Longin no Blog Aqui

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Usina produzirá leite de cabra


A comunidade de Lagoa da Serra, na zona rural deste Município, comemora uma importante conquista. Quarenta e oito caprinocultores daquela localidade foram contemplados com o primeiro Centro Comunitário de Produção de Leite Caprino do Ceará. Cada um deles ganhou um kit de higienização de ordenha.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), foram investidos R$ 36,4 mil no primeiro projeto deste gênero no Estado. O programa é desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e apoio da Prefeitura de Banabuiú. Atualmente, a produção local é de 2.100 litros de leite caprino por semana, destinado ao Programa Fome Zero. Conforme a técnica do Fome Zero na SDA, Giseli Morais, com os novos incrementos e apoio técnico, o centro de produção deverá atingir 3 mil litros semanal.

Na opinião do presidente da Associação de Produtores de Lagoa da Serra, João Alberto e Silva, mais conhecido por Beto Macário, as políticas conjuntas, adotadas pelas três esferas governamentais, está fortalecendo a produção familiar. Havia a demanda por mais políticas públicas de assistência técnica e garantia de compra da produção rural. “Hoje, a realidade é outra. O Centro de Produção é uma prova. Agora é comemorar e avançar”. O secretário de Agricultura de Banabuiú, Felipe de Freitas, encontrou na experiência de Beto Macário o modelo ideal para desenvolver no Município. Antes da estruturação apenas 80 litros de leite eram encaminhados para beneficiamento. Seguiam em garrafas pet, nos carros de horário. Hoje, além da maior produção de leite caprino no Estado, o modelo está incentivando outros pequenos produtores a aderirem.

Diário do Nordeste
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.

Quixelô FM 104,9

Nosso Facebook

Seguidores

Meus Blogs

As Mais Lidas do Mês

De Onde nos Visitam