quarta-feira, 20 de abril de 2011

Consumidores aquecem comércio na Semana Santa em Iguatu


Com o início da Semana Santa, os consumidores já aquecem o mercado, com o intuito de preparar a ceia para Quinta-Feira Santa.
Peixes, feijão verde, queijo e o tradicional ovo de páscoa são os produtos mais procurados nesta época do ano, gerando assim, uma variação de preço.
A equipe do Site Iguatu.Net, pesquisou para você as melhores alternativas para montagem da ceia, quais peixes tiveram uma crescente considerada no preço, quais serão os favoritos na mesma dos brasileiros e os cuidados a serem tomados na hora da compra.

Boas Opções
O grande favorito a está presente em boa parte das mesas dos consumidores, é o clássico Tilapia, com carne saborosa e preço bastante atrativo (custa cerca de R$ 7,80) ele certamente será o campeão de vendas, inclusive, estima-se que em algumas regiões do País, haverá escassez do mesmo, e um considerado aumento em seu preço.

Muitos consumidores levam em conta o preço do pescado e a praticidade em sua preparação, porém, com a desvalorização do dólar em relação ao real, alguns peixes tiveram uma consistente queda em seus preços, como é o caso do tão tradicional Bacalhau, que já caiu 9,23% nos últimos 12 meses, e se torna uma boa opção para ceia da Semana Santa; fato notado pela consumidora Alba Duarte.

“Sempre pesquiso muito antes de fazer qualquer compra, e notei que o Bacalhau esta bem mais acessível do que os anos passados. Este ano irei acrescentá-lo em minha ceia”, relatou a consumidora.
No comércio de Iguatu, o preço do Bacalhau varia entre R$ 18,75 a 31,90.

Cuidados na hora da escolha
O preço é um dos critérios importantes na hora de comprar o peixe – mas não pode ser o único. É fundamental observar a qualidade do produto antes de levar para casa.
Veja alguns detalhes a serem observados:
* O corpo deve estar íntegro, brilhante e úmido;
* As escamas têm que estar aderidas ao corpo do peixe;
* Os olhos devem estar salientes e brilhantes.
* O peixe congelado jamais deve ser recongelado.

Conversamos com o vendedor de Peixe, Adauto Paes, a mais de 15 anos ele exerce essa profissão.
“Nesse período, a procura do peixe é muito alta, e por isso os cuidados devem ser redobrados. Ver a qualidade da escama, dos olhos, forma de conservação, tudo isso é importante, além de ter um local de confiança”, explicou o vendedor.

Tradição
A Semana Santa é uma tradição religiosa que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Inicia-se na quarta-feira de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre no domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, no domingo de Páscoa.

O catolicismo mantém a tradição de não se alimentar com carnes vermelhas durante o “Período Santo”, representando a abstinência que Cristo teve durante os 40 dias e 40 noites, que se caracteriza a Quaresma.

Páscoa
Presentear um ente querido com chocolates e ovos de páscoa tornou-se parte da tradição, momento que se associa à imagem do coelho, um símbolo de fertilidade.
O fato é que o comércio tem uma grande crescente no fluxo de vendas, com a procura maciça de peixes, queijo, feijão verde, chocolates, produtos que se tornaram símbolo desta tradição.
Comércio aquecido, tradições e crenças religiosas a parte, o importante é que este período renove a esperança e o espírito de humanidade, que hoje tem o costume de cair em meio ao vão.

Por André Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.