sexta-feira, 27 de abril de 2012

Prefeito e ex-prefeito de Granja são denunciados pelo MPF


O Ministério Público Federal (MPF-CE) no Município de Sobral, apresentou denúncia de improbidade administrativa contra o prefeito de Granja, Hélio Fontenele (PSDB), e contra o ex-prefeito Esmerino Arruda (PSD), que renunciou ao cargo no dia 6 de março. O presidente do conselho de gestão do município, Jander Beviláqua Filho, também é acusado.

A investigação durou mais de um ano e é baseada em relatório da Controladoria Geral da União (CGU) realizado em 2010. A CGU constatou, entre diversas irregularidades, pagamento de perfuração de poço profundo mediante desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e superfaturamento na aquisição de veículos para transporte escolar.

Esmerino Arruda, também foi denunciado pelo motorista particular Luiz Antonio de Brito, que acusa o ex-prefeito de viajar para Fortaleza levando grande quantidade de dinheiro a ser depositada na conta corrente da neta, Ana Paula Arruda, também denunciada pela ação civil.

Arruda garante que pode explicar ao Judiciário os mais de R$ 3 milhões encontrados na conta da neta. Ele acusa Luiz Antonio de trabalhar para seu sobrinho e rival político, Romeu Aldigueri, ex-prefeito de Granja.

Carmem Salles Arruda, mulher de Esmerino, e ex-prefeita da cidade, também responde a ação do MPF por irregularidades na aplicação de verbas do Fundeb. Hélio Fontenele foi alvo de processo político-administrativo pela Câmara Municipal de Granja, seis dias depois da renúncia de Esmerino, motivada, segundo ele, por problema de saúde.

A ação civil contra Arruda e Fontenele foi encaminhada à 18ª Vara da Justiça Federal, localizada em Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.