espera que em breve todos os agentes estejam aptos a usar a pistola. "Até agora, foram adquiridos 50 equipamentos pela Guarda Municipal. Além disso, o Ministério da Justiça doará mais 300 pistolas através de convênio", comenta Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.