terça-feira, 3 de abril de 2012

TV CIDADE GRAVA REPORTAGEM SOBRE QUIXELÔ


Esteve neste final de semana na cidade de Quixelô uma equipe da TV Cidade, afiliada da Rede Record no estado do Ceará, realizando gravações no Município para o Programa Riquezas do Ceará no qual o município será o destaque.

O Programa que mostra a história, cultura, costumes e fatos históricos das cidades cearenses, na cidade de Quixelô, mostrará a história do Município narrados a partir da Igreja matriz cuja construção remonta ao início do Século XIX, tendo sido realizada filmagens do local e ainda entrevistado com o Pároco local,Padre Gilberlândio que contou a importância da religiosidade local para a população e fatos interessantes da devoção dos quixeloenses.

Quanto aos fatos históricos foi entrevistada a Professora Maria Nascimento que relatou como se deu o processo de emancipação.

Em franca expansão o comércio quixeloense também mereceu enfoque especial, sendo entrevistado o Comerciante Zequinha da Marineide que relatou sua saga como agricultor e comerciante e a boa perspectiva que vive o comércio local.

A Culinária também será mostrada pela receita ensinada por Dona Francinilda que ensinará no programa o passo a passo da receita do doce de leite caroçudo.

A paisagem local também será mostrada, em especial o balneário do Sítio Matapasto com o curioso fato de invasão das piranhas que afastaram os banhista e a produção de arroz que por muito tempo foi uma importante fonte de renda do município.

Ainda será mostrado a produção de tilápias em cativeiro do Sítio Ilha Grande, a produção de galinha caipira e o artesanato produzido pela associação de artesãos do Sítio Jiqui .

Quanto a Cultura local, foram realizados filmagens com o grupo Maneiro Pau, com a Poetisa Luzanete e com a quadrilha Arco Iris do Sertão.

A reportagem irá ao ar no mês de maio, no entanto o vídeo do Programa será postado na internet para melhor acesso da população local

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça aqui seu comentarios sobres materia postadas.