quinta-feira, 14 de abril de 2011

Grupo de trabalho para criação do Conselho Municipal da Mulher


O setor agropecuário deste Município, localizado na região Centro-Sul do Estado, está mobilizado para conseguir a implantação de uma unidade extensiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com foco na atividade pecuária, fruticultura e piscicultura. A ideia é fortalecer a produção leiteira, de gado de corte, de frutos tropicais e a criação de pescado a partir do desenvolvimento da pesquisa e da orientação técnica aos produtores rurais.

Nos últimos cinco anos, aconteceu um crescimento da produção de fruticultura e de criação intensiva de bovinos para corte e leite neste Município. A geografia local da cidade é favorável: terras planas e férteis e água em abundância.

O potencial produtivo esbarra, entretanto, na escassez de pesquisa, apoio logístico e governamental. Em recente encontro realizado no auditório do Sebrae, nesta cidade, a proposta foi debatida e foi formada uma comissão para trabalhar em favor da implantação de uma unidade extensiva da instituição.

Lembrança

O secretário de Agricultura do Município, Valdeci Ferreira, lembrou que Iguatu, que era o maior produtor de algodão do Ceará, perdeu, na década de 1980, para a cidade de Campina Grande, na Paraíba, uma unidade da Embrapa de pesquisa da cotonicultura. “Ficamos para trás”, disse. “Agora a ideia é reativada e devemos trabalhar juntos por essa causa que terá repercussão nas regiões Centro-Sul e Vale do Salgado”.

De acordo com a Unidade de Pecuária Iguatuense (Upeci), o Município movimenta cerca de R$ 1 milhão de por mês com a atividade leiteira. “Centenas de pecuaristas dependem somente do leite para sobreviver”, frisou o presidente da Upeci, Mairton Palácio. “O setor carece de orientação técnica, informações e apoio”. A entidade vem investindo em tecnologia e o principal desafio é melhorar a qualidade do leite produzido na bacia regional do Centro-Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.